quarta-feira, 31 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo! - (Mt 13,44-46)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 31 DE JULHO DE 2019 (quarta-feira) 212º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TEM DIA QUE A GENTE PÕE VÍRGULA, TEM DIA QUE COLOCAMOS RETICÊNCIAS, TEM DIA QUE COLOCAMOS PONTO FINAL E TEM DIA QUE TEMOS A NECESSIDADE DE VIRAR A PÁGINA.
(Padre Fábio de Melo)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA MULHER AFRICANA
 DIA MUNDIAL DO ORGASMO
 DIA DA CAMPANHA DO QUILO    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): CURVELO (Minas Gerais) Mimoso do Sul (Espírito Santo) Eliseu Martins - Landri Sales (Piauí) Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Baianópolis - Cardeal da Silva - Ichu  - Itanagra - Manoel Vitorino - Muniz Ferreira - Planaltino - Rodelas - Sebastião Laranjeiras - Várzea do Poço (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PEDRO GELMI DE BARROS (Palu Modas-Eq 05 ENS de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)ALECIA ATIE FERREIRA (Garça /SP)DIRCE LINA ZACHARIAS MINERVA (Lions Clube de Iacri /SP)JÚLIO  ANTONIO  GONÇALVES (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)CRISTINA MICHELAN PERON (Garça /SP)FERNANDO DA SILVA ROSÁRIO (DEUSA ALIMENTOS-Garça /SP)ELIZEU CIRILLO JUNIOR (LIZ-Garça /SP)IGNACIO RIMKUS (Garça /SP)EVA KEMP MENDONÇA (pecuarista aposentada Alvinlândia /SP) RENATA NOVO (Garça /SP)RAFAEL OLIVEIRA MONTEMOR (Garça /SP) FABRICIO CUSTODIO DE SOUZA (São Paulo/SP) CARLA KARINA SCUTTI (Marilia /SP)SONIA POMPEI (Bauru /SP)MARILIZA GARCIA SANTANA GOMES (Garça /SP)Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES, CP (Pároco da Paróquia São José de Osvaldo Cruz, São Benedito de Sagres e de São João Batista de Salmourão/SP) 
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RENATA APARECIDA Z. FERREIRA e FABIO HENRIQUE R. FERREIRA (DBG-Presidente Prudente/SP)

 Santo do Dia 
SANTO INÁCIO DE LOYOLA
■ Inácio (Espanha, 1491-1556), enquanto se recuperava de um ferimento sofrido em batalha, dedicou-se à leitura da vida de Cristo e por ela foi cativado, a ponto de abandonar o serviço militar para servir o Senhor. É o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas). Em seus Exercícios Espirituais, deixou aos confrades e a toda a igreja grande herança espiritual.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos; e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor (Fl 2,10s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Inácio nasceu na Espanha em 1491 e faleceu na Itália em 1556. Cativado pela leitura da vida de Cristo, enquanto se recuperava de um ferimento sofrido em batalha, abandonou o serviço militar para servir o Senhor. É o fundador da Companhia de Jesus, nome pelo qual é conhecida a Congregação dos Jesuítas. Em seus Exercícios Espirituais, deixou aos confrades e a toda a Igreja grande herança espiritual. Imitando seu exemplo, busquemos em tudo a glória de Deus.
– Oração 
PAI, QUE EU SEJA DECIDIDO E RÁPIDO EM DESFAZER-ME DO QUE ME IMPEDE DE ACOLHER PLENAMENTE O TEU REINO. QUE MEU CORAÇÃO NUNCA SE APEGUE A COISA ALGUMA DESTE MUNDO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Quarta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum31 de julho de 2019 Santo Inácio de Loiola, presb. . Memória
A Palavra de Deus resplandece na vida dos que, imbuídos dela, a transmitem aos outros. Ela nos revela o verdadeiro tesouro que merece todo nosso investimento.

1ª Leitura - (Ex 34,29-35) - Fazei tudo para a glória de Deus. – Leitura do Livro do Êxodo:

29Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas da lei. Descendo do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante a sua conversa com o Senhor. 30E, tendo-o visto Aarão e todos os israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram aproximar-se dele. 31Mas ele os chamou, e Aarão com todos os chefes da assembléia voltaram para junto dele, e ele se entreteve com eles. 32Aproximaram-se, em seguida, todos os israelitas, a quem ele transmitiu as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai. 33Tendo Moisés acabado de falar, pôs um véu no seu rosto. 34Mas, entrando Moisés diante do Senhor para falar com ele, tirava o véu até sair. E, saindo, transmitia aos israelitas as ordens recebidas. 35Estes viam irradiar a pele de seu rosto; em seguida Moisés recolocava o véu no seu rosto até a próxima entrevista com o Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  98(99)
Santo é o Senhor nosso Deus.

Evangelho do dia
Quarta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum31 de julho de 2019 Santo Inácio de Loiola, presb. . Memória
Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo! - (Mt 13,44-46)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 44O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. 45O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. 46Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Reino dos Céus é o único tesouro precioso da nossa vida”
 “O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo
(Mateus 13,44).
Quem encontrou um tesouro encontrou tudo. O tesouro para o mundo é o símbolo das riquezas, mas não há riqueza maior que o Reino dos Céus, até porque os tesouros humanos são perecíveis e não nos dão a vida eterna ou a vida em Deus.
Quem descobre o valor singular e precioso do Reino dos Céus deixa tudo de lado. Não é que menospreza a sua vida, mas foca a sua vida neste tesouro maravilhoso que é o Reino dos Céus. No primeiro momento, mantém ele escondido, porque quem encontra um tesouro não sai mostrando para todo mundo, vai primeiro contemplar esse tesouro, vai deixar ser transformado por esse tesouro que é o Reino dos Céus.
Procuremos encontrar, deixemo-nos ser encontrados pelo Reino dos Céus e deixemos que esse tesouro brilhe na nossa vida, no nosso coração, que ele realmente encha nossos olhos do verdadeiro sentido do viver.
Encontramo-nos, muitas vezes, perdidos no mundo onde estamos. Uma geração de jovens estão em busca da razão de viver, uma geração inteira está, muitas vezes, deprimida, depressiva, sem encontrar o sentido para estar aqui.
São muitos dos nossos, não só jovens, mas adultos também que chegam numa certa idade da vida e perguntam: “O que eu fiz da minha vida? O que eu guardei? O que eu colecionei?”. Porque se o parâmetro for o mundo, a pessoa vai olhar a sua vida partir dos bens materiais que adquiriu e do que não adquiriu. Quanto a esse julgamento, quanto a esse critério, ele é o critério do mundo, portanto, é mundano.
Quem descobre o valor singular e precioso do Reino dos Céus deixa tudo de lado.
O que vale é chegarmos ao entardecer da vida ou no momento que nos encontramos e dizer: “Eu encontrei o meu tesouro. Eu encontrei a minha razão de viver. Eu encontrei aquilo que dá sentido à minha vida”. Muitos até encontraram num certo período da sua vida, mas não cuidaram do seu tesouro e perderam o foco, a razão e foram em busca de outros tesouros.
Quando vamos em busca de outros tesouros, deixamos esse tesouro que é o Reino dos Céus de lado quando, na verdade, até podemos buscar condições melhores de vida, crescer na vida, mas sem jamais deixar o único tesouro que não perece, o único tesouro que brilha e direciona eternamente a nossa vida. Por nada podemos deixar de lado o tesouro precioso, que é o Reino dos Céus.
Neste mesmo Reino, quando encontramos esse tesouro, nós também buscamos a pérola de grande valor. No Reino dos Céus há muitas pérolas preciosas, encontramos a pérola de Deus como grande valor, e essa pérola de grande valor vai nos colocando ao lado de grandes pérolas, pessoas, valores e direções. Cada pérola que encontramos no Reino dos Céus nos traz luz, razão e direção para a nossa vida e para o nosso viver.
A mulher, às vezes, ganha correntes, ouro, tesouros, ela vai guardando na sua caixinha e ninguém pode mexer naquela caixinha, porque foi o brinco de ouro que ganhou, foi a aliança, mas depois aquela caixinha cheia de tesouros que ela ganhou ao longo da vida fica para alguém, perde-se, vai virar causa de disputas, porque nada ela vai levar consigo.
O que nós levamos e ninguém pode nos roubar é o tesouro precioso, a pérola preciosa que é o Reino dos Céus. Peguemos, guardemos e vivamos neste tesouro, porque é ele que dá razão à nossa vida e ninguém pode nos roubar.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Parábolas do “tesouro” e da “pérola” (o Reino de Deus)
Direitos reservados REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, ouvimos Jesus dizer — pela milionésima vez — que o Reino dos Céus “é semelhante a...”. Na verdade, Deus e o seu Reino são realidades muito ricas, muito grandes e, para nos aproximarmos delas com palavras humanas, Jesus serve-se de um amplo leque de comparações. Só aceitando todo o conjunto de comparações podemos aproximar-nos da mensagem de Cristo.

