domingo, 8 de janeiro de 2023

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ!😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–Viemos do Oriente adorar o Rei. – (Mt 2,1-12)

     


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 08 DE JANEIRO de 2023 (domingo) 008º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE UM DIA FECHAREM-LHE AS PORTAS DA VIDA, PULE A JANELA.

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO FOTÓGRAFO

DIA NACIONAL DA FOTOGRAFIA 

 DIA DO REPORTER FOTOGRAFICO 

 DIA DA ROTAÇÃO DA TERRA 

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE ATLÉTICO RED BULL BRAGANTINO DE BRAGANÇA PAULISTA-SP 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pacatuba (CearáMontanhas Santo Antônio (Rio Grande do NorteBom Sucesso do SulManoel Ribas - São José dos Pinhais (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ RICARDO FELIX (Eq. 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP) ■ALDEMIR  MORALES  GALHARINI (Lions Clube de Tupã /SP) MIGUEL SOBREIRA (filho Henry/Ariane LC de Valparaíso /SP) ELAINE CARVALHO (Lions Clube de Nova Friburgo /RJ) MAYARA RAMOS GIGUEIRA (Garça /SP)CELSO PUTTINI (Murutinga do Sul /SP) ■MARCOS BILLU (Garça /SP) JOÃO EMANUEL SALUSTIANO PEREIRA (filho do Nilson Nério-Garça /SP) SILVIO BANDEIRA (Campinas /SP)TIAGO MATOS (São Sebastião do Paraíso/MG) SAMIR MOREIRA (Cassilândia /MS) SERGIO MIGUEL (São Paulo/SP) ADRIANA BERTOLUCCI MENDES (Garça /SP)NATANIEL ANTONIO (NATAN) (Garça /SP) CAÍQUE BOSQUE CARVALHO (Bauru /SP) ■GERTRUDES MARTINS REZENDE (Marilia /SP) ANA CLARA Z FERREIRA (Presidente Prudente /SP) ■ NATANIEL (NATAN) ANTONIO (Garça /SP)  

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CLÁUDIA MARIA FURLANETO DOS SANTOS JOÃO CARLOS DOS SANTOS 💘1988 💘35 ANOS 💘 (Prefeito Municipal de Garça-Lions Clube de Garça /SP) LUCILACRISTINA PALADIN DE ANDRADE LUIZ THIAGO VERI DE ANDRADE 💘2005 💘18 ANOS 💘(Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO SEVERINO DE NÓRICA

SÃO JORGE DE COZIBA

SÃO JULIÃO DE BEAUVAIS

SÃO LOURENÇO JUSTINIANO

SÃO LUCIANO DE BEAUVAIS

SÃO MAXIMIAMO DE BEAUVAIS

SÃO MÁXIMO DE PAVIA

SÃO NATALANO

SÃO PACIENTE

SÃO PEDRO DE SEBASTE

SÃO TEÓFILO DIÁCONO

SANTO APOLINÁRIO CLÁUDIO

SANTO ABO DE TIFLIS

SANTO ALBERTO DE CASHEL

SANTO ELÁDIO

SANTO ERARDO

SANTA GUUDÉLIA

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Ter fé é não perder de vista a Luz que brilhou em Belém e que continua reluzindo no semblante de tanta gente. Faz bem fazer o bem. - De ti sairá um chefe que será pastor de meu povo - Mt 2,1-12

 

 

 

DEis que veio o Senhor dos senhores; em suas mãos, o poder e a realeza (Ml 3,1; 1Cr 19,12).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A exemplo dos magos, viemos acolher e adorar o Salvador da humanidade. A solenidade da Epifania nos faz conhecer a glória de Cristo, a qual se manifesta como luz na vida de homens e mulheres que se abrem aos planos divinos e se põem em busca de unidade, justiça e paz. Celebremos o mistério de Deus, que se revela na pessoa de Jesus.

 

– Oração 

 

“PAI, COM DISCERNIMENTO E HUMILDADE, OS MAGOS DEIXARAM-SE GUIAR ATÉ JESUS. CONCEDE-ME AS MESMAS VIRTUDES, PARA QUE EU SIGA O CAMINHO QUE ME LEVA A TEU FILHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 08 de janeiro de 2023 domingo Epifania do Senhor, Solenidade

 

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos o anúncio da glória do Senhor, luz que ilumina e reúne toda a humanidade, e pelos caminhos da fé concretizamos o encontro com o Salvador recém-nascido.

 

 

1ª Leitura (Is 60,1-6) – Apareceu sobre ti a gloria do Senhor. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz, e os reis, ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê, todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 71(72)

 

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

 

2ª Leitura (Ef 3,2-3a.5-6) – Agora foi-nos revelado que os pagãos são co-herdeiros das promessas. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

2Irmãos, se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito 3e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Esse mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 08 de janeiro de 2023 domingo Epifania do Senhor, Solenidade

 

 – Evangelho do dia 

 

Viemos do Oriente adorar o Rei.   (Mt 2,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vimos sua estrela no Oriente / e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo'”. 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

08/01/23 DOMINGO DA EPIFANIA – A

 

Mateus 2,1-2.10-11: “Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: - Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo... Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra”.

