domingo, 3 de janeiro de 2021

Refletindo a Palavra -“Manifestação do Senhor” - Padre Luiz Carlos

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Manifestação do Senhor”

 

Vimos a estrela

           “Ó Deus, que hoje revelastes o Vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela” (Coleta) que vai nos conduzir a “contemplar face a face”. Depois da Ressurreição se iniciou concretamente a manifestação de Jesus a todos os povos através do testemunho e pregação dos apóstolos. O importante dessa festa não é saber quantos reis eram, de onde vieram, como aconteceu. O fundamental, como diz Paulo, é revelado como um segredo: “Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho” (Ef 3,5-6). Celebramos o mistério da Manifestação do Senhor. É mistério que decorre do mistério da Trindade que, em Si, não é um Deus estático. Um Deus para Si, mas, como é Amor, tende a Se difundir, levar a outros a participação de sua vida. Por isso temos a Manifestação. O Pai envia o Filho para que, pelo Espírito, nos dê a participação de sua vida. Essa manifestação tem diversos momentos: manifesta-se aos humildes pastores; vem no amor aos mais necessitados. Manifesta-se aos Magos convocados pela estrela; é a abertura a todos os povos; Manifesta-se aos judeus no Batismo: “Este é meu Filho amado em quem me alegro”; são membros do mesmo povo, discípulos creram Nele” (Jo 2,11); João apresentou Jesus aos discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1,36). É uma festa só com diversos momentos. Depois vai se manifestar aos discípulos como o Ressuscitado que vive. A Manifestação é o Mistério Pascal de Cristo em sua dimensão de Encarnação. Depois será manifestação da glorificação.

Religião para todos os povos

           Os Magos significam os povos. A estrela é Jesus como temos na profecia de Balaão (Nm 24,17). Herodes significa a permanente caça ao “Menino” que há no mundo. Os Magos voltam por outro caminho, desviando-se de Herodes nos mostram que conhecer Jesus é conhecer caminhos novos. Se a fé é para todos os povos, também deve ser na maneira de vivê-la. A fé foi engessada numa cultura na qual se confundiram dados culturais com a fé. Isso foi imposto a tantos povos de tradições mais antigas. O Concílio Vaticano II compreendeu a necessidade. No decreto Ad Gentes, sobre a missão da Igreja, nos números 10.11 e 12, indica que a Igreja, na evangelização, deve inserir-se nas culturas como Cristo se encarnou (AG 10), realizando o admirável intercâmbio, recebendo dos costumes, tradições, da sabedoria e das doutrinas... para confessar a glória do Redentor, explicar a graça do Salvador e ordenar a vida cristã (AG 22).  A Constituição Sacrosanctum Concílium 37-40, orienta-se para a correta inculturação. Não tocou nesse tema nos pontificados pós S. Paulo VI. Interessou só a restauração. É um desrespeito com a Encarnação e, até prejudicial, evangelizar sem o modelo da Manifestação do Senhor.

Missão continua

           Ir ao Presépio e voltar pelo mesmo caminho é negar a missão de Cristo que veio para todos os caminhos. Vimos os apóstolos como foram longe. Descobrir Jesus é anunciá-Lo. O Natal está perdendo sua finalidade e se tornou uma festa. Nesse ano será pouco familiar. Quem sabe seja o momento de olhar para o Céu e seguir a estrela e sair de nossos, nosso mundinho, e ir ao encontro de todos os povos. Ou ao menos não fechar as portas aos que buscam Jesus, Filho de Deus, nascido em Belém. Esse Menino enche nosso coração. Que cada pessoa possa sentir a grande alegria dos Magos que se alegraram com uma alegria muito grande.

Leituras: Isaías 60,1-6;Salmo 71; Efésios 3,2-3ª.5-6;Mateus 2,1-12

nº 2028 - Homilia da Solenidade da Epifania (03.01.21)

 

1.      É mistério que decorre do mistério da Trindade que, em Si, não é um Deus estático.

2.      Ir ao Presépio e voltar pelo mesmo caminho é negar a missão de Cristo.

3.       Se a fé é para todos os povos, também deve ser na maneira de vivê-la.

          

Sem endereço

 

       Chegaram a Jerusalém uns homens diferentes procurando um menino recém nascido. Não tinham endereço. Tinham a direção. Deve ter dado um auê na cidade aquele povo diferente. Até que foram ao endereço certo. O Rei que deveria ter parentesco. Herodes, como nossas autoridades era uma toupeira no conhecimento das coisas da religião e de outras. Chama então os homens da religião que de cor lhe cantam: Em Belém de Judá.

