segunda-feira, 11 de novembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. - (Lc 17,1-6)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
 GARÇA/SP, 11 DE NOVEMBRO de 2019 (segunda-feira) 315º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VIDA ME ENSINOU A DIZER ADEUS ÀS PESSOAS QUE AMO, SEM TIRÁ-LAS DO MEU CORAÇÃO.
(Charles Chaplin)


 Datas Comemorativas 
 DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO
DIA DO RECORDISTA
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E CAMBATE À SURDEZ
DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ZUMBIDO
DIA DO ARMISTICIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
DIA MUNDIAL DO MATERIAL BÉLICO DA AERONÁUTICA
SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mangaratiba (Rio de Janeiro) Nova Russas - Reriutaba (Ceará) Anaurilândia - Bandeirantes - Ivinhema - Jateí - Pedro Gomes (Mato Grosso do Sul) Areia Branca (Sergipe) Boca da Mata (Alagoas) Guairaçá - Miraselva - Planalto (Paraná) Luciára - Nobres - Porto dos Gaúchos (Mato Grosso) Água Limpa - Itaberaí (Goiás) Alvorada - Lizarda (Tocantins) Bom Jesus das Selvas - Governador Newton Bello (Maranhão)Rio Novo do Sul - São José do Calçado - Viana  (Espírito Santo) Lacerdópolis - Massaranduba (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CIDINHA DEPIERI (Prima Cambé /PR) RAFAEL RUIVO GATTI (Sabatini & Gatti Ltda. - Garça /SP) Michelle Fagundes (Garça /SP) ROBERTO GODOI (Garça /SP) clóvis romano neto (Garça /SP) LUIZ CARLOS FACINA (Garça /SP) josmar ferreira souto (Garça /SP) VERA LUCIA DURÃES (Garça /SP) Auro Shinji Kazedani (Garça /SP) SILVIO CAVALHEIRO (Ljuberzy, Moskovskaya Oblast', /Russia) Gustavo Cabrini (Garça/SP) SILVIA SCARTEZINI (Garça/SP) Vinícius De Castro Daun Do Nascimento (Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO MARTINHO DE TOURS
Martinho (atual Hungria, 316-397), filho de pagãos tornou-se cristão e, mais tarde, sacerdote e bispo de Tours, onde se fez apóstolo das populações rurais. Fundou, na França, o primeiro mosteiro do Ocidente. Sua obra pastoral, litúrgica e monástica merece destaque na história da Igreja de Gália.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Martinho nasceu na Hungria em 316 e faleceu na França em 397. Abandonando a carreira militar, tornou-se presbítero e depois bispo de Tours, onde se fez apóstolo das populações rurais. Fundou na França o primeiro mosteiro do Ocidente. Sua obra pastoral, litúrgica e monástica teve destaque fundamental na história da Igreja na Gália. A celebração de sua memória nos anime a imitar seu exemplo e buscar promover a vida dos pobres e carentes de nossa sociedade.
– Oração 
PAI, CONCEDE-ME UMA FÉ ROBUSTA QUE ME PREDISPONHA AO PERDÃO E ME PREVINA CONTRA AS ATITUDES QUE POSSAM LEVAR MEU SEMELHANTE A SE AFASTAR DE TI.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e a morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
– 11/11/2019Segunda feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Abramos o coração para acolher a sabedoria da Palavra divina, que nos convida a zelar pela caminhada de fé nossa e do próximo e viver em harmonia com ele.

1ª Leitura (Sb 1,1-7) O Rei do universo nos ressuscitará para uma vida eterna.  Leitura do Livro da Sabedoria:

1Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. 2Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam. 3Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos. 4A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado. 5O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça. 6Com efeito, a Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua; 7porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 138(139)
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

– Evangelho do dia 
 11/11/2019Segunda feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. - (Lc 17,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Como astros no mundo, brilheis, / pregando a Palavra da vida! (Fl 2,15s) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós ti­vésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Toda correção nos ajuda a sermos melhores”
 Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo
(Lucas 17,4).
A primeira atitude a qual o Evangelho de hoje nos convida é para sermos pessoas de fé e vivermos da fé. Ainda que a nossa fé seja pequena como um grão de mostarda, ela é capaz de fazer grandes milagres.

É preciso evitar escândalos, não podemos escandalizar ninguém, não podemos dar contratestemunho da nossa fé. Para nos mantermos firmes e coerentes na fé, precisamos colocar em Jesus a nossa confiança.

Depois, com a mesma fé, nós vivemos a força do perdão e da correção fraterna. Se o seu irmão pecar contra ti, corrigi-o na caridade, chama a atenção dele, do pecado, do erro que ele possa ter cometido, mas faça com amor, para ganhar o irmão e não para perdê-lo e afastá-lo.

Todos nós precisamos ser corrigidos, ajudados e alertados, precisamos uns dos outros. O que não pode acontecer é que, por orgulho, nos fechemos em nosso mundo, nos isolemos na nossa posição, nas nossas escolhas de vida e ninguém tenha acesso a nós e possa nos corrigir porque somos aquelas pessoas grossas, que não aceitamos ninguém nos corrigindo e já vamos logo respondendo, atacando ou virando contra aquele que nos corrigi.

“A força da correção, que está em nós, deve, ao mesmo tempo, gerar a força do perdão.”

. O irmão que nos corrige nos faz um grande favor, ele ajuda a salvar a nossa alma. Pode ser que a correção dele pare na nossa vaidade e no nosso orgulho, mas, se de bom coração e nos colocarmos na presença de Jesus, toda a correção nos ajuda a sermos melhores.

Aquele que corrige é o primeiro a ser corrigido, é aquele que de coração permite ser corrigido por Deus, porque, Deus só corrige aquele a quem ama, e o amor de Deus em nós deve nos corrigir a cada dia. Mas a força da correção que está em nós, deve, ao mesmo tempo, gerar a força do perdão.

Se o irmão pecar no mesmo dia sete vezes contra nós, se o irmão, por algum motivo, nos ofender e se arrepender, devemos perdoá-lo. Ainda que, humanamente nos fechemos e não tenhamos a disposição no primeiro momento, porém, como um bom filho, devemos sempre cair em si, em Deus e na graça de Deus; além de abrir o nosso coração para perdoar, porque Deus nos perdoa mais do que sete vezes ao dia. Não podemos fazer de outra forma, a não ser  abrir o nosso coração para perdoar o irmão.

Deus abençoe você!
– Reflexão - A fé como “semente da vida interior” 
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje consideramos um dos textos mais enigmáticos do Novo Testamento. Na realidade, as "montanhas" e "árvores" que removem a fé são as que obstaculizam nossa vida. Estas são quase sempre, muito mais importantes que os que figuram nos mapas.

O ato de fé não é convencer-se de uma ideia ou atribuir um poder à fé, mas que consiste em confiar em que Deus está ai e posso pôr-me em suas mãos. Então desaparecerá a "montanha". O Senhor emprega também o símbolo do "grão de mostarda", que sendo o menor de todos os grãozinhos, acaba convertendo-se em uma árvore onde os pássaros fazem seus ninhos. Este grão de mostarda é um profundo símbolo da fé: alberga, por um lado, a insignificância (que me empobrece), mas também a potencialidade do crescimento. A fé é, sobretudo, uma semente de vida.

—Só serei um verdadeiro crente quando a fé seja uma semente viva que cresce em meu interior, e só então transformará realmente meu mundo trazendo algo novo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Três importantes lembretes de Jesus: evitar o escândalo; praticar a correção fraterna unida ao perdão; viver na fé. Escandalizar é dar mau exemplo, dificultar a prática da justiça e o seguimento a Jesus.
Para a boa vivência comunitária, quem errou deve manifestar arrependimento e pedir perdão.
Se Jesus tanto recomendou o perdão, é por causa da dificuldade que temos de perdoar, e porque não há progresso na vida espiritual sem a atitude do perdão. O perdão que concedemos a quem nos ofende é a chave para obtermos de Deus seu perdão libertador. Finalmente, a fé é um exercício constante. À medida que obtivermos, pela fé, as graças de que necessitamos, nossa fé se fortalece.
É um esforço cotidiano e atitude constante de confiança em Deus.
A fé é dom de Deus, mas precisamos cultivá-la sem cessar.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em   http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 17,1-6 - "Aumente a nossa fé!"


Oração Inicial

O Evangelho deste dia é um desafio à nossa cegueira espiritual. Com humildade, coloque-se na presença do Senhor e suplique com os apóstolos: “Aumenta a minha fé! Cura minha cegueira! Que eu aprenda com os pequeninos a confiar em teu poder e tua promessa, Senhor. Que minha oração nunca seja de justificação, mas sim de contrição e de reconhecimento, e por meio dela teu poder encontre ambiente para frutificar em mim.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - “A Igreja, santa e pecadora, também experimenta a ambiguidade entre a santidade do projeto e a fragilidade de seus seguidores. O escândalo é a atitude de oposição ao projeto do Pai. A expressão ‘pequenos que creem em mim’ abrange, além das crianças, os mais frágeis em todos os sentidos. O escândalo pode ser alimentado pelo pecado da omissão. Aquele que se omite se torna corresponsável pelo escândalo. O Evangelho sempre deixa uma porta aberta para a mudança e acena com o perdão sete vezes ao dia. A atitude de perdoar e a de pedir perdão são coisas sérias e supõem, pelo menos, a vontade de mudar de vida. O Pai é infinitamente misericordioso e nos tornamos um pouco iguais a ele quando perdoamos” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O perdão é a pedra de toque dentro da proposta de Jesus e é um aprendizado de vida. Não se trata, apenas, de perdões pontuais, mas de atitudes de perdão: acolhida, tolerância, compaixão, confiança no outro etc.
Você tem resistência em perdoar, em crer que o outro pode querer o diálogo, mas não tem coragem ou medo para reiniciar o relacionamento com você?
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Se você for uma pessoa que tem grande dificuldade de pedir perdão ou perdoar, faça esta oração, que já é um grande passo nessa direção: “Ó Senhor, meu Deus e meu Pai! Mais uma vez eu peço perdão. Minha alma se encontra humilhada. Não posso culpar ninguém por isto; eu sou o(a) único(a) culpado(a), pois fiz o que é mau aos teus olhos e contra ti pequei. Já não sou digno(a) de ser considerado(a) filho(a) teu(tua). Lava-me completamente da minha iniquidade, no sangue do teu Filho Jesus, e restitui-me a alegria da tua salvação. Cria em mim, ó Senhor, meu Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Permite-me ficar na tua presença, pois do contrário eu não suportarei mais a vida. Tu disseste: ‘Aquele que vier a mim, de maneira alguma o lançarei fora’, e a tua palavra não pode voltar atrás. Portanto, aceita-me de volta e enche-me do Espírito Santo. E os meus lábios manifestarão o teu louvor para todo o sempre. Amém!” (cf. Sl 51).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Contemple a atitude de Jesus diante dos pequenos e humildes que reconhecem seu erro e suplicam misericórdia. Proponha-se permanecer humildemente na presença de Deus e, se tiver ofendido alguém, rogue que lhe conceda a graça de saber pedir perdão.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.