segunda-feira, 11 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará ele vos ensinará tudo - (Jo 14,21-26)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 11 DE MAIO de 2020 (segunda-feira) 131º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: - https://kdfrases.com/.  
A VITALIDADE É DEMONSTRADA NÃO APENAS PELA PERSISTÊNCIA, MAS PELA CAPACIDADE DE COMEÇAR DE NOVO.
(F. Scott Fitzgerald)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA NACIONAL DO FREI SANT'ANNA GALVÃO
DIA NACIONAL DO REGGAE
DIA DA INTEGRAÇÃO DO TELÉGRAFO NO BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pilar do Sul (São Paulo) Barroquinha - Ibicuitinga (Ceará) Cajapió (Maranhão) Barros Cassal - Sertão - Venâncio Aires (Rio Grande do Sul) Machadinho D'Oeste - Santa Luzia D'Oeste (Rondônia) Lupionópolis - Pranchita (Paraná) Rio Quente (Goiás) Mãe do Rio (Pará) Bom Jesus - Equador - Januário Cicco - Lagoa D'Anta - Lagoa de Velhos- São José do Seridó - São Pedro (Rio Grande do Norte)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VICTOR SERAFIM CONESSA (5 anos m/neto-Garça/SP) ANA LUIZA PADILHA DA SILVA (Policial (filha dos CCLL Rozely/Pedro) Garça /SP) RAFAEL DOS SANTOS PAVARINI (neto da Diva/Manoel-Garça/SP) MARCIA DE BRITO MARTINS (Construgar - Garça/SP) ISABELA OLIVEIRA (Garça /SP) ANA MARIA LOMBARDI DAIBEM (Lions Clube de Bauru Centro /SP) INES MARA DI DONATO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA APARECIDA PENHARVEL POSSETTE (Lions Clube São José dos Campos Augustin Soliva) LUIS CARLOS FINAZZI (Lions Clube de Itapira /SP)Ruy Pinheiro Rodrigues (Garça/SP) LAÍS VARJÃO LOPES (Álvaro de Carvalho  /SP) Ulisses Garcia Machado (Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARA ELIANA GIGUEIRA PERES e FLAVIO APARECIDO PERES (Motoppar PPA-Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE UNIVERSITÁRIO DE GARÇAó2007ó13ANOS (Distrito LC8)

 SANTO DO DIA 
SANTO FREI SANT'ANNA GALVÃO
SANTO INÁCIO DE LÁCONI
SANTO ESTANISLAU

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo rebanho, aleluia!
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ A perseguição se converte em ocasião para que os missionários busquem novos povos e diferentes culturas para evangelizar. A exemplo deles, abramo-nos ao Espírito que nos recorda as palavras de Jesus.
– Oração 
PAI, DESPERTA EM MIM O DESEJO E A DISPOSIÇÃO DE AMAR JESUS E DE PÔR EM PRÁTICA AS PALAVRAS DELE. ASSIM, ESTAREI SEGURO DE SER AMADO POR TI E DE VIVER EM COMUNHÃO CONTIGO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

11 de maio de 2020 5ª Semana da Páscoa
Liturgia da Palavra
■ A Palavra que realiza prodígios e leva as pessoas a mudar de vida não é palavra dos homens, mas de Deus; daí a sua eficácia. Deixemo-nos embolar por ela.

1ª Leitura (At 14,5-18) Anunciamos que vos convertais desses ídolos inúteis para o Deus vivo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, em Icônio, 5pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e seus arredores. 
7Aí começaram a anunciar o Evangelho. 8Em Listra, havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10disse em alta voz: “Levanta-te direito sobre os teus pés”. O homem deu um salto e começou a caminhar.
11Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: “Os deuses desceram entre nós em forma de gente!” 12Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios. 
14Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15“Homens, que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações”. 18E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício. 
.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 115(113B)
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!

