sábado, 27 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria. – (Mt 25,14-30)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 27 DE AGOSTO de 2022 (sábado) 239º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUE A FORÇA DO MEDO QUE TENHO, NÃO ME IMPEÇA DE VER O QUE ANSEIO!...

(Oswaldo Montenegro)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO PSICÓLOGO

DIA NACIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS

DIA DA LIMPEZA URBANA

DIA DO PEÃO DE BOIADEIRO (SP)

DIA DA LUTA DA BRAÇO

DIA DO RIO PARANAPANEMA

DIA INTERNACIONAL DO COSPLAY

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (21 a 27 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (22 a 28 de agosto)–  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Americana - ItobiMatão (São Paulo) Mauritie - Santa Quitéria (Ceará) Apiacá (Espírito Santo) Candói (Paraná) Palestina (Alagoas) Imaruí (Santa Catarina) Ielmo Marinho (Rio Grande do Norte) Santa Cruz de Goiás (Goiás) Seabra (Bahia) Xexéu (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALICE ALVES ARANHA (São Paulo /SP) MARCOS SEMENSSATO (Garça /SP)MARCIO SEMENSSATO (Equipe 10 N. Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça / SP) SANDRO LUIZ TAMEGA (Marilia /SP) ALEXANDRE (Xandi)  DONIZETE  DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) NIVALDO JESUS SEGATTO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) SILVANA RODRIGUES DAMACENO CAMARGO ANCHIETA (Lions Clube de Birigui /SP) MARCOS CUNHA VASCONCELOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)WALDEMAR TEIXEIRA DORIA (Lions Clube de Mirandópolis /SP) VANESSA XAVIER SOUZA (Lions Clube de Itaperuna /RJ) SONIA FERNANDES DE SOUZA (Garça /SP) LUIZ ANTONIO ZANCOPÉ (Orlando/EUA) FABIO LEITE (Garça /SP)JOÃO CARLOS RODRIGUES (Garça /SP) JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA VENDRAMIN (São Paulo /SP) JOSE (QUINCAS) JOAQUIM ARTIOLI (Garça /SP) JOATAN LOUREIRO (Campo Grande /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA MÔNICA

Mônica (Argélia, 331-387), mãe de Santo Agostinho, pela oração assídua e confiante e por suas lágrimas, alcançou a transformação espiritual do filho. Este, em suas Confissões, descreveu-a como mãe cristã contemplativa e atenta às necessidades dos humildes e dos pobres.

SÃO CESÁRIO DE ARLES

SÃO CELESTINHO I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A A liturgia: A parábola dos talentos nos faz refletir sobre os dons que Deus nos concede e sobre a forma como os colocamos em prática: Eu te confiarei muito mais – Mt 25,14-30

 

A mulher que teme a Deus será louvada; seus filhos a proclamam feliz e seu marido a elogia (Pr 31,30.28).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Mônica, mãe de Santo Agostinho, nasceu em Tagaste, na atual Argélia, no ano 331 e faleceu na Itália em 387. Mulher determinada, por meio de sentidas lágrimas e preces, alcançou a conversão do filho, o qual, no livro Confissões, habilmente descreveu a personalidade e as nobres atitudes de sua mãe. Deixemo-nos impulsionar pelo admirável exemplo dessa zelosa mãe e esposa cristã.

 

– Oração 

 

“PAI, TRANSFORMA-ME EM DISCÍPULO RESPONSÁVEL QUE SABE APROVEITAR CADA CIRCUNSTÂNCIA PARA FAZER FRUTIFICAR OS DONS QUE ME CONCEDES, COLOCANDO-OS A SERVIÇO DO MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes misericordioso as lágrimas de santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27 de junho de 2022 sábado da 21ª Semana Tempo Comum Santa Mônica, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Ninguém se glorie diante de Deus. Ele nos concede inúmeros dons para que os apliquemos para o bem de todos. Sua Palavra nos convida a avaliar como estamos fazendo frutificar os talentos recebidos.

 

 

1ª Leitura (1Cor 1,26-31) – Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido. Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

26Irmãos, considerai vós mesmos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco para assim confundir o que é forte; 28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 33(32)

 

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

 

 

– 27 de junho de 2022 sábado da 21ª Semana Tempo Comum Santa Mônica, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.  (Mt 25,14-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34).  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14“Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida, viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas, daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!'”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

27/08/22 21º SÁBADO TC – C:

Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho (Argélia, séc. 4)

 

Mateus 25.14-30: Disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco...”

 

Jesus, o senhor veio morar no meio de nós, e nos trouxe os talentos do amor do Pai, oferecendo um novo projeto de vida, denominado Reino dos Céus.

Com a sua vida e a sua Palavra, mostrou para nós os valores essenciais, que nos humanizam e nos santificam.

Deu-nos os Evangelhos, que nos revelam o verdadeiro caminho da Vida.

Enfim, distribuiu esses talentos a todos os seus discípulos e pediu que eles também repartissem esses talentos com todas as gerações.

Na verdade, senhor, já havíamos recebido o talento da vida, com nossas habilidades físicas, intelectuais, artísticas, etc.

Finalmente, morto e ressuscitado por nós, deixou-nos a sua Igreja, como lugar de encontro sacramental com o senhor e de encontro fraterno entre nós.

Nenhum ser humano é carente desses talentos, porque bastaria um só talento para se tornar capaz de responder à sua vocação e cumprir bem sua missão.

Por isso, o senhor nos afirma que ninguém pode levar uma existência inútil, com a desculpa de que não possui talento algum.

Principalmente, os dons espirituais da fé, da esperança e da caridade nos foram dados já em nosso batismo.

Mas, se não forem multiplicados, através das nossas ações de cada dia, serão perdidos e outros os farão render.

Certamente, o maior desses talentos é o dom de amar, a partir da certeza interior de que somos imensamente amados pelo senhor.

Por isso, mesmo aquele que recebeu só um talento, é capaz de amar e de fazer o bem ao outro.

Quem enterra esse talento, enterra a própria vida e perde a razão de ter nascido e de existir.

 

Maria santíssima, a senhora soube multiplicar muitas vezes os talentos que Deus lhe havia concedido. Por isso, é a mais santa de todas as criaturas e lhe suplicamos que interceda por nós, para que não enterremos os nossos talentos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A parábola, contada por Jesus no Evangelho de hoje, nos lembra que cada um de nós tem capacidades peculiares. Deus nos concedeu responsabilidades próprias para agirmos no mundo. A fé não deve ser escondida, porque é ela que ilumina nossa ação. A multiplicação dos dons acontece quando, mesmo diante de nossas fragilidades e insuficiências, não cedemos ao fracasso. Nós pertencemos a Cristo e, a exemplo dele, devemos anunciar a Boa-nova, fazendo-a circular em toda parte. Deus nos confiou uma missão. Nossa atitude é trabalhar pela causa do Reino de Deus. Multipliquemos nossos dons com atitudes de bondade, compaixão e misericórdia. Assim, receberemos de Deus a alegre acolhida: “Muito bem, servo bom e fiel”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 25,14-30 - Vigilância dinâmica

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Memória litúrgica de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, mulher de fé e perseverança na oração. Rezou anos a fio pela conversão de seu filho. Confiou inteiramente no Senhor e alcançou tão grande bênção.

 

Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho de hoje, identifique sua mensagem central e destaque os versículos que mais lhe chamaram atenção. Leia-o mais de uma vez, pois quanto mais o lemos, mais claramente o entendemos.

 

“Todos podemos participar da missão. A missão foi entregue pelo Senhor a sua Igreja. É o Espírito Santo quem conduz a comunidade no cumprimento do mandato do Senhor. São Paulo explicou que a Igreja é um corpo. Os membros são diferentes, com várias funções. Mas todos são importantes, agindo na mesma sintonia. Cada um, no lugar onde Deus o colocou, participa da missão comum. Segundo a capacidade recebida, cada um contribui para a obra da evangelização. Na missão, um grupo não pode abarcar tudo, concentrar funções e serviços, nem ninguém pode ficar de braços cruzados, assistindo a tudo, apenas recebendo. Cada um, segundo o carisma, o dom, as qualidades que recebeu, edifica um mundo melhor”.

 

2. Meditação (Caminho)

A parábola dos talentos nos faz refletir sobre os dons que Deus nos concede e sobre a forma como os colocamos em prática.

A parábola alude a dois tipos de discípulos do Reino. Os primeiros são espertos em aplicar os dons recebidos de Deus, fazendo-os frutificar em gestos de bondade e de misericórdia. Os outros, insensíveis aos sofrimentos alheios, fecham-se em seu mundo, sem motivação para fazer o bem. Onde eu me encontro? Sou criativo(a) na fé e na caridade ou estou acomodado(a)?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor sua oração, pois, neste momento, você está diante de Jesus, o Filho de Deus que o(a) ouve com todo amor e carinho. Fale com o Senhor, apresente suas intenções e pedidos.

Rezemos sobretudo pelas mães que sofrem por ver seus filhos optando por caminhos errados, para que nunca percam a esperança e confiem no Senhor.

Conclua com a oração da coleta na missa de hoje: “Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dá-nos pela interseção de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filhos, na unidade do Espírito Santo.” Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Meditando sobre a vida de Santa Mônica, uma proposta de vida é agradecer as visitas do Senhor, sobretudo, nos sofrimentos e entregar confiantemente a Ele nossas preocupações

 

Bênção

 

Se você tem filhos faça essa bênção para eles ou para outros familiares.

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.