segunda-feira, 16 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Para que eles sejam um assim como nós somos um. - (Jo 17,11b-19)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 16 DE SETEMBRO de 2019 (segunda-feira) 259º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ VERDADEIRA JUSTIÇA SEM MISERICÓRDIA.
(Textos Judaicos)


 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DO OZÔNIO
DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À TROMBOSE
DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO
DIA DO INICIO DA SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cunha Paulista - Paranapuã (São Paulo) Cariré (Ceará) Brasópolis - Braúnas - Campos Gerais - Carmo de Minas - Caxambu - Esmeraldas - Guaranésia - Itaúna - Ituiutaba - Jacutinga - Lambari - Monte Alegre de Minas - Nova Resende (Minas Gerais) Ibitirama - Jaguariaíva (Espirito Santo) Paramirim (Bahia)Caçu (Goiás) Upanema (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIELA PAVARINI BATAGLIA (Garça /SP) LISANDRA SANTOS (Bauru/SP) BRUNA TOFOLLI FERREIRA (Garça/SP) ROSICLER DEVENS DONATI (Lions Clube de Aracruz/ES) JOUBERT JUNIOR (Lions Clube de Nova Friburgo /RJ)LUCIA BELASALMA RODRIGUES (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROBERTA SASSO DE OLIVEIRA e ALEANDRO RICARDO DE OLIVEIRAó2000ó19 ANOS (Garça /SP) HULDA SEABRA DOURADO e OTACÍLIO DE SOUZA DOURADOó1989ó30 ANOS (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PARANAÍBAó1961ó58 ANOS e LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRAó1973ó46 ANOS (Distrito LC8)


 Santo do Dia 
São Cornélio e São Cipriano
Cornélio, papa, e Cipriano, bispo de Cartago (Tunísia, séc. III), pagaram com a vida sua fé em Cristo. Cornélio, de grande coração, empenhou-se pela unidade da Igreja e não desprezou aqueles que, nos momentos de perseguição, a abandonaram. Cipriano deu notável contribuição à doutrina sobre a unidade da Igreja e não hesitou em ser martirizado diante de seu rebanho.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Alegrem-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Cornélio, papa nascido na Itália, de grande coração, muito lutou pela unidade da Igreja e pela reconciliação daqueles que a abandonaram por causa das perseguições. Cipriano, bispo nascido na Tunísia, mestre de moral cristã, deu notável contribuição à doutrina sobre a unidade da Igreja. No século 3º, ambos pagaram com a vida sua fé em Cristo. O exemplo destes mártires nos inspire no seguimento de Jesus.
– Oração 
PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO MISERICORDIOSO E HUMILDADE QUE ME LEVE A COMPADECER-ME DO MEU SEMELHANTE.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que em são Cornélio e são Cipriano destes ao vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 24º Semana do Tempo Comum 16 de setembro de 2019 São Cornélio, papa, e São Cipriano, bispo, mártires . Memória
rezando por todas as pessoas, também pelos que ditam o rumo da sociedade, demonstramos nossa fé na palavra de Jesus e nosso compromisso com ele, que quer vida digna para todos.

1ª Leitura - (2Cor 4,7-15) - Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado. – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Caríssimo, 1antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças por todos os homens; 2pelos que governam e por todos os que ocupam altos cargos, a fim de que possamos levar uma vida tranquila e serena, com toda a piedade e dignidade. 3Isso é bom e agradável a Deus, nosso salvador; 4ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 6que se entregou em resgate por todos. Esse é o testemunho dado no tempo estabelecido por Deus, 7e para este testemunho eu fui designado pregador e apóstolo, e – falo a verdade, não minto – mestre das nações pagãs na fé e na verdade. Quero, portanto, que em todo lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  27(28)
Bendito seja o Senhor, porque ouviu / o clamor da minha súplica!

Evangelho do dia
24º Semana do Tempo Comum 16 de setembro de 2019 São Cornélio, papa, e São Cipriano, bispo, mártires . Memória
Para que eles sejam um assim como nós somos um. - (Jo 17,11b-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado, a quem estimava muito e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando aonde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças esse favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. 6Então, Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado: ‘Faze isto!’, e ele o faz”. 9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A Palavra do Senhor ordena todas as coisas”
 “Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado”
(Lucas 7,7).
Veja que esse oficial romano tinha o seu empregado doente. Ele recorreu a Jesus para que Este fizesse algo pelo seu empregado que estava enfermo.
Eu quero louvar a atitude de humildade desse homem, a solicitude, o amor, a generosidade dele ao se preocupar com o seu empregado. Eu quero, acima de tudo, exaltar a confiança que ele tinha na Palavra de Jesus, porque ele sabia que bastava uma palavra do Senhor para que o seu empregado fosse restabelecido.
Esse oficial romano tinha muito poder, ele mandava nas suas tropas, ele mandava na organização do exército, mas ele não tinha poder sobre a alma, ele não tinha poder sobre o espírito, não tinha poder sobre a salvação. Só Jesus tem poder, só a Palavra poderosa de Jesus é capaz de fazer novas todas as coisas.
A Palavra de Jesus muda toda a nossa vida e transforma toda a nossa realidade. Como precisamos prestar atenção na Palavra do Senhor! Precisamos deixar que ela penetre nossa vida e ordene tudo aquilo que somos, tudo aquilo que realizamos.
O servo, quando é atento ao seu senhor, prontamente responde à voz dele. Se o senhor diz “não vai”, ele não vai. Se o senhor diz “vem”, ele vem. Somos servos do Senhor! Quando temos sintonia com Ele, Sua Palavra nos direciona e orienta a nossa vida.
“Precisamos deixar que a Palavra do Senhor penetre a nossa vida e ordene tudo aquilo que somos.”
Precisamos nos tornar bons e verdadeiros servos da Palavra de Deus, permitir que ela, de fato, ordene a nossa vida, coordene as nossas atividades e tudo aquilo que realizamos.
Precisamos entrar na sintonia da Palavra, pois só quem vive a vida no Espírito é dirigido por ela. Voltemo-nos, de todo o nosso coração, para a Palavra do Senhor, a fim de que ela coloque em ordem tudo aquilo que está dentro de nós como nossas emoções, nossos sentimentos e afetos.
Precisamos colocar as coisas dentro do nosso coração em ordem. Precisamos colocar em ordem a nossa têmpera, e basta uma Palavra do Senhor para que as coisas se ordenem. Precisamos entrar na sintonia da Palavra, estar em comunhão com ela. Precisamos levar a vida em Deus para que a Palavra d’Ele exerça força, poder, domínio e ordenamento em nossa vida.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Religião, “laicidade” e ”laicismo”
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, com esta cena, nos submergimos em uma atmosfera social de "verdadeira humanidade": um superior —estrangeiro— se preocupa por um subalterno; um grupo de anciãos judeus que chegam até Jesus intercedendo pela saúde do servo do estrangeiro… e um elemento que os une: "o mesmo nos edificou a sinagoga". Na diversidade multiforme (de origem, cultura, posição social… inclusive de religião), estão unidos pelo respeito à "religiosidade".

A "laicidade positiva" procura a justa autonomia do político: evita o Estado "confessional", mas assume o fato profundamente humano da religiosidade (o "laicismo" o margina). É fundamental insistir na distinção entre os âmbitos "político" e "religioso" para tutelar tanto a liberdade religiosa dos cidadãos, como a responsabilidade do Estado para com eles. Além disso, convém destacar as funções insubstituíveis da religião para a formação das consciências e sua contribuição —junto a outras instâncias— para a criação de um consenso ético de fundo na sociedade.

—Senhor: adoramos-te e pelas autoridades te rezamos.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Estamos diante de um modelo de fé. Um centurião (chefe de cem soldados, a serviço dos ocupantes romanos) não se dirige diretamente a Jesus, mas envia-lhe uma comitiva de anciãos judeus a pedir-lhe que vá curar seu funcionário a quem tanto estima.
Pelos emissários, sabemos que o homem tinha bom coração. Jesus parte com eles. Mas, cheio de humildade e confiança, o militar envia alguns amigos com este recado para Jesus: Diga apenas uma palavra e meu servo ficará curado. Assim acontece, de modo que os emissários, ao voltar para casa, encontram o servo curado. E Jesus, tomado de profunda admiração, engrandece a fé que o pagão demonstrou. Com esse episódio, Lucas já anuncia o tempo em que o Evangelho, pela ação do Espírito Santo, se estenderá também aos não judeus.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 7,1-10 - A graça rompe fronteiras

 Saudação

Preparo-me para a Leitura, agradecendo por este momento muito especial de encontro com a Palavra na grande rede da web.
Agradeço-te, meu Deus,
porque me chamaste,
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia,
muitas vezes difíceis e pesadas,
para aqui me encontrar contigo.
Dispõe o meu coração na paz e na humildade
para poder ser por ti encontrado/a e ouvir a tua Palavra.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 7,1-10 - Jesus cura sem limites.
Quando Jesus acabou de dizer essas coisas ao povo, foi para a cidade de Cafarnaum. Havia ali um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito. O empregado estava gravemente doente, quase morto. Quando o oficial ouviu falar de Jesus, enviou alguns líderes judeus para pedirem a ele que viesse curar o seu empregado. Eles foram falar com Jesus e lhe pediram com insistência:
- Esse homem merece, de fato, a sua ajuda, pois estima muito o nosso povo e até construiu uma sinagoga para nós.
Então Jesus foi com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial romano mandou alguns amigos dizerem a Jesus:
- Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: "Vá lá", e ele vai. Digo para outro: "Venha cá", e ele vem. E digo também para o meu empregado: "Faça isto", e ele faz.
Jesus ficou muito admirado quando ouviu isso. Então virou-se e disse para a multidão que o seguia:
- Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!
Aí os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado.
Refletindo
O oficial romano, por ser pagão, era para os judeus “ impuro”, isto é, inaceitável. Um judeu observante não falava com um pagão e, muito menos, entrava na sua casa. Era o preconceito por ser considerado impuro. O oficial romano é também chamado “centurião”, derivado de “cento”, ou seja, chefe de um batalhão de cem soldados. Pela sua fé, elogiada por Jesus, o centurião se torna representante de todos os pagãos que vão crer em Jesus. Fica também entendido, neste fato do Evangelho, que as fronteiras do Reino de Deus vão muito além das fronteiras que criamos. A fronteira é a fé. Sem esta fé não se entra no Reino.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim?
Jesus não se deixa vencer pelo preconceito. Deixou-se vencer pela humildade e pela fé do oficial romano. Questiono-me se a minha fé me permite abrir as portas da minha casa, do meu coração, da minha família, do meu trabalho para Cristo. Pergunto-me ainda se me deixo vencer por algum preconceito. Se ainda não tenho fé que rompe as fronteiras, vou repetir hoje muitas vezes:
Senhor! Eu não mereço que o Senhor entre na minha casa.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "Neste momento, com incertezas no coração, perguntamo-nos com Tomé: “Como vamos saber o caminho?” (Jo 14,5). Jesus nos responde com uma proposta provocadora: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Ele é o verdadeiro caminho para o Pai., quem tanto amou ao mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele creia tenha a vida eterna (cf. Jo 3,16). Esta é a vida eterna: “que te conheçam a ti o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo teu enviado” (Jo 17,3). A fé em Jesus como o Filho do Pai é a porta de entrada para a Vida. Como discípulos de Jesus, confessamos nossa fé com as palavras de Pedro: “Tuas palavras dão vida eterna” (Jo 6,68); “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16)" (DAp 101).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com o centurião, a canção do Pe. Zezinho.
Posso cantar com o Pe. Zezinho:
Eu não sou digno
Eu não sou digno, ó meu Senhor
Eu não sou digno,
De que Tu entres, ó meu Senhor, na minha casa
porque és tão Santo e eu pecador
eu nem me atrevo a ti pedir este favor
Eu não sou digna, ó meu Senhor
Eu não sou digna,
De que Tu entres, ó meu Senhor, na minha casa
meu coração é tão pecador
eu nem me atrevo a ti pedir este favor

Mas se disseres uma palavra,
a minha casa se transformará
Uma palavra é suficiente
suavemente ela nos salvará (2x)
Álbum: CD Canções que a fé escreveu, Faixa: 14
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Lembrarei do centurião e me motivarei no dia de hoje, com as palavras do papa Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a  São João Paulo II: “Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada – absolutamente nada – do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida. Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida.”

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.