A “soberania de Deus” é uma realidade “misteriosa”. Apresenta-se perante a história discretamente (como o fermento), mas é determinante e de grande valor: vale a pena deixar tudo por este Reino. É o tesouro enterrado no campo: quem o encontra volta a enterrá-lo e vende tudo o que tem para poder comprar o campo e ficar, assim, com o tesouro. Uma parábola paralela é a da pérola preciosa: quem a encontra também vende tudo para possuir esse bem, que vale mais do que todos os outros.

—Senhor, meu Rei, ajuda-me a desprender-me de “coisas” para dar espaço à tua soberania.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Duas comparações aplicadas ao Reino dos Céus. Em ambas destacam-se: uma descoberta muito valiosa (tesouro e pérola) e venda de todas as posses em vista de comprar o bem maior recém-encontrado. Assim é o Reino dos Céus: uma realidade de suma importância. Não basta, porém, tomar conhecimento de sua preciosidade; é necessário largar os bens materiais, a fim de entregar-se totalmente à nova descoberta.
Jesus quer nos enriquecer de bens superiores, por isso pede que renunciemos aos bens inferiores.
São Paulo reconhece: “Considero tudo como perda, diante do bem superior que é o conhecimento de Cristo Jesus” (Fl 3,8).
Quem começa a fazer parte do Reino de Deus experimenta indizível alegria com a certeza de estar fazendo a melhor aplicação de sua vida.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: PAULINAS
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Mt 13,44-46 - O Reino é como um tesouro

Memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola. Com a Palavra de Deus, que é força para a nossa vida e orientação para o nosso caminho, acolhamos neste dia a mensagem de Jesus. Em seu ensinamento está a alegria do tesouro e da pérola encontrados. 
Rezemos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia com calma e silenciosamente o Evangelho. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente. Quais parábolas são utilizadas para falar do Reino dos Céus? Destaque as palavras que mais chamaram sua atenção durante a leitura e procure compreender o seu significado no contexto da narrativa.
“Essas duas parábolas, que muito provavelmente já existiam juntas e são complementares, fazem parte das parábolas do Reino pronunciadas em casa aos discípulos (v. 36). As duas parábolas acentuam dois aspectos: o grande valor do tesouro e da pérola encontrados, símbolos do Reino dos Céus, e a atitude de quem os encontra. É no ensinamento de Jesus que o tesouro do Reino de Deus se encontra escondido e protegido. Quem o descobre experimenta grande alegria e engaja toda a sua vida para não perdê-lo. A pérola de grande valor encontrada é resultado de uma busca intencional. A aquisição do bem encontrado requer, como na primeira parábola, o engajamento de toda a vida. O Reino dos Céus é comparável a bens que ultrapassam infinitamente o valor que se poderia atribuir-lhe. Segundo essas duas parábolas complementares, quem descobre o Reino dos Céus nas palavras e nos gestos de Jesus fará a experiência de uma tal alegria que será capaz de sacrificar suas antigas convicções e seguranças. É essa exigência que Jesus faz ao jovem rico que queria ter a vida eterna (Mt 19,21); é o que São Paulo exprime de maneira tão lapidar: ‘o que era para mim lucro, tive-o como perda, por amor de Cristo’ (Fl 3,7)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz a você? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? Você reconhece que o ensinamento de Jesus é o grande tesouro e a pérola valiosa que você tem procurado? Que outros questionamentos o texto desperta em seu coração? Permaneça em silêncio por alguns instantes e contemple essa Palavra.
“Quem é esse que vende tudo para adquirir esse tesouro? Quem é esse que vende tudo para comprar uma pérola preciosa? Comumente, imaginamos ser o homem que descobre o Evangelho ou mesmo se encontra com Jesus e abandona tudo por ele. Nada mais tem sentido na vida, senão o seguimento de Jesus. Mas quem poderia vender alguma coisa para comprar o Reino? Só Jesus é capaz disso! Pois é, acredito que esse ‘alguém’, ou esse negociante, seja o próprio Cristo, que abriu mão de sua divindade e comprou o mundo com o preço do seu sangue. O Cristo se esvazia completamente e assume a nossa condição humana. E o mais surpreendente: Jesus abriu mão de tudo para nos salvar. Nós somos seus tesouros e sua pérola preciosa” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - O que você se propõe a viver concretamente neste dia? O que está sendo pedido à sua vida, aqui e agora?

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.