11 de maio de 2020 5ª Semana da Páscoa
O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará ele vos ensinará tudo - (Jo 14,21-26)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Espírito Santo, o paráclito, / haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado, aleluia! (Jo 14,26) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“O lugar da morada de Deus é em nós”
Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada
(João 14,23)
Deus quis e quer fazer morada em nós. Ficamos olhando onde está Deus e saímos para ir onde Ele se encontra. Às vezes, as pessoas fazem viagens longas, vão aos santuários, à Terra Santa. E é bom, é necessário peregrinar para tocar em lugares essenciais da vivência da fé, em manifestações amorosas de Deus durante a história da humanidade, inclusive, na Sua própria encarnação no meio de nós.

É preciso, acima de tudo, tomar consciência de que o lugar da morada de Deus é em nós. Os templos construídos pelas mãos dos homens são importantes, como o lugar do culto, da adoração, lugar de comunhão com Deus e os irmãos. Mas o lugar primordial da morada de Deus é em nós.

Tornamo-nos templos do Deus vivo, o Espírito de Deus mora em nós, o Defensor, o Espírito que o Pai enviou mora em nós. Mais do que isso, Jesus está afirmando que para todo aquele que O ama e guarda a Sua Palavra, o Pai vem. O Espírito já abriu as portas, já está em nós, agora vem o Pai, o Filho e o Espírito fazer morada em nós. É a realidade mais sublime: somos moradas da Santíssima Trindade, ela habita em nós.

Tornemo-nos moradas dignas e verdadeiras da Trindade. Amemos Jesus, mas não O amemos somente com palavras e frases de efeito – “Eu amo Jesus”. Quem O ama guarda a Sua Palavra; quem ama Jesus não precisa ficar repetindo ladainhas o dia inteiro. 

“É preciso, acima de tudo, tomar consciência de que o lugar da morada de Deus é em nós”

Quem ama Jesus se volta e se recolhe para Ele. Não podemos dizer que amamos Jesus, se amamos mais a nós mesmos, as nossas coisas, inquietações, preocupações e não temos nem tempo para Ele. Não podemos dizer que amamos Jesus se não nos voltamos para meditar a Sua Palavra nem a guardamos.

A regra é essa: contemplar a Palavra, escutá-la e guardá-la no coração para praticá-la na vida, porque nenhuma coisa nem outra pode ser deixada de lado; precisamos nos reservar para meditar, diariamente, a Palavra, sem abrir mão, sem exceção. Depois que nos dedicamos à Palavra, precisamos deixar que ela haja em nós, que ela, realmente, retire de nós o que não é de Deus, para que permaneçamos somente na Sua Palavra.

A Palavra do Senhor permanece em nós, porque, quando decidimos permanecer na Palavra, é Deus quem vem fazer morada em nós. “Eu e meu Pai o amaremos, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. É uma das realidades mais sublimes que conheço. “Quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”.     

Deus se manifesta na nossa vida quando O amamos, guardamos e vivenciamos a Sua Palavra.

Deus abençoe você!


 Reflexão - Inabitação de Deus na alma em graça
 Direitos reservados Rev. D. Norbert ESTARRIOL i Seseras
(Lleida, Espanha)
Hoje— Jesus nos mostra seu grande desejo de que participemos de sua plenitude. Incorporados Nele, estamos na fonte da vida divina que é a Santíssima Trindade. Jesus Cristo assegura que estará presente em nós pelo dom da inabitação divina na alma em estado de graça. Assim, os cristãos já não somos orfãos.

A presença de Deus no coração nos ajudará a descobrir e realizar neste mundo os planos que a Providência nos tenha designado. O Espírito do Senhor suscitará em nosso coração iniciativas para situá-lo no topo de todas as atividades humanas. Se tivermos esta intimidade com Jesus chegaremos a ser bons filhos de Deus e nos sentiremos amigos seus em todo lugar e momento.

—Santa Maria, Nossa Mãe, intercede para que penetremos neste trato com a Santíssima Trindade. A luz e o fogo da vida divina se derramarão sobre cada fiel se estivermos dispostos a receber o dom da inabitação.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Só ama a Jesus quem aceita e cumpre os seus mandamentos, que se resumem no seguinte: “Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros” (Jo 13,34). Ao amar o próximo, o cristão torna concreto seu amor a Jesus. Portanto, o amor verdadeiro não é somente interior, mas visível, traduzido em ações concretas. Quando se põe nessa dinâmica do amor, a pessoa amplia seu raio de relacionamentos: é amada por Jesus e pelo Pai, que nela fazem sua morada. Essa rede de amor é já presença do Espírito Santo prometido por Jesus (cf. Jo 7,39) que o Pai enviará, de tal modo que a Igreja e cada fiel se tornam “Templo do Espírito Santo” (cf. Ef 2,19-22 e 1Cor 6,19). O Espírito Santo vem com missão definida: ensinar todas as coisas e lembrar tudo o que Jesus comunicou.

ORAÇÃO
Ó incansável Mestre, sem cessar ensinas a teus discípulos como o Pai celeste entra na dinâmica do amor. Dizias: “Quem me ama, será amado por meu Pai”. E reforças: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará”. Faze-nos, Senhor, participar dessa corrente de amor. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,21-26 - O Espírito Santo nos ensinará todas as coisas
Iniciamos uma nova semana acolhendo o convite de Jesus para observarmos os seus mandamentos. Que durante este dia possamos conservar a Palavra em nosso coração e compreender com maior profundidade os seus ensinamentos.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leia o Evangelho Jo 14,21-16 e observe as palavras que mais se repetem. O que elas significam no contexto da narrativa? O que significa acolher e observar os mandamentos do Senhor? Como conservamos a Palavra de Jesus em nossa vida? Como você percebe a ação do Espírito Santo, que nos ensina e recorda as palavras e ensinamentos de Jesus?

“A palavra “amor” se presta a muitas ambiguidades e confusões. Os jovens namorados dizem: “Nós nos amamos e isto basta”. Jesus ilumina o tema falando da necessária ligação entre o amor e a observância da Palavra. Para evitar confusões, Jesus aponta para aquele que virá recordar tudo o que ele tinha dito. É o papel do Espírito Santo, que é chamado por Jesus de Defensor. Enquanto o diabo é aquele que divide e acusa os irmãos, o Espírito Santo é o defensor e o advogado junto ao Pai. Fica estabelecida a comunhão entre Jesus e o Pai e entre Jesus e seus discípulos. O sinal do amor, insiste Jesus, é guardar suas palavras e seus mandamentos. O apóstolo Tiago, mais tarde, fará uma síntese maravilhosa entre fé e obras.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) Qual palavra encontrou sintonia em minha vida? Qual mensagem o texto me comunica hoje? A Palavra de Jesus se transforma em vida na minha vida? Acolho a ação do Espírito Santo, que me ajuda a compreender os ensinamentos de Jesus?
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Entregue ao Senhor os apelos que a Palavra lhe fez e o desejo de vivê-los ao longo do dia.
Rezar com o salmista:

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma.
Os testemunhos do Senhor
são dignos de confiança
e tornam sábios os inexperientes.



Os preceitos do Senhor são justos
e dão alegria ao coração.
Os mandamentos do Senhor são límpidos
e trazem luz aos olhos.

O temor do Senhor é puro
e dura para sempre.
As ordenanças do Senhor são verdadeiras,
são todas elas justas.

São mais desejáveis do que o ouro,
do que muito ouro puro;
são mais doces do que o mel,
do que as gotas do favo.

Por elas o teu servo é advertido;
há grande recompensa em obedecer-lhes. (cf. Sl 19, 7-11).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Sintetize em poucas palavras o apelo que a Palavra colocou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!