segunda-feira, 24 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade. - (Jo 1,45-51)

  

 – ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  OM Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 24 DE AGOSTO de 2020 (segunda-feira) 237º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

ÉTICA É SABER A DIFERENÇA ENTRE O QUE VOCÊ TEM O DIREITO DE FAZER E O QUE É CERTO FAZER.

(Potter Stewart)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DO AÇOUGUEIRO

 DIA DO ARTISTA

DIA MUNDIAL DO HIP HOP

DIA NACIONAL DA COMUNIDADE UCRANIANA

DIA INTERNACIONAL CONTRA A INTOLERÂNCIA, A DISCRIMINAÇÃO E A VIOLÊNCIA COM BASE NAS PREFERÊNCIAS MUSICAIS, O ESTILO DE VIDA E O TIPO DE VESTUÁRIO

DIA DOS CLUBES ESPORTIVOS E SÓCIO-CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itatinga - Rubiácea (São Paulo) Ubajara (Ceará) Barra do Rocha (Bahia) Belém - Maribondo (Alagoas) Malhada dos Bois - Taquarana (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANTONIO ELIAS “LÍAS. BOSQUE (EQ 11 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça - Lions Clube de Garça /SP) NILSON BATAGLIA (FATEC - Lions Clube de Garça/SP)ALESSANDRA TAVARES FIGUEIREDO MARCOS (Lions Clube de Mirandópolis /SP) ALEANDRO RICARDO DE OLIVEIRA (Funcionário Público Estadual Garça /SP)JOSÉ CARLOS MINUTTI (Lençóis Paulista /SP) AUGUSTO MANOEL SEIXAS MARQUES TAVARES (Garça /SP) ANTONIO LUIZ SCALSO (Garça /SP) SUELI APARECIDA CORREA DE MORAES (Garça /SP) GRACIELA MINI LOUSTAUNAU (Club de Leones San Rafael (Mendoza)/Argentina)ISAURA AMERICHI (Garça /SP)ISADORA PELOSI DIAS (Assis /SP)ROBERTA BRANDÃO (Garça /SP) BENEDITA MARGARIDA MACELO (Garça /SP) Pe. VALDO BARTOLOMEU DE SANTANA  (Pároco da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis /SP)Pe. SILVIO CESAR QUAIO  (Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Marília e de Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas-Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA e ADHEMAR ALVES DA SILVAó1966ó54 ANOS (MINHA IRMÃ-São Paulo /SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO BARTOLOMEU

Bartolomeu (Palestina, séc. I), chamado Natanael, israelita sem falsidade, é apresentado a Jesus por Felipe. Vencendo o preconceito, faz belo ato de fé: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Segundo antiga tradição, foi evangelizador da Índia e da Armênia, onde encontrou o martírio.

SANTA JOANA ANTIDA THOURET

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Anunciai todos os dias a salvação de Deus, proclamai a sua glória às nações (Sl 95,2s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

“Verdadeiro israelita, homem sem falsidade”, Bartolomeu é identificado, no Evangelho de João, com Natanael. De incrédulo, no começo (“De Nazaré pode vir alguma coisa boa?”), passa a um fervoroso ato de fé: “Mestre, tu és o Filho de Deus, és o Rei de Israel”. O entusiasmo desse apóstolo nos incentive a seguir alegremente o mestre Jesus. 

– Oração 

SENHOR JESUS, EU ME PONHO DIANTE DE TI, SEM PRECONCEITOS, DESEJANDO CONHECER-TE COMO O MESSIAS DE DEUS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou são Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho e fazei que, pelas preces do apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de agosto de 2020  Segunda-feira da 21º Domingo Do Tempo Comum São Bartolomeu, Apóstolo . Festa

– Liturgia da Palavra 

Alicerce da Igreja – imagem da nova Jerusalém -, Bartolomeu nos recorda que toda a vida cristã se fundamenta na alegre adesão à fé que prometemos no batismo. 

 

1ª Leitura (Ap 21,9b-14) – A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

9bUm anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 144(145)

 Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

 

 

– 24 de agosto de 2020  Segunda-feira da 21º Domingo Do Tempo Comum São Bartolomeu, Apóstolo . Festa

Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade. - (Jo 1,45-51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 Mestre, tu és o filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A pessoa autêntica busca sempre viver a verdade”

Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: ‘Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José’

(João 1,45)

Celebramos, hoje, na Igreja, o apóstolo São Bartolomeu, também chamado Natanael. Eu pessoalmente gosto demais de Natanael, de São Bartolomeu, pelo tamanho da sua sinceridade.

 

Foi Filipe que primeiro se encontrou com Jesus, e ele foi humildemente dizer a Natanael: “Olha, encontramos aquele de quem Moisés escreveu, falou a respeito. Ele já está aqui no meio de nós”. Mas aqui tem um problema, Filipe disse que ele era de Nazaré e Natanael, com muita sinceridade, perguntou: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”.

 

Nazaré era uma cidade muito insignificante; hoje, é uma cidade bonita e grande, mas naquela época nem no mapa era possível encontrar Nazaré. E pode vir alguma coisa boa de Nazaré?

 

Ás vezes, é o desprezo que alguém faz por aquela cidade que está lá no interior, perdida e, de repente, alguém importante vem de lá. Então, é assim que se expressa Natanael com toda a sinceridade do seu coração. Filipe disse a ele: “Venha você mesmo ver”.

 

“O autêntico é humilde acima de todas as coisas e se põe a conhecer a verdade”

 

Por isso, de longe, quando Jesus viu Natanael, disse: “Ali está um verdadeiro israelita. Autêntico, aquele que pensa e não esconde o pensamento. Aquele que não quer agradar pelo que fala”.

 

Não é que a pessoa tem que ser aquela coisa desagradável e imprudente, é aquele que busca a verdade para vivê-la. Porque a pessoa autêntica não é aquela que vive questionando por questionar, não é aquela que fica colocando interrogações, duvidando de tudo e de todos. Não é aquela que vive só criticando e colocando problema em tudo.

 

A pessoa autêntica é aquela que quer viver com autenticidade a sua verdadeira identidade, por isso ele pergunta o por que das coisas, para viver aquilo em verdade. E Natanael não só questiona, mas ele vai conferir, vai ver, vai correr atrás; e quando ele se encontra com Jesus, ele mesmo professa: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

 

Veja, ele mesmo conhece Jesus. Diante de tudo aquilo que o Senhor coloca, ele professa, reconhece e, de fato, olha para Jesus e diz: “Ele é o Senhor”.

 

A pessoa autêntica é aquela que sabe dobrar suas próprias convicções. O orgulhoso não, ele sabe que está errado, que duvidou, questionou e prefere continuar na dúvida e no questionamento, criando sempre problemas para não reconhecer o que, de fato, ele tinha constatado de forma errada. O autêntico é humilde acima de todas as coisas, ele quer saber e reconhece que o que sabia era limitado e errado, e se põe a conhecer a verdade.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Bartolomeu, de Caná da Galileia, é identificado com Natanael. Quem lhe apresentou Jesus foi o apóstolo Filipe, que acrescentou: “Jesus vem de Nazaré”. Essa informação deu margem para algum atrito na conversa: o preconceito de Natanael contra quem era de Nazaré; a simpatia de Jesus, que elogiou a autenticidade dele; o desconcerto, mas também a certeza de Natanael, reconhecendo estar diante de pessoa extraordinária: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Cativado por Jesus, Natanael tornou-se seu apóstolo e entusiasta pregador do evangelho. Antiga tradição registra que Bartolomeu exerceu o ministério apostólico na Índia, onde converteu para Cristo grande número de pessoas. Esteve também na Armênia e na Pérsia, hoje Irã. Morreu decapitado, após ter a pele arrancada.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Enviado do Pai celeste, escolheste o apóstolo Bartolomeu para auxiliar-te na implantação do Reino. Volta Senhor, a passar pelos nossos lares, convidando pessoas de boa vontade, dispostas a doar a própria vida, com vista a transformar a sociedade e melhorar a convivência humana. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 1,45-51 - "Achamos Jesus"

 

Oração inicial
Preparamo-nos para a Leitura Orante,

rezando com todos os que buscam Deus:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos:

ilumina-me.

Que eu conheça Jesus Mestre

e compreenda o seu Evangelho.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 

 

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) 

O que diz o texto do dia? Lemos o texto: Jo 1,45-51,

e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

 

Filipe foi procurar Natanael e disse:

Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré. Natanael perguntou:

- E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?

- Venha ver! - respondeu Filipe. Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:

- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.

Então Natanael perguntou a Jesus:

- De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu:

- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. Então Natanael exclamou:

- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!

Jesus respondeu: Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

Refletindo

Com que alegria Filipe se encontra com Natanael e lhe diz: "Achamos...Jesus". Natanael questiona. E Filipe o convida para ir vê-lo. Jesus diz que ele é um "homem realmente sincero". Não tem falsidade. O nome Natanael significa "dom de Deus". E Natanael manifesta este "dom" quando proclama: " Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!" Mais um detalhe neste relato. Jesus diz que já tinha visto Natanael "debaixo da figueira". A figueira era uma das árvores que simbolizavam o povo de Deus. Sentado, debaixo da figueira, Natanael representava todo o povo que esperava alguém que lhes revelasse o verdadeiro Deus. Esse alguém é Jesus de Nazaré. 

 

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

O que o texto diz para nós, hoje?

Estamos no mês vocacional e este texto nos revela diversas vocações: a de Filipe, Natanael, a de Jesus e a minha própria vocação. Posso dizer que, como Natanael estou "debaixo da figueira". Represento todo o povo que ainda não conhece Deus, que não conhece ou não segue Jesus Cristo. Sou também convocado/a a proclamar que Jesus é o Filho de Deus. Como vivo esta vocação? Tenho entusiasmo em falar de Jesus às pessoas de meu relacionamento, à minha família, na escola , no trabalho, na comunidade?

Meditando

Em Aparecida, os bispos disseram: "Conscientes e agradecidos porque o Pai amou tanto ao mundo que enviou seu Filho para salvá-lo (cf. Jo 3,16), queremos ser continuadores de sua missão, visto que esta é a razão de ser da Igreja e que define sua identidade mais profunda.( DAp 373.)

 

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a

Oração pelas Vocações

Jesus, Mestre divino,

que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,

continuai a passar pelos nossos caminhos,

pelas nossas famílias, pelas nossas escolas

e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.

Dai coragem às pessoas convidadas.

Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos,

como diáconos, padres e bispos,

como religiosos e religiosas,

para o bem do Povo de Deus

e de toda a humanidade.

Amém.

(Papa Paulo VI )

 

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é de atenção para perceber onde e a quem podemos falar de Jesus.

 

BÊNÇÃO

● - O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.

O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz"

(Nm 6, 24-26).

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.