quarta-feira, 28 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu vim ao mundo como luz. – (Jo 12,44-50)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 28 DE ABRIL de 2021 (quarta-feira) 118 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A VIDA SE CONTRAI E SE EXPANDE PROPORCIONALMENTE À CORAGEM DO INDIVÍDUO.”

(Anaïs Nin)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA SOGRA

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

DIA DO Observador de Aves

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E DA SAÚDE NO TRABALHO

DIA DO CARTÃO POSTAL

DIA NACIONAL DA CAATINGA

DIA NACIONAL em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

DIA do Sorriso

DIA da Boa Ação

DIA do Cão-Guia

DIA do Cartofilista

DIA das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bom Sucesso de Itararé (São Paulo) Altamira do Paraná (Paraná) Carandaí - Divisópolis - Jaíba – Juatuba - Leopoldina - Pedras de Maria da Cruz – Santa Bárbara do Leste - São João do Manhuaçu (Minas Gerais) Sapeaçu - Utinga (Bahia) Pedreiras (Maranhão) Serra Branca (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:GERSON CASSIMIRO RIBEIRO (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) JOÃO CARLOS DOS SANTOS (Prefeito Municipal de Garça-Refrigerantes São José- Lions Clube de Garça /SP) JESUS CARLOS FERREIRA (Presidente Prudente /SP) JOSÉ APARECIDO CRUZ (Lions Clube de  Promissão /SPPAULO DE FIGUEIREDO PEREIRA(Lions Clube de Pederneiras  /SPBRAZ MELEIRO (Lions Clube de BAURU Centro /SP) MARCIO FLAUSINO (Lions Clube de Guaraçai /SP) MARCOS (MACACHEIRA) RODRIGO DOS SANTOS (Leo/Lions Clube de Lucélia /SP) ANGELA MARTA ANTUNES FIRMO RODRIGUES (Garça /SP) CARLOS CESAR JOLLO (Garça /SP) ANTONIO CARLOS MARTINS (Garça /SP) EDNALVO CARDOSO DE ANDRADE (Professor Garça/SP) GILMAR ANITO COSTA GONZALES (empresário Marilia/SP) CARLOS TUCILLO (Garça/SP) LEONICE MASSAROTO (Parapuã /SP) CARLA FRANCO ZANATTA (Garça/SP) JOÃO FRANCISCO AUGUSTINHO (Pesqueiro Jacaré Garça/SP) BENEDITO HENRIQUE (Rádio ITAÍPU de Marilia-Garça /SP)IZABELLA ANTONINI (Belo Horizonte /MG) WANDERLEI LOUREIRO (L O Contabilidade & Serviços - Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PRISCILA MORETTI DE S. SPIGOLON e FLAVIO AUGUSTO SPIGOLONó2012ó09 ANOS (EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP) KARINA MORETTI MIGUEL e MICHEL MIGUELó2007ó14 ANOS (Bauru /SP)

 

 Santo do Dia 

Nossa Senhora dos Prazeres

SANTA Gianna BARETTA MOLLA

SANTA Valéria de Milão

SÃO AGAPITO I

SÃO PEDRO CHANEL

SÃO Vital de Milão

SÃO Luis Maria Grignion Montfort

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Quem me vê, vê aquele que me enviou –Jo 12,44-50

Crer em Jesus é crer no Pai, crer em Jesus é acolher sua Palavra, crer em Jesus é escolher a luz e não as trevas.

 

- Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Escolhidos e enviados pelo Espírito, os missionários partem para anunciar a Palavra de Deus. Deixemo-nos conduzir pela luz do Senhor, que nos chama pelo nome e nos envia para que os povos conheçam sua salvação.

 

– Oração 

 

PAI, COMO DISCÍPULO DA LUZ, QUERO DEIXAR-ME SEMPRE GUIAR POR TEU FILHO. SÓ, ASSIM, AS CILADAS DO DEMÔNIO NÃO PREVALECERÃO SOBRE MIM. VEM EM MEU AUXÍLIO!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, vida dos que creem em vós, glória dos humildes e felicidade dos justos, atendei com bondade às nossas preces e saciai sempre com vossa plenitude os que anseiam pelas riquezas que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 28 de abril de 2021 4ª feira da 4ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

As palavras proferidas por Jesus vêm de fonte segura, pois ele fala o que o Pai lhe ordenou. São palavras de vida eterna. 

 

1ª Leitura (At 12,24-13,5a) – Separai para mim Barnabé e Saulo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos. 13,1Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2Um dia, enquanto celebravam a liturgia em honra do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo e deixaram-nos partir. 4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 87(86)

 

Que as nações vos glorifiquem ó Senhor,

que todas as nações vos glorifiquem.

 

 

– 28 de abril de 2021 4ª feira da 4ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Eu vim ao mundo como luz. (Jo 12,44-50)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deixemo-nos guiar pela luz de Cristo”

“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” 

(João 12,46)

Você sabe que todo aquele que crê em Jesus, crê que Ele é o enviado de Deus. Crê não somente em Jesus, mas também n’Aquele que O enviou. Crê no Pai, Senhor da Vida, Senhor que ilumina a nossa vida.

