terça-feira, 14 de abril de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA! ■–'Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse. - (Jo 20,11-18)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 13 DE ABRIL de 2020 (segunda-feira) 104º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
UM DIA, QUANDO OLHARES PARA TRÁS, VERÁS QUE OS DIAS MAIS BELOS FORAM AQUELES EM QUE LUTASTE.
(Sigmund Freud)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
DIA do Técnico em Serviço de Saúde
 DIA NACIONAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIA INTERNACIONAL DA DOENÇA DE CHAGAS
DIA FESTIVO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
DIA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE
DIA DO FUTEBOL PAULISTANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BOTUCATUCaçapavaCATANDUVA - GÁLIA (São Paulo) Constantina (Rio Grande do Sul) AltamiraSenador José Porfírio (Pará) Alto do Rodrigues (Rio Grande do Norte) Palmas (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ DORIVAL SASSO (Rede Postão Garça /SP) RODRIGO OLIVEIRA CORRÊA (Construtora Oliveira & Corrêa Ltda. Garça/SP)JOÃO EDUARDO FERREIRA DA SILVA (Fazenda São José do Rio do Peixe Garça /SP) JOSÉ PASCHOAL CAMPASSI (Garça/SP)  OSVALDO LUIS SCARTEZINI (Scartezini Funilaria-Garça/SP)  CLAUDIO AUGUSTO MANCINI (Escritório Cruzeiro-Garça /SP) JOSÉ GERALDO CARRION (Garça/SP)  ALINE AGUIAR CARAZZATO (Garça/SP)  Pe. Geraldo Lelis de Andrade (Oblatos de Cristo Sacerdote-Marília/SP)

 SANTO DO DIA 
SANTA LUDOVINA
SÃO BENEZET, ou o pequeno bento

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilaram; vai exaltá-los para sempre, aleluia (Eclo 15,3).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Pelo batismo nos tornamos membros da família divina e nos abrimos ao dinamismo do Espírito Santo. Celebremos deixando-nos envolver por essa corrente de vida nova que Cristo conquistou para nós.
– Oração 
“PAI, ENSINA-ME A TER UM RELACIONAMENTO CONVENIENTE COM O RESSUSCITADO, RECONHECENDO QUE ELE QUER FAZER DE MIM UMA TESTEMUNHA DA RESSURREIÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
 Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhai o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

14 de março de 2020 3ª-feira na Oitava da Páscoa
Liturgia da Palavra
Pela pregação dos apóstolos, multidões se dispõem assumir a vida nova em Cristo. Maria Madalena é convidada a acolher não a Jesus histórico, mas o Cristo glorioso, de quem se torna a primeira mensageira. 

1ª Leitura (At 2,36-41) Convertei-vos; e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”. 37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 32(33)
Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

 Evangelho do dia
14 de março de 2020 3ª-feira na Oitava da Páscoa
'Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse.  - (Jo 20,11-18)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isso, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
Jesus é a nossa razão de viver”
Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo”
(João 20,11)
Maria é a mulher que chora, Maria Madalena são todas as mulheres, são todos os homens que choram, porque estão em busca da razão e da alegria de viver.

Para Maria Madalena, a alegria da sua vida, a razão da sua vida se chamava Jesus. Desde que ela se encontrou com Jesus, Ele se tornou a alegria e a razão da sua vida, que foi transformada, e ela nunca mais foi a mesma mulher.

Quando Maria encontrou Jesus, toda a sua vida velha, tudo o que tinha acontecido com aquela mulher, foi transformado pelo amor misericordioso de Jesus. Por isso, quando mataram o Senhor, seu coração também foi arrasado, tomado pela tristeza, porque ela não tinha outra razão para viver a não ser Ele, por isso ela chorava e o seu coração estava amargurado e soltando lágrimas.

Por que você chora? O que tira a alegria da sua vida? Qual é a sua razão de viver? Onde você está colocando o sentido da sua existência? Se é em Jesus, em Deus, não chore. Foi isso que o anjo disse a Maria: “Mulher, por que choras?”.

E lhe pergunto: “Por que choras?” “Por que seu coração solta lágrimas?” “Por que, muitas vezes, até lágrimas de sangue estão correndo dentro de você?”.

É Jesus quem nos consola, alegra-nos e dá-nos a razão de viver”

Encontre-se com o Ressuscitado em meio às trevas e à escuridão que, muitas vezes, estão envolvendo a humanidade, a sociedade, o nosso coração e a nossa vida. Recolha-se, vá para o túmulo como foi Maria Madalena para buscar o Senhor, para encontrar o Senhor que lhe haviam roubado e matado. Ela O buscava onde Ele foi colocado.

Busque Jesus onde Ele se encontra, busque Jesus no túmulo do seu coração, busque Jesus no túmulo do seu cantinho. Encontre-se com Jesus, permita que Ele enxugue as suas lágrimas, tire toda a tristeza do seu coração e console o seu choro.

