quarta-feira, 5 de maio de 2021

“FONTE DE ÁGUA VIVA” Padre Luiz Carlos (Missionário Redentorista)

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

FONTE DE ÁGUA VIVA

 

Liturgia batismal

           Não estamos acostumados com batismos na Vigília Pascal. Assim, a Vigília perde parte de sua força catequética. Mas ela foi instituída justamente para os batismos. Mas, na Igreja, há regiões onde há batismos de adultos. A Congregação Redentorista no Vietnam assumiu uma região e estão com 10.000 catecúmenos. Veja a notícia:  (Gai Lai, Vietnam) – “A missão católica redentorista na minoria étnica J’Rai na província de Gia Lai recebeu com alegria 300 adultos para serem batizados durante a Vigília Pascal em 3 de abril de 2021”. No inicio do cristianismo batismo era feito por imersão. Em torno desse acontecimento foi idealizada uma liturgia, que chegou ao que temos. Toda celebração de Vigília Pascal deveria ter batismos. Por que? O Batismo realiza em nós a Páscoa de Jesus, através dos símbolos batismais. Mesmo que a água não seja tão abundante, a realidade é a mesma e realiza o mesmo sacramento. Uma gota d’água em Cristo é um mar. A liturgia batismal se iniciava com o catecumenato e a preparação durante os domingos da Quaresma, com leituras próprias como temos no ciclo do ano A. O batismo era feito por etapas. E pode-se fazer assim, acho que deveria sê-lo. No Sábado Santo eram celebrados os ritos do batismo por imersão. Mergulhar na água é símbolo da morte. O sair da água, sinal de ressurreição. Assim nos unimos a Cristo em sua Páscoa.

Sinal de libertação

           A temática da água é muito forte: vemos pelas leituras da criação, libertação do Egito pela passagem do Mar Vermelho. Como Cristo que morreu e ressuscitou. Assim também o que é batizado é sepultado na água, como morto e sepultado com Cristo. A identificação ritual com Cristo mostra-nos bem a força ritual do aspecto mistérico. Fazemos por símbolos, o que Cristo viveu em pessoa na realidade. Fazemos com ritos e palavras que explicitam o que Deus realiza em nós. É o que chamamos de Mistério – Sacramento. Mergulhar significa morrer com Cristo. Entrar nas águas significa lavar, purificar, como o povo fez através do Mar Vermelho: Mata o mal e lava as impurezas do pecado, liberta da escravidão de nosso Egito, salva da morte. Lembramos a morte dos primogênitos egípcios. Pelo sinal do sangue nas portas foram salvos os primogênitos hebreus. Assim, livres do pecado entramos no reino da Graça.   

Sinal de Ressurreição

           A Ressurreição O tirou da morte, pois venceu a morte, e lhe deu a vida. Cristo não voltou à vida, como foi o caso do Lázaro, mas passou à Vida e não morre mais. Por isso diz que a Vida venceu a morte. Paulo escreve em 1ª Coríntios um tratado sobre a Ressurreição. Notamos o texto final: “A morte foi absorvida na vitória. Morte, onde está a tua vitória? Morte, onde está o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado” (1Cor 15,54-55). Em nós, o pecado causou a morte. Em nós a graça do Batismo, que vem da Ressurreição de Cristo, nos leva à Vida. Na morte de Jesus na cruz há um símbolo: De seu lado aberto pela lança saiu sangue e água. Água que purifica e mata a sede de Deus. As vestes brancas do Batismo são símbolo da graça e da vida nova que receberam.  A luz lembra a fé que ilumina, aquece e purifica. O fogo da graça está em nós e não pode ser apagado pelo pecado. A água do batismo tem também o caráter matrimonial da Igreja; Cristo se entregou pela Igreja a fim de purificá-la com o banho da água e santificá-la pela Palavra. Havia um ritual do banho da noiva para apresentá-la ao noivo, no caso Cristo.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto – (Jo 15,1-8)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 05 DE MAIO de 2021 (quarta-feira) 125 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.

(William Shakespeare)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA das Comunicações

■ DIA da Comunidade

■ DIA do Expedicionário

■ DIA da Higienização das Mãos

■ DIA do Líder ComunitárioL

■ DIA da Imigração Indiana

■ DIA da Festa do Dragão

DIA da Cultura Lusófona

Dia do Artista Pintor

Dia da Língua Portuguesa

Dia de Marechal Rondon

Dia da Obstetriz

Dia da Parteira

Dia do Trânsito e Cortesia ao Volante

Dia o Uso Racional de Medicamentos

Dia da Arma de Comunicações

Dia da Luta dos Estudantes de Farmácia Pela Saúde

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): “GARÇA-92 anos - Biritiba-Mirim (São Paulo) Afogados da Ingazeira (Pernambuco) Alto Paraná - Jaguariaíva - Uraí (Paraná) Aparecida de Goiânia (Goiás) Lageado - Rio dos Bois (Tocantins) Manicoré (Amazonas) Maruim (Sergipe) Montenegro - Segredo (Rio Grande do Sul) Pedras de Fogo - São João do Cariri (Paraíba) Uruará (Pará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCO ANTONIO DIAS DE MORAIS  (meu amigo Garça/SP)ROSANE MIGUENS (de Uruguaiana/RS -Monte Caseros/Corrientes-Argentina)LUIZ MARCELO CARBONIERI SILVA (de Garça-São Paulo /SP) HELOISA BELINE DE ANDRADE (EQ 10 ENS MÃE da IGREJA Setor de Garça/SP) HENRIQUE GIGUEIRA BENTO (neto Marcia-Nilson – Cidade do México) SIDNEY VIEIRA BORGES (Marilia/SP)MARIA HELENA GIORGI (Garça /SP) ZILA FELTRIN (Garça/SP)LUIZ SILVA CARVALHO (Garça /SP) GILBERTO CARVALHO MUNIZ (Bauru /SP) ALEXSANDRO BIAGI (Bauru /SP)  FRANCISCO FABRÍCIO DE OLIVEIRA NETO (LA-5-Lions Clube de Catolé do Rocha /PB) MARISOL SPALEMSA (LC 11- Lions Clube de Colatina/ES) OILSON DIVINO FERNANDES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé/MSPE. ÂNGELO JOSÉ BIFFI (Pároco Paroquia São Francisco de Assis de Dracena /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CARMEM DE FÁTIMA SOARES PIM e RENÊ PIMó2012ó09 ANOS (Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

SANTO ÂNGELo da Sicília

■ Santa Adalsinda

■ SANTO Hilário de Arles

■ São Máximo III

■ São Núncio Sulprício

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Se permanecerdes em mim darás muito fruto – Jo 15,1-8

No Evangelho que vamos meditar, Jesus nos convida a permanecermos nele para podermos produzir frutos, pois sem Ele nada podemos fazer.

- Que o vosso louvor transborde minha boca; meus lábios exultarão, cantando de alegria, aleluia! (Sl 70,8.23).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A verdadeira identidade do cristianismo não são observâncias rituais e legalistas, mas a união com Cristo. Celebremos a salvação que dele nos vem e que cumula nossa vida de alegria.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA UNIÃO COM TEU FILHO JESUS, DE QUEM DEPENDO PARA PRODUZIR OS FRUTOS QUE ESPERAS DE MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da descrença. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 05 de maio de 2021 4ª-feira da 5ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Como ramos unidos à videira, os discípulos de Cristo produzirão abundantes frutos se permanecerem em íntima comunhão com ele. 

 

1ª Leitura (At 15,1-6) – Decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isso provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos. 4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 121(122)

 

Que alegria quando ouvi que me disseram: / “Vamos à casa do Senhor!”

 

 

– 05 de maio de 2021 4ª-feira da 5ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto   (Jo 15,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; / quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permanecendo na Palavra de Deus, permanecemos n’Ele”

“Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” 

(João 15,5)

Que beleza é permanecermos em Jesus! Que graça é Jesus permanecer em nós! Precisamos permitir que a Palavra de Deus permaneça em nosso coração, precisamos permitir que Jesus permaneça dentro de nós, por isso temos de levar uma vida honesta, correta e santa.

 

Não podemos cair na desculpa de dizer sempre: “Eu sou pecador”, “Eu peco”. Não permaneçamos no pecado. Temos que sair do pecado, temos que combatê-lo, porque a Palavra de Deus liberta-nos, limpa-nos e purifica-nos.

 

Assim como todo ramo é podado para que produza mais frutos, para que o fruto seja mais vigoroso, nós também somos podados. A Palavra de Deus nos poda, corta-nos, liberta-nos e restaura-nos, mas é permanecendo na Palavra que permaneceremos no Senhor.

 

Não podemos querer permanecer no pecado, no ressentimento, no rancor, na mágoa nem no ódio. Não podemos querer permanecer na vida velha, nos erros de sempre. Temos que permitir que a Palavra de Jesus nos liberte do poder do mal, para permanecermos n’Ele e Ele permanecer em nós pelo poder e pela autoridade da Sua Palavra.