       Por que esses homens vieram, dizem do Oriente. Alguns dizem que seria Damasco. Costumamos colocar três raças. Essa interpretação é de 1500 mais ou menos. Magos eram estudiosos. Quer dizer que, pela sabedoria se descobrem os caminhos de Deus, como nos diz Paulo na carta aos Romanos. Acharam o endereço: Se seguem a Estrela, Jesus, acham o endereço certo. Encontrar Jesus sempre dá alegria. Acharam. Agora têm o endereço:

Voltar por outro caminho é ter a estrada segura para levar a outro a grande alegria com que se alegraram.

          

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Viemos do Oriente adorar o Rei. - (Mt 2,1-12)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO 

MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 03 DE JANEIRO de 2021 (  domingo) 003º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.

(Lao Tsé)

 

 

 Datas Comemorativas 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO LEONISMO GAÚCHO

DIA DO JUIZ DE MENORES

DIA do Festival do Sono

DIA Estadual (SP) do Fusca

DIA da Fundação da Azul Linhas Aéreas

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ananindeua (Pará) Itapoã (Distrito Federal)  Jardim (Ceará)   

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ODILON VIEIRA JUNIOR (Lions Clube de Valparaíso/SP)MÁRCIO PROPHETA SORMANI BORTOLUCCI (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)RAFAEL DE OLIVEIRA DEMORI (Lions Clube de Heculândia /SP) CLEBERT JOSE VIEIRA (DG-DLC4-Lions Clube de BELO HORIZONTE ITACOLOMI /MG) OSCAR EDUARDO RAMPAZZO (Garça /SP)MERCEDES POLISINANI DOS SANTOS (Garça /SP)ELVIRA CAZUKO IRYN (empresária–Julio Mesquita/SP)DIVA APARECIDA GIMENEZ VALÉRIO (Garça /SP)ANDRÉA CRISTINA ALVES RINALDI (Garça /SP)HIDEO WAKI (Marilia /SP) ROSA TEREZA DE SOUZA REIS (empresária–Garça/SP) SEBASTIÃO ANTONIO BUENO BRANDÃO (Garça/SP) GUSTAVO MUNIZ LOUREIRO (Bauru /SP) JANAÍNA “NINA” BELIDO (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PADRE LUCIANO PONTESó2004ó18 ANOSó(Pároco das Paróquias São Judas Tadeu de Tupã e Senhor Bom Jesus de Arco-Íris /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA GENOVEVA

SANTO ANTERO, O PAPA

SÃO CIRÍACO ELIAS CHAVARA

SÃO JOSÉ MARIA TOMASI

SÃO TELÉSFORO

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 2,1-12

Epifania, manifestação do Senhor, festa da Luz. A estrela que conduziu os magos do Oriente até o presépio também aponta um novo caminho para a humanidade

 

- Eis que veio o Senhor dos senhores; em suas mãos, o poder e a realeza (Ml 3,1; 1Cr 19,12).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A exemplo dos magos, viemos adorar o Salvador da humanidade. A solenidade da Epifania nos faz conhecer a glória de Cristo, a qual se manifesta como luz na vida de todos os que se abrem aos planos de Deus e se põem em busca de unidade, justiça e paz. Deixemo-nos guiar pela estrela de Belém nesta liturgia e ao longo de todo o ano.

– Oração 

 

PAI, com discernimento e humildade, os magos deixaram-se guiar até Jesus. Concede-me as mesmas virtudes, para que eu siga o caminho que me leva a teu Filho.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que hoje revelastes o vosso filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03 de janeiro de 2021 domingo - Primeiros dias do ano - Epifania do Senhor do Natal

– Liturgia da Palavra 

Pelo caminho da fé, vamos ao encontro da luz do Senhor nesta liturgia da Palavra, a fim de acolher o anúncio da sua glória e contemplar a revelação do mistério da nossa redenção. 

 

1ª Leitura (Is 60,1-6) – Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.  Leitura do Livro do profeta Isaías::

 

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 72(71)

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

2ª Leitura (Ef 3,2-3a.5-6) – Agora foi-nos revelado que os pagãos são coherdeiros das promessas.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 03 de janeiro de 2021 domingo - Primeiros dias do ano - Epifania do Senhor do Natal

– Evangelho do dia 

 

Viemos do Oriente adorar o Rei. - (Mt 2,1-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

 

3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei4, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.

