domingo, 17 de setembro de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ *Escolha a vida - setembro Amarelo* ■ Não te digo perdoar até sete vezes, mas até setenta vezes sete. – (Mt 18,21-35)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 SETEMBRO AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 SETEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 GARÇA/SP, 17 DE SETEMBRO de 2023 (domingo) 260º DIA DO ANO

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

*Escolha a vida - setembro Amarelo*

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A FALTA DE AMOR É A MAIOR DE TODAS AS POBREZAS.

(Santa Teresa de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL

DIA NACIONAL DO CEGO

DIA DO TRANSPORTADOR RODOVIÁRIO DE CARGA

DIA DO DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

DIA DA SEGURANÇA DO PACIENTE

DIA DO DESBRAVADOR

DIA DA LEI DO TURISMO

DIA DA MÚSICA COUNTRY

DIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

DIA DA ASSINATURA DA CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): POMPÉIA (São Paulo) Alvorada - Augusto Pestana - Caibaté- Vicente Dutra (Rio Grande do Sul) Uiramutã (Roraima) Buerarema (Bahia)Major Isidoro  (Alagoas) Rio do Fogo (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIANA FURLANETO SANTOS (Distribuidora de Bebidas São José-Garça /SP) RODRIGO GUTIERRES (Vereador-Empresário Jafa-Garça /SP) JULIANA AGUIAR (Patrulha Juvenil de Garça /SP) RICARDO A. DA CRUZ “Ribó (Hidrodex-Garça /SP) ANGELINA (Dona ) CORDOBA MACHADO (Gália /SP) JOSÉ ROBERTO FERRES LOPES (Garça /SP) KARINA BONFIM GARCIA (Garça /SP) TALITA ALENCAR (Psicóloga - Garça /SP) ADRIANO FERNANDES F NOGUEIRA (Lions Clube de JUNQUEIRÓPOLIS Cidade Verde /SP) MARIÂNGELA NASCIMENTO REBUÊ (IPDG/DLC3-Lions Clube de Sumaré /SP) SOKAN KATO YOUNG (ChinaTur- Lions Clube de São Paulo Saúde /SP) ORLANDO JOSÉ ARAUJO ARENAS (Club de Leones de Cagua-Turmero /Venezuela) SANDRA REGINA NASCIMENTO (Marilia /SP) ADOLFO GOULART LEME (Curitiba/PR)DORIVAL ANSANELLO NETO (Garça /SP)DANILO DORNELAS CAETANO (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

Nossa Senhora de Pentecostes

SANTA Adriana

SANTA ColOmba

SANTA HILDEGARDa de Bingen

São ROBERTO BELARMINO

Roberto (Itália, 1542-1621), bispo e doutor da Igreja, foi grande pensador da reforma que se seguiu ao Concílio de Trento. Dedicando-se à catequese popular, elaborou um catecismo da doutrina cristã que vigorou até o século 19. 

SÃO PEDRO DE ARBUÉS

SÃO LAMBERTO DE LIÈGE

SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS MARIA DE CAMPOROSSO

SANTO ESTANISLAU DE JESUS E MARIA PACZYNSKI

SÃO PEDRO DE ARBUÉS

SÃO MANUEL HGUYEN VAN

SÃO REINALDO

SÃO RODINGO

SÃO SÁTIRO

SÃO SEGISMUNDO FÉLIX FELINSKI

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

QUANTAS VEZES EU DEVO PERDOAR? Mt 18,21-35 - Quem perdoa vai além da justiça

 

Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: daí a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Eclo 36,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Somos convidados pelo Senhor bondoso e misericordioso a celebrar a vida nova do seu Reino, que se manifesta em todos os que buscam viver a reconciliação e o perdão. Porque pertencemos a Jesus, rancor e raiva não podem ter lugar em nosso coração. A Palavra e a Eucaristia nos ensinem a espelhar nosso agir no amor sem limites de Deus por nós.

 

– Oração 

 

“PAI, É MEU DESEJO IMITAR TEU MODO DE AGIR, NO TOCANTE AO PERDÃO. FAZE-ME SER PRÓDIGO E MISERICORDIOSO EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO QUE PRECISA DO MEU PERDÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de setembro de 2023 24º Domingo do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Quem procura viver para o Senhor se dispõe a acolher sua Palavra. Ela previne contra a falta de compaixão e de perdão e aponta o caminho da vivência fraterna, baseada na fidelidade aos mandamentos de Deus.

 

 

1ª Leitura (Eclo 27,33–28,9) – Perdoa a injustiça cometida por teu próximo; quando orares, teus pecados serão perdoados. Leitura do Livro do Eclesiástico:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

33O rancor e a raiva são coisas detestáveis; até o pecador procura dominá-las. 28,1Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. 2Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. 3Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura? 4Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados? 5Se ele, que é um mortal, guarda rancor, quem é que vai alcançar perdão para os seus pecados? 6Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; 7pensa na destruição e na morte e persevera nos mandamentos. 8Pensa nos mandamentos e não guardes rancor ao teu próximo. 9Pensa na aliança do Altíssimo e não leves em conta a falta alheia!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 103(102)

 

O Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome! / Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores! – R.

O Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.

2. Pois ele te perdoa toda culpa / e cura toda a tua enfermidade; / da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão. – R.

O Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.

3. Não fica sempre repetindo as suas queixas / nem guarda eternamente o seu rancor. / Não nos trata como exigem nossas faltas / nem nos pune em proporção às nossas culpas.  R.

O Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.

4. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, / tanto é grande o seu amor aos que o temem; / quanto dista o nascente do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes. – R.

O Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.

 

 

2ª Leitura (Rm 14,7-9) – Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 7ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 17 de setembro de 2023 24º Domingo do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Não te digo perdoar até sete vezes, mas até setenta vezes sete.  (Mt 18,21-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou este novo mandamento, / nova ordem, agora, vos dou; / que, também, vos ameis uns aos outros, / como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

 

 Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, levaram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

17/09/23          24º Domingo TC - A

 

Mateus 18,21-22.33.35: “Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: - Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete... Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?... É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.”

 

Jesus, o senhor nos garante que a paciência de Deus Pai para nos perdoar não terá limites, por maior que seja a nossa dívida.

Mas, ela depende da nossa capacidade de ter também paciência com as dívidas que o próximo tem conosco.

A parábola do devedor que recebeu um perdão total de suas dívidas, mas não teve nem um mínimo de paciência com o seu devedor nem foi capaz de perdoá-lo, é um alerta para nossas atitudes de mesquinhez para perdoar as ofensas que recebemos do nosso próximo.

Facilmente nós guardamos mágoas, exigimos castigos e alimentamos inimizades.

O senhor nos pede que perdoemos os outros, não porque mereçam perdão, mas porque o Pai nos perdoou demais e continua a nos perdoar sempre.

Assim, o perdão que devemos dar ao próximo não tem medida nem limites, porque é uma dívida imensa de gratidão a Deus Pai, que tanto nos amou e perdoou, a ponto de nos dar o seu Filho único.

Não se trata de generosidade nossa ao próximo, mas de perdoar porque fomos perdoados.

Senhor, hoje vivemos a tentação das polarizações políticas, religiosas; o ambiente de família continua cheio de tensões, que favorecem as inimizades.

Devemos confessar que estamos longe de ser cristãos, quando o assunto é o perdão.

Para perdoar, é preciso antes amar. E não existe amor, onde não há perdão.

Apenas ódio e sede de vingança.

Senhor, faça com que eu tenha um coração consciente e grato por todas dívidas dos meus erros e omissões, que o senhor não se cansa de me perdoar sempre de novo.

Que eu possa repetir com sinceridade, ainda que me custe sacrifício, o que o senhor nos ensinou no Pai-nosso: ‘perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido’.

 

Maria santíssima, a senhora nunca precisou ser perdoada porque nasceu imaculada. Mas, soube perdoar os que levaram seu Filho à morte e está sempre rogando por nós, pecadores. Que a senhora nos dê um pouco do seu coração, para que não sejamos ingratos nem mesquinhos diante do perdão que seu Filho nos oferece todos os dias. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os Evangelhos registram várias advertências de Jesus sobre o perdão. Por exemplo: “Se vocês perdoarem as faltas das pessoas, também o Pai celeste perdoará a vocês. Mas, se vocês não perdoarem as pessoas, o Pai também não perdoará as faltas de vocês” (Mt 6,14-15). As comparações usadas por Jesus, na mensagem de hoje, causam impacto e mexem com a nossa sensibilidade. Mostram como nosso coração humano tem dificuldades para perdoar. Necessitamos do perdão e o imploramos a Deus. Cheio de bondade e misericórdia, Deus nos perdoa, cancela nossas dívidas (ofensas, pecados). Nós, no entanto, em vez de perdoar, temos vontade de castigar a quem nos ofendeu. Não é assim que Deus age. A parábola mostra que Deus leva a sério este assunto: se não perdoarmos, ficaremos em dívida com Deus. Até quando?

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,21-35 - Quem perdoa vai além da justiça

 

Mês da Bíblia 2023

 Carta aos Efésios: "Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)"

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

24º Domingo do Tempo Comum. Jesus continua a nos ensinar sobre o perdão porque nos traz a paz e a verdadeira liberdade.

Se quisermos o perdão, precisaremos saber perdoar.

Iniciemos está Leitura Orante com um ato de reconciliação conosco mesmos, com o próximo e com Deus.

Senhor Jesus, intercedei por mim junto ao Pai, dai-me a graça do perdão como bênção para todas as minhas relações a fim de que eu contribua pela instauração de teu Reino de justiça e paz na humanidade.

 

Jesus divino Mestre, nascemos do teu amor, no teu amor para teu amor, queremos servir e te adorar.

 

 

1. Leitura (Verdade)

A missão do cristão contempla as diferentes facetas do viver e do conviver. Não basta viver, é necessário saber se relacionar com os demais, inclusive com aqueles que desconhecem o amor. O perdão está no centro da mensagem de Jesus. Ao querer determinar quantas vezes perdoar, Pedro deixa transparecer que a Lei antiga ainda não havia sido superada.

 

É evidente que seria mais fácil saber quantas vezes perdoar do que ter que perdoar sempre. O cristianismo não é uma proposta fácil, mas é, acima de tudo, humanizante e portadora de felicidade. Quem perdoa experimenta ganhos incríveis, entre os quais a certeza do perdão de Deus. Só entende e pratica o perdão quem vivencia profundamente o amor.

 

2. Meditação (Caminho)

Pedro está preocupado com a quantidade, quantas vezes deveria perdoar. Porém, Jesus diz que não conta o número, mas o perdão como atitude permanente de quem é filho do Deus Amor, sempre pronto a nos perdoar.

Como você avalia sua capacidade de perdoar? Você costuma por limites ou condições? Se ele ou ela me procurar…, se ele ou ela se retratar…, se…, se… “ Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4,32). “Se alguém não tem compaixão com seu semelhante, como poderá pedir perdão de seus pecados?” (Eclesiástico 28, 4).

3.Oração (Vida)

A oração de perdão é uma prece que deve ser feita por todas as pessoas que desejam ser perdoadas por Deus e pelos outros.

Dessa forma, quando fazemos uma oração de perdão a Deus, o Senhor acolhe o nosso pedido, estende sua mão poderosa sobre nós, nos abençoa e nos mostra o caminho do amor, da paz e da felicidade.

Querido Senhor, agradeço o poder do perdão e escolho perdoar todos aqueles que me feriram.

Ajude-me a perdoar (nome da pessoa que te feriu) e em teu nome acolhê-la como tua filha, teu filho, meus irmãos.

Ajude-me a abençoar aqueles que me machucaram.

Ajude-me a andar em retidão, paz e alegria, demonstrando Sua vida aqui na terra.

Eu escolho ser gentil e compassivo/a, perdoando os outros, assim como o Senhor me perdoa.

Em nome de Jesus, amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Diante da Palavra do Senhor, comprometo-me zelar sobre minhas relações humanas para que haja respeito, compromisso e perdão com os quais me relacionarei neste dia.

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo.

Amém.

Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP