segunda-feira, 8 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sou a porta das ovelhas. - (Jo 10,11-18)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 08 DE MAIO DE 2017 (SEGUNDA-FEIRA) 127º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
UM DIA A SAUDADE DEIXA DE SER DOR E SE TORNA PARTE DE NOSSA HISTÓRIA, CERTAS PESSOAS ESTARÃO ETERNAMENTE PRESENTES EM NOSSAS LEMBRANÇAS!”
 (Damiana Almeida)


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DO TURISMO
DIA INTERNACIONAL DA TALASSEMIA
DIA DO ARTISTA PLÁSTICO
DIA MUNDIAL do Câncer de Ovário
DIA INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA e do Crescente Vermelho
DIA de Tempo de Lembrança e Reconciliação para Aqueles que Perderam suas Vidas durante a 2ª Guerra Mundial
DIA DA VITÓRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itapecerica da Serra - São Luís do Paraitinga - Tabatinga (São Paulo) Antônio Martins - Jardim de Angicos - Messias Targino - Parazinho (Rio Grande do Norte) Iguatemi - Terenos (Mato Grosso do Sul) Duas Barras - Saquarema - Silva Jardim (Rio de Janeiro) Tapera (Rio Grande do Sul) Barra de Santa Rosa - Jericó (Paraíba) Antonina do Norte - Ibaretama - Palhano - Viçosa do Ceará (Paraíba)Maragogipe - Ribeira do Pombal (Bahia)Passagem (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: NICOLE SASSO ORLIVEIRA (neta da Zuleide/Abílio-Garça /SP) JUVENAL ANANIAS CRÓS (primo Jundiaí /SP) PAULO CÉSAR DE VASCONCELOS ARO (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP)Ana maria guilherme gonçalves (Lions Clube de Marilia /SP) Renata Okoti (Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FRANCINE DA SILVA GONÇALVES e MICHEL ARAÚJO GONÇALVESó2004ó13 ANOS (Eq 14 ENS das FAMILÍAS Setor de Garça)MARIA THEREZA DOS SANTOS AZEVEDO e FREDERICO GILBERTO DE AZEVEDO ó2005ó12 ANOS (Eq 13 ENS da PAZ Setor de Garça)
  Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ARAÇATUBAó1959ó58 ANOS LIONS CLUBE DE LUCÉLIAó1965ó52 ANOS  (Distrito LC8)

Santo do Dia
SÃO VITOR
SÃO PEDRO DE TARANTÁSIA
SantO ACÁCIO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Jesus o bom pastor, doador da vida, acolhe a todos os que dele se aproximam e o buscam. Sua proposta é universal, não conhece barreiras éticas nem geográficas.”.
 Oração
PAI, QUE EU SAIBA ENTREGAR-ME COM TODA CONFIANÇA NAS MÃOS DE TEU FILHO – O BOM PASTOR -, POIS SÓ ASSIM ESTAREI SEGURO DE ESTAR TRILHANDO O CAMINHO PARA TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que,  pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei de santa alegria os vossos filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidades eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa - 08/05/2017
A boa nova da palavra de deus não é exclusiva a um grupo, mas quer alcançar a todas as pessoas, pois a vontade de deus é que haja um só rebanho e um só pastor.

1ª Leitura – (At 11,1-18) – Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida! Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Ju¬deia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.
2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.
6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.
10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.
13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.
17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus? 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 41 (42)
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

Evangelho do dia
Sábado da 3ª Semana da Páscoa - 06/05/2017
Eu sou a porta das ovelhas. - (Jo 10,11-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi de meu Pai”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Bom Pastor cuida de Suas ovelhas
Precisamos nos submeter aos cuidados de Jesus, nosso Bom Pastor!
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (João 10,11).
Jesus não é só um pastor, Ele é o Bom Pastor! O adjetivo que qualifica o nosso Mestre é o fato d’Ele ser bom naquilo que é e faz. Não é o “bom” da bondade, da generosidade, mas o bom naquilo que realmente faz, com excelência, aquilo que realiza e propõe-se a ser. O nosso Pastor dá Sua vida e tudo de si para cuidar e amar Suas ovelhas.
Primeiro, Jesus ama e se preocupa com Suas ovelhas. Elas são tudo para Ele, de modo que faz o possível para cuidar de cada uma delas. O zelo de Jesus, a Sua preocupação, Seu tempo e aquilo que Ele faz é função das Suas ovelhas. Olhemos as inúmeras passagens do Evangelho em que Ele é movido de amor, compaixão e ternura, sobretudo, para com as ovelhas mais feridas e machucadas do seu redil e rebanho.
Muitas vezes, encontramo-nos feridos e maltratados pelas estradas, pelos caminhos da vida, pelos lobos ferozes que estão nas estradas do mundo, onde estamos vivendo. E o Bom Pastor cuida de nossas feridas, de todos os nossos sentimentos maltratados. Precisamos nos submeter aos cuidados de Jesus, nosso Bom Pastor!
O Bom Pastor não cuida somente das boas ovelhas, mas de todas elas. Uma boa ovelha é aquela que se submete e deixa o pastor cuidar dela, porque há ovelhas que fogem, que se escondem e não querem ouvir a voz do pastor; são muito orgulhosas, autossuficientes e se dão por si mesmas. Porém, o pastor não deixa de as amar, não deixa de querer o bem delas. Ele respeita, chora e sofre por elas, deseja pegar cada uma no colo, cuidar, tratar das feridas com amor, ternura e misericórdia divina, para que ela não se machuque nem morra nas estradas perigosas do mundo em que vivemos.
Deixemos que Jesus, o Bom Pastor que cuida de cada uma de Suas ovelhas, cuide de nós com todo amor, ternura e delicadeza do Seu coração!
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 10, 11-18
Deus afirmou, através do Profeta Jeremias, que ele daria ao seu povo pastores segundo o seu coração e, mais tarde, pela boca do Profeta Ezequiel, que ele mesmo seria o pastor do seu povo.
O Evangelho de hoje nos mostra que Deus está cumprindo a sua promessa, pois o Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é quem afirma: "Eu sou o bom pastor".
É o próprio Deus que se coloca a serviço das pessoas com a finalidade de reuni-las num único rebanho.
E hoje a Igreja, o Corpo Místico de Cristo, é a continuadora da obra do Pastor, de modo que nela o ser humano é convidado a participar da divina missão do pastoreio.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus faz um paralelo entre um pastor e um empregado. Um age em busca em primeiro lugar de seu salário. O outro age como dono das ovelhas.
- Qual a diferença entre o modo de agir deles?
- O que acontece quando não se trabalha por amor?
- O que devemos fazer pelas ovelhas que não pertencem ao rebanho de Cristo?
- Você ajuda na evangelização? Como?
- Qual a atividade de Igreja que mais lhe agrada?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Estamos na quarta semana da Páscoa.
 Jesus, no Evangelho de hoje, nos diz que Ele é o Bom Pastor.
Peçamos a Ele, por meio de seu Espírito, a graça de sermos suas boas ovelhas.
 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa e reflita sobre o texto. Qual é o seu tema central? Jesus aparece no Evangelho como o bom pastor. Quais características suas o tornam esse bom pastor? O que Ele faz?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você hoje? Que caminho o Senhor lhe indica por meio do Evangelho? Depois de identificar o tema central do texto, releia-o e procure escutar a voz de Deus. Qual palavra ou expressão mais lhe chamou atenção? Qual palavra ou expressão você sentiu que o Senhor direciona a você?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O Senhor, nosso pastor, nos indica o caminho a seguir. O que você deseja dizer a Ele? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, apresentando-lhe tudo que você é e tem e fazendo, assim, a sua oração.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese da Palavra para vivê-la durante este dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.