sábado, 6 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Enquanto Jesus rezava, seu rosto mudou de aparência. – (Lc 9,28-36)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 06 DE AGOSTO de 2022 (SÁBADO) 218º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O TALENTO É UM TÍTULO DE RESPONSABILIDADE.

(Charles de Gaulle)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA "FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR"

 DIA NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

 DIA INTERAMERICANO DO ESCOTISTA

 DIA DO CHEFE ESCOTEIRO

 DIA DO CÔNSUL

 DIA DE HIROSHIMA

 DIA DO RAP NACIONAL

 DIA DA REVOLUÇÃO ACREANA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA BOLÍVIA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA JAMAICA

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguaí - Anhumas - Fernandópolis - Floreal - Monte Alegre do Sul - Pedranópolis - Pirapora do Bom Jesus - Pirassununga - Ribeirão dos Índios - Turmalina (São Paulo) Baturité - Caridade (Ceará) Miguel Calmon - Jaguarari  (Bahia) Conceição dos Ouros (Minas Gerais) Pontes e Lacerda (Mato Grosso) São Caetano de Odivelas (Pará) Nova Olímpia (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIO NOBUO ASAOKA (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)MARIA APARECIDA “Cidinha” JORDÃO (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP)ROSANGELA APARECIDA DE ALMEIDA MORETI (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) MARIUSA SANTOS MOUTA (Garça /SP)ÉRIKA CRISTINA GARCIA  DE GOUVÊA DA ROCHA (Garça /SP)SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDA (Garça /SP)FÁBIO PAES DE BARROS  (Garça /SP)MARIA CRISTINA MARANGON PEREIRA (Educadora-Garça /SP)MARA REGINA TOFOLLI FERREIRA DA SILVA (Toninhos Rotisserie Garça /SP)JORCINEI BARBOSA DE ASSIS (Cassilândia /MS)CRIS LOMPA (Três Lagoas /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR Bom Jesus

MARIA FRANCISCA RUBATTO

SANTA MARIA FRANCISCA DE JESUS

SANTO HORMISDAS

SÃO JUSTO

SÃO PASTOR

SÃO SALVADOR DO MUNDO

SÃO SISTO II E COMPANHEIROS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na leitura do Evangelho de hoje aprendemos que, Um dia vamos resplandecer transfigurados na luz de Deus. Agora, somos chamados a brilhar como astros no meio de uma geração corrompida.:- A Transfiguração do Senhor – Lc 9,28b-36

 

O Espírito Santo apareceu na nuvem luminosa, e a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho amado, nele depositei todo o meu amor. Escutai-o (Mt 17,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A festa recorda o episódio da transfiguração de Jesus no monte Tabor, narrado pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João, o Senhor fez resplandecer sua glória futura e “nossa glória de filhos adotivos”. Celebremos dispostos a seguir o Filho amado do Pai celeste e a ele obedecer.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO DE GLORIFICAÇÃO, AJUDA-ME A COMPREENDER A PAIXÃO DE JESUS SOB O PRISMA DA TRANSFIGURAÇÃO, POIS FOI O FILHO PREDILETO DO PAI QUEM SE TORNOU VÍTIMA DA MALDADE HUMANA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, e compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de junho de 2022 sábado da 18ª Semana Tempo Comum TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR   

 

– Liturgia da Palavra 

A transfiguração, além de nos revelar a face do Cristo glorioso, é motivo de esperança para todos os que obedecem à sua voz.

 

 

1ª Leitura (Dn 7,9-10,13-14) – Sua veste era branca como neve.  Leitura da Profecia de Daniel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve, e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 96(97)

 

Deus é rei, é o Altíssimo, / muito acima do universo.

 

 

– 06 de junho de 2022 sábado da 18ª Semana Tempo Comum TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR  

 

 – Evangelho do dia 

 

Enquanto Jesus rezava, seu rosto mudou de aparência.  (Lc 9,28-36)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis meu Filho muito amado, nele está meu benquerer, / escutai-o, todos vós! (Mt 17,5) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 28Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E, quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz!” 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

06/08/22 SÁBADO – C:

FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

 

Lucas 9,28-31.35: “Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém... Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: - Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”

 

Jesus, na sua Encarnação o senhor assumiu a nossa figura humana, fazendo-se igual a nós em tudo, exceto no pecado.

Sentiu o quanto o homem pode fechar-se em sua figuração física, cuidando da sua aparência social, no anseio constante de beleza, saúde, respeito, etc.

No entanto, é um ser frágil, sujeito a doenças, ao envelhecimento, além de toda a sua complexidade psicológica e espiritual.

Por mais que se esforce, sua aparência vai se desfigurando por fora.

Mas, a pior situação é a desfiguração moral e espiritual de que é vítima, tanto pela própria responsabilidade como por condicionamento externo.

Assim, o senhor viu de perto o que significava a desfiguração humana, que levava tanta gente à desumanização.

E o quanto procurou aliviar o sofrimento de tanta gente desfigurada, que encontrava pelo caminho.

Por isso, assumiu  enfrentar a experiência de uma desfiguração física e psicológica em sua paixão e morte, como vítima da crueldade de pessoas, já desfiguradas em seu espírito.

 Foi o ato máximo da sua solidariedade de amor com a humanidade, encarnando a nossa desfiguração para nos ensinar o caminho da transfiguração.

O senhor fez questão de mostrar aos discípulos que havia uma outra dimensão, além da figuração e da desfiguração.

Ao transfigurar-se sobre o Tabor, revelou toda a beleza divina que escondia dentro de si e que iria se manifestar em sua ressurreição.

Essa Transfiguração, que brotava da sua comunhão com o Pai e o Espírito Santo, deveria tornar-se o caminho de libertação para todos nós, seus discípulos.

Assim, a nossa fé na sua Transfiguração torna-se a nossa esperança de superar, unidos ao senhor, a precariedade da nossa figura humana e as provações da nossa desfiguração. 

 

Maria santíssima, Mãe já transfigurada na glória da Trindade santa, ensine-nos a não nos iludirmos com a figuração deste mundo, nem nos deixarmos desfigurar pelo pecado. Que a nossa fé em seu Filho nos faça transfigurar, desde já, cada momento do nosso dia, escutando com atenção a Palavra do seu Filho, para que possamos participar plenamente da sua Transfiguração pascal. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com Pedro, Tiago e João, Jesus subiu a um alto monte a fim de rezar. Enquanto rezava, transfigurou-se diante deles. Apareceram, gloriosos, Moisés e Elias conversando com Jesus a respeito de sua morte e ressurreição. Da nuvem, sinal da presença de Deus, saiu uma voz: “Este é o meu Filho escolhido. Ouçam-no” (v. 35). Repete-se a cena do batismo de Jesus quando, do céu, o próprio Pai indicara Jesus como Filho (cf. Lc 3,22). O episódio deu origem a uma festa litúrgica no Oriente, no século V, e no Ocidente, no século X. O papa Calixto III, em 1457, estendeu-a para toda a Igreja. “Jesus manifestou sua glória e fez resplandecer seu corpo… para que os discípulos não se escandalizassem da cruz. Como Cabeça da Igreja, manifestou o esplendor que também refulgiria em todos os cristãos” (Prefácio da festa).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,28b-36 - O Mestre se transfigura

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante,

rezando com todos que se encontram para

fazer a Leitura Orante.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Este momento é muito especial no nosso dia.

Fazemos silêncio e pedimos a luz ao Espírito.

Rezamos com o Bem-aventurado Alberione:

Mestre,

Tu que iluminas todo homem e és a própria verdade:

eu não quero raciocinar senão como Tu ensinas,

nem julgar senão conforme os teus julgamentos,

verdade substancial, dada a mim pelo Pai:

“Vive na minha

mente, ó Jesus Verdade”.

 

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

Lemos atentamente a narrativa da Transfiguração em Lc 9,28b-36

 

Jesus levou Pedro, João e Tiago e subiu o monte para orar. Enquanto orava, o seu rosto mudou de aparência, e a sua roupa ficou muito branca e brilhante. De repente, dois homens apareceram ali e começaram a falar com ele. Eram Moisés e Elias, que estavam cercados por um brilho celestial. Eles falavam com Jesus a respeito da morte que, de acordo com a vontade de Deus, ele ia sofrer em Jerusalém. Pedro e os seus companheiros estavam dormindo profundamente, mas acordaram e viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. Quando esses dois homens estavam se afastando de Jesus, Pedro disse:

- Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias.

Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele ainda estava falando, quando apareceu uma nuvem e os cobriu. Os discípulos ficaram com medo quando a nuvem desceu sobre eles. E da nuvem veio uma voz, que disse:

- Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!

Quando a voz parou, eles viram que Jesus estava sozinho. Os discípulos ficaram calados e naquela ocasião não disseram nada a ninguém sobre o que tinham visto.

 

Refletindo

A transfiguração é manifestação da glória da Ressurreição. Observamos neste trecho do Evangelho a revelação do Filho nas palavras do Pai: “Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!”. Observo alguns símbolos:

. “Monte” – o monte indica o lugar de encontro com Deus

. “Roupa brilhante”, (“luz”) ¬. Quanto mais luz coloco num ambiente escuro, mais claro ele se tornará. Quanto mais Palavra de Deus tiver em mim, mais a luz de Deus brilhará em minha vida.

 “Tendas” ou “barracas”- lugares de repouso e de oração.

.“Nuvem e sombra” simbolizam a presença de Deus.

Jesus se revela como verdadeiro Filho de Deus, Mestre a quem devo escutar e seguir em seu caminho de cruz e ressurreição.

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para nós?

A fé e o amor me levam a ver de forma diferente as pessoas, imagem de Deus. Preciso me aproximar mais e escutar a Palavra. Esta é condição para aprender do Mestre, para converter-me e viver como filho de Deus, transformar minha vida e ser discípulo/a e missionário/a do Mestre Jesus Cristo.

 

Meditando

Como nos lembram os bispos, em Aparecida: “Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – seu serviço! – que a Igreja tem que oferecer às pessoas e nações” (DAp 14).

 

3.Oração (Vida)

O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Rezo com toda a Igreja na América Latina, contemplando o Senhor Ressuscitado:

 

"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

que nos abençoou com toda sorte de bênçãos na pessoa de Cristo (cf. Ef 1,3).

O Deus da Aliança, rico em misericórdia, nos amou primeiro;

imerecidamente amou a cada um de nós;

por isso o bendizemos, animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador,

alma e vida da Igreja.

Ele, que foi derramado em nossos corações,

geme e intercede por nós e,

com seus dons nos fortalece em nosso caminho de discípulos e missionários.

Bendizemos a Deus com ânimo agradecido,

porque nos chamou para sermos instrumentos de seu reino

de amor e de vida, de justiça e de paz, pelo qual tantos se sacrificaram.

Ele mesmo nos encomendou a obra de suas mãos

para que cuidemos dela e a coloquemos a serviço de todos.

Agradecemos a Deus por nos fazer seus colaboradores

para que sejamos solidários com sua criação pela qual somos responsáveis.

Bendizemos a Deus que nos deu a natureza criada

que é seu primeiro livro para possamos conhecer a Ele

e viver nela como em nossa casa." (DAp 24-25).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

Levamos conosco  a luz de Jesus transfigurado. Quanto mais esta luz levar em nossos olhos, nossas mãos, nossas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivemos.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.