quinta-feira, 28 de março de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista

“O Espírito discerne”

 A Sabedoria que educa
           Em sua reflexão sobre o caminho da santidade na Exortação Gaudete et Exultate, o Papa Francisco nos auxilia a grande verdade do discernimento. Não se trata em resolver os grandes problemas que nos atingem, mas também as pequenas questões de nossa vida. Como estamos sempre envolvidos em tantas solicitações e vivemos tantos contatos, podemos nos perder no secundário e no prejudicial. Diante dessas realidades, o Papa faz a pergunta: Como é possível saber se algo vem do Espírito Santo ou se deriva do espírito do mundo e do espírito maligno? A única forma é o discernimento” (GE 166). É um dom que devemos pedir, pois Deus quer nos oferecer sempre uma vida plena, mesmo nas pequenas coisas do dia a dia. É certo que nossa capacidade espiritual já tem elementos suficientes para o bem viver. Contudo, diante das realidades presentes que se aceleram, precisamos do dom do discernimento. “Se o pedirmos com confiança ao Espírito Santo e, ao mesmo tempo, nos esforçarmos por cultivá-lo com a oração, a reflexão, a leitura e o bom conselho, poderemos crescer nesta capacidade espiritual” (GE 166). A vida que levamos parece tão normal. Mas vivemos um perigo grande de nos tornamos escravos da situação e nos tornarmos marionetes. “Hoje em dia, tornou-se particularmente necessária a capacidade de discernimento, porque a vida atual oferece enormes possibilidades de ação e distração, sendo-nos apresentadas pelo mundo como se fossem todas válidas e boas. Todos, mas especialmente os jovens, estão sujeitos a um zapping constante” (GE 167).
 Guardar o que é bom
            Devemos tirar da mente que exista um contínuo duelo entre Deus e o “diabinho”. O que nos move ao mal está em nós mesmos como restos do pecado original. São tendências contra as quais temos que lutar. O discernimento nos ajuda não só a vencer o mal, mas também a desbloquear a tendência que temos de nos acomodar e não assumirmos novidades que nos farão crescer no serviço ao mundo. O discernimento nos ajuda a sair da rigidez mental ou espiritual. Assim nos diz  o Papa Francisco: “Noutras ocasiões as forças do mal nos induzem a não mudar, a deixar as coisas como estão, a optar pelo imobilismo e a rigidez e, assim, impedimos que atue o sopro do Espírito Santo” (GE 168). Dizemos que não temos lideranças novas no mundo. O motivo é a falta de discernimento do chamado do Espírito.  “Somos livres, com a liberdade de Jesus, mas Ele nos chama a examinar o que há dentro de nós – desejos, angústias, temores, expectativas – e o que acontece fora de nós – os “sinais dos tempos”, para reconhecer os caminhos da liberdade plena: “examinai tudo, guardai o que é bom” (1Ts 5,21) (GE 168). O Espírito nos desamarra de nossos egoísmos.
                                                                                          O discernimento... é um instrumento de luta, para seguir melhor o Senhor. É sempre útil, para sermos capazes de reconhecer os tempos de Deus e a sua graça, para não desperdiçarmos as inspirações do Senhor e não ignorarmos o seu convite a crescer”. Temos a ideia de que bons são os grandes e os heróis. O que decide em nossa vida são as pequenas coisas. São os tijolos que, feitos de pequenos grãos, fazem as grandes construções. “Por isso, escreve o Papa: peço a todos os cristãos que não deixem de fazer cada dia, um diálogo com o Senhor que nos ama, um sincero exame de consciência. Ao mesmo tempo, o discernimento leva-nos a reconhecer os meios concretos que o Senhor predispõe, no seu misterioso plano de amor, para não ficarmos apenas pelas boas intenções” (GE 169).

