segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O noivo está com eles – (Mc 2,18-22)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 17 DE JANEIRO de 2022 (segunda-feira) 017º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

MUITAS VEZES A PROVA DE CORAGEM NÃO É MORRER MAS SIM VIVER."

(Vittorio Alfieri)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU

DIA INTERNACIONAL DA CULINÁRIA ITALIANA

DIA DO PIZZAIOLO

DIA PROTETOR DOS ANIMAIS EM MATO GROSSO DO SUL

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARTIDO VERDE (PV)

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Arame - Palmeirândia (Maranhão) Baía Formosa (Rio Grande do Norte) DOURADINA (Paraná) ITIÚBA (Bahia) Padre Marcos (Piaui)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA ESTELA AMARAL BATTISTINI (m/amiga - Marilia /SP)ROGERIO BIANCHINI FRANCE (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP) MARCO ANTONIO GUERREIRO (Médico-Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP)NIVALDO ROBERTO BETONI (Duartina /SP)AMALY PINHA ALONSO (Marilia /SP)Julio Marcondes Moura Filho (Garça /SP)Fabiano Chaves (Piracicaba /SP)DEISE MARA POZZEBON OGURO (Garça /SP)FERNANDA MARTINEZ (Garça /SP) LUANA ARAÚJO (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO ANTONIO DO DESERTO ou SANTO ANTÃO DO EGITO

Antão (Egito, 250-356), ilustre monge da Igreja deixou-se cativar pelo apelo de Jesus: “Se queres ser perfeito, vende teu bens, dá aos pobres e segue-me”. Sensível aos problemas de seu tempo, colaborou para o bem comum e zelou pelas necessidades do povo.

SÃO HONORATO DE ARLES

SÃO MARCIANO

SÃO SABINO DE PLACÊNCIA

SÃO SULPÍCIO PIEDOSO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Dias virão em que o noivo lhes será tirado – Mc 2,18-22

 

 

QO justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios de nosso Deus (Sl 91,13s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Antão nasceu no Egito em 250 e lá faleceu em 356. Ainda jovem, doou seus bens aos pobres e retirou-se para o deserto, onde iniciou intensa vida de comunhão com Deus. A ele uniram-se, mais tarde, dezenas de discípulos, que abraçaram seu mesmo estilo de vida. É considerado o pai dos monges e de todas as formas de vida religiosa. A seu exemplo, sintamo-nos estimulados à prática radical do Evangelho.

 

– Oração 

 

PAI, A PRESENÇA DE JESUS NA NOSSA HISTÓRIA É MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA. QUE A MINHA ALEGRIA CONSISTA EM CONSTRUIR UM MUNDO DE AMOR E DE FRATERNIDADE, COMO ELE NOS ENSINOU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que chamastes ao deserto santo Antão, pai dos monges, para vos servir por uma vida heroica, dai-nos, por suas preces, a graça de renunciar a nós mesmos e amar-vos acima de tudo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  17 de janeiro de 2022 - 2ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Antes que sacrifícios, Deus quer obediência à sua Palavra. Mais do que fazer jejum, Jesus espera que seus discípulos se ocupem com sua presença e continuem sua prática libertadora. 

 

1ª Leitura (1Sm 15,16-23) – A obediência vale mais que o sacrifício. O Senhor te rejeitou: tu não és mais rei.  Leitura do primeiro livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 16Samuel disse a Saul: “Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite”. Saul disse: “Fala!” 17Então Samuel começou: “Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo-os até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor e te precipitaste sobre os despojos, e fizeste o que desagrada ao Senhor?” 20Saul respondeu a Samuel: “Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado, para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal”. 22Mas Samuel replicou: “O Senhor quer holocaustos e sacrifícios ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 49(50)

 

A todo homem que procede retamente, / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

 

 

– 17 de janeiro de 2022 - 2ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O noivo está com eles   (Mc 2,18-22)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A Palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Se o jejum não conduzir você ao amor, não terá nenhum efeito”

 

“(…) ‘Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar’ (…)

(Marcos 2,19).

 

O jejum para os judeus era manifestação de luto e de tristeza. Na cultura de Jesus o jejum era visto assim: luto e tristeza. Bem diferente para nós, cujo sentido é totalmente ao contrário: tirar alguma coisa para me lembrar que o meu tudo, a minha alegria é Cristo. Por isso, Jesus recomenda que, quando fizermos jejum, não podemos mudar o rosto, e sim viver na alegria, pois tiramos um alimento ou alguma coisa, para nos lembrar que Jesus é o nosso tudo e o espaço maior na nossa vida pertence a Ele. E, se eu vivo n’Ele, por Ele e para Ele, a minha vida é repleta de alegria. Se o jejum não me conduz para o amor, ele não terá nenhum efeito; por mais rigoroso que possa ser o jejum que eu faço, ou que você faça, ele será infértil, vazio e em vão..