Todos nós passamos por decepções, situações amargas e complicadas da vida, em que perdemos até o alento de viver. É Jesus, entretanto, quem nos consola, alegra-nos e dá-nos a razão de viver. É Jesus quem transforma a nossa vida, como transformou o coração de Maria Madalena. Ela se encontrou com o Ressuscitado e suas lágrimas se transformaram em fé, esperança e anúncio, porque ela foi anunciar aos discípulos: “Eu encontrei o Senhor”, e contou tudo o que Ele fez no seu coração.

Por que não estamos contando tudo o que Jesus fez e faz em nossa vida? É porque ficamos no túmulo vazio sem nos encontrarmos com Ele, com a alma e o coração vazios, ou porque estamos presos à morte e não à vida.

Anunciemos que Jesus está vivo e que Ele é a nossa razão de viver.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - Adorar é reconhecer desde a humildade a grandeza infinita de Deus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— e durante a Oitava da Páscoa, contemplamos testemunhos do Novo Testamento que não deixam dúvida alguma de que na "ressurreição do Filho do homem" aconteceu algo completamente diferente.

A ressurreição de Jesus consistiu num romper as cadeias para ir até um tipo de vida totalmente novo, a uma vida que já não está sujeita à lei do devir e da morte, antes está mais além; uma vida que inaugurou uma nova dimensão de ser homem. Por isso, a ressurreição de Jesus Cristo não é um acontecimento isolado, que podia passar despercebido e que pertenceria unicamente ao passado, antes é uma espécie de "mutação decisiva", um salto qualitativo.

— Na ressurreição de Jesus atingiu-se uma nova possibilidade de ser homem, uma possibilidade que interessa a todos e que abre um futuro, um novo tipo de futuro para a humanidade: "Cristo ressuscitou dos mortos, como primeiro fruto dos que morreram" (1Co 15,20).

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus ressuscitado reservou para Maria Madalena um encontro pessoal. Ela representa a comunidade que está à procura do Mestre. Chora por não encontrar o corpo de Jesus no sepulcro; chora naturalmente pela perda do amigo. Continua debruçada sobre a morte, ao passo que, livre das amarras e da corrupção do túmulo, Jesus está vivo. Quando Maria dá as costas ao passado e olha para aquele que a chama pelo nome, descobre que está diante do Senhor ressuscitado. Levada pela emoção e alegria, tenta segurá-lo. Jesus a corrige: “Não me retenha”. Doravante seu relacionamento com Jesus assume um modo novo. A missão da comunidade não é segurar Jesus, mas anunciá-lo aos irmãos. É o que faz Maria Madalena, tornando-se, desse modo, a primeira evangelista da ressurreição de Jesus.

ORAÇÃO
Divino Mestre, ajudas Maria Madalena a superar o passado, as lágrimas, e a experimentar a tua nova dimensão. Ao te reconhecer ressuscitado, ela estanca o choro e vibra de alegria. Ao torná-la missionária do teu Evangelho, convidas, também nós, a evangelizar com todos os meios atuais e eficazes. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 20,11-18 - Maria! Mestre! "Eu vi o Senhor!"

Saudação
Preparamo-nos para rezar a Palavra,
 em comunhão com todos os que se encontram na rede da internet,
 com a oração:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fieis
e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, Senhor o vosso Espírito
e tudo será criado;
E renovareis a face da terra.
Ave Maria...
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Jo 20,11-18, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. Os anjos perguntaram:
- Mulher, por que você está chorando?
Ela respondeu:
- Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!
Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. Então Jesus perguntou:
- Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?
Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu:
- Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
- Maria! - disse Jesus.
Ela virou e respondeu em hebraico:
- "Rabôni!" (Esta palavra quer dizer "Mestre".)
Jesus disse:
- Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.
Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus:
- Eu vi o Senhor!
E contou o que Jesus lhe tinha dito.

Refletindo
A pessoa de uma mulher se destaca nesta cena do Evangelho: Maria Madalena. Chora a ausência do seu Senhor. Chora e o busca, inclina-se para olhar dentro do túmulo. Na sua atitude de busca, começa o caminho para o encontro com o Mestre. E quando ela se volta para trás, isto é, faz uma conversão, deixa de procurar Jesus entre os mortos, ela o encontra. E ao encontrá-lo, recebe a missão: “Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles Se torna verdadeiramente discípula e missionária.. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje?
Também nós buscamos o Senhor Ressuscitado. Podemos nos perguntar: como? Somos capazes de nos converter? E, ao encontrar o Mestre, sentimo-nos discípulo/a e missionário/a? Qual é a nossa missão?

Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram nosso compromisso missionário: “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp29).
 3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluimos:

- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Nosso olhar, a partir de hoje, tem duas direções: para o Mestre e para os irmãos.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!