segunda-feira, 13 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus. – (Lc 4,24-30)


  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 13 de março de 2023 (segunda-feira) 072º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Se você diz a verdade não tem que lembrar de nada.

(Mark Twain)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ROTARAC  

DIA NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DIA DO CONSERVACIONISMO

DIA DA LUTA CONTRA A ENDOMETRIOSE no Brasil

DIA DO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

DIA da Caridade Irmã Dulce

DIA DAS MISSÕES MUNDIAIS

DIA DO PROTETOR DE OUVIDO

DIA DA JOIA

DIA DE ABRIR SEU GUARDA-CHUVA DENTRO DE CASA

DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS)

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO DE SÃO PAULO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sarapuí (São Paulo) Barão de Melgaço (Mato Grosso) Chorozinho - Guaiúba (Ceará)Elesbão Veloso (Piauí) Santo Amaro (Bahia

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO CARLOS GOMES DE ANDRADE (Lions Clube de Vera Cruz /SP) WILSON CITRO (PDG –Lions Clube de Andradina Sul /SP)CHRISTIANE ROCHA LUQUES (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) ALVARO MOREIRA DA COSTA (LC1-PDG – Lions Clube de Nova Friburgo/RJ)LIVIA SANTOS (Leo Clube de Osvaldo Cruz /SP) MATHEUS MITICITA (Marília /SP) ANTONIO CARLOS MOREIRA DE CASTRO (Garça /SP)LUÍS FERNANDO QUINTAS SOARES (Garça /SP) JOSÉ PELEGRINA JUNIOR (Ford Zevel Jau /SP) Mariângela Garcia Delicato Kusumoto (Garça /SP)MAURO MARQUES DA COSTA (Equipe de Nossa Senhora Setor de Marília /SP) DIEGO SOARES  (Garça /SP) CLARA ALVARENGA (Garça /SP)RONALDO VIEIRA SANTOS (Agudos /SP)PAULO HENRIQUE KOURY (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DE: PE. JOSÉ VALDIR GRISANTE  ó1988ó35 ANOS (Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Inúbia Paulista /SP) ■-

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BIRIGUIó1966ó57 ANOSó (Distrito LC 8)   

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTa Eufrásia

SÃO Leandro de Sevilha

SÃO Nicéforo de Constantinopla

SÃO Rodrigo

SÃO Salomão

SÃO Sabino

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

A condição para acontecer milagres é a fé. E ter fé é reconhecer que Jesus é o Filho de Deus. - Nenhum profeta é aceito em sua terra – Lc 4,24-30

 

 

Minha alma anseia, até desfalecer, pelos átrios do Senhor; meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo! (Sl 83,3)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A liturgia nos faz refletir sobre nosso batismo e suas implicações: as águas da salvação que nos purificam da “lepra” do pecado, a fé em Deus e em seu Filho, o auxílio da comunidade no caminho da conversão. Renovemos no coração nossos compromissos batismais.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU SAIBA ACOLHER JESUS E RECONHECÊ-LO COMO DE FILHO DE DEUS, DE MODO A TORNAR-ME BENEFICIÁRIO DE SEU MINISTÉRIO MESSIÂNICO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, na vossa incansável misericórdia, purificai e protegei a vossa Igreja, governando-a constantemente, pois sem vosso auxílio ela não pode salvar-nos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de março de 2023 segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma

Naamã supera as resistências internas, dá o passo da fé e experimenta a salvação de Deus. Ao deparar-se com pessoas sem fé, hostis a seus ensinamentos, Jesus se retira em busca de corações mais acolhedores.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (2Rs 5,1-15a) – Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida ele o livraria da lepra de que padece!” 4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei de Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”. 7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo da lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saiba que há um profeta em Israel”. 9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”. 11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. 13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo'”. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 41(42)

 

Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor!

 

 

 

– 13 de março de 2023 segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.  (Lc 4,24-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

No Senhor ponho a minha esperança, / espero em sua palavra. / Pois no Senhor se encontra toda graça / e copiosa redenção (Sl 129,5.7).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

13/03    3ª Segunda-feira Quaresma – A

 

Lucas 4,24.28-30: “Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: - Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria... E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”.

 

Jesus, que experiência dolorosa de rejeição o senhor sofreu por parte daquelas pessoas que frequentavam a sinagoga de Nazaré.

Certamente, tinha sido prestigiado quando prestava serviços de carpintaria.

Mas, a partir do momento em que começou a pregar e a ser reconhecido como o Messias prometido, aquele povo se deixou levar por seus preconceitos.

Jamais poderia admitir um Messias que viesse de uma família simples e trabalhadora.

Imaginava alguém importante, originário da capital de Jerusalém.

Quando o senhor denunciou sua falta de fé, alguns da sinagoga tentaram até mesmo matá-lo.

Eles o conheciam bem, muitos eram seus parentes, e para eles o senhor não passava de um humilde carpinteiro.

Não lhe reconheciam o direito de ensinar-lhes algo novo, não acreditavam em seus milagres, e muito menos que se apresentasse como o Cristo, nosso Salvador.

Senhor, ontem como hoje, as pessoas dão muita importância às origens familiares, às vestes especiais, à classe social e aos títulos acadêmicos.

Não valorizam as pessoas pelo que elas são e realizam, mas sempre pela sua imagem física e social.

Mais ainda, quando os meios de comunicação exibem suas imagens trucadas e coloridas como pregadores cheios de autoridade, que nos encantam e seduzem.

Eis a razão pela qual personagens vazios conseguem impor valores e criar seguidores, enquanto muitas pessoas que são realmente significativas não têm chance ou são desprestigiadas.

Jesus, eu creio no senhor como o Cristo, o Filho de Deus. Acolho a sua mensagem como palavras de vida eterna.

Que eu saiba identificar a sua presença nas coisas simples e nas pessoas humildes, por aquilo que dizem e fazem, e não somente pela aparência e posição social, ou pelo sucesso nas redes sociais.

 

Virgem Maria, interceda pela nossa Igreja, para que jamais repita aquela cena de Nazaré, e saiba acolher e valorizar cada pessoa que traz a palavra de Deus em seu coração. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao citar dois episódios que tiveram como protagonistas os profetas Elias e Eliseu, Jesus desperta a curiosidade dos ouvintes. É que esses profetas eram tidos em alta consideração pelo povo de Israel. Entretanto, Jesus não lhes apresenta um conto de fadas. Quer mostrar que os pagãos foram mais acolhedores e abertos à palavra do Senhor. Com efeito, uma viúva estrangeira recebeu a benfazeja visita do profeta Elias, e o sírio Naamã foi curado da lepra pelo profeta Eliseu. Incapazes de abrir-se à grandiosidade do amor divino universal, os conterrâneos de Jesus ficam furiosos, pois entenderam bem o recado: eram duros de coração e avessos à pregação de Jesus. Queriam exterminá-lo. Só não o fizeram, porque a hora de Jesus ainda não havia chegado.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Lc 4,24-30 - Passo a passo com Jesus na sinagoga de Nazaré

 

Oração Inicial

 

A oração faz do tempo um templo. Sinta este tempo como tempo favorável. Deus vem ao nosso encontro para salvar e não para condenar. Jesus não é um Deus distante, mas sim o rosto misericordioso do Pai voltado para nós. A fé é descobrir sua presença em nós e ao nosso redor.

 

Oremos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o texto bíblico atentamente. O que diz o Evangelho? Qual é o ensinamento de Jesus para nós? Quais orientações podemos destacar no texto?

 

“Jesus encantava multidões, realizava inúmeros milagres em todos os lugares por onde andava. Porém, em sua terra, em meio aos seus, não conseguiu fazer nenhum milagre. A condição para acontecer milagres é a fé. E ter fé é reconhecer que Jesus é o Filho de Deus. Mesmo sendo divino, Jesus experimentou a dor e a humilhação da rejeição daqueles que tinham todas as condições de crer que ele era o Messias esperado desde sempre. Os tempos mudaram, mas muitos ainda querem somente milagres, sem nenhum compromisso de seguimento de Jesus Cristo. Os milagres acontecem para quem abraça a dimensão cristã de forma global. Jesus tem clareza da missão, por isso passa pelo meio dos opositores e segue em frente.”

 

2. Meditação (Caminho)

Deus nos fala através dos acontecimentos, das pessoas, de tantas mediações, por isso precisamos de fé, de humildade e de silêncio para reconhecer sua voz em meio ao burburinho de nosso cotidiano.

Trazendo a reflexão da Palavra para a nossa vida:

O que o texto diz a mim?

Quais aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer?

Qual traço de Jesus a Palavra me revela?

 

3.Oração (Vida)

Mantendo em mente os apelos que a Palavra de Deus revelou ao seu coração, apresente ao Senhor a sua oração.

Faça a sua oração em silêncio, repasse a Palavra lida em sua mente e conte ao Senhor o que há em seu coração. Apresente-lhe suas necessidades e as necessidades do povo de Deus e reze pela paz no mundo.

 

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Ajuda-me, Senhor, abra meus olhos para que eu compreenda as mediações que Deus usa para me trazer perto dele. Dá-me força para praticar o que a Palavra me inspira como caminho de salvação. Verbalize seu propósito.

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.