 

7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

 

9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Reconheçamos Jesus como nosso único Salvador”

“Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” 

 (Mateus 2,11-12)

Hoje, temos a graça de celebrar a Epifania do Senhor, a manifestação de Deus ao mundo, porque quem tem a graça de receber Jesus são Seus pais em primeiro lugar; é Maria o lugar da morada de Deus; é José seu pai adotivo, é essa família sagrada que pode, em primeiro lugar, reconhecer, adorar e amar a presença de Deus no meio de nós, reconhecendo Jesus como Senhor e Salvador.

 

Jesus veio como luz, e a luz d’Ele veio para brilhar sobre a vida de todos os homens e mulheres, por isso Deus se manifesta para Sua família e também para aqueles que estão distantes, e os que estão distantes são representados, justamente, pelos magos que vão ao encontro d’Ele.

 

Quando encontram Jesus, esses magos se prostram diante d’Ele para adorá-Lo, eles se ajoelham na presença do Senhor e, uma vez que O adoram, reconhecem-No como Senhor e Salvador. Os magos representam todos os homens e mulheres com sede de Deus, com sede de encontrar a única verdade que salva.

 

“Quando nosso coração se voltar para amar Jesus como único Salvador, Ele vai nos dar a direção de que a nossa vida precisa”

 

Que o nosso coração esteja cada vez mais sedento e faminto de conhecer e encontrar a verdade. E não há verdade que nos salva a não ser Jesus, não há verdade que nos liberta a não ser Jesus.

 

Às vezes, percebemos, nos tempos em que estamos vivendo, as pessoas gastando suas energias, seu intelecto e suas forças em busca de um sentido para a vida, e isso acontece de diversas maneiras; eu até as oriento, mas não posso direcioná-las, a não ser para que nós possamos ir ao encontro de Jesus.

 

É aos pés d’Ele que está a nossa salvação, é aos pés de Jesus que está o sentido da nossa vida. Precisamos muito, a exemplo dos magos, suplicar a Deus que nos conceda um coração adorador, um coração que ame e se volte, um coração que não tenha nenhum outro amor em primeiro lugar a não ser Jesus.

 

Encontramo-nos tantas vezes perdidos na vida, porque colocamos outros amores à frente, ao lado ou no lugar de Jesus. Quando o nosso coração se voltar para amar e adorar Jesus como único Senhor e Salvador, Ele vai dar a direção e a luz de que a nossa vida tanto precisa a cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Palavra de origem grega, epifania significa manifestação. Ora, a Igreja quer acentuar que o Salvador veio para todos os povos, e não somente para os judeus. Por isso, a liturgia nos oferece a história dos magos. Eles vêm do

Oriente a fi m de prestar homenagem ao recém-nascido, Jesus Cristo. Oferecem-lhe três tipos de presentes: incenso, ouro e mirra. Os padres da Igreja nos convencem de que se trata de ofertas simbólicas. Pelo incenso, reconhecem a divindade de Jesus (ele é Deus); pelo ouro, sua realeza (Jesus é rei), e pela mirra, sua humanidade (Jesus é homem). Tudo é conduzido pelas mãos providentes de Deus: uma estrela indica aos magos o lugar onde o menino Jesus se encontra. Após a visita, os magos são orientados, em sonho, a voltar para sua região, passando por outro caminho.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Pastor de Israel, recebes a confortável visita dos magos do Oriente, que representam os povos do mundo inteiro. Guiados pela estrela, eles chegam aonde estás e, avisados em sonho, voltam para sua região por outro caminho,evitando o reencontro com o mal-intencionado e cruel Herodes. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 2,1-12 - Uma estrela conduz a Jesus -Solenidade da Epifania do Senhor



Oração Inicial

Epifania, manifestação do Senhor, festa da Luz. A estrela que conduziu os magos do Oriente até o presépio também aponta um novo caminho para a humanidade: encontramos o Jesus-Menino nos braços de Maria. Outra vez Deus revela seu amor ao mundo. Eis nossa missão!

 

Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor de Pai. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o Evangelho pausadamente e identifique a mensagem que o evangelista deseja transmitir. Além de “estrela” e “magos”, quais outras palavras simbólicas você identifica no texto?

 

“O termo “epifania” significa manifestação do Senhor. Em Belém, os pastores e a própria Sagrada Família eram participantes do Povo de Deus, Israel. Hoje os pagãos é que são acolhidos na gruta de Belém. Esta festa é também conhecida como Natal dos Gentios. De alguma maneira, nos Magos do Oriente somos representados.

 

Os misteriosos visitantes do Oriente não conheciam a Palavra de Deus nem as profecias. Porque tinham um bom coração, eles chegaram até a gruta. Os grandes de Jerusalém conheciam as profecias, mas nunca chegaram à gruta por causa da dureza de seus corações. Os Magos nos ensinam a continuar caminhando, mesmo quando a estrela da certeza se esconde. Ensinam-nos também, quando necessário, a buscar outro caminho.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Continuo caminhando mesmo nos momento de dúvida? Creio que o Senhor é meu Pastor e meu Guia. Ele vai acendendo luzes em meu caminho à medida que eu preciso delas?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.
Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais no meio de nós, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação nos mantenha caminhando sempre na estrada de Jesus. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

Bênção

 

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

 

 

 

 

 

 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 02 DE JANEIRO de 2021 (  sábado) 002º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

Não tenha medo de desistir do que é bom para ir atrás do que é ótimo.

(John D. Rockefeller)

 

 

 Datas Comemorativas 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SANITARISTA

DIA do Confeiteiro

DIA DA ABEUGRAFIA

DIA  da Fundação do Cruzeiro Esporte Clube em Belo Horizonte-MG

DIA da Fundação do Estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul-SP

DIA da Fundação do Parque Estadual da Pedra Azul em Domingos Martins-ES

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Castelo (Espirito Santo)Capela Nova (Minas Gerais)Bacuri (Maranhão)Baía da Traição - Gurjão (Paraíba) Padre Marcos (Piauí) Lagoa Nova (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SHOJI KIMURA (Igreja Tenrikio Atlântico Kyokai Garça /SP)MARIA SOLANGE BRANDÃO (Educadora - Garça /SP)JONAS BONASSA (Empresário da Comunicação Adamantina /SP)FERNANDO DOS ANJOS  (Garça/SP) MATEUS SOUZA  (Garça/SP) CLARICE PRADO  (Lençois Paulista /SP) TITO ANTONIO CARDOSO (Lions Clube de DRACENA /SP) DANIELA BERGAMO RIOS (Lions Clube de Junqueiropolis Cidade Verde /SP)

saudades=>Dia do ANIVERSÁRIO De CASAMENTO DO CASAL: NILMA RIBEIRO MOURA E  GUMERCINDO MOURAó1971ó50 ANOS (Tesoureiro DMLC-Lions Clube de MACAE/RJ) ■

 

 Santo do Dia 

SÃO BASÍLIO MAGNO e SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO

Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. IV) ambos, monges e bispos foram grandes amigos e companheiros na missão. Inteligente, bondoso e dedicado, Basílio organizou a Igreja, reformou o culto religioso e deu atenção aos pobres. Gregório devotou-se ao estudo com intensidade, tornando-se grande humanista, orador e teólogo.

SÃO MACÁRIO DE ALEXANDRIA

SÃO SERAFIM DE SAROV

SANTA VERIDIANA

MARIA ANA BLONDIN

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 1,19-28

Jesus, que é a Palavra que se faz carne. Ele veio para os seus, mas os seus não o acolheram. São as trevas que rejeitam a Luz.

 

- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34 11.23s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Basílio e Gregório nasceram na atual Turquia, ambos no ano 330. Companheiros de estudos, consolidaram forte amizade mútua, a qual favoreceu sua caminhada à santidade. Basílio foi ordenado presbítero e, depois, bispo de Cesareia. Escreveu suas regras monásticas, que são até hoje referências para o monaquismo oriental. Gregório foi ordenado presbítero e bispo por insistência da família. Deixou-nos considerável obra escrita: 43 discursos teológicos, 244 cartas e 18 mil versos. Que o exemplo de ambos nos incentive a construir amizades verdadeiras.

– Oração 

 

PAI, TEU SERVO JOÃO BATISTA SOUBE RECONHECER O QUE ESPERAVAS DELE, E CONSERVOU SUA POSTURA COM EXTREMA HUMILDADE. TORNA-ME TEU SERVIDOR, NOS MESMOS MOLDES DE JOÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de são Basílio e são Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de janeiro de 2021 sábado - Primeiros dias do ano - 02 de janeiro do Natal: São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno

– Liturgia da Palavra 

Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Esta é a palavra da revelação, a fé que abraçamos com nosso batismo e que precisamos alimentar diariamente. 

 

1ª Leitura (1Jo 2,22-28) – Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio.  Leitura da Primeira Carta de São João.:

 

Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.

 

27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 98(97)

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

– 02 de janeiro de 2021 sábado - Primeiros dias do ano - 02 de janeiro do Natal: São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno

– Evangelho do dia 

 

No meio de vós está o que vem após mim. - (Jo 1,19-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”

 

23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

 

26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“É preciso conhecer Jesus”

“João respondeu: ‘Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias’” 

 (João 1,26-27)

As pessoas ficavam encantadas com João Batista, com a pregação e a firmeza de João, e as pessoas queriam acorrer a ele, mas Jesus já estava no meio deles, agindo, trabalhando e anunciando o Reino no meio do povo. Então, por isso as pessoas foram até João para perguntar se ele era o Messias ou quem era o Messias.

 

É claro que João disse de forma clara: “Eu não sou o Messias. Sou apenas aquele que prepara o caminho do Senhor. Sou uma voz gritando no deserto, apontando onde está o caminho e a direção, mas vocês precisam conhecer aquele que está no meio de vós”. O que João está dizendo para os seus discípulos e ao povo também está nos dizendo: precisamos conhecer Jesus, saber quem Ele é; precisamos ir ao encontro de Jesus, porque Ele é nosso Senhor e Salvador.

 

“É preciso conhecer Jesus, porque é Ele quem nos batiza no poder do Espírito Santo”

 

Às vezes, participamos das coisas de Deus, fazemos parte da Igreja, mas não conhecemos Jesus, não nos aproximamos d’Ele com toda a graça que Ele veio nos trazer. Tenho pedido a Deus como propósito de vida, inclusive para este ano que está começando, a graça de conhecer cada vez mais Jesus, conhecer de fato a Sua Palavra, conhecer a verdade que Ele trouxe, e uma vez conhecendo Jesus, amá-Lo mais ainda.

 

Nós só amamos aquilo que conhecemos de fato, ou senão não amamos com a intensidade na qual deveríamos amar. Portanto, permitamo-nos ter a graça de conhecer Jesus. Para conhecê-Lo é preciso ir ao Seu encontro, para conhecê-Lo é preciso colocar-se no encalço de Jesus, para conhecê-Lo é preciso cada vez mais refletir, meditar e, eu digo mais, escutar Jesus, porque no meio daquele povo muitos O viram, mas não O escutaram.

 

Temos muita dificuldade para escutar, porque vivemos em meio a tantas ocupações, barulhos, vivemos no mundo cheio de ruídos e, às vezes, não escutamos o essencial. Por isso, é João que está nos dizendo: é preciso conhecer Jesus, porque é Ele quem nos batiza no poder do Espírito Santo.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os judeus estão preocupados com o aparecimento de João Batista, por isso enviam sacerdotes e levitas para verificar sua identidade. Conforme perguntam, João responde que não é Cristo, nem Elias, nem o Profeta. Afinal, quem é esse homem que batiza e não é nenhuma das personagens mencionadas e que atrai tanta gente, pondo em risco a ordem estabelecida? Eles precisam de uma resposta, e João define-se como a “voz que grita no deserto”. Ele veio para preparar o caminho do Senhor, que já se encontra entre eles. Todo cristão deveria ser um precursor de Jesus, um portador do Verbo feito carne e um proclamador do seu Evangelho. Ainda em nossos dias há falta de pessoas, simples e despojadas, como o Batista, que proclamem em alta voz profética no meio de tanta injustiça e miséria.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Messias, João Batista foi enviado a fi m de preparar a tua vinda. Ele não se considerava superior a ti, nem se julgava o centro de atração das multidões, apenas se definia “uma voz gritando no deserto: preparem o caminho do Senhor”. Ajuda-nos, Senhor, a descobrir nossa verdadeira vocação. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Eu sou a voz de quem grita no deserto – Jo 1,19-28



Oração Inicial

Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos faz compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revela. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual a diferença entre o batismo de João e o de Jesus? Quem foi João na História da salvação?

“O profeta sempre se apresenta como inoportuno. Ele fala em nome de Deus e atrapalha os projetos humanos. A figura de João começa a inquietar as autoridades religiosas dos judeus, que procuram identificar sua origem e missão. Eles pensam no passado, quando João aponta para o futuro e busca em Isaías alguém que ilumine o novo momento. Ele é apenas aquele que grita no deserto da insensibilidade e do comodismo. E pede que todos preparem o caminho “daquele que deve vir”, o grande profeta, superior a Elias. Ele mostra o Messias presente no mundo: Jesus, que é a Palavra que se faz carne. Ele veio para os seus, mas os seus não o acolheram. São as trevas que rejeitam a Luz.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Meu coração está disposto a acolher a revelação de Jesus apresentado pelos profetas e apontado por João? Sinto-me incluído(a) entre os que acolhem a Luz de Deus?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.

 

Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre meus olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.

Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.

 

Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.