sexta-feira, 8 de abril de 2022

REFLETINDO A PALAVRA <=>“Espiritualidade da Quaresma” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR



 

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista


Espiritualidade da Quaresma.

 

Liturgia é vida

           O Ano Litúrgico tem diversas etapas. Temos o hábito de fechar um tempo e esperar que ele volte no ano que vem. Não é uma atitude correta. Ele é vida. E como vida, permanece. Não é uma organização prática da vida oracional da Igreja. É a vivência da manifestação do Senhor que nos envolve e alimenta espiritualmente e encaminha a prática da vida cristã. Não é um texto a ser lido, mas um mistério a ser acolhido. É participação da Vida de Cristo. Como é Vida acompanha nossa vida. Não são textos lidos, gestos feitos, mas encontros com Ele nas diversas etapas de sua vida, celebrados na comunidade. Esse encontro é vida, educação e celebração. Por ele aprendemos a conhecer a Cristo em seu mistério. Recebemos o modo de viver esse tempo de salvação que nos é concedido. E nos alimentamos da graça redentora. O tempo quaresmal é uma etapa do Ano Litúrgico. Encerra-se um tempo, mas continua presente aquilo que foi vivido. Não repetimos a Quaresma, mas ela faz parte da vida e continua a nos alimentar. É Cristo em eterno mistério de redenção. Normalmente, acabado um tempo litúrgico fecham-se os livros e se guardam os adereços. Vivemos o Mistério Pascal de Cristo que nos é sempre apresentado em todas as suas dimensões. Em determinadas épocas salientamos aspectos que nos enriquecem e promovem aprofundamentos sempre maiores que nos levam a viver melhor para melhor celebrar.

Uma Quaresma como lição

           Como viver o espírito da Quaresma durante o ano? Ela não é triste pela dor de Cristo, mas concentrada no aspecto de permanente conversão. A conversão indica o caminho de melhor conhecer Cristo e vivê-Lo melhor. Assim a conversão é permanente.  Mais convertidos podemos celebrar melhor no próximo ano. É a conversão permanente e a valorização da morte do Senhor. Se contemplarmos o aspecto batismal (que não é bem notado no tempo quaresmal, mas é fundamental), poderemos valorizar nosso batismo que não foi um rito que passou, mas é a porta para todos os outros sacramentos. Valorizamos nosso batismo. Damos valores às penitências e cerimônias, mas é tempo batismal. Ela nos reforça no cotidiano de nossa vida cristã que surge do batismo. As penitências podem ser outras, mas não se deve esquecer que todo tempo é tempo de conversão. Mudam os gestos, mas o coração tem que sempre ser cuidado. A Quaresma nos leva a maior concentração. É uma escola para nossas perdas de tempo, nossos devaneios. Conversão penetra nossa vida. O ano litúrgico continua, mas com outros enriquecimentos.

Tempo de Deus

           Como um dia difere do outro, assim o tempo de Deus é sempre novo. Sempre nos envolve e atrai. Como tempo de Deus, sempre está a nos trazer a novidade de seu Reino e de sua Pessoa. As muitas manifestações são, para nós, permanente chamado a entrar em união a sua Pessoa. Jesus não é um calendário. Ele é a manifestação de Deus que nos atrai para o convívio amoroso. “Como é bom e agradável nosso Deus! Feliz de quem encontra Nele seu refúgio”. Deus está sempre presente. Essa presença nos atrai e nos convida a levarmos adiante seu caminho de redenção a todos. Os tempos litúrgicos oferecem sempre novos conhecimentos e maneiras novas de encontrá-Lo. Assim podemos crescer Naquele que nos amou primeiro.

 

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Procuravam prender Jesus, mas ele escapou-lhes das mãos. – (Jo 10,31-42)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 08 DE abril de 2022 (sexta-feira) 098º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

EDUCAI AS CRIANÇAS PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PUNIR OS ADULTOS.”

(Pitágoras)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER 

 DIA NACIONAL DO SISTEMA BRAILLE 

 DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE CUSHING 

 DIA MUNDIAL DE AÇÃO CONTRA OS TRANSGÊNICOS OU OGM 

 DIA NACIONAL DOS CORREIOS 

 DIA DA NATAÇÃO 

 DIA NACIONAL DA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

 DIA da Astronomia 

 DIA do Cigano 

 DIA da Supercondutividade 

 DIA de Buda 

 DIA • de Chin Iki Tchöen - Deusa Chinesa do Fogo 

 DIA de Desenhar Um Pássaro 

 DIA da Fundação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador

 DIA da Fundação do Instituto de Pesca em Santos-SP

 SEMANA DE ORIENTAÇÃO SOBRE O MAL DE PARKINSON 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Amparo– Santa Lúcia – Santo André (São PauloCoroatá (MaranhãoCuiabá (Mato GrossoQuaraí (Rio Grande do SulCaém (BahiaToritama(Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ELAINE DE OLIVEIRA MOURA (Macrocontábil Conessa-Garça /SP) OTAVIO BIZZULLI (Filho Adriana e Bizzulli-Garça /SP) GABRIELLA FICHER (Socorro /SP) MAURI POSSETTI (Lions Clube de Tupã /SP) LUIZ HENRIQUE DDONATO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) DANIEL SILVA (Leo Clube de Promissão /SP) CÁSSIO LUIZ ZANCOPÉ (Garça /SPMARIA ANGÉLICA MANSANO MARTINES (Garça /SP) ANTONIO CUCO (Garça /SP) ELISEU FERREIRA LIMA (Garça /SP) MARCELA BELASALMA RODRIGUES (Garça /SP) ELISEU FENANDO DURAN (Garça/SP) ELISANGELA GOMES GONÇALVES (Garça/SPLUIZ MARCOS MORGADO (Garça /SP) GIOVANNI RIBEIRO (Marilia /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora da Penha de França 

SANTA JULIA BILLIART 

■ SANTO ALBERTO 

■ SãO Dionísio de Corinto

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: As atitudes de Jesus confirmavam sua sabedoria e sua autoridade. As obras falam por ele: Crede nas minhas obras – Jo 10,31-42

 

 

Tende piedade de mim, Senhor, a angústia me oprime. Libertai-me das mãos dos inimigos e livrai-me daqueles que me perseguem. Não serei confundido, Senhor, porque vos chamo (Sl 30,10.16.18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor, que vê os sentimentos do coração, vem defender e consolar os que buscam realizar as suas obras. Louvemos ao nosso Deus, que nos livra das mãos dos inimigos.

 

– Oração 

 

Pai, REFORÇA MINHA FÉ EM JESUS, EM CUJAS PALAVRAS E ENSINAMENTOS TU TE FAZES PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA HUMANA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Perdoai, ó Deus, nós vos pedimos, as culpas do vosso povo. E, na vossa bondade, desfazei os laços dos pecados que em nossa fraqueza cometemos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 08 de abril de 2022 - 6ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  Deus está ao lado dos justos em meio às provações. Não obstante a dureza de coração e a falta de fé dos seus adversários, Jesus continua proclamando: “Eu sou o Filho de Deus”.

 

 

1ª Leitura (Jr 20,10-13) – Ele salvou das mãos dos malvados a vida do pobre.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

0Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observavam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano, e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”. 11Mas o Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 18(17)

 

Ao Senhor eu invoquei na minha angústia

e ele escutou a minha voz.

 

 

– 08 de abril de 2022 - 6ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Procuravam prender Jesus, mas ele escapou-lhes das mãos.  (Jo 10,31-42)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

O Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; / só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?” 33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque, sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia quando eu digo que sou Filho de Deus, eu, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

5ª Sexta-feira da Quaresma – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Jesus disse:...  - Por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.

(João 10, 34-38).

 

Jesus, quem o escutava compreendia muito bem que o senhor se apresentava como Filho de Deus, a quem chamava de ‘Abba”, meu Pai, e os ensinava a tratá-lo também como seu Pai. Isso escandalizava seus adversários, como se fosse uma blasfêmia, porque para eles, Deus devia ser tratado como uma divindade poderosa e temida, distante e inacessível ao povo, com cerimônias solenes, realizadas apenas por alguns eleitos. Não acreditavam nas suas palavras e desprezavam suas boas obras, principalmente porque elas eram feitas em favor das pessoas pobres, doentes e pecadoras, que eles viam como castigadas pelo Deus que adoravam. Não tinham interesse algum na verdade, anunciada e provada pelas suas boas obras. Preferiam manter a realidade assim como era, mesmo que fosse falsa. Mas, eles perceberam muito bem que o senhor estava dando uma reviravolta social e religiosa na ordem da sociedade e no valor das pessoas, elevando as humildes e rebaixando os orgulhosos. Senhor, ao celebrar anualmente a Semana santa, nós lembramos as consequências trágicas da sua pregação e do seu jeito de viver e de se relacionar com Deus. Proclamamos a sua Ressurreição, como confirmação dada pelo Pai de que o seu caminho era e é de fato o caminho da verdade e da vida. Mas, ainda existe muita gente que herdou a mentalidade dos seus adversários e insiste em fazer da religião um meio de posição social e de prosperidade física e material. Usam e abusam do seu nome, mas negam a sua cruz, ignoram o seu caminho e não se importam com a sua ressurreição. Senhor, não nos deixe cair nessa tentação, e que o Aleluia pascal irrompa do nosso coração como um canto de alegria de todos os que acreditamos no senhor.

 

Maria santíssima, acompanhe-nos ao longo da Semana santa, levante quem está caído sob o peso da cruz, olhe pelos povos em guerra, e faça com que a paz da Páscoa tome conta de todas as nações. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Mais uma vez, os judeus se colocam em posição agressiva e procuram matar Jesus. Eles pegam pedras e tentam dar fim à vida do Filho de Deus por meio do apedrejamento. Novamente, há percepções diferentes acerca da realidade que envolve Jesus e os judeus. De um lado, Jesus que faz o bem; do outro, os judeus que enxergam em Jesus um blasfemo, ou seja, um homem que abertamente ofende a Deus, por se apresentar como Deus ou Filho de Deus. Nem sempre é fácil assimilar as informações que chegam até nós. Para os judeus, como já refletimos noutra ocasião, admitir que um humano se declare filho de Deus é inconcebível, pois fere a Lei que eles acreditam. Por outro lado, os judeus não se abrem (ao menos, uma boa parte deles) àquilo que Jesus diz e faz e, com isso, perdem a oportunidade de experimentar nas próprias vidas a graça e o bem. Estejamos atentos ao que Jesus tem a nos dizer.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 10,31-42 - Querem matar Jesus!

 

Oração Inicial


Guiados pela Palavra de Deus neste tempo quaresmal, hoje somos convidados a renovar a nossa fé no Filho de Deus, que, mesmo rejeitado e ameaçado, mantém-se fiel ao Pai.

Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo – e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

1. Leitura (Verdade)

Por que os judeus queriam apedrejar Jesus? O que Jesus responde? Quais são as “muitas obras boas da parte do Pai” que Jesus realiza?

Procure entender o que está por trás das palavras.

 

“O povo judeu, a quem Deus se revelou e com quem celebrou uma aliança, nos passou o conhecimento do único Deus verdadeiro. Jesus, abaixando-se de sua condição divina, encarnou-se, fazendo-se membro do povo eleito. Sua vida e sua pregação foram a maior revelação de Deus, de sua misericórdia, de sua proximidade dos pobres e sofredores, de seu desígnio de salvação para toda a humanidade. Jesus revelou o Pai como Filho que é e como seu enviado. Essa revelação sobre o Pai (na condição de Filho) foi fortemente rejeitada pelas pessoas do seu povo, que a consideraram uma blasfêmia. É que esta revelação de Deus pede uma mudança completa na própria vida e na sua visão de mundo. E nem todos estão dispostos a isso.”

 

 

2. Meditação (Caminho)

As atitudes de Jesus confirmavam sua sabedoria e sua autoridade. As obras falam por ele e, por isso, muitos dentre o povo passaram a crer em Jesus. E quem crê nele, adquire o privilégio de ser filho de Deus. “Eu vos mostrei muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?” Pergunto-me: por que as vezes criticamos ou desmoralizamos pessoas, mesmo conscientes de que suas obras são boas, mas a pessoa não nos é simpática? Sou mais afeito a defender leis ou a dignidade do ser humano? Pedir a Deus que nos perdoe.

 

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo a beleza de ser filho do Pai Criador de todo o Universo. É Ele que me enche de vida, me educa e está sempre de braços abertos para me acolher e nutrir com seu amor. Neste dia quero mergulhar muitas vezes na ternura de Deus Pai.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.