 

Jesus, a festa da Epifania celebra uma certeza de fé, que brota da sua Encarnação: a salvação que o senhor nos trouxe é para todos os seres humanos, de todas as gerações, de todos os povos, de todos os países, de todas as religiões.

Ela veio para todos aqueles que possuem a natureza humana, na qual o senhor se encarnou, e a qual redimiu, através da sua vida, paixão, morte e ressurreição.

Fomos salvos pelo seu Mistério Pascal, ou seja, por essa passagem do Verbo divino, que se fez humano, para resgatar toda a humanidade.

Os magos do oriente representaram a universalidade da salvação, que o senhor veio trazer para todos os homens.

Com o senhor, já não há mais um povo de Deus exclusivo.

Somos todos Povo de Deus, porque a redenção foi uma iniciativa de amor totalmente gratuita e universal.

É verdade que sempre é possível rejeitar esse amor, mas continuaremos sendo amados pelo senhor até nosso último suspiro.

Como os magos, é necessário ter uma estrela para nos guiar, se realmente queremos nos encontrar com o senhor.

Não podemos nos contentar em fixar o nosso olhar somente para baixo, na terra e nas coisas mundanas.

Como fazem aqueles que, como Herodes, buscam satisfazer somente suas ambições terrenas, e se tornam os causadores dos sofrimentos constantes, gerados pelas disputas, pela exploração, pelas injustiças e pelas violências.

É preciso erguer os olhos para o alto, buscar a estrela que nos guia para encontrar o senhor, Caminho, Verdade e Vida, e nos transcender às limitações deste mundo.

Senhor, foi o seu Espírito que colocou no coração dos magos a inquietação de buscar o salvador, até encontrá-lo junto com Maria, sua Mãe. 

Que ele alimente a nossa inquietação de buscar em primeiro lugar a nossa salvação, seguindo o caminho do seu Evangelho.

Como os magos, que jamais nos cansemos de seguir em frente, para que sejam a fé a iluminar os nossos passos, a esperança a vencer o nosso cansaço, e o amor a nos aproximar cada dia mais dos encontros com o senhor, aqui na terra e depois, no céu.

 

Maria santíssima, queremos encontrar seu Filho, assim como os magos, sempre junto com a senhora, nossa Mãe. Seja a estrela que indica a direção dos nossos passos, para longe de Herodes, e cada vez mais para perto do seu Filho, até a vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A notícia dos magos sobre a chegada do “rei dos judeus” abala o poderoso Herodes e as autoridades de Jerusalém. Os “estrangeiros magos” enxergam a estrela que brilha sobre Belém, algo que os poderosos de Jerusalém não conseguem fazer. Essa página do Evangelho mostra que Jesus, a “estrela que brilha”, não é exclusividade de um grupo ou de um povo. É justamente este o significado da solenidade da Epifania: Jesus se revela a todos os povos, também aos pagãos, simbolizados pelos magos. Assim como estes se puseram a caminho em busca da “estrela”, somos convidados a buscar aquele que deve iluminar nossa caminhada ao longo de todos os dias deste novo ano que estamos iniciando. Pelo relato do Evangelho, percebemos que Jesus, desde o seu nascimento, provoca divisão: a seu favor estão aqueles que se animam a trilhar os caminhos em sua companhia; contra ele estão os que se incomodam com sua proposta de vida e o rejeitam.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 2,1-12 - UMA ESTRELA CONDUZ A JESUS -SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

 

Saudação

 

Deus manifestou seu amor a todos os povos e nações na pessoa de Jesus Cristo, o Messias enviado de junto do Pai. Os magos se puseram a caminho para encontrar o Messias, assim coloquemo-nos também a caminho, abrindo nosso ser para acolher a graça de sua presença, ofertar-lhe nosso amor e manifestá-lo ao mundo com nosso agir cristão.

 

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

“A grandiosidade e a divindade de Jesus ultrapassam o tempo e o espaço. Nos diferentes recantos do mundo, Jesus continua inquietando e fazendo brilhar sua luz que salva, que movimenta e que indica qual o caminho seguir. Os Magos queriam oferecer o melhor para o Maior. Hoje, o contexto é outro, mas a gratidão e o reconhecimento são os mesmos: para o Menino de Belém queremos oferecer um pouco do nosso escasso tempo, disponibilizar nossos dons e renovar o compromisso do testemunho diário, por meio da caridade. Ter fé é não perder de vista a Luz que brilhou em Belém e que continua reluzindo no semblante de tanta gente, desfigurada pela fragilidade da solidariedade. Faz bem fazer o bem.”

 

2. Meditação (Caminho)

Tomar consciência de que é preciso encontrar com o Senhor, todos os dias. Procurar agir à luz de sua presença e de sua Palavra em todas as realidades de nossa vida. Ele é a luz que dissipa toda a treva.

Jesus é minha Luz?

Ele é minha paz, inquieta paz, que vem de Deus?

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

SSintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém