segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Convertei-vos e crede no Evangelho! - (Mc 1,14-20)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 13 DE JANEIRO de 2020 (  segunda-feira) 013º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUANDO VOCÊ PARAR DE MUDAR, VOCÊ PARA.
(Bruce Barton)


 Datas Comemorativas 
DIA DO LEONISMO INTERNACIONAL
Nascimento de MELVIN JONES, fundador do Lions Internacional, em Fort Thomas, Arizona-EUA, em 1879.

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Almenara (Minas Gerais) Goianorte (Tocantins) Magalhães de Almeida (Maranhão) Caldas Brandão - Pedra Lavrada (Paraíba)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PADRE JOSÉ MARQUES DIAS (75 anos - Missionário Redentorista – Aparecida do Norte /SP)PADRE JOSÉ ANCHIETA TAVARES (64 anos - Missionário Redentorista – Araraquara/SP)PE. DENISMAR RODRIGO ANDRÉ (Diocese de Marilia /SP) JOSÉ ROBERTO SIMÃO PEREIRA (Garça /SP)RUY ZANON NETTO (Garça /SP)HENRIQUE BELO DA SILVA (Garça /SP)NEILA AMIGO GIMENES GUY (Parapuã /SP)EDITE BUERI NASSIF (1VDG-LC4-Lions Clube de VESPASIANO /MG)SONIA CRISTINA B. C. PEREIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)MARIA ”CATI”  CATARINA BENETTI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) SOLENE  S  ASSIS (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado-Visão e Ação /MS) MARIA REGINA ARAUJO (Garça
/SP) ODAIR APARECIDO MARTINS (Odair Pneus-Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: OLINDA JANEGITZ GALHARDO e REINALDO GALHARDOó1968ó51 ANOSó(EQUIPE 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO-Setor de Garça /SP) SUSANA ALEIXO VIEIRA e JOÃO FRANCISCO FRABETTI VIEIRAó1995ó25 ANOSó(Garça /SP) MARIA HELENA SILVEIRA DA SILVA e LUIZ CARLOS DA SILVAó( Lions Clube de TUPÃ/SP) NEIDE JOSEFA FERNANDES VIZELLI e ARLINDO  VIZELLIó( Lions Clube de TUPÃ/SP)

 Santo do Dia 
SÃO Hilário de Poitiers
Hilário (França, 315-367), converteu-se ao cristianismo mediante a leitura da Sagrada Escritura. Bispo de Poitiers defendeu, contra a heresia, a fé na divindade de Cristo, suportando por isso muitas oposições e o próprio exílio.
Verônica de BinascO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Jesus inicia sua vida pública proclamando que o Reino está próximo e convidando à mudança de vida. Celebremos o Cristo, cujo evangelho  promove a solidariedade e a união entre os familiares. 
– Oração 
PAI, TORNA-ME SOLÍCITO EM ATENDER O CONVITE À CONVERSÃO, PROCLAMADO POR JESUS. QUE EU NÃO PERCA A CHANCE QUE ME É DADA DE ADERIR, COM SINCERIDADE, AO TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
13 de Janeiro de 2020 Segunda-feira 1ª Semana do Tempo Comum
■ Humilhada e aflita por causa de sua esterilidade, Ana recebe as atenções do marido. Com Jesus, chega o reino de Deus, ao qual todos são convidados a aderir.

1ª Leitura (1Sm 1,1-8) – Sua rival a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril.  Início do Primeiro Livro de Samuel:

1Havia um homem sufita, oriundo de Ramá, no monte Efraim, que se chamava Elcana, filho de Joroam, filho de Eliú, filho de Tou, filho de Suf, efrainita.
2Elcana tinha duas mulheres; uma chamava-se Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha. 3Todos os anos, esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor todo-poderoso, em Silo.
Os dois filhos de Heli, Ofni e Finéias, eram sacerdotes do Senhor naquele santuário. 4Quando oferecia sacrifício, Elcana dava à sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas as porções que lhes cabiam. 5A Ana, embora a amasse, dava apenas uma porção escolhida, pois o Senhor a tinha deixado estéril.
6Sua rival também a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril. 7E isso acontecia todos os anos. Sempre que subiam à casa do Senhor, ela a provocava do mesmo modo. E Ana chorava e não comia.
8Então, Elcana, seu marido, lhe disse: “Ana, por que estás chorando e não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor para ti do que dez filhos?”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 115(116)
Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

Evangelho do dia
13 de Janeiro de 2020 2ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum
Convertei-vos e crede no Evangelho! - (Mc 1,14-20)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.
 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
A conversão é a exigência para seguir Jesus”
 Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ’O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!
(Marcos 1,14).
Ressoa em nossos ouvidos, em nossos corações, nos dias e nos tempos atuais, o mesmo chamado de Jesus, a mesma exclamação de Jesus ao redor da Galileia.

O tempo se completou, o Reino de Deus está próximo, precisamos ir ao encontro do Reino. Saia da casa, do lar, de onde quer que você esteja para encontrar o Reino de Deus.

Próximo está, falta agora nos aproximarmos para entrarmos nele, e é importante nos convertermos. Converter quer dizer mudar as atitudes, os comportamentos, os sentimentos, ter atitudes de pessoas convertidas, porque muitos dizem: “Já sou convertido. Já sou da Igreja. Nasci na Igreja. Estudei na escola de padres a vida toda”.

Muitas vezes, em vez de progredirmos na conversão, regredimos na mentalidade mundana. O mundo vai entrando em nós, vai nos desanimando e vamos perdendo o alento e o censo da conversão, que é diário.

