quinta-feira, 24 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Quem não está comigo, está contra mim. – (Lc 11,14-23)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 24 DE MARÇO de 2022 (quinta-feira) 083º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUEM CONSERVA A CAPACIDADE DE VER A BELEZA NUNCA ENVELHECE.”

(Franz Kafka)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE

DIA INTERNACIONAL DO EMPREENDEDOR

DIA INTERNACIONAL PARA O DIREITO À VERDADE EM RELAÇÃO ÀS GRAVES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS E À DIGNIDADE DAS VÍTIMAS

DIA de União dos Povos Latino-Americanos

DIA do Gerontólogo

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araras - Cabreúva - Ibiúna - Monte Mor - Viradouro (São Paulo) Arroio Grande - Candiota (Rio Grande do Sul) São José de Princesa (Paraíba) Virginópolis (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:JOSÉ CASALECCHI  (primo BAURU /SP) JOSÉ ANTONIO RAMALHO PANE  (Lions Clube de Tupi paulista /SP) CAMILA APARECIDA (Garça /SP)CARLOS HENRIQUE LIMA SEVERINO (Bauru/SP)ARY DA SILVA BRAGA (Mogi Mirim /SP)ADRIANO SPIGOLON (Garça /SP)JOÃO BRIZOLA JULIÃO (Garça /SP)JANIA MARCELINA (Valparaíso /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE FLORIDA PAULISTA AMIZADEó2001ó21 ANOSó (Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA CATARINA DA SUÉCIA

SANTO OSCAR ROMERO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus quer nossa adesão total, quer que o reconheçamos como nosso único Salvador e nossa única esperança.: Pediam-lhe um sinal do céu – Lc 11,14-23

 

 

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor: quando, em qualquer aflição, clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Por meio de seus profetas, Deus nunca deixa de orientar seu povo; este é que muitas vezes se torna surdo à voz do Senhor e se afasta de seus ensinamentos. Evitando ter o coração dividido, acolhamos a vontade divina.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, AJUDA-ME A COMPREENDER QUE, EM SEUS MILAGRES, O REINO DE DEUS IRROMPEU NA HISTÓRIA HUMANA E O PODER OPRESSOR DO DEMÔNIO FICOU DESARTICULADO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 À medida que se aproxima a festa da salvação, nós vos pedimos, ó Deus, que nos preparemos com maior empenho para celebrar o mistério da Páscoa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 24 de março de 2022 - 5ª-feira da 3ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  O antigo e o Novo Testamento formam uma unidade indestrutível, pois apresentam, em sua totalidade, o plano divino da salvação.

 

1ª Leitura (Jr 7,23-28) – Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

 Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo, dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção, ao contrário: obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: ‘Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca'”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 95(94)

 

Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor:

Não fecheis os vossos corações.

 

 

– 24 de março de 2022 - 5ª-feira da 3ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Quem não está comigo, está contra mim.  (Lc 11,14-23)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Voltai ao Senhor, vosso Deus; / ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

3ª QUINTA-FEIRA QUARESMA – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: - É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios. Jesus disse-lhes: - Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.,, Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

(Lucas 11,14-15.20.23).

 

Jesus, para aqueles que não acreditavam no Reino que o senhor anunciava, tudo que fazia era errado, e por maior admiração que causasse no povo, sempre havia quem atribuísse seu poder ao demônio.

Era a atitude que hoje chamamos de fanatismo ou de polarização ideológica.

Para as multidões, que viam em todas as doenças o dedo do diabo, quando viram o mudo falar, tinham certeza de que se tratava do poder de Deus, muito maior do que o poder do mal. O senhor percebeu em seus críticos, que se tratava de uma rejeição total à sua pessoa, surdos e cegos às suas palavras e aos seus atos.

O senhor mostrou que suas palavras e seus gestos libertavam e uniam, enquanto aqueles que estavam sob o poder do demônio, somente sabiam dispersar.

Seu poder era maior, provinha da própria comunhão da Trindade santa.

Quem estivesse com o senhor, recolheria com o senhor.

Mas, para acolher e acreditar na sua palavra, era preciso primeiramente ter um encontro pessoal com o senhor e segui-lo de perto.

 

Senhor, a nossa fé cristã não se alimenta de verdades ou de leis, mas de uma união de amor entre o senhor e cada um de nós.

Ainda nos sentimos mudos para anunciar sua palavra, porque ficamos surdos para distinguir sua palavra no vozerio das palavras do mundo.

Necessitamos que nos cure também a nós da nossa surdez e da nossa mudez espiritual.

Que esta Quaresma seja um tempo para nos aproximar ainda mais do senhor, o maior de todos os educadores que já existiram.

Purifique nossos ouvidos e nossos olhos, porque nós cremos que o senhor é o Filho bendito do Pai e nosso salvador.

Que seu Espírito nos faça ‘falar com sabedoria e ensinar com amor’. 

 

Virgem Maria, esposa do Espírito Santo, abra nossos corações e nossas bocas para proclamarmos com alegria o poder e o amor de seu Filho, nosso Caminho, Verdade e Vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As curas promovidas por Jesus, para além do bem-estar recaído sobre os curados, também reintegravam tais pessoas ao convívio social, pois lhes restituíam a dignidade e a plenitude da vida. Jesus é acusado de realizar suas ações por meio do príncipe dos demônios, e não por meio de Deus; contudo, ele devolve a pergunta e afirma que um reino dividido é facilmente destruído. Precisamos discernir e escolher com quem estamos e ao lado de quem nos posicionamos. Não é possível estarmos com os pés em duas canoas, obviamente não haverá estabilidade e em pouco tempo estaríamos dentro d’água. Recolher, por mais difícil que seja, implica renunciar, pois optamos seguir por determinada via assumindo as consequências dessa opção. Quem não se decide vive na superficialidade e de forma inconsistente.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,14-23 - Não basta admirar. É preciso estar com Jesus!

 

Oração Inicial


Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de verdade e vida, no caminho do amor verdadeiro.

 

Ele quer nossa adesão total, quer que o reconheçamos como nosso único Salvador e nossa única esperança. Ele nos fala ao coração: podemos tranquilamente confiar nele.

 

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor: quando em qualquer aflição clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

1. Leitura (Verdade)

Releia o Evangelho de hoje com sede interior e deixe que a alegria da Palavra o(a) faça caminhar na estrada de Jesus.

 

“Hoje, como em outros tempos, vivemos num mundo muito dividido. São manifestações do mal que minam o sonho de fraternidade e justiça. Esse clima de divisão penetra na comunidade e nas famílias. A coisa não foi diferente com Jesus. Ele encontrou muita oposição dos grupos de poder. Em certo momento, começaram a espalhar que ele agia em nome do demônio. As falsas acusações geram desconfiança na comunidade cristã, põem sob suspeita nossos pastores e suas orientações. Não sejamos causa de divisão em nossas comunidades, dando crédito e espalhando suspeitas, maledicências, fazendo o jogo dos que manipulam, mentem, espalham boatos em benefício de seus interesses contrários ao Evangelho.”

 

2. Meditação (Caminho)

Diante das falsas acusações Jesus é radical: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa.”

O que este Evangelho tem a ver com a realidade que você vive hoje?

Permaneça em silêncio por alguns instantes e deixe a Palavra encontrar espaço em sua vida. Reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.

 

 

3.Oração (Vida)

“Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas. Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas. Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é rocha senão o nosso Deus? Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.” (Salmos 18, 28-32)

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

“Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

O que a vida está lhe pedindo agora?

Você está na estrada de Jesus, interagindo com Ele?

Como você se propõe a viver esta Palavra hoje?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.