quarta-feira, 26 de setembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. - (Lc 9,1-6)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 25 DE SETEMBRO DE 2018 (quarta-feira) 269º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO DIGA AS COISAS COM PRESSA. MAIS VALE UM SILÊNCIO CERTO QUE UMA PALAVRA ERRADA!
(Padre Fábio de Melo)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DOS SURDOS
DIA MUNDIAL DA CONTRACEPÇÃO
DIA MUNDIAL DO LEITE NA ESCOLA
DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS
DIA INTERAMERICANO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Vargem Grande do Sul (São Paulo) Rio Brilhante (Mato Grosso do Sul) Nossa Senhora da Glória (Sergipe)Ubatã (Bahia) Braço do Trombudo - Cerro Negro - Cocal do Sul - Mirim Doce - Monte Carlo - Nova Itaberaba - Passo de Torres - Sul Brasil (Santa Catarina) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ana luisa sasso pires (neta Zuleide e Abílio-Garça/SP) CLAUDIA MARIA FURLANETO dos santoS (GARPET- Lions Clube de Garça/SP) ITALINA FORNI GRAVATIM  (Garça/SP) SONIA MARIA LOPES  (Advogada Garça/SP) Maercio Baraldi Donato (INSS Garça /SP) WELINTON GONÇALVES MOREIRA (Panificadora Santo Antonio Garça /SP) EUGENIO ANDRECIOLI (Curitiba/PR) FLORIPES DE CASTILHO MONICO  (Bauru/SP) Fabricio Rodrigues (Marilia /SP) RODRIGO COSTA (PM de Álvaro de Carvalho - Garça/SP) Silvia ReginA Frabetti Vieira (Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros - Escola Agrícola de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE IACRI ó1987ó31 ANOS (Distrito LC 8)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: PATRULHA JUVENIL DE GARÇA ó1972ó46 ANOS (Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO COSME E DAMIÃO
Cosme e Damião (Arábia, séc. IV), segundo a tradição, eram médicos que dedicaram a vida à cura dos mais necessitados e à difusão da fé cristã. Foram presos e mortos sob Diocleciano por recusarem negar a fé.

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Os discípulos de Jesus necessitam do pão, mas na base de sua vida está a Boa-nova que anunciam. As exigências da missão mudam, mas o Reino será sempre a finalidade de toda ação missionária.
Oração
PAI, TENDO RECEBIDO A TAREFA DE CONTINUAR A MISSÃO DE JESUS, ENSINA-ME A IMITÁ-LO TANTO NO MODO DE SER E DE PREGAR, QUANTO NA POBREZA E NA CORAGEM DE ENFRENTAR A REJEIÇÃO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
26/09/2018 Quarta-feira da 25º Semana do Tempo Comum
Deus é o nosso escudo, e a sua Palavra se comprova na nossa vida e ilumina os nossos passos. Por ela somos instruídos sobre como nos comportar e agir na missão.

1ª Leitura (Pr 30,5-9) – Não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. Leitura do Livro dos Provérbios:

5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: “quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 118 (119)
Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

Evangelho do dia
26/09/2018 Quarta-feira da 25º Semana do Tempo Comum
Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. - (Lc 9,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Convertei-vos e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O discípulo de Jesus proclama a Boa Nova do Reino
O discípulo de Jesus, tocado e transformado pela Palavra, anuncia o Reino de Deus, proclama a Boa Nova no Reino de Deus!

“Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares” (Lucas 9,6).

O discípulo de Jesus é o discípulo da Palavra, é aquele que escuta a Palavra de Deus, rumina-a no seu coração e na sua mente, deixa-se transformar por ela e a anuncia aos corações.

Vivemos num mundo doente, enfermo, carente, depressivo e marcado pelas maldades. A Palavra de Deus tem o poder de tirar o mal do mundo pela força do bem, o bem que é o próprio Deus. A Palavra de Deus tem o poder de curar os corações, de renovar as vidas.

Às vezes, estamos buscando a luz aqui e acolá para resolver as situações da vida. É importante o auxílio que as ciências humanas nos dão, o quanto é importante a psicologia, a psiquiatria, a medicina, as outras ciências auxiliares, todas elas têm a sua função e importância para o cuidado do ser humano e o progresso da vida humana. Rezo pela medicina, pelos médicos, pelos profissionais da saúde, mas nada substitui a força da Palavra de Deus.

Cada um tem a sua função, mas a função da cura concreta e plena do ser humano só a Palavra de Deus pode realizar. Nunca despreze o valor das ciências humanas, mas engrandeça e coloque cada coisa no seu lugar, engradeça à ciência divina, ao Evangelho da Boa Nova, porque Deus não nos quer curados somente para esta vida, Ele nos quer curados para a eternidade, Ele nos quer inteiros para estarmos com Ele.

O Evangelho tem de ser pregado e anunciado, os corações precisam ser libertos, a opressão precisa sair do coração humano e a Palavra de Deus tem o poder de nos arrancar da opressão que oprime os corações e tudo aquilo que vem de peso do mundo em que vivemos.

O discípulo de Jesus, tocado e transformado pela Palavra, anuncia o Reino de Deus, proclama a Boa Nova no Reino de Deus. Proclame do seu jeito, mas faça com que a Palavra possa chegar aos corações.

Eu fico olhando o quanto as pessoas são insistentes em mandar fake news, mandar discussões políticas, conversas que não levam a nada, enviar piadas. Há coisas que são pequenas distrações, que até servem para tornar a vida mais leve, mas eu gostaria de vir com força àqueles que são transformados pelo Evangelho, para terem a mesma ousadia e coragem para levar o Evangelho aos corações.

Eu recebo de um irmão, todos os dias, um versículo bíblico. Ele manda a mesma Palavra que ele meditou, é uma semente que faz a diferença na minha vida. Você anuncia o Evangelho? Proclama o Evangelho? Leva os outros a conhecerem o Evangelho? Percorre onde você está, testemunhando aquilo que Deus realizou na sua vida e no seu coração?

O Evangelho não é só para ser meditado; ele é e precisa ser sempre mais anunciado, proclamado e levado aos corações.
Deus abençoe você!

 Reflexão - A sucessão dos Apóstolos. O Colégio apostólico
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus convoca os Doze, que representavam o futuro Povo de Deus. Graças ao seu fiel testemunho e, o dos seus sucessores (os bispos), a palavra e a vida de Jesus se fez presente de modo permanente entre nós, formando a Tradição viva da Igreja.

A sucessão na função episcopal deu continuidade ao ministério dos Apóstolos. Os Doze se os vinculou, em primeiro lugar Mateus (substituindo a Judas Iscariotes) e, logo Paulo, depois Barnabé e mais tarde com outros, até a definitiva configuração—na segunda e terceira geração — do ministério do bispo. Portanto, a continuidade apostólica se expressa nesta corrente histórica. E, nesta “continuada sucessão” do Colégio Apostólico está a garantia da perseverança da comunidade eclesial reunida “por” e “em” Cristo.

—Esta continuidade não é apenas sucessão histórica, senão que também deve se entender no sentido espiritual: A sucessão apostólica no ministério é considerada como lugar privilegiado da ação e da transmissão do Espírito Santo.

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Celebramos hoje os mártires São Cosme e São Damião. O evangelista nos apresenta as orientações dadas aos discípulos enviados por Jesus: curai os doentes, não leveis ouro nem prata, nem cajado… Como discípulos missionários, acolhamos também em nosso dia as recomendações do Senhor.
Peçamos: “Espírito Divino, Luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando o nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o seu ensinamento? Qual é a missão confiada aos Doze? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual é a atitude pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?
“O trecho do evangelho de hoje é o envio por Jesus dos Doze apóstolos em missão. Entre o chamado dos primeiros discípulos junto ao mar da Galileia e dos Doze sobre a montanha, foi percorrido um longo itinerário que, para o leitor do evangelho, é difícil mensurar em termos de tempo. Nesse percurso, eles ouviram os ensinamentos de Jesus, experimentaram a força e a eficácia de suas palavras e, igualmente, contemplaram seus atos de poder. Foram testemunhas de que o Senhor vence o mal e liberta o ser humano das amarras do inimigo da natureza humana. Agora, eles são enviados e, para levarem a termo a missão dada pelo Senhor, recebem o poder e a autoridade de Jesus Cristo. Trata-se, aqui, do Espírito Santo, força do alto para o testemunho (At 1,8). É o testemunho que torna presentes as palavras e os gestos de Jesus. Pelo testemunho se prolonga na história a missão de Jesus. As recomendações para a missão orientam para o despojamento e a liberdade diante das coisas, porque a segurança dos Doze deve estar no Senhor que os envia. As instruções de Jesus aos Doze para a missão visam fazê-los compreender que são portadores de uma mensagem que tem incidência decisiva na vida das pessoas” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção? Qual convite o Senhor lhe dirige? Você acolhe a missão confiada por Jesus aos discípulos como missão confiada também a você? Por que Jesus pede o despojamento no seu seguimento?
“Os discípulos são revestidos de poder e autoridade para servir às pessoas, como o próprio Cristo o fez. A cura dos enfermos era uma das principais atitudes deles. Restituir a vida é o grande sinal do Reino de Deus. Por isso, a Igreja celebra, neste dia, os santos gêmeos que eram médicos por profissão, Cosme e Damião. Nasceram por volta do ano 260 d.C., na região da Arábia, e viveram na Ásia Menor. Faziam de sua arte médica o seu apostolado para a conversão dos povos. Usavam a fé, aliada aos conhecimentos científicos, confiando sempre no poder da oração, e assim operaram verdadeiros milagres. Curaram muitos doentes em nome do Cristo Jesus, vários destes já à beira da morte” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
 
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração. Conclua sua prece pedindo a intercessão de São Cosme e São Damião pelos profissionais da saúde e pelas pessoas doentes: “São Cosme e São Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei meu espírito contra todo o mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as crianças. Que a alegria da consciência tranquila que sempre vos acompanhou repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: ‘Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do céu’. São Cosme e Damião, rogai por nós” (“Orações e devoções para todos os momentos”, da Paulinas Editora).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Setembro - Mês da Bíblia
Tema: "Para que nele nossos povos tenham vida"