sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.” - (Mc 7,31-37)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL
GARÇA/SP, 10 DE FEVEREIRO DE 2017 (sexta-feira) 41º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
NADA MELHOR PARA SER FELIZ DO QUE TROCAR AS PREOCUPAÇÕES POR OCUPAÇÕES.
(Masteeline)


Datas Comemorativas
DIA DO ATLETA PROFISSIONAL
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Maria (Distrito Federal) Bannach (Paraná) Cachoeirinha - Esperantina - Itapiratins - Maurilândia do Tocantins - Novo Jardim - São Miguel do Tocantins - Taipas do Tocantins (Tocantins) Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Mangabeiras (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARLENE APARECIDA CODOGNO MARTINS (Lions Clube de Duartina /SP)GABRIELA C. DAUN DO NASCIMENTO (Garça /SP)PAULO FRANCISCO SCUTARI (Jornalista Garça /SP)MARCIA RODELA (Garça /SP) DIOGO MINAKAWA (Garça /SP) MAURICIO DE ALMEIDA (Garça /SP)GISELA MARIA SCARTEZINI (Banco do Brasil – São Paulo/SP)

Santo do Dia
SANTA ESCOLÁSTICA
Escolástica (Itália, 480-547), é irmã de São Bento, a quem esteve sempre ligada pelo mesmo ideal de consagração a Deus. Fundou o mosteiro das Beneditinas. Virgem sábia, soube pôr a caridade e a contemplação acima das regras e instituições humanas.   
SANTO GUILHERME DE MALAVALE


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.

 Oração
DIVINO ESPÍRITO SANTO, VÓS QUE DAIS VIDA A TODO O UNIVERSO, CONSERVAI EM MIM A SAÚDE, LIVRAI-ME DE TODAS AS DOENÇAS E DE TODO MAL.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Celebrando a festa de santa Escolástica, nós vos pedimos, ó Deus, a graça de imitá-la, servindo-vos com caridade perfeita e alegrando-nos com os sinais do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sexta-feira 10/02/20175ª Semana        do Tempo Comum Santa Escolástica - Fundadora da Ordem das Beneditinas, memória
O mal não é obra de Deus, mas fruto da escolha humana. O mal presente na sociedade, o qual impede o ouvir e o falar, pode ser superado por palavras e gestos que transmitem a força do bem.


1ª Leitura (Gn 3,1-8) – “Vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Leitura do Livro do Gênesis:

1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: “Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?’” 2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”.
4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu.
 7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 8Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 31 (32)
Feliz aquele cuja falta é perdoada!

Evangelho do dia
Sexta-feira 10/02/20175ª Semana        do Tempo Comum Santa Escolástica - Fundadora da Ordem das Beneditinas, memória
"Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar. - (Mc 7,31-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Entremos na intimidade de Jesus
Jesus nos quer íntimos d’Ele!
“Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão” (Marcos 7,32).
Veja que esse homem é surdo, mas fala, e fala com dificuldade. A primeira coisa que ele quer é escutar, até porque, para alguém falar bem, precisa primeiro saber escutar bem. Quem não escuta bem também não fala bem.
As deficiências que todos nós temos em falar, muitas vezes, é uma deficiência primeiro em saber escutar, pois só aprendemos a falar um dia, porque escutamos. A criança pequena, por exemplo, vai aprender a falar, porque vai escutando, e aquilo que ela escuta vai repetindo, repetindo e, daqui a pouco, ela fala.
Queremos falar bem, mas não me refiro a saber falar “bem” a ponto de fazer bom discurso, ter a arte da oratória nem uma semântica mais correta, mas é falar o que convém, falar o que edifica. Nós não podemos, por exemplo, falar de Deus se não temos a capacidade de ouvi-Lo; não podemos falar das coisas de Deus se não nos dedicamos a escutar as coisas d’Ele; não vamos ser voz de Deus se não temos ouvidos também voltados para Ele.
Não sei o que deixou esse homem da Palavra nessa dificuldade da surdez. O fato é que ele falava, escutava, mas, por alguma circunstância, ficou mesmo surdo. Ele precisava agora que Jesus fizesse algo por ele. Por isso, o Senhor, colocando os dedos nos seus ouvidos, cuspiu com a saliva. A saliva que saiu da Sua língua, é com ela que Jesus tocou os ouvidos daquele homem. Que Beleza!
Talvez você não tenha entendido a dimensão desse gesto de Jesus. Saliva é algo muito íntimo, é algo que é só seu, algo que está dentro de você, a sua saliva é intimidade. Jesus está tirando do Seu íntimo, daquilo que é mais profundo d’Ele, da Sua própria saliva, para tocar no ouvido daquele homem. É o toque de Jesus, a palavra de Cristo, ‘Éfeta’. E o  Éfeta de Jesus quer dizer “abra os ouvidos”. Aquele ouvidos são tocados e eles se abrem. Primeiro, deixemos que a intimidade de Jesus entre em nós, e entremos na intimidade d’Ele. Não podemos ficar no superficial, no por cima, no ouvir falar de Jesus.
Esse homem só não tinha ouvido falar de Jesus, mas, agora, ele podia tocar a intimidade do Senhor, porque a intimidade d’Ele cura. Busque ser uma pessoa íntima de Jesus, busque estar próximo d’Ele.
A intimidade de Jesus é reservada para aqueles que buscam por Ele com toda a sinceridade e verdade de coração. Nós precisamos tocar na intimidade de Jesus, para que Ele toque em toda a nossa intimidade, intimidade escondida ou guardada, que precisa ser curada, transformada, renovada; e a presença de Jesus toca em toda a nossa intimidade, vai abrindo em nós o que está fechado, o que está escondido, o que está nos tornando surdos para não ouvirmos a voz de Deus. Ele quer nos dizer ‘Éfeta’ abra a mente, abra o coração e os ouvidos.
O toque íntimo de Jesus, quando toca nossos ouvidos, toca também nosso coração, e nós nos abrimos para a graça. Foi isso, então, que aconteceu com esse homem, porque ele foi tocado, foi curado, renovado pela intimidade de Jesus. Que nós sejamos tocados por essa mesma intimidade, para que todo o nosso ser seja renovado pela presença do Senhor.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 7, 31-37
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
A comunicação é fundamental para que a pessoa possa viver em sociedade, e quem tem dificuldades para se comunicar pode facilmente ser excluído da comunidade à qual pertence. Quando vemos Jesus curar o surdo-mudo, ele não está simplesmente resolvendo o problema de saúde de alguém, mas está criando condições para que essa pessoa possa ser integrada na comunidade em que vive, possa também discutir os seus valores e deixar de ser uma pessoa com dependência, mas ser protagonista da sua história e da sua própria vida, portanto os benefícios que Jesus propicia ao surdo mudo vai muito além da simples cura.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você se esforça para fazer tudo bem?
- Pede que Deus lhe aumente a paz interior?
- Seu coração é disponível, aberto, generoso?
- Está sempre aberto à Palavra de Deus?
 - Nosso coração está sempre aberto, disponível ao perdão?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje celebramos o dia de Santa Escolástica, irmã de São Bento, uma mulher que doou a vida totalmente para Deus. Peçamos a Santa Escolástica que interceda a Deus por nós, e, seguindo seu exemplo, busquemos também doar a vida a Ele. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) “Tudo Ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem.” Faça a leitura do Evangelho considerando o sentido de cada frase. Repita as palavras ou frases que mais lhe chamaram atenção. Analise as divisões e as articulações do texto e procure identificar seu tema central.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Leia o Evangelho novamente, com bastante calma e atenção, e deixe-se tocar por ele. Neste momento de meditação, a sua atitude deve ser de escuta. Não perca o Senhor de vista e esteja atento ao que você está lendo e ao que Ele quer lhe dizer.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Agora que você já escutou o que o Senhor tinha a lhe dizer, faça a sua oração, apresentando a Ele tudo o que você é o que tem em seu coração. Na oração, temos a oportunidade de reconhecer nossa pequenez e fragilidade.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Revivendo esta oração com a Palavra de Deus, estabeleça um compromisso para viver neste dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.