 

“Quando fizermos jejum, não podemos mudar o rosto, e sim viver na alegria”

 

Nós somos convidados constantemente a essa festa de casamento, que é símbolo de aliança de Deus com toda a humanidade. Convidado significa ser chamado a fazer parte da vida de alguém; esse alguém é Cristo, que me chama e te chama à união profunda com Ele. Nós precisamos ser modelo de piedade, de espiritualidade, de obediência aos mandamentos; mas, muito mais, nós precisamos ser no mundo mestres da alegria, e não torturadores de consciência, impondo aos nossos irmãos fardos pesados e vazios.

 

Hoje, o que você é capaz de tirar da sua vida por amor a Deus?

O foco do jejum não é em si a privação de alguma coisa, a renúncia, a abstinência, e sim aprender a saborear a presença de Jesus, a presença do Esposo, que é Cristo, que é a nossa alegria, a nossa força, o nosso alimento, o nosso sustento e a nossa vida. A imagem do esposo representa tão bem a nossa união com Deus, é um amor que precisa ser recíproco, uma só carne, uma comunhão profunda de alma e de coração.

 

Deus me ama tanto! Deus te ama tanto! E a Sua maior prova de amor foi quando o pregamos na cruz e Ele nos perdoou; deu a vida por nós, por mim e por você. E, agora, eu te pergunto: “O quanto você ama a Deus?”. Porque o tema de hoje fala sobre o jejum. Então, “O que você é capaz de fazer por Deus?”. “O que você, hoje, é capaz de tirar da sua vida por amor a Deus?”.  E não digo somente sobre os alimentos, mas digo também sobre comportamentos, atitudes, situações, pecados que precisamos tirar do nosso coração, para que Deus seja, de fato, tudo na nossa vida, a nosso única alegria.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Para cada coisa há um momento próprio, até para jejuar, diz Jesus. Alguns grupos se preocupam pelo fato de que os discípulos de Jesus não jejuam como eles. Jesus não desaprova o jejum como meio de conversão ou de solidariedade, dá-lhe nova dimensão dentro da novidade de sua mensagem. Sua nova mensagem exige corações novos, abertos a essa novidade. Pode não dar certo agregar esquemas ultrapassados à novidade do Reino inaugurado com o Mestre de Nazaré. Seria como remendar traje velho com remendo novo ou colocar vinho novo em vasilhas velhas. O jejum, segundo Jesus, é válido quando leva à libertação interior e fortalece o amor e o compromisso com aqueles que têm de jejuar todos os dias por falta de comida. A questão do jejum deveria questionar nossa sociedade consumista de forma desenfreada. Jejuar contra o consumismo doentio.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 2,18-22 - Vinho novo em odres novos!

 

Oração Inicial


O Evangelho da liturgia de hoje nos convida a perceber a presença de Jesus no meio de nós. O jejum verdadeiro é aquele que nos leva a viver o compromisso e a fidelidade a Deus.

 

Oro: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que Jesus enfrenta nesta cena? Perceba o rigorismo dos fariseus e como jesus age.

 

“Os seguidores de João Batista e os fariseus estavam jejuando. O jejum tem um sentido de disciplina pessoal, de comunhão com o sacrifício de Cristo, de solidariedade com quem está em situação de privação. Os discípulos de Jesus estavam, naquele momento, em outra perspectiva. Jesus encontrava-se em plena atividade missionária, anunciando a chegada do Reino de Deus como perdão, como alegria, como restauração da aliança. Nas bodas de Caná, já tinha ficado claro: não era hora de jejum, mas sim de festa, de banquete, de alegria. Na ausência de Jesus, haveria lugar para o jejum. Mas mesmo o jejum tem de ter relação com o tempo novo que começou com Jesus. Deus, em Cristo, está restaurando todas as coisas.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Faça a sua meditação, mantendo em mente o caminho que Jesus lhe indica. Deixe-se conduzir pela Palavra de Deus, escutando o que Ele quer lhe dizer.

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a Ele suas preces e as realidades que você deseja que Ele transforme.

Se desejar pode concluir com esta oração: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.