 

A luz que o Pai nos dá é o Seu próprio Filho: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas…”, na escuridão, na ilusão, nos caminhos tenebrosos, mas encontre no caminho da vida.

 

Como existem caminhos escuros nesta vida! Como existem tantas obscuridades nos caminhos por onde andamos! Mas não podemos perder a direção de viver. A direção da nossa vida está em Jesus. Sigamos Ele, olhemos para Ele e deixemos que a nossa vida seja dirigida, iluminada, guiada e conduzida pelo Senhor da Vida que é Jesus.

 

A nossa comunhão com Cristo é crer em Sua Palavra, é crer na Palavra que Ele traz para nós, é crer que Ele é a Palavra, e o nosso encontro com ela é o nosso encontro com Ele. Quando me deixo guiar e conduzir pela Palavra de Jesus, Ele traz luz às situações mais escuras da minha vida.

 

“É Jesus quem nos traz a luz, a graça e a direção”

 

Às vezes, encontramo-nos naquela penumbra, sem saber o que fazer, estamos tomados por uma obscuridade que tem nome, que se chama ansiedade. A ansiedade é a pressa de ter respostas para as coisas, a ansiedade leva-nos a ser precipitados, ao mesmo tempo, iludidos; e estamos facilmente tão enganados!

 

Precisamos vencer essas trevas que fazem o nosso coração sucumbir na precipitação, na agitação, em meio a tudo aquilo que precisamos resolver na vida. Por isso não podemos tirar de Jesus o nosso olhar, sobretudo em meio às contrariedades todas que passamos.

 

Quando nos agitamos, perturbamo-nos, revoltamo-nos e inquietamo-nos. Então, quando as coisas estiverem dando errado para nós, acalmemos o nosso coração, não nos voltemos para as coisas tenebrosas. Voltemos nossa atenção para Jesus, e vamos pedindo a luz d’Ele para iluminar cada situação obscura que vivemos. Supliquemos para que Ele nos tire das trevas que envolvem a nossa alma, supliquemos a libertação e a restauração. Supliquemos para caminhar na presença de Jesus mesmo que tenhamos que passar pelas sombras mais tenebrosas da morte.

 

É Jesus quem nos conduz pela mão, é Ele quem nos traz a luz, a graça e a direção para a nossa vida. Ele veio ao mundo como luz, por isso não permaneçamos nas trevas, guardemos Suas Palavras, observemos Seus mandamentos e nos deixemos guiar pela luz, que é Nosso Senhor e Salvador Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Chegamos ao final da primeira parte do Evangelho de João, o livro dos sinais. No texto de hoje, o evangelista revela a íntima união que há entre Jesus e seu Pai: acreditar nele é acreditar no Pai; vê-lo é ver o Pai. Jesus é o autêntico revelador de Deus, e rejeitá-lo é rejeitar o próprio Pai. Jesus veio como luz para iluminar o caminho que conduz a Deus e levar ao encontro dos irmãos e irmãs. Ele não condena, pois veio para salvar; quem julga é a sua Palavra. Diante de sua mensagem, torna-se necessário decidir: comprometer-se com seu projeto e romper com os projetos perversos ou rejeitar a luz e andar nas trevas. Continuamente, ao longo da vida, somos chamados a optar por uma coisa ou outra. A missão dos cristãos é levar a luz, que é o próprio Jesus, aos que vivem nas trevas e tornarem-se, eles próprios, luz para os outros.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, vieste como “luz para iluminar o mundo”, a fim de que não permaneça nas trevas aquele que acredita em ti. Ajuda-nos, Senhor, a compreender que estás unido ao Pai e proferes as palavras que o Pai te mandou dizer. E que o mandamento do Pai é vida eterna. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 12,44-50 - Crer em Jesus, crer no Pai!

 

Oração Inicial

Agora eu me imagino junto a Jesus como discípulo(a), ouvindo seus ensinamentos. Escolho um lugar, no meio desta cena, de onde quero escutar o Mestre. Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e ouvidos.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leio o Evangelho e escuto o que Jesus diz sobre sua identidade, sua origem, sua missão neste mundo e em nome de quem Ele fala.

 

“O último discurso de Jesus, antes do início de sua Páscoa, recapitula temas importantes das controvérsias com as autoridades judaicas. Trata-se da missão de Jesus como enviado do Pai, a luz que veio ao mundo, do julgamento segundo a acolhida ou não da Boa-Nova e a promessa de vida eterna. Jesus não veio para julgar e condenar. Todos somos convidados a acolher a Palavra. E será esta Palavra que irá julgar. Crer em Jesus é crer no Pai, crer em Jesus é acolher sua Palavra, crer em Jesus é escolher a luz e não as trevas. O tempo é o espaço que Deus nos dá para estas escolhas. Temos ainda a possibilidade de refazer as más escolhas. As escolhas que valem não são as do passado, mas aquelas que fazemos agora.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora)

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Silencio e procuro ouvir o que o texto diz para minha vida. Qual foi a palavra que encontrou mais sintonia com o meu coração? Qual a condição que Jesus coloca para entrar no seu reino? Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio de suas palavras.

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.