quarta-feira, 29 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá do que é meu e vo-lo anunciará. - (Jo 16,12-15)



Os três anjos que visitaram
Abraão são símbolo da Trindade

Ícone ortodoxo de Anfrei Rublev
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 29 DE MAIO DE 2019 (quarta-feira) 148º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
AQUILO QUE ESCUTO EU ESQUEÇO, AQUILO QUE VEJO EU LEMBRO, AQUILO QUE FAÇO EU APRENDO.
 (Confúcio)

 Datas Comemorativas 
DIA DO GEÓLOGO
 DIA INTERNACIONAL DOS SOLDADOS DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS
 DIA MUNDIAL DA SAÚDE DIGESTIVA
 DIA DO ESTATÍSTICO
 DIA DO SOCIÓLOGO
 DIA DO IBEGEANO
 DIA DO MOTORISTA MILITAR
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Pedro do Turvo (São Paulo) Carmo (Rio de Janeiro) Santo Antônio de Jesus - São Felipe - Taperoá (Bahia)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VITOR MENDES CONESSA (sobrinho São Paulo /SP) EDERLY MARIA BENITES PROENÇA (Eq 01ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) MARIA AQUEMI (Garça /SP) LAYANNI SANTOS DE MARCO DA SILVA (Lions Clube de JUNQUEIROPOLIS CIDADE VERDE /SP) VALDECIR DA SILVA FERNANDES (Lions Clube de TUPÃ/SP) VERA LUCIA FERRO ROSSINO (Lions Clube de Guaraçai /SP) WILMA GALLARDO SILVA DO CARMO (DLC5-Lions Clube de Santos Oeste/SP) BRUNO CABRERA TEIXEIRA DE SOUZA (Garça /SP) ANTONIO HERRERA (Indaiatuba /SP) ADRIANA ABUD (Sertãozinho/SP) JÚLIA MAGALHÃES DE ANDRADE (São Paulo /SP) CLAUDIO ZACHARIAS (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE SERTÃOZINHO CENTENÁRIOó1995ó23 ANOS (Distrito LC 6)

 Santo do Dia 
■ SANTA ÚRSULA LEDOCHOWSKA
SÃO FERNANDO
SÃO MÁXIMINO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A vida e a mensagem de Jesus, iluminadas pelo Espírito da verdade, revelam Deus ao mundo. A nós cabe tornar manifesto o projeto do Pai, que culmina com a ressurreição de Jesus.
– Oração 
PAI, QUE O ESPÍRITO ME ENSINE TODA A VERDADE E ME REVELE ÀS COISAS QUE HÃO DE VIR, PARA QUE EU POSSA ENVEREDAR, COM TODA SEGURANÇA, PELO CAMINHO QUE É JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, ao celebrarmos solenemente a ressurreição do vosso filho, concedei que nos alegremos com todos os santos quando ele vier na sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4ª-feira da 6ª Semana da Páscoa29 de maio de 2019
A Palavra de Deus convida a passar da idolatria para a vida no Espírito, o qual conduz a comunidade à verdade plena, cuja fonte é Cristo ressuscitado.

1ª Leitura (At 17,15.22–18,1) – Esse Deus que vós adorais sem conhecer, é exatamente aquele que eu vos anuncio.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 17,15os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram.
22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: “Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais.
26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Somos da raça do próprio Deus’.
29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos”.
32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: “Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião”. 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 148
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.


Evangelho do dia
4ª-feira da 6ª Semana da Páscoa29 de maio de 2019
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá do que é meu e vo-lo anunciará. - (Jo 16,12-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Espírito da Verdade nos tira do poder das trevas”
 “Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido”
(João 16,13).
Como precisamos da verdade! Vivemos num mundo onde prevalecem tantas mentiras, falsidades, fakes, coisas erradas! E o pior: verdades que são ditas como mentiras. Não conhecemos a verdade a respeito de nós, e sempre achamos que somos donos dela, que está sempre em nós.
Brigamos, enchemo-nos de orgulho, criamos discussões, porque queremos ser donos e senhores da verdade, mas esta é uma só, a verdade que vem de Deus, que nos convence a respeito dos nossos limites, das nossas fraquezas, dos nossos pecados e da nossa arrogância. O pecado que cometemos é não nos entregarmos para a verdade que é de Deus. A verdade que salva, transforma e ilumina, por isso a ação do Espírito é nos libertarmos de toda e qualquer mentira que há dentro da nossa mente e do nosso coração.
O Espírito nos arranca do poder das trevas, porque elas, por si mesmas, são o reino das mentiras, falsidades, ilusões e enganos. Passamos boa parte da nossa vida enganando a nós e aos outros, mas isso nem sempre é de forma intencional, é porque temos muitas ilusões à nossa frente. O que vemos na TV, nas propagandas, nas mídias, o que é falado, nós compramos como se fosse o melhor, o bom e a verdade. Depois de um tempo, vamos nos convencendo de que nos iludimos e nos enganamos. O pior ainda é quando não nos deixamos convencer pelos erros que cometemos, das ilusões que nos roubaram.
É no Espírito que somos convencidos, transformados, iluminados e conduzidos à viver na verdade.
Precisamos ser humildades e ter a graça do Espírito para ter conhecimento do que é a verdade, por isso a ação do Paráclito é para nos convencer a respeito de Jesus, porque Ele é a verdade, a Palavra d’Ele é a verdade. Ouvimos a Palavra d’Ele, mas ficamos com a nossa própria palavra, com as nossas próprias convicções, com nossas afirmações e ilusões.
A verdade é que precisamos deixar aquilo que nos convence de forma humana e mundana para nos prendermos à Palavra que nos salva. A Palavra da verdade é Jesus, e se quisermos permanecer na verdade que liberta, precisamos permanecer n’Ele. É no Espírito que somos convencidos, transformados, iluminados e conduzidos a viver na verdade.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O “depósito” da fé
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, — neste breve texto de São João— Jesus aparece, simplesmente, como Mestre. Sua preocupação máxima é "dizer-nos coisas". Coisas que salvam e que, de diferentes modos, foram preditas no Antigo Testamento. Mas sua entrega que tem que ser dosificada porque "agora não podes com isto". Às vezes não são verdades facilmente digeríveis. O Espírito da verdade "os guiará à verdade completa".

A acumulação das "coisas" que Jesus nos diz constitui o depósito da fé. Crer é, primariamente, conhecer. A Igreja nos convida a "raciocinar", a aprofundar o que nos "diz" Jesus Cristo. Se não há "raciocínio" que a aprofunde, se não hã uma boa informação religiosa permanente, a fé se converte em discussões de café.

—Não me havia ocorrido, Senhor, que minha missa dominical é escutar coisas que Tu me "dizes". Não seria hora, Senhor, de colocar, em um lugar de honra de minha casa o "Catecismo da Igreja Católica"? Para ler, claro. Para estudá-lo!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Apreensivos e tristes com a notícia da imediata partida de Jesus, os apóstolos não têm cabeça para assimilar as “muitas coisas” que Jesus ainda tem para lhes comunicar. Jesus, entretanto, lhes assegura que o Espírito da Verdade irá esclarecendo, conforme as circunstâncias e necessidades, o que está para acontecer. O Espírito não apresentará coisas estranhas aos ensinamentos de Jesus; apenas transmitirá o que recebe de Jesus e do Pai: “Todas as coisas que o Pai tem são minhas”. O Espírito Santo glorificará Jesus, isto é, demonstrará que tudo o que Jesus ensinou e praticou são obras de Deus e que ele, Jesus, superada a humilhação da cruz, está junto do Pai.
O Espírito Santo continua o projeto de Jesus na vida da Igreja e em nossa vida pessoal.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorPaulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br/    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 16,12-15 - O Espírito ensinará toda a verdade
É o Espírito Santo que move a vida do cristão. Sua ação em nós conduz-nos ao conhecimento de Deus. Por isso, no início de nossa oração, peçamos a graça de bem compreendermos a Palavra que vamos meditar e rezar. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? O que Jesus comunica aos seus discípulos? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura?
“O Filho e o Espírito Santo são os missionários da Trindade. Ambos fazem a vontade do Pai. Quando a hora do Filho chegou, ele foi glorificado pelo Pai e na cruz realizou a redenção do gênero humano. Agora, o Espírito Santo revelará, plenamente, o mistério de Deus. Como Deus se revela na história, então sua pedagogia respeita as fases do desenvolvimento da pessoa, sua capacidade de compreensão. Essa é uma das missões do Espírito: revelar toda a verdade sobre Jesus, sobre o Pai, sobre ele mesmo. Mas é preciso que o Espírito venha, dizia Jesus aos seus discípulos, preparando-os para sua subida solene para a casa do Pai. Sem o Espírito, não podemos mergulhar nos mistérios de Deus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? O que o Evangelho de hoje pede a você?
“A liturgia da Palavra vai preparando a comunidade para a celebração da Ascensão do Senhor, ponto conclusivo de sua missão na terra. Mas o sentimento de orfandade não faz parte da vida dos cristãos, exatamente, pela descida do Espírito Santo. Naquele tempo, Jesus sabia que não estava sendo fácil para os discípulos compreender o que estava acontecendo. Tudo era uma sucessão de fatos. Era preciso uma sabedoria maior que pudesse colocar as coisas no devido lugar. Essa é a missão do Espírito Santo naquele contexto: acalmar o coração dos discípulos e revelar toda a verdade sobre Jesus. E o que o Espírito tem a revelar é a própria vida e missão do Senhor. Todas as coisas pertencem ao Cristo” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça também os desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia. 
“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.