quinta-feira, 4 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte.– (Lc 15,1-10)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 04 DE novembro de 2021 (quinta-feira) 308 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA."

(Cora Coralina)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■  DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EM CURITIBA-PR

DIA DO INVENTOR

DIA DA FAVELA

DIA DOS MATERIAIS

DIA DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO STRESS

DIA DO OFICIAL DA RESERVA-R/2 E DOS EX-ALUNOS DOS CPORS OU CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA E NPORS OU NÚCLEOS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA

DIA DO GERENTE DE PROJETOS

DIA DO REI TUT

DIA DA FUNDAÇÃO DO BANCO ITAÚ EM SÃO PAULO-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA DATAPREV EM BRASÍLIA-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Carlos - São Sebastião da Grama (São Paulo) Ponta de Pedras - Acará (Pará) Juazeirinho (Paraíba) Campina da Lagoa - Ubiratã (Paraná) Brochier - Dezesseis de Novembro - Erebango - Ernestina (Rio Grande do Sul) Caroebe - Iracema (Roraima) Eirunepé (Amazonas)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ZULEIDE CARRASCOSSI SASSO (Lions Clube de Garça–EQ 04 ENS de LOURDES do Setor de Garça/SP) JOSÉ WALDIR PAVANI MARQUES (Rede Postos Express - Garça /SP) Luiz Carlos Pessanha da Encarnação (PCC-DMLC-Lions Clube de Nova Friburgo Conselheiro Paulino /RJ) VILMA CHIARAMONTE PALMA (Lions Clube de Vera Cruz /SP) SORAYA BRUNHARA CANUTO DE ANDRADE (Lions Clube de Cachoeiro de Itapemirim /ES)JORGE DE JESUS BANDEIRA CALIXTO (IPDG-DLC11-Lions Clube de ARARUAMA /RJ)  LUCIA HELENA GALINA FERRI PERES (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP) JENIFER DOMINGUES DE OLIVEIRA ROBERTO (Garça/SP) VALDENICE RAMOS MARTINS (Garça /SP) Luiz Carlos Valsecchi (Garça /SP) Josiane Sanches (São Paulo /SP) Cristiane Laurentino (Marilia /SP) Daiane Alves (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA PAULA GOMES DE CARVALHO SANTOS e JOÃO LUIS  DA SILVA SANTOS (Lions Clube de Tupã /SP) ADRIANA YUMI FUJIKAWA FERIGATO e FABIO LEITE FERIGATOó2006ó15 ANOS (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora de Kazan

SÃO CARLOS BARROMEU

Carlos (Itália, 1538-1584), como arcebispo, desenvolveu intensa atividade pastoral e consumiu suas energias na reforma da igreja e na caridade, especialmente durante a famosa peste de Milão. Chamado pai dos pobres, utilizou os próprios bens para construir hospitais, abrigos e seminários.

SÃO Américo da Hungria

SÃO Piério

SÃO Agrícola

SÃO Vital de Bolonha

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Este homem acolhe os pecadores – Lc 15,1-10

 

 

- O Senhor firmou com ele uma aliança de paz, fazendo-o chefe do seu povo e sacerdote para sempre (Eclo 45,30).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Carlos nasceu na Itália em 1538 e lá faleceu em 1584. Arcebispo de Milão, dedicou-se com todo empenho às obras pastorais e à vida da Igreja. Foi um dos mais fiéis executores das conclusões do Concílio de Trento e ocupou-se seriamente com a formação dos bispos, padres e seminaristas. Celebrando sua memória, disponhamo-nos a construir uma Igreja viva e solidária com todas as realidades.

 

– Oração 

 

PAI, QUERO SER CONTAGIADO POR TEU AMOR DESCONCERTANTE QUE VAI EM BUSCA DO PECADOR E SE ALEGRA AO VÊ-LO VOLTAR À COMUNHÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Conservai, ó Deus, no vosso povo o espírito que animava são Carlos Borromeu, para que a vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao Evangelho, possa mostrar ao mundo a verdadeira face do Cristo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 04 de novembro de 2021 5ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum SÃO CARLOS BORROMEU, BISPO

– Liturgia da Palavra 

Não somos o centro do mundo nem fomos constituídos julgadores de nossos irmãos. Todos necessitamos de conversão e compareceremos diante do tribunal de Deus, a quem prestaremos contas. 

 

1ª Leitura (Rm 14,7-12) – Vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 7ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. 10E tu, por que julgas o teu irmão? Ou, mesmo, por que desprezas o teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos compareceremos. 11Com efeito, está escrito: “Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua glorificará a Deus”. 12Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 27(26)

 

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

 

 

– 04 de novembro de 2021 5ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum SÃO CARLOS BORROMEU, BISPO

– Evangelho do dia 

 

Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte. (Lc 15,1-10)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A nossa conversão alegra o coração de Deus”

 

Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”

(Lucas 15,7).

A alegria do coração de Deus é a nossa conversão, e o Céu faz festa por cada pecador que se converte, o Céu faz muita festa quando desistimos do pecado. Mesmo nos achando justos, mesmo estando nos caminhos do Senhor, quantas vezes vem a nós a tentação do pecado! Então, cada vez que desistimos do pecado, cada vez que não seguimos sua trilha, estamos vivendo a conversão, porque ela é diária.

 

Mau é aquele que acredita que já é plenamente convertido e relaxa, não se cuida, está vivendo de uma forma cega porque acha: “Eu já vou à igreja”, “Eu já rezo”, “Eu cumpro meus deveres”… Mas não percebe os pecados que se acumulam ao seu redor e não consegue vê-los. Sobretudo, porque o pecado do orgulho e o da soberba são muito perniciosos, enganam a visão e a óptica interior de cada um de nós. Por isso, a direção do Evangelho de hoje é justamente sobre os publicanos e os pecadores que se aproximam de Jesus para escutá-Lo, enquanto os fariseus, os mestres da Lei, os religiosos sentem-se já muito santos, melhores que os outros, conhecem a Lei de Deus, praticam os mandamentos. Eles não param para ouvir Jesus; eles, na verdade, criticam Jesus.

 

“Que eu possa alegrar o coração de Deus e experimentar a verdadeira alegria no meu coração”

 

Quem é que vive um processo de conversão autêntico? É aquele que para para escutar o Senhor no fundo da sua alma e do seu coração, é aquele que deixa Deus guiar, iluminar, apontar, corrigir e exortar a si próprio. O contrário é aquele que vive corrigindo os outros, vive exortando os outros, mas não exorta e não corrige a si próprio nem se deixa ser exortado e corrigido por Deus nem por ninguém, porque a soberba e o orgulho são tão grandes, que a pessoa já se acha à altura de Deus.

 

A alegria de Deus é pela ovelha que estava perdida e foi encontrada. A alegria é, muitas vezes, ter que deixar de lado as 99 que parecem já estar bem fortes para ir buscar aquela que está enfraquecida.

 

Quantas vezes nos encontramos fracos, perdidos, iludidos, desanimados e prostrados! Qual é o problema de humildemente reconhecer: “Senhor, preciso de Ti. Ajuda-me! Socorre-me! Levanta-me!”? Mas a nossa postura orgulhosa e soberba nos faz achar que estamos sempre bem e que temos que mostrar para os outros que somos sempre os melhores, que estamos sempre nas alturas.

 

Cuidado! Porque da altura que estamos, a queda pode ser muito grande, por isso, a cada degrau da vida, precisamos subir segurando na mão de Deus e dizendo: “Converta-me, Senhor, do menor pecado que não estou enxergando, que está ludibriando-me, enganando-me, para que eu, realmente, seja o teu discípulo”.

 

Há muita alegria entre os anjos de Deus cada vez que um pecador se converte. Que eu possa alegrar o coração de Deus e experimentar a verdadeira alegria no meu coração, deixando o pecado a cada dia, e convertendo-me para ser um verdadeiro discípulo de Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus come com os pecadores. Comer em companhia de alguém significa criar comunidade, participar do seu modo de pensar. Com essa atitude, Jesus confronta os fariseus, que dividiam a sociedade em duas categorias: bons (os observantes da Lei, como eles) e maus (o povo simples, que eles desprezavam). Cem ovelhas e dez moedas indicam unidade. Jesus quer uma humanidade indivisível; não se pode dividir o mundo em sagrado (os bons) e em profano (os maus). Deus não se conforma com a perda de alguma de suas criaturas. Invertem-se os valores: pela misericórdia de Deus, os que não têm voz nem vez, os excluídos pela sociedade, também religiosa, quando se convertem ao Reino, são capazes de fazer festa e de partilhar com os outros. Deus, por sua vez, alegra-se com a reintegração de todos na Aliança.

 

ORAÇÃO

Ó misericordioso Jesus, a todos acolhes com bondade, mas dás preferência aos pecadores que se convertem. Nas parábolas da misericórdia, salientas que o céu promove grande festa quando “um só pecador se converte”. Ajuda-nos, Senhor, a ser compreensivos com quem deseja retomar os caminhos de Deus. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 15,1-10 - Alegria do reencontro

 

Oração Inicial
No Evangelho, Jesus instrui seus discípulos e a cada um de nós, através de parábolas.
As parábolas de hoje nos emocionam. Contemplemos a grandeza do amor do Pai que Jesus encarnou em gestos humanos.
Reze o Sl 131 sentindo-se filho (a) do Pai do céu: “Senhor Deus, eu [diga seu nome], já não me sinto orgulhoso (a), deixei de olhar os outros com arrogância. Não vou atrás de coisas grandes e extraordinárias que estão fora do meu alcance. Assim como a criança que acabou de mamar fica tranquila nos braços de sua mãe, assim minha alma fica quieta, satisfeita e tranquila, e meu coração está calmo dentro de mim. [Diga seu nome], ponha a sua confiança e a sua esperança em Deus, o Senhor, agora e sempre.” (cf. Sl 131). Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que o texto diz?

 

“O capítulo 15 situa o coração do Evangelho de Lucas. As parábolas da misericórdia se constituem no retrato falado do Mestre. As três parábolas – a ovelha e a moeda perdidas e o filho pródigo – escandalizaram os fariseus e doutores da Lei. Por outro lado, foram acolhidas com alegria por aqueles considerados pecadores.

 

As duas primeiras parábolas mostram a atitude de Deus em Jesus, questionando a hipocrisia dos homens. A terceira tem dois aspectos: o processo de conversão do pecador e o problema do “justo” que resiste ao amor do Pai. A parábola não quer dizer que Deus prefere o pecador ao justo. Ela ressalta o mistério do amor do Pai que se alegra em acolher o pecador arrependido, ao lado do justo que persevera.”

 

2. Meditação (Caminho)

Acostumados à vida pastoril, os discípulos entendem perfeitamente a preocupação com a ovelha perdida. Entre o pastor e a ovelha surge uma bonita cumplicidade. Cada uma das ovelhas tem um nome. Não se trata de uma ovelha qualquer, mas da ‘minha ovelha’. E por isso o pastor não aceita o fracasso. Ele a procura até encontrá-la e festeja o encontro com os amigos.
Que mudança de atitudes essa parábola lhe sugere?
Qual é sua cumplicidade com Jesus, o Bom Pastor?

3.Oração (Vida)

“Deus tatuou meu nome na palma de sua mão (cf. Is 49,16). Ele me conhece pelo meu nome. Quanta alegria invade meu ser ao crer nessa verdade. Ele me busca todos os dias sem se cansar. Jesus, agradeça ao Pai amoroso por mim. E eu agradeço ao Senhor todo esse carinho de irmão que deu a vida por mim. Mantenha-me bem longe da arrogância e da ambição dos orgulhosos, mas cuida de mim como cuida dos humildes.”

 

“Ó Maria, Mãe de Jesus e minha, acolhei-me entre os que amais, nutris, santificais e guiais na escola de Jesus Cristo Divino Mestre. Vós conheceis nos planos de Deus os filhos que ele chama, e por eles intercedeis, obtende-me graça, luz e conforto. Iluminai minha mente, fortificai minha vontade e santificai meu coração para que eu possa corresponder plenamente ao amor do Pai.” Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple o carinho, a ternura de Jesus para com a ovelha perdida e encontrada pelo seu amor. Sinta-se carregado(a) por Ele e lhe suplique: “Jesus, meu Bom Pastor, que eu me aproxime sempre mais de ti para que a força de tua presença me transforme de pecador(a) em filho(a), à tua imagem e semelhança. Amém.”.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.