quinta-feira, 7 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim - (Jo 13,16-20)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – M Ê S DAS  M Ã E S  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 07 DE MAIO de 2020 (quinta-feira) 128º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
SE VOCÊ DESEJA UM TRABALHO BEM FEITO, ESCOLHA UM HOMEM OCUPADO; OS OUTROS NÃO TEM TEMPO.
(Benjamin Franklin)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DO SILÊNCIO
DIA DO OFTALMOLOGISTA
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ALERGIAS
DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO À CEGUEIRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boracéia - IRAPURU (São Paulo) Guamaré -  Janduís - Lagoa Salgada - Pedra Grande - Pedra Preta (Rio Grande do Norte) Pedralva (Minas Gerais) Rio Bonito (Rio de Janeiro) São Joaquim (Santa Catarina) Massaranduba (Paraíba)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO ANTONIO ROMERO (EQ 09 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP)MARIA LUCIA CASONI QUINELLATO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário/SP) MARCO AURÉLIO RAMOS DE ALMEIDA (Lions Clube de Dracena/SP) yoko takahashi (Lions Clube de Araçatuba /SP) JOÃO HERMES DA SILVA (Garça/SP) JOSÉ FRANCSCO GELÁMO (Garça/SP) maria angelica de souza (Castilho/SP) ELLEN CRISTINA RAMALHO SGANZERLA (Garça /SP) maria CECILIA LEOPOLDO (Cuiabá/MT)FLAVIO PADUA GODOI (Fortaleza /CE)

 SANTO DO DIA 
Santa FLÁVIA DOMITILA
SantO AGOSTINHO ROSCELLI
Santa ROSA VENERINI
GISELA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia!
(Sl 67,8.20)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ É sempre bem-vinda a palavra de exortação que brota do autêntico mensageiro de Deus. Ela tem a força de encorajar os irmãos reunidos e fortalecer lhes a fé.
– Oração 
PAI, INCULCA NO MEU CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE SÓ TU ÉS SENHOR, E QUE ENTRE OS SERES HUMANOS DEVE REINAR IGUALDADE E SOLIDARIEDADE, SEM OPRESSÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
 Ó Deus, que restaurais a natureza humana, dando-lhe uma dignidade ainda maior, considerai o mistério do vosso amor, conservando para sempre os dons da vossa graça naqueles que renovastes pelo sacramento de uma nova vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

07 de maio de 2020 Quinta-feira da 4ª Semana da Páscoa
Liturgia da Palavra
■ Toda a história de Israel conduz a Cristo. Comum aos enviados e mensageiros de Deus é a consciência de que o servo não está acima do seu senhor.

1ª Leitura (At 13,13-25) Da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.
15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.
16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israe¬litas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.
Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.
23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 89(88)
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

07 de maio de 2020 Quinta-feira da 4ª Semana da Páscoa
Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim - (Jo 13,16-20)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou em seu sangue derramado (Ap 1,5).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Quem recebe Jesus, recebe também o Pai”
Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe Aquele que me enviou
(João 13,20)
Jesus lavou os pés dos Seus apóstolos na última Ceia, os lavou com amor, com o sinal, com o gesto mais concreto daquele que ama e serve, porque, quem ama se coloca a serviço para cuidar e tratar.

Quer coisa mais íntima do que os pés de alguém? Quer coisa mais serviçal do que colocar-se aos pés de alguém? Deveríamos nos colocar sempre aos pés de Deus, mas Ele colocou-Se aos nossos pés. Ele se fez um de nós e não começou pela cabeça porque Ele não entra pela nossa cabeça, pois somos cabeças duras demais.

Deus quer entrar pelo nosso coração, mas o coração já tem muitos amores, paixões, seduções e ilusões, então, Deus vem entrando por baixo, pelos nossos pés. Ele vem nos servindo e nos puxando, nos lavando por baixo para poder atingir todo o nosso ser, para realmente nos conquistar inteiros, porque Ele não quer somente um pedaço de nós.

Deus veio para resgatar a criatura inteira, pois fomos criados à Sua imagem e semelhança. Por isso, digo que: da ponta dos seus pés até o seu último fio de cabelo seja todo de Jesus, porque Ele veio para nos resgatar por inteiros.

Receba aquilo que Jesus te enviar, porque, Aquele que nos ama também envia-nos correção, exortação,  admoestação, Seu amor, Seu consolo, Sua misericórdia e bondade.

Não podemos ser aquelas pessoas seletivas no que diz respeito à Palavra de Deus. Temos de ser seletivos naquilo que estamos assimilando do mundo; selecione e jogue fora aquilo que não presta.

“Quem recebe Jesus, está recebendo o Pai que O enviou”

Em Deus temos que acolher aquilo que Ele nos envia para nos corrigir, nos orientar e nos formar, porque, quando assim os recebemos também estamos recebendo-O em nós.

Deus envia tantas coisas para nos corrigir, Ele envia tantas pessoas para falar ao nosso coração. É Deus quem fala por meio de uma homilia, de uma exortação como essa; é Deus quem fala pelos Seus profetas verdadeiros e autênticos; é Deus quem fala pelas pessoas humildes que vão, em Seu nome, levar o Evangelho. É Deus quem fala a nós pelos fatos, acontecimentos e, acima de tudo, pela Sua Palavra.

Quem recebe aquele que Jesus enviar está recebendo a Ele; e quem recebe Jesus, está recebendo o Pai que O enviou.

Não diga que Deus não vem ao seu encontro porque Ele vem sempre, somos nós quem não O acolhemos, não O recebemos, colocamos barreiras e queremos receber aquilo que nos é conveniente.

Fico olhando as pessoas que ficam tirando aquelas palavras que vêm naquelas caixinhas de orações e palavras bíblicas: a pessoa tira, então, se gosta da palavra, ela fica; se não gosta, ela muda, não recebe. Porém, toda e qualquer Palavra de Deus é Ele quem está nos falando.

Precisamos ter o coração para saber acolher, ouvir e escutar o que Deus quer direcionar e cuidar.

Deus abençoe você!


 Reflexão - “Sou Eu”: A ciência divina em Cristo
 Direitos reservadosRev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— estamos submersos no ambiente íntimo da Última Ceia. Cristo, consciente da prova que se avizinha, fortalece os Apóstolos e, de novo, lhes dá mostras de sua divindade. Se lhes apresenta como o “Eu Sou", com conhecimento divino: Predisse a traição de Judas “antes de que aconteça”.

É homem!; de ninguém mais escreveu-se tanto na antiguidade. Sabemos seu nome, onde e quando nasceu; conhecemos seus fatos e palavras. Padeceu até morrer (uma lançada atestou sua morte sem paliativos). E é Deus! Somente Deus pode se chamar “Sou eu” (Diante Moisés, já havia usado este “nome próprio”). Deus “é”, sem necessidade de qualificativos, porque sua infinidade não admite limites. Jesus todo o vê como num “eterno presente”. Seus saberes divinos e humanos cooperam sem se confundir. Um mistério não impossível para o Ser Infinito, potente para se incorporar a natureza humana criada a sua imagem por Ele mesmo.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus acaba de lavar os pés dos seus apóstolos. Admirável atitude de amor e serviço. Entretanto, não basta compreender a lição do lava-pés; é necessário colocá-la em prática: “Serão felizes se o praticarem”. As pessoas podem ser felizes não dominando, mas amando; não se considerando melhores que as outras, mas iguais. Nem todos seguirão o projeto de Jesus. Sem declarar o nome, Jesus afirma que, entre os apóstolos, um será o traidor. Mas Jesus é fiel ao Pai: levará a sua missão até o fim. Ele é o Messias, o Enviado do Pai, o Salvador, a Luz do mundo, o Filho de Deus, a presença de Deus neste mundo. Jesus vai ser afastado pela morte-glorificação, mas deixará aos apóstolos a incumbência de levar adiante a sua mesma missão, a que recebeu do Pai: dar vida abundante para todos.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, disseste aos teus discípulos: “Quem receber aquele que eu enviar está recebendo a mim…”. Envia-nos para além do nosso pequeno mundo cotidiano. Envia-nos para o meio das pessoas carentes de bens espirituais e materiais. Queremos ser tua presença renovadora junto ao teu povo sofrido. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Paulinas
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 13,16-20 - Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim
Acalmo meu ser e procuro apresentar-me ao Senhor sem máscaras ou justificativas. Em profundo silêncio entro na intimidade com o Mestre.

Jesus convida seus discípulos a seguirem o seu exemplo e colocarem-se a serviço do Reino. Abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo:

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Para uma melhor compreensão, leia na sua Bíblia o texto de Jo 13,1-35. Quais palavras chamaram a sua atenção durante a leitura? Quais elementos estão presentes na narrativa? Quais ensinamentos Jesus transmite aos seus discípulos?

“João, no seu Evangelho, acena para duas bem-aventuranças. A primeira: “Felizes os que compreendem e praticam a Palavra”. A outra vem mais adiante: “Felizes aqueles que não viram e creram” (Jo 20,29). O servo não é maior do que o seu senhor. Com isso, Jesus estabelece a hierarquia correta: Jesus obedece ao Pai e os discípulos devem obedecer ao Mestre. Isto evita o relativismo religioso dos que pretendem fundar uma religião para seu consumo, uma religião à moda da casa. É um alerta também para as pregações. Elas devem partir da Palavra de Deus vivida em comunidade. A segurança deve estar na comunidade: crer naquilo que a comunidade crê. João Batista recomendava: “É necessário que ele [Jesus] cresça e eu diminua”. (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto lhe diz? Que luz a Palavra revela para sua vida? Qual apelo o Senhor lhe faz hoje?

“O discípulo autêntico esforça-se por seguir os passos do Mestre e, como ele, viver o amor e a justiça no trato com o semelhante. Só então o servo será como o senhor e o enviado, como quem o enviou, sem a tentação egoísta de se impor e querer ocupar um lugar que não lhe pertence”.
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo como rezou Jesus: “ Pai, não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.(Jo 17,22). Rezo pela unidade dos cristãos e pela paz no mundo.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) É preciso uma decisão constante de viver segundo os ensinamentos de Jesus. Ofereça ao Senhor os frutos de sua oração, meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

BÊNÇÃO
Benção de São Francisco: O Senhor te abençoe e te guarde,
Mostre a ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti.
Volte para ti o seu olhar
e te dê a paz.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!