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem não está comigo, está contra mim. - (Lc 11,14-23)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE  QUARESMA  
 GARÇA/SP, 28 DE MARÇO DE 2019 (quinta-feira) 087º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ PODER MAIOR NO MUNDO QUE O DO TEMPO: TUDO SUJEITA; TUDO MUDA; TUDO ACABA.
(Padre Antônio Vieira)

 Datas Comemorativas 
■ Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua
DATA COMEMORATIVA DA CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL
DIA DO DIAGRAMADOR
DIA DO REVISOR
semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dobrada - Embu-GuaçuGuzolândia – Itirapuã – Juquitiba – Narandiba - Presidente Epitácio – Queiroz - Uchoa (São Paulo) Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro) Gararu -  Indiaroba - Itaporanga D'Ajuda - Muribeca (Sergipe) Luís Eduardo Magalhães (Bahia) Rondinha (Rio Grande do Sul)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GUSTAVO JOSÉ GIL DE ALMEIDA (1VDG-LC6-Lions Clube de ICEM / SP) JORGE AILTON PICCININI (Lions Clube de Junqueirópolis/SP)LUIZ FERNANDO DE LIMA LARA (Lions Clube de BAURU SUL /SP) EVANIR TORMES (Lions Clube de Tangará da Serra /MT)NATALIA ARAUJO ANSELMO (Garça /SP)  FABIO SITTA (ECT Garça /SP)MOACYR FRANCISCHETTI CORREA (Garça /SP)PAULO ROBERTO MARINO (São Paulo /SP)KÁTIA LOPES (Campo Grande /MS)

 Santo do Dia 
■ são XISTO III
são GUNTRANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor: quando em qualquer aflição clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.
■ O Senhor é nosso Deus, e nós somos seu povo. Ele enviou seu Filho ao mundo para libertar-nos do mal, que divide e endurece o coração. Agradecidos por tão grande dom, celebremos aquele que nos salva. 
– Oração 
“SENHOR JESUS, AJUDA-ME A COMPREENDER QUE, EM SEUS MILAGRES, O REINO DE DEUS IRROMPEU NA HISTÓRIA HUMANA E O PODER OPRESSOR DO DEMÔNIO FICOU DESARTICULADO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 À medida que se aproxima a festa da salvação, nós vos pedimos, ó Deus, que nos preparemos com maior empenho para celebrar o mistério da Páscoa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 3ª Semana da Quaresma  – 27 de março de 2019
Por meio dos profetas e, sobretudo, de seu Filho, o Senhor nos indica o caminho da felicidade. Abramos o coração para acolher sua mensagem de vida e libertação. 

1ª Leitura (Jr 7,23-28) – Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes.
24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais.
27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 94(95)
Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: / Não fecheis os vossos corações.

Evangelho do dia
– 3ª Semana da Quaresma  – 27 de março de 2019
Quem não está comigo, está contra mim.  - (Lc 11,14-23)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, sois bendito, / sois o ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus; ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O amor renova e purifica o nosso coração”
“Quando amamos Deus, amamos o próximo com o amor que ele precisa ser amado, sem mágoas nem ressentimentos”
O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!
(Marcos 12,29-31).
O amor deve mover toda a nossa existência. Precisamos ser renovados e purificados no amor, porque, muitas vezes, o amor que está em nós foi corrompido e contaminado por este mundo.
O primeiro mandamento começa com esta intervenção de Deus: “Ouve, ó Israel”. Só vamos amar a Deus sobre todas as coisas quando formos capazes de escutá-Lo.
Neste tempo quaresmal, todos nós somos chamados a viver um verdadeiro retiro. Muitas vezes, vamos para retiros e encontros, mas não retiramos nada. “Retiro” é retirar-se para retirar aquilo que não é de Deus, sobretudo, os barulhos que estão gritando dentro de nós e nos impedindo de escutar Deus. É o barulho dos desejos, das inclinações, das coisas negativas que acumulamos dentro de nós. São mágoas, ressentimentos e rancores.
Precisamos nos purificar de tudo isso para que o nosso coração escute o Senhor, seja direcionado, guiado, e que, com toda a nossa força e entendimento, com todo o nosso ser, possamos amar o nosso Deus de todo o coração.
Quando amamos Deus acima de tudo e de todos, amamos a nós mesmos, cuidamos de nós como precisamos cuidar, sem nenhum egoísmo, soberba  nem orgulho nos direcionando, mas sim com a graça divina nos ensinando como devemos cuidar de nós.
Quando amamos Deus, amamos o próximo com o amor que ele precisa ser amado, sem mágoas, ressentimentos nem rancores. Amamos o outro com o respeito que ele merece. Não ofendemos nem causamos confusões, porque o outro é presença de Deus para nós.
A graça de Deus quer nos ensinar a amar, porque, quando nos perdemos do amor, caímos nas confusões da alma, do sentimento e da vontade. Deus quer direcionar as inclinações do nosso coração! Escutemos Ele acima de tudo e permitamos que Seu amor nos cure e direcione toda a nossa vida.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O obrar de Cristo no Espirito Santo nos libera do demônio
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, consideramos que Cristo, atuando com o Espirito Santo, se torna presente entre nós e nos defende do mal. É absurdo que o demónio expulse o demónio! Tenhamos bom senso: é Cristo quem—com o “dedo” de Deus— expulso os demónios!

O anúncio do Reino é “acontecimento”: Palavra de Deus em Pessoa. Este anúncio é também uma luta contra as forças do mal. O mundo antigo viveu a aparição da fé cristã como libertação do temor aos demónios que, apesar do ceticismo e do racionalismo iluminado, o invadia todo. Para nós não há mais que um Deus e um só Senhor, Jesus Cristo (cf. 1Cor 8,4): nesta afirmação há uma força libertadora, o grande exorcismo que purifica o mundo. Por muitos “deuses” que flutuem no mundo, só um é Deus e Senhor!

—Com Jesus Cristo, Deus entrou na história de um mundo totalmente novo: vivemos, de maneira singular, o tempo da conversão e do arrependimento, e também o tempo do júbilo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Por não reconhecerem a ação de Deus na pessoa de Jesus, seus adversários caem na mais ridícula contradição.
Atribuem ao poder do maligno as boas obras que Jesus realiza diante deles.
Na verdade, estão completamente dominados pelo espírito do mal; escolhem o mundo da injustiça que Jesus veio combater.
Fique bem claro: Jesus expulsa o mal pelo poder do sumo Bem, o próprio Deus.
 E o grande sinal é que o Reino de Deus já chegou. O “homem forte”, como diz Jesus, é ele mesmo, que chega e derrota o inimigo.
É sensato quem fica do lado de Jesus.
Com ele podemos levar vida fecunda.
Sem ele perde-se o tempo, perde-se a vida!
Quando há má vontade, pode-se cair no engano de ver maldade até numa ação boa, praticada de coração sincero.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Ir. Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,14-23 - Não basta admirar. É preciso fé!
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante rezando, com todos os internautas:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Espírito Santo,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal da tua caridade.
Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Lc 11,14-23 , e observo pessoas, o que pensam e o que esperam de Jesus.
Jesus estava expulsando de certo homem um demônio que não o deixava falar. Quando o demônio saiu, o homem começou a falar. A multidão ficou admirada, mas alguns disseram:
- É Belzebu, o chefe dos demônios, que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediam que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
- O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês.
- Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele.
- Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.

Refletindo
Um exorcismo e a expulsão de um demônio que era mudo causou admiração na multidão. A admiração era frequente diante dos milagres, mas não significava ainda, atitude de fé. Alguns até atribuem o exorcismo a um pacto com Belzebu! São os que têm reservas fundamentadas em dois aspectos: a dificuldade em compreender a origem e o poder de Jesus e a necessidade do sinal. Conhecendo seus pensamentos, Jesus fala da destruição da família e do país dividido. Diz ainda que quem não é a seu favor é contra ele e quem não o ajuda a reunir, ajuntar, está espalhando. Da pregação de Jesus, entendemos também que uniremos quando nos amamos e dividiremos quando nos apegamos a nós mesmos e não nos preocupamos com o próximo
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje?
Sinto que promovo a comunhão na minha família, no meu trabalho, na Igreja?

Meditando com a Igreja
Os bispos, em Aparecida, na V Conferência, falaram da comunhão entre os cristãos: “A vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão. Diante da tentação, muito presente na cultura atual de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela “nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão”. Isto significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão com os sucessores dos Apóstolos e com o Papa.” (DAp 156).
Tenho a tentação de contradizer, dividir, criticar, colocar obstáculos? Qual é a minha comunidade concreta? Como vivo nesta comunidade?
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a  
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”

Amém.

CF 2019
Tema: Fraternidade e Políticas Públicas
Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de comunhão, de promoção da união de todos por onde passo.
BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.