quinta-feira, 31 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Isto é meu corpo. Isto é meu sangue - (Mc 14,12-16.22-26)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 31 DE MAIO DE 2018 (quinta-feira) 152º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUANDO O AMOR PEDIR UM PINGO DA SUA ATENÇÃO, POR FAVOR, CHOVA!”
(Bráulio Bessa)

 Datas Comemorativas 
 DIA DE "CORPUS CHRISTI" ou CORPO DE DEUS
 DIA DA AEROMOÇA
 DIA MUNDIAL DO COMISSÁRIO DE BORDO
 DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO (ONU)
 DIA NACIONAL EM DEFESA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COM PARTICIPAÇÃO POPULAR
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Juiz de Fora - Santa Vitória - São Gonçalo do Sapucaí (Minas Gerais)Campo Grande (Maceió)Limoeiro de Anadia (Alagoas) Nonoai (Rio Grande do Sul)Chaves - Redenção (Pará)Piaçabuçu - São Sebastião (Alagoas)Rialma - Jataí (Goiás)Vila Velha (Espírito Santo)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GUSTAVO TECHI ZANOTI  (Bauru /SP) JOSE SOUSA  (Garça /SP) CHRISTIAN ALMEIDA  (Marilia /SP) ANDRÉ DE OLIVEIRA ROSÁRIO (Garça /SP) RICARDO MARAVALHAS CARVALHO DE BARROS  (Advogado- Marilia /SP)

 Santo do Dia 
Solenidade de Corpus Christi
SÃO FELIX DE NICÓSIA
CAMILA BATISTA DA VARANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou (Sl 80,17).
Deus nos reúne para que, como sua família, tenhamos forças para viver na fidelidade à aliança que ele fez conosco em Jesus. É o próprio Cristo, sumo sacerdote e único mediador que invisivelmente preside cada Eucaristia, na qual se doa como alimento e como bebida para nossa caminhada rumo às convivência fraterna e ao reino de Deus. O memorial da sua morte e ressurreição é o grande mistério que esta solenidade convida a ce;ebrar.
Oração
SENHOR JESUS, POSSA A EUCARISTIA RECORDAR-ME SEMPRE QUE PERTENÇO AO POVO REDIMIDO POR TI E A CAMINHO DA CASA DO PAI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso corpo e do vosso sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
31 de maio de 2018 5ª-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo do Tempo Comum
Alegres acolhamos a Palavra, dispostos a fazer tudo o que ela nos propõe. Para sermos perseverantes e fiéis no serviço ao Deus vivo, Jesus nos oferece seu Corpo e Sangue.

 1ª Leitura - (Ex 24,3-8) - Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, 3Moisés veio e transmitiu ao povo todas as palavras do Senhor e todos os decretos. O povo respondeu em coro: “Faremos tudo o que o Senhor nos disse”.

4Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantando-se na manhã seguinte, ergueu ao pé da montanha um altar e doze marcos de pedra pelas doze tribos de Israel.

5Em seguida, mandou alguns jovens israelitas oferecer holocaustos e imolar novilhos como sacrifícios pacíficos ao Senhor.

6Moisés tomou metade do sangue e o pôs em vasilhas, e derramou a outra metade sobre o altar.

7Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos”.

8Moisés, então, com o sangue separado, aspergiu o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 115 (116)
Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

 2ª Leitura - (Hb 9,11-15) - O Sangue de Cristo purificará a nossa consciência Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos: 11Cristo veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna.

13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santifica e realiza a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

15Por isso, ele é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Evangelho do dia
31 de maio de 2018 5ª-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo do Tempo Comum
Isto é meu corpo. Isto é meu sangue - (Mc 14,12-16.22-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver! (Jo 6,51).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
12No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?”
13Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: “Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o 14e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?’ 15Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!”
16Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa.
22Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”.
23Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele.
24Jesus lhes disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. 25Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”.
26Depois de ter cantado o hino, foram para o monte das Oliveiras.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

O Sangue da Aliança... (Mc 14,12-16.22-26)
Quando se aproximava um poderoso exército invasor, o perigo iminente levava as tribos nômades do deserto a se aliarem, em uma atitude de defesa. Os dois chefes de clã partiam um cavalo ou um boi em duas metades e passavam entre as partes sangrentas, como a dizer: “Se eu não cumprir minha parte na aliança, podes fazer comigo o que fizemos com este animal”.

No Gênesis, um ritual semelhante é celebrado entre Deus a Abraão, selando a aliança entre Deus e seu povo (cf. Gn 15,9-17). Em outras celebrações arcaicas, o sangue de um animal era aspergido sobre a assembleia reunida, como rito de purificação; a melhor carne era queimada em sacrifício e o restante era distribuído ao povo que, assim, entrava em comunhão com a divindade.

As duas partes envolvidas no ritual tornavam-se “aliados de sangue”. Era como se formassem um só povo, pois passavam a ser mutuamente comprometidas com todas as dificuldades e desafios que afetassem uma das partes.

No Evangelho de hoje - escolhido para a liturgia do Corpo e do Sangue do Senhor - no meio de uma celebração que, a princípio, parecia apenas uma ceia pascal judaica, Jesus surpreende os discípulos ao “quebrar o cerimonial” e dizer as palavras da primeira consagração eucarística da história: “Isto é meu Corpo... Este é o cálice do meu Sangue...” Um Corpo “dado”, um Sangue “derramado”...

Na verdade, só no dia seguinte – a Sexta-feira Santa – Jesus seria sacrificado no Calvário, como vítima de salvação. No entanto, já na véspera, na quinta-feira, Ele antecipa de modo sacramental (isto é, por meio dos sinais do pão e do vinho) aquilo que seria evento histórico no dia seguinte.

E as palavras do Senhor deixam claro que ele tem consciência de estar dando formato definitivo à Aliança entre Deus e os homens, tantas vezes tentada no passado: Com Noé (Gn 9,8ss), com Abraão (Gn 17), com Davi (2Sm 7,11c-16). Desta vez, não há vítimas animais, mas o sangue que deve correr é o próprio Sangue do Cordeiro.

Hoje, em cada Eucaristia, a Igreja atualiza (isto é, traz do passado para o presente, de modo real e eficaz) aquele mesmo sacrifício de Jesus, repetindo seus gestos e palavras. O próprio Jesus pedira: “Fazei isto em memória de mim”. (Lc 22,19) E o fiel sabe que está, mais uma vez, presente à montanha do Calvário...
Orai sem cessar: ““Ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder!” (Ap 5,13)
ReflexãoSolenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
AUTOR Côn. Celso Pedro da Silva,
(‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas)
Direitos reservados  http://liturgia.catequisar.com.br  
Celebremos este dia com fé, voltando o nosso coração e a nossa vida ao Senhor presente na Eucaristia. E peçamos: “Jesus Mestre, creio com viva fé que estais presente na Palavra e na Eucaristia, que estais presente, junto de mim, para indicar-me o caminho que leva ao Pai. Iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Qual minha atitude diante da Eucaristia? Adoração... Amor... Gratidão... Fé?
- Faço da Eucaristia o centro de minha vida?
- Dando-nos a Eucaristia, Jesus parte para o Calvário. Busco na Eucaristia a força para os calvários da vida?
- Como aumento minha devoção para com a Eucaristia?
 - Jesus nos oferece sua Vida por nós! Dou Graças a Deus?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
c 14,12-16.22-26 - Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo
Inicio este momento de Leitura Orante, em sintonia com todos os internautas, fazendo a ação de graças dos bispos na Conferência de Aparecida:
Bendizemos a Deus que se nos dá na celebração da fé,

especialmente na Eucaristia, pão de vida eterna.

A ação de graças a Deus pelos numerosos e admiráveis dons

que nos outorgou culmina na celebração central da Igreja,
que é a Eucaristia, alimento substancial dos discípulos e missionários”.
(DAp 26).
E canto com o Padre Zezinho:
Meu Senhor criou um pão que é muito mais
Muito mais, muito mais que um simples pão
Meu Senhor criou um pão que é muito mais
Muito mais porque este pão tem Jesus.
Por isso eu chamo este pão da vida,
de pão da vida e de pão do céu.
((CD Muito mais que pão, Pe. Zezinho).
https://www.youtube.com/watch?v=mznuVbL3_p0)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mc 14,12-16.22-26, e observo as palavras e gestos de Jesus, na última ceia.
No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, em que os judeus matavam carneirinhos para comemorarem a Páscoa, os discípulos perguntaram a Jesus:
- Onde é que o senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o senhor?
Então Jesus enviou dois discípulos com a seguinte ordem:
- Vão até a cidade. Lá irá se encontrar com vocês um homem que estará carregando um pote de água. Vão atrás desse homem e digam ao dono da casa em que ele entrar que o Mestre manda perguntar: "Onde fica a sala em que eu e os meus discípulos vamos comer o jantar da Páscoa?" Então ele mostrará a vocês no andar de cima uma sala grande, mobiliada e arrumada para o jantar. Preparem ali tudo para nós.
Os dois discípulos foram até a cidade e encontraram tudo como Jesus tinha dito. Então prepararam o jantar da Páscoa. Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo:
- Peguem; isto é o meu corpo. Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, e todos beberam do vinho. Então Jesus disse:
- Isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino de Deus.
Então, eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras.
Refletindo
Durante a última ceia pascal, que Jesus celebrou com seus discípulos, ele mesmo nos revela o mistério: "Isto é meu Corpo.(...) Isto é o meu sangue”. E nos convida a alimentar-nos dele. É na Eucaristia que nos alimentamos do Pão da Vida, o próprio Senhor Jesus. Veja esta música: Este Pão (Pe. Zezinho, scj)
Este pão, que a gente chama: Eucaristia,

lembrança de uma ceia sem igual.
partiu aquele pão naquele dia,
Partiu o pão, 
Partiu o pão,
Partiu o pão,
E dentro dele achou o céu,
Achou o céu,
Achou o céu
Este pão, que a gente chama: Eucaristia,
deserto desta vida é o novo maná.
Quem tem fome de justiça e de luz,
Aproxime-se da mesa de Jesus!
(Ouça em:
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Jesus se fez pão para ficar conosco. Quis ser meu alimento. Como acolho e recebo este alimento?
Disseram, em Aparecida, os bispos: 
"Igual às primeiras comunidades de cristãos, hoje nos reunimos assiduamente para “escutar o ensinamento dos apóstolos, viver unidos e tomar parte no partir do pão e nas orações”(At 2,42). A comunhão da Igreja se nutre com o Pão da Palavra de Deus e com o Pão do Corpo de Cristo. A Eucaristia, participação de todos no mesmo Pão de Vida e no mesmo Cálice de Salvação, nos faz membros do mesmo Corpo (cf. 1 Cor 10,17). Ela é a fonte e o ponto mais alto da vida cristã, sua expressão mais perfeita e o alimento da vida em comunhão. Na Eucaristia,nutrem-se as novas relações evangélicas que surgem do fato de sermos filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja que a celebra é “casa e escola de comunhão”, onde os discípulos  compartilham a mesma fé, esperança e amor a serviço da missão evangelizadora." (DAp 158).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo ao Senhor, 
dizendo que o desejo receber no meu coração,
mas não me sinto 
com a dignidade suficiente.
Minha oração inspira-se 
na canção do padre Zezinho::
Eu não sou digno
Eu não sou digno, ó meu Senhor,
Eu não sou digno de que
Tu entres, ó meu Senhor
Na minha casa,
porque és tão Santo e eu pecador
Eu nem me atrevo até pedir este favor
Mas se disseres uma palavra,
a minha casa se transformará
Uma palavra é suficiente,
suavemente ela nos salvará
Eu não sou digna, ó meu Senhor,
Eu não sou digna de que tu entres, ó meu Senhor,
Na minha casa.
Meu coração é tão pecador
que nem me atrevo a te pedir este favor.
Ouça em:
https://www.youtube.com/watch?v=fdnVv6Fq8j4
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, com a Igreja da América Latina,
"louvamos a Deus porque Ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo
e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida (cf. Jo 6,35)”. (DAp 106).
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém