domingo, 7 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Destruí, este templo e, em três dias eu o levantarei. – (Jo 2,13-25)

 

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 07 DE MARÇO de 2021 (domingo) 066º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A VIDA ENCOLHE OU SE EXPANDE PROPORCIONALMENTE À CORAGEM DA PESSOA.”

(Anaïs Nin)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO PALENTEÓLOGO

DIA NACIONAL DA ADVOCACIA PÚBLICA

DIA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

DIA MUNDIAL DE LER EM VOZ ALTA

DIA MUNDIAL DA MATEMÁTICA

DIA DO FIM DA SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaperuna - Laje do Muriaé (Rio de Janeiro) Alto Rio Doce - São Geraldo (Minas Gerais) Colorado (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCELO DUARTE F. MARIUSSO (Eq 13 “Nossa Senhora de Shoenstatt” Setor de Garça /SP)NEUZA PEREIRA BEZERRA (Garça /SP) TIAGO MINARDI NASCIMENTO (Campinas/SP)PDG ACHILLES MACHADO FILHO (DLC1-Lions Clube de Rio de Janeiro Sernambetiba /RJ)PDG GERSON VILLELA SOUTO (DLC1-Lions Clube de Rio de Janeiro / RJ)KLAYVE VENANCIO (Leo Clube Petrópolis Itaipava /RJ)MIRIAM APARECIDA ELIAS KHALIL (Lions Clube de Marilia/SP)LUIZ  VICENTE  FILHO (Lions Clube de Bauru Norte/SP)MATILDE DOS SANTOS ONISHI (Tupã /SP)CARLOS EDUARDO YAMASITA SORRILHA (Marilia/SP) VALDIVIO FERREIRA DE ALMEIDA (Marilia/SP) Pe. SIDNEI DE PAULA SANTOS (Pároco da Paróquia de São Luiz Gonzaga de Iacri /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTAS PERPÉTUA e FELICIDADE

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Jesus nos conhece por dentro, mais do que nós próprios nos conhecemos. Somente nos conheceremos em profundidade quando entrarmos em seu mistério.

 

- Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, porque livra os meus pés da armadilha. Olhai para mim, tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Estamos reunidos no templo do Senhor, casa da liberdade e da vida, para realizar nossa ação de graças ao Pai. A liturgia nos anima a acolher seus Mandamentos e buscar neles luzes para a caminhada cristã rumo à Páscoa. Em Cristo crucificado e ressuscitado, firmemos nosso encontro com Deus e façamos experiência do seu amor.

 

– Oração 

 

JESUS, DIVINO MESTRE, NÓS VOS ADORAMOS, FILHO UNIGÊNITO DE DEUS, VINDO AO MUNDO PARA DAR AOS HOMENS A VIDA EM PLENITUDE.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 350

 

– 07 de março de 2021 3º Domingo da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

O Senhor tem palavras de vida eterna. Acolhamos a Palavra que nos chama a viver em Cristo e formar templos vivos, nos quais Deus faz morada e manifesta sua presença. 

 

1ª Leitura (Ex 20,1-17) – A Lei foi dada por Moisés.  Leitura do Livro do Êxodo:

 

2“Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão. 3Não terás outros deuses além de mim. 4Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, debaixo da terra. 5Não te prostrarás diante desses deuses, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração dos que me odeiam, 6mas uso da misericórdia por mil gerações com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

 

7Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão. 8Lembra-te de santificar o dia de sábado.

9Trabalharás durante seis dias e farás todos os teus trabalhos, 10mas o sétimo dia é sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades. 11Porque o Senhor fez em seis dias o céu, a terra e o mar, e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou.

 

12Honra teu pai e tua mãe, para que vivas longos anos na terra que o Senhor teu Deus te dará. 13Não matarás. 14Não cometerás adultério.15Não furtarás. 16Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. 17Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 19(18)

Senhor, tens palavras de vida eterna.

 

2ª Leitura (1Cor 1,22-25) – A Lei foi dada por Moisés.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 22os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus.  25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 07 de março de 2021 3º Domingo da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Destruí, este templo e, em três dias eu o levantarei.  – (Jo 2,13-25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Glória e louvor a vós, ó Cristo.
Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna (Jo 3,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”.

 

20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”

 

21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

 

23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Tenhamos zelo pela Casa de Deus”

“Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas” 

(João 2,15)

O Templo, em Jerusalém, ocupa um lugar central na relação amorosa dos judeus com o Senhor, da relação do povo de Deus com o Senhor Nosso Deus. O Templo é o lugar do encontro, e ali judeus de todas as partes de Israel e de fora também vêm para prestarem culto ao Senhor.

 

Que trágico! O lugar do encontro com Deus, virou uma casa de comércio, uma casa de negócios, e ali se encontra de tudo: a exploração comercial e material; se encontra a exaltação do “deus dinheiro” em detrimento do Deus do amor e da misericórdia. As pessoas vão para se encontrar com Deus, mas o que encontram é, na verdade, uma casa de negociantes, de cambistas, enfim, a casa de Deus negligenciada e desprezada por aqueles que deveriam cuidar do Templo.

 

O zelo de Jesus pela Casa do Pai consome o Seu coração. O zelo de Jesus pela Casa do Pai leva Jesus a expulsar da casa do Pai aquilo que não é do Pai, aquilo que não é de Deus, aquilo que é enganoso e faz da religião um ponto de exploração para os seus próprios interesses.

 

“Não destruamos o Templo, Casa de Deus, nem o templo que nós somos, o lugar da morada de Deus”

 

É preciso parar, refletir e meditar. Primeiro, o que estamos indo buscar na casa de Deus? O que fazemos da Casa de Deus, como o lugar do nosso encontro com Deus? Estamos verdadeiramente nos encontrando com Deus ou estamos transformando a nossa relação com Ele em relação de brigas, conflitos, interesses pessoais, interesses comerciais e outros tantos interesses?

 

O lugar do encontro com Deus é, acima de tudo, o lugar da comunhão com Deus, o lugar de oração. Às vezes, é difícil rezar em nossas igrejas, são lugares tão barulhentos, lugares de confusões e disputas. É difícil encontrarmos ambientes onde a alma possa estar verdadeiramente na presença de Deus.

 

Aqui, tem outra coisa importante, quando Jesus diz àqueles que são chefes do templo: “Vocês podem até destruir esse Templo, mas em três dias eu o levantarei”. É óbvio que quem não tem intimidade com Deus, não entende a linguagem de Deus. Jesus se refere ao Seu Corpo porque Ele é o Templo vivo, o lugar da morada de Deus. Os homens podem destruí-lo, como mataram Jesus, mas o Pai O ressuscitou, O reergueu.

 

Que possamos entrar no Templo para cultuar, adorar, louvar e sermos reerguidos por Deus. Não destruamos o Templo, Casa de Deus, nem o templo que nós somos, o lugar da morada de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O templo de Jerusalém era o centro religioso, político e social do país. Ora, Jesus vai até lá e se depara com um descarado e barulhento comércio nas suas dependências. O que era para ser “casa de oração” tinha virado uma “casa de negócios”. A reação instintiva de Jesus foi expulsar os comerciantes. Naturalmente seu gesto ousado lhe custou a vida, pois uma afronta desse calibre era considerada grave e seria castigada com a morte. Com a purificação do templo, as realidades antigas foram substituídas pelas novas. O templo antigo foi substituído pelo novo Templo, o corpo de Cristo. Por isso, Jesus se ergue como o único santuário válido daí em diante. A liturgia cristã o compreendeu e nos faz proclamar: “Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai Todo- Poderoso, toda honra e toda glória…”.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, não suportas que teu povo seja oprimido e explorado. Pior ainda quando a opressão se dá no recinto da casa de Deus. Ó Jesus, tu que conheces por dentro todo ser humano, converte nosso coração para ti e impulsiona-nos a promover os nossos semelhantes. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 2,13-25 Jesus é o novo Templo!

 

Oração Inicial

Neste terceiro domingo da quaresma, tempo em que a liturgia nos convida à conversão, reconciliação, vivência fraterna e retorno para Deus, mais uma vez queremos acolher a Palavra.

 

” Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Quem são os personagens? Qual é atitude de Jesus? Qual é a importância do templo para o povo?

 

“O episódio da expulsão dos vendedores do templo é narrado pelos Evangelhos sinóticos na última semana de Jesus, após sua entrada em Jerusalém. João o coloca no início do seu Evangelho, ao mencionar a primeira festa de Páscoa. Todos concordam no núcleo da narrativa. A atitude de Jesus não é vista em nenhuma outra parte do Evangelho. Parece até não corresponder à sua biografia. Isso supõe um motivo muito grave. O templo de Jerusalém era a referência maior na espiritualidade dos judeus. Mas, ao longo do tempo, foi privatizado pela elite religiosa e transformado numa grande feira, dirigida por ladrões. Surpresos, pedem um sinal da autoridade de Jesus. O sinal virá – em três dias – com sua morte e ressurreição.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Como compreendo os ensinamentos de Jesus?

 

Não podemos fazer deste templo motivo de interesses próprios, busca de vantagens materiais e pessoais. Jesus nos conhece por dentro, mais do que nós próprios nos conhecemos. Somente nos conheceremos em profundidade quando entrarmos em seu mistério.

 

Se formos conhecidos por Deus, sua sabedoria nos conduzirá: ‘Senhor, tu me examinas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto. Penetras de longe meus pensamentos, distingues meu caminho e meu descanso, sabes todas as minhas trilhas’ (cf. Sl 139, 1-3)”.

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

 

Oração da Campanha da Fraternidade

 

Deus da vida, da justiça e do amor,

Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade

e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

 

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,

ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo

como compromisso de amor, criando pontes que unem

em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

 

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.

 

Por Jesus Cristo, nossa paz,

no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.