quarta-feira, 14 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei. - (Lc 11,42-46)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 14 DE OUTUBRO de 2020 (quarta-feira) 288º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“NÃO ENSINO MEUS ALUNOS. CRIO A CONDIÇÃO PARA QUE APRENDAM."

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO NACIONAL DO METEOROLOGISTA

DIA NACIONAL DA PECUÁRIA

DIA MUNDIAL DA PADRONIZAÇÃO

DIA MUNDIAL DA ESPIROMETRIA

DIA INTERNACIONAL PARA SALVAR OS GOLFINHOS NO JAPÃO

DIA EUROPEU DOS PAIS E A ESCOLA

DIA DA CRIANÇA (SP)

DIA DA NORMALIZAÇÃO

DIA DO CARECA

DIA DA REDUÇÃO DOS DESASTRES NATURAIS

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ananás - Axixá do Tocantins - Sítio Novo do Tocantins (Tocantins) Piranhas - São Domingos (Goiás) Sarandi (Paraná) Montadas - Nova Palmeira (Paraíba) Guaíba (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVANA DE FÁTIMA REIS ESCAQUETE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça - Lions Clube de Garça /SP) Irmã RENATA TONELLO (AE – EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP) MORGANA HELENA ROCHA MORENO (Elpa Ind. e Com. Ltda. Garça /SP) VIVIANE HELENA ROCHA (Elpa Ind. e Com. Ltda. Garça /SP) VIvAne bAracat Chiaradia (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA HELENA DE OLIVEIRA RUBELLO (filhinha da Silvia ex-Macrocontábil Conessa-Garça /SP) SANDRA ALVES DA SILVA OLIVEIRA (BB-Brasília/DF) NILSON NÉRIO PEREIRA (FAEF-Garça /SP) VALTER LANZA NETO (Marilia /SP) Mariana Coutinho  Cavalcante (Agudos/SP) Gabriela Zotti (Garça /SP) ClEUZa DE LiMA (Garça /SP) SILVIA CRISTINa PAZZINI DA SILVA (Garça /SP) SANDRA ALVES (UPA-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  NELMA E ALMIR CAMPELLOó1964ó56 ANOS (Lions Clube de RIO DE JANEIRO /RJ)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE GUARAÇAIó1998ó22 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO CALISTO I

Calisto (Itália, séc III), sucessor do papa Zeferino, de quem era diácono, ligou seu nome às catacumbas romanas e ao culto aos mártires. Defensor da fé trinitária, sofreu o martírio em Roma, em 222, no lugar onde surgiu a igreja que tem o seu nome.

SÃO BURCHARDO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 11,42-46

Jesus dizia a verdade quando ela precisava ser dita, com amor e com muita prudência. Não tinha medo de denunciar as injustiças e os erros dos poderosos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Somos convidados a escolher o caminho que nos projeta para Deus e para o próximo: o caminho do Espírito. Nesse caminho, a justiça e o amor orientarão todas as nossas ações e relações.

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME EM SINTONIA COM JESUS PARA QUEM A JUSTIÇA E O AMOR A TI VALEM MAIS QUE O LEGALISMO DOS QUE SÃO INCAPAZES DE DESCOBRIR O TEU VERDADEIRO DESÍGNIO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14  de outubro de 2020 4ª-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Em contraste com as “obras da carne”, existe o “fruto do Espírito”. Se o cultivarmos, evitaremos levar uma vida de aparências e herdaremos o Reino de Deus. 

 

1ª Leitura (Gl 5,18-25) – Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

 

Irmãos, 18se sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. 19São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21invejas, bebedeiras, orgias, e coisas semelhantes a estas. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.
22Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, 23mansidão, continência. Contra estas coisas não existe lei. 24Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos. 25Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Sl 1,1-2. 3. 4.6

Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!

 

 

– 14  de outubro de 2020 4ª-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum

Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei. - (Lc 11,42-46)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.

45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O amor de Deus precisa ser vivenciado em nossa vida”

Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo”

(Lucas 11,42)

Estamos sempre achando que somos pessoas boas e religiosas porque cumprimos os nossos preceitos. “Eu vou à Missa todos os domingos”; “Eu pago o dízimo”; “Rezo o meu terço”; “Faço isso na Igreja”; “Sou da Liturgia”; “Canto para Deus”…

 

“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo, fazei tudo, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus”. Não devemos deixar de cumprir as nossas práticas religiosas, quem não paga o dízimo, por favor, pague-o, porque é um dever religioso.

 

Quem não vai nas celebrações não cumpre os seus preceitos, suas orações diárias e assim por diante. Não vou “chover no molhado” porque você já sabe quais são as nossas obrigações religiosas, mas não venha também com aquele discurso: “Não vou à Igreja, não rezo, mas sou uma pessoa boa, faço caridade para todo mundo”. Não seja hipócrita nesse ponto, não viva essa dualidade: faço uma coisa, mas não faço outra. Precisamos praticar uma coisa sem deixar de fazer outra, porque uma preenche a outra. Precisamos da oração porque é um meio de chegarmos até Deus. Precisamos das práticas religiosas, precisamos pagar o dízimo porque são maneiras de vivermos a nossa fé. 

 

“Que o amor de Deus não seja apenas poesias bíblicas, mas seja presente em nossa vida”

 

Agora, vivemos a fé, vivenciando-a na vida. Você pode ser “10” em oração, mas para Deus não tem valor nenhum se você é “0” na ação, na prática da justiça. Seja justo com seu próximo, não pratique jamais a injustiça com alguém. É injusto falar mal dos outros, pelas costas dos outros; é injusto caluniar os outros, pensar mal dos outros, não cuidar do outro e não respeitar o próximo.

 

É injusto eu ter e não ligar para quem não tem. É injusto ficar a vida toda centrado em mim, nas minhas coisas e naquilo que quero. Todo egoísmo é injusto, todo individualismo quando a pessoa volta-se para cultuar a si e o mundo gira em torno dela é injustiça. Então, não viva doente depois, porque você reza, mas não vive a justiça de Deus na sua vida.

 

Não se afaste do amor de Deus, mas não é um amor poético e romanceado, e sim o amor vivenciado, o amor de Deus em que me deixo ser amado por Deus, curado e restaurado por Ele e, assim, vou ser a presença d’Ele na vida do outro.

 

Não vivamos a religião só de práticas religiosas, de orações fervorosas (que são importantes e fundamentais), mas tenhamos uma vida fervorosa em sermos justos com o próximo, em repararmos as injustiças que já cometemos até em nome da fé. Que o amor de Deus não seja apenas poesias bíblicas, mas seja presente em nossa vida e com esse amor amemos uns aos outros.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus reprova os fariseus porque eles: 1) Apegam-se a preceitos minúsculos, mas esquecem o mais importante, isto é, a justiça e o amor de Deus. 2) Buscam honras nas sinagogas e nas praças públicas. 3) Contaminam, com seus vícios, as pessoas que deles se aproximam (v. 44). Quanto aos especialistas da Lei, Jesus os acusa de sobrecarregar

o povo com suas leis, enquanto eles mesmos se esquivam delas. É que davam muita importância a observâncias secundárias e descuidavam o essencial. O profeta Miqueias dizia: “Ó homem, já foi explicado o que é bom e o que o Senhor exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus” (Mq 6,8). Podemos perguntar-nos: dentre as muitas boas obras que realizamos, quais são as que mais agradam a Deus?

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, livra-nos da tendência bastante comum de exibir pequenas obras boas, enquanto omitimos as exigências mais importantes do Reino: a prática da justiça e o amor de Deus. Impulsiona, Senhor, os líderes de nossas comunidades a dar bom exemplo mediante a prática da religião. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 11,42-46 - "Ai de..."

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Ele nos recorda que o Pai sonda o nosso coração e nos conhece profundamente, por isso, de nada valem as aparências.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Quais críticas Jesus faz aos escribas e fariseus? Quais são as leis mais importantes que devem ser praticadas, segundo o texto bíblico?

“Jesus, cheio de compaixão, acolhe e perdoa os pecadores de todo tipo. Porém, ele age de maneira totalmente diferente com os fariseus. Eles tinham feito da observância da Lei um meio para obter privilégios. Além disso, serviam-se do povo para conservar sua posição social. Jesus os considera negligentes, presunçosos e perigosos para o povo, confuso e perplexo diante de sua boa-fé. Sua crítica assume um julgamento profético, externado nas “mal-aventuranças” que concluem sempre: “Ai de vós!”. Além de assumirem incorretamente a lei, impediam o povo simples de viver sua religiosidade. São túmulos malcheirosos e sem vida. Sua estrutura é hipócrita, ritualista e orgulhosa. São suplantados por publicanos e prostitutas.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Não ser duro com os pequenos, nem submisso com os fortes. Sou capaz de dizer a verdade quando precisa ser dita, com amor e com prudência, sem julgamento? Tenho medo de denunciar as injustiças e os desmandos dos poderosos, por causa do preço à pagar? Sou capaz de fazer primeiro o que exijo dos outros? Quais gestos Jesus me convida a viver?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Apresente, confiante, a sua oração ao Senhor. Ele acolhe os nossos pedidos feitos com fé e sinceridade de coração. Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.
Conclua com a oração missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O amor nos ajudará a acolher o irmão. Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm. 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.