 

“Precisamos permitir que a Palavra de Deus permaneça em nosso coração”

 

Estamos deixando que as forças do mal nos arranquem da presença de Deus, mas não há força nem tentação que seja maior do que a presença d’Ele em nós. A escolha é sempre nossa, a opção é sempre nossa: ou escolhemos permanecer em Jesus ou escolhemos permanecer no mundo. Quando falo “mundo”, é toda a sua devassidão, todas as tentações e tribulações. Ou permanecemos no nosso mundo machucado e ferido, tomado pelo ressentimento, pelo rancor, pela rivalidade, pela competição e pela maldade, ou saímos dele para permanecer em Jesus.

 

Podemos até nos machucar, mas não podemos ficar caídos para sempre onde nos machucamos. Temos que nos levantar, temos que permanecer no amor que Deus tem por nós.

 

Eu creio em Jesus, creio nas Palavras d’Ele; creio que Jesus tem o poder de nos transformar, de libertar-nos e restaurar-nos, mas precisamos permanecer n’Ele, permitir e trabalhar para que nossos pensamentos, sentimentos e nossas intenções estejam em Jesus.

 

Estamos o tempo inteiro trabalhando com o mundo, mas sejamos no mundo a presença de Jesus, e permitamos que em tudo aquilo que fizermos Jesus esteja no meio de nós.

 

Existe um erro terrível em que a pessoa acha que permanece em Deus só quando está na igreja, quando para para rezar. De forma alguma! Quer acordado, dormindo, trabalhando, labutando, comendo, passando por aflições, permaneçamos em Jesus, porque Ele deseja permanecer em nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Provavelmente a comunidade está tendo o abandono de seus membros, por isso a insistência do autor em convidar para permanecer, verbo repetido diversas vezes. Para isso, ele se utiliza da alegoria da videira. A imagem da videira é muito frequente no Antigo Testamento para indicar o povo de Israel. O agricultor é o Pai, o tronco (da videira) é Jesus, os ramos são os fiéis, e os frutos representam as boas obras, a caridade fraterna. Sabemos que todo ramo cortado seca e não produz mais nada. Jesus é imagem da videira fiel que correspondeu à expectativa de Deus, produzindo o bom vinho agradável ao paladar. A videira é a comunidade unida a Jesus e convidada a produzir paz, amor, solidariedade e justiça. Dar frutos, portanto, é próprio do autêntico cristão. Cristão sem as obras de caridade é como o ramo cortado da videira.O R A Ç Ã O

Ó Jesus, és a verdadeira videira, cujo agricultor é o Pai celeste e cujos ramos somos nós. Se quisermos produzir abundantes frutos, precisamos estar unidos a ti. Concede-nos a graça de viver em íntima comunhão contigo para que, assim, possamos realizar inúmeras obras boas para a glória de Deus Pai. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 15,1-8 - Unido a Jesus, o "ramo" produz muito fruto!

 

Oração Inicial

No Evangelho que vamos meditar, Jesus nos convida a permanecermos nele para podermos produzir frutos, pois sem Ele nada podemos fazer. Permanecer no Senhor significa acolher sua Palavra e deixar-se guiar por ela, para que nossas ações e toda a nossa vida manifestem o Reino.

 

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim as alegrias da ressurreição. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça uma leitura atenta e destaque as palavras que se repetem. Existe relação entre elas? Como você entende a afirmação de Jesus: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”? O que significam as palavras de Jesus: “Eu sou a videira e vós, os ramos”?

 

“Crer é aceitar toda a proposta de Jesus. O discípulo escuta e segue o Mestre. Existe sempre a tentação de relativizar os ensinamentos de Jesus. E isso começa com uma atitude de autossuficiência: “Eu acho…”. A partir daí, somos os fundadores da nossa religião, uma religião à moda da casa. Não se trata de aceitar a verdade porque me agrada, mas porque ele disse. O pluralismo religioso de hoje tem muitas variantes. Uns dizem: “Aceito a Deus, mas não aceito a Cristo”; outros aceitam Cristo, mas não sua Igreja; outros, ainda, aceitam a Igreja, mas não a Igreja que aí está. São galhos secos, separados da videira e que, por isso, não podem produzir frutos. E como tais, são inúteis para a comunidade.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra me comunica neste dia? O que significa Jesus ser a videira e nós, os ramos? Como é sua relação com o Senhor? Você permanece em sua Palavra? Confia que com Ele pode realizar a missão de ser construtor do Reino? Qual é a implicação da afirmação de Jesus: “Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado”?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração.

 

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo e apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.