Um seguidor de Cristo não passa um dia sem se converter, sem O deixar converter a sua mentalidade, sem O deixar direcionar a sua vida. Um seguidor de Cristo não passa a vida sem crer no Evangelho, sem “beber” do Evangelho, sem deixar que sua vida seja iluminada pelo Evangelho de Cristo, que nos converte a cada dia.

Muitas vezes, em vez de progredirmos na conversão, regredimos na mentalidade mundana.”

É por isso que Jesus disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores”. Cristo volta o seu olhar para nós pecadores para nos fazer pescadores; sermos pescados por Jesus para pescarmos outros homens para que sejam também d’Ele.

Não se engane nem se iluda, porque o mundo também nos pesca. Muitos homens de Deus foram pescados de volta para o mundo, muitas pessoas que eram de Deus, do caminho d’Ele, por diversos motivos, deixaram o caminho do Senhor.

Peçamos a Deus a graça da perseverança, pois só é possível perseverar em Deus se aceitamos nos converter a cada dia. A conversão é a exigência para seguir Jesus, por isso queremos segui-Lo nos convertendo a cada dia ao Evangelho.

Queremos nos voltar com mais intensidade ao Evangelho, medita-lo, ouvi-lo, guardá-lo, praticá-lo na nossa vida a cada dia.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O que é o “Evangelho”?
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o evangelista Marcos descreve o começo da vida pública de Jesus, recolhendo o conteúdo fundamental da sua mensagem. Tanto Marcos quanto Mateus definem o anúncio de Jesus Cristo como “Evangelho”. Mas, o que é realmente o Evangelho? Recentemente se traduziu como “Boa Nova”, mas fica muito por debaixo da grandeza que encerra realmente a palavra “evangelho”.

Antigamente, as proclamas que procediam do imperador chamavam-se “evangelhos”. O que procede do imperador —essa era a idéia de fundo— é mensagem salvadora, não simplesmente uma notícia, senão transformação do mundo para o bem. Quando os evangelistas tomam esta palavra querem dizer que aquilo que os imperadores, que se consideravam como deuses, reclamavam sem direito (eles não podiam salvar o mundo), aqui ocorre realmente: Trata-se de uma mensagem com autoridade que não é somente palavra, senão também realidade.

—Porque Tu, Jesus, és o Filho de Deus vindo ao mundo, teu “Evangelho” não é um discurso meramente informativo, senão operativo: Força eficaz que penetra no mundo salvando-o e transformando-o

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
João Batista sai de cena e dá lugar ao Messias, que ele tinha anunciado. Jesus inicia sua missão pública na Galileia, longe do centro político e religioso, junto aos marginalizados. Começa no meio dos pobres. Numa sentença, ele apresenta seu projeto: “Arrependam-se e acreditem no evangelho”. Arrepender-se significa mudar de atitude, libertar-se dos esquemas opressores. Acreditar no evangelho é assumir a novidade de Jesus com todas as suas consequências, que aos poucos os discípulos vão conhecendo na convivência com o Mestre. Sua escola não é um estabelecimento fixo, seus ensinamentos são dados pelos caminhos, praças, sinagogas e casas, onde se encontram as pessoas. Seus discípulos deixam profissão e família por amor a Jesus e para tornar-se, como ele, “pescadores de gente”.

Oração
Ó Jesus, pregador do “evangelho de Deus”, percorres a Galileia anunciando a chegada do teu Reino. Ao buscares colaboradores, desinstalas duas famílias e chamas os irmãos Pedro e André, e os filhos de Zebedeu, Tiago e João. Eles deixam a segurança do trabalho e da casa e partem contigo. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 1,14-20 - Jesus começa a formar sua equipe de evangelizadores

Saudação
Acalmo minha mente e me disponho a escutar o que o Evangelho me diz hoje. Acolho sua Palavra e aceito seu convite de ser um discípulo(a) missionário(a).
Rezo ou canto: “Abre, Senhor, os meus lábios a cura o meu coração”.
Pai querido, dá-me um coração pobre, disposto seguir o chamado de teu Filho Filho Jesus. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo em meio as relações e acontecimentos deste dia e a graça de amá-lo com fidelidade até o fim.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Releio o Evangelho e identifico o convite de jesus e as respostas dos discípulos.
“A prisão de João encerra um período e abre outro. Jesus inicia sua missão. O Evangelho pode ser compreendido tanto como o Evangelho que é de Deus e o Evangelho que anuncia a Deus. Marcos é o primeiro a escrever seu Evangelho. Seu objetivo é, em cada página, mostrar quem é Jesus. Ele faz uma síntese do que virá: “Anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo, o Filho de Deus”. A primeira atitude de Jesus é formar uma comunidade, com que atuará no anúncio do Evangelho. Não convocou sábios nem poderosos, mas preferiu a simplicidade e a disponibilidade de pescadores do lago. Homens rudes, acostumados ao sol inclemente e às tempestades, eles deixaram tudo e seguiram a Jesus imediatamente. Sua nova profissão: pescadores de homens.”(Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que significa, para mim, deixar tudo para seguir Jesus? Ele promete aos discípulos que serão pescadores de homens. Como entendo essa promessa de Jesus? Confio em sua palavra?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, confiou aos seus discípulos o mandato: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Recorda-nos que, pelo batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada, encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo, Ele que é Deus convosco, vive e reina na unidade do Espírito Santo,agora e para sempre.Amém
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? como sinto o chamado de Jesus para mim? Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém