quarta-feira, 6 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. – (Jo 8,31-42)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 06 DE abril de 2022 (quarta-feira) 096º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

DEUS EXISTE PARA TRANQUILIZAR A SAUDADE.”

(Rubem Alves)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DO ESPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO E A PAZ

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

DIA do Epitáfio

DIA de Lembrar Uma Rejeição Passada

DIA do Tartan

Dia da Fundação da Xiaomi na China

Dia da Fundação da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

Dia da Fundação do Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio) em Porto Alegre-RS

Dia da Fundação do Goiás Esporte Clube de Goiânia

Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pedra Bela (São Paulo) Ibiraci (Minas Gerais) Clevelândia (Paraná) Rosário (Maaranhão) Boquira (Bahia) Santana do São Francisco (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ANTONIO CARLOS BITTAR (PCC DMLC-Lions Clube de Mirassol /SP) MAURICIO ELOY RODRIGUES MALTA SILVA (PDG LC1– Lions Clube Rio de Janeiro Princesa do Leme /RJ)LUCIANA LAMEIRÃO MACHADO (Lions Clube Rio de Janeiro Sernambetiba /RJ) NATÁLIA PALUDETTO GESTEIRO DA PALMA (Dracena /SP) NÁDIA MUNIZ (Biblioteca Municipal de Garça/SP) MARIA CRISTINA SCARTEZINI GUIRADO (Garça /SP) MARIANO PEREIRA DE ARAUJO NETTO (Garça /SP) ROSEMARI BAPTISTA ALCÂNTARA (Garça /SP) FÁBIO HENRIQUE VARONELLI (Garça /SP) GUSTAVO AFFONSO ARONE (Duartina /SP) PLINIO (PLININHO) CABRINI (Bauru /SP) SANTO MUSSI (Três Lagoas /MS)MARCUS VINICIUS ARRUDA (LEO Clube de Auriflama /SP)PATRICIA VANIN  ALVES DE SOUZA (Garça /SP) ANGELA MARIA SANTOS ZAGO (Garça /SP)ELISSA CRISTINA DE SOUZA IZAIAS (Garça /SP) RODRIGO LOPES (Garça /SP) CREUSA MARIA CONTICELLI (Garça /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO MARCELINO

SÃO Pedro de Verona

SÃO Guilherme de Paris

SANTO Eutíquio de Constantinopla

SANTA Gala

SANTA JULIANA de Mont Cornillon

BEM AVENTURADA “PIERINA MOROSINI” italiana (1931-1957)  

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Estamos no pecado quando nos separamos de Deus ou agimos em desacordo com sua vontade. E Jesus veio para nos reconciliar com ele: Minha palavra não encontra espaço em vós – Jo 8,31-42

 

 

Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento me salvais! (Sl 17,48s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os que prestam culto ao Deus vivo e verdadeiro preferem sacrificar a própria vida a renegar “o seu Deus”. Que o Senhor nos infunda paciência e coragem diante das agressões dos adversários a fim de permanecermos firmes em sua Palavra.

 

– Oração 

 

Pai, LIBERTA-ME POR TUA PALAVRA DE VERDADE QUE AFASTA O EGOÍSMO DO CORAÇÃO, E CAPACITA-ME A AMAR MEU SEMELHANTE, COMO AMOR TOTAL, A EXEMPLO DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 06 de abril de 2022 - 4ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  Jesus veio nos libertar da escravidão do pecado, o qual nos impede de alcançar a felicidade plena. Ouçamos a verdade que nos vem da Palavra de Deus.

 

 

1ª Leitura (Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95) – Enviou seu anjo e libertou seus servos.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

Naqueles dias, 14o rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 15E agora, quando ouvirdes tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?” 16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: “Não há necessidade de te respondermos sobre isso; 17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que nós não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”. 19A estas palavras, Nabucodonosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume 20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente. 24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49Mas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros. 91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente e perguntou a seus ministros: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio do fogo?” Responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 92Disse este: “Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus”. 95Exclamou Nabucodonosor: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro deus que não fosse o seu Deus”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dn 3,52-57

 

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 

 

– 06 de abril de 2022 - 4ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.  (Jo 8,31-42)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Felizes os que observam / a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, / até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” 34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. 39Eles responderam então: “O nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

5ª Quarta-feira da Quaresma – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: - Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam eles: - Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’? Jesus respondeu: - Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”.

(João 8,31-34).

 

Jesus, a Campanha da Fraternidade nos exorta para que aprendamos a ‘falar com sabedoria e a ensinar com amor’, assim como o senhor sempre fazia.

O senhor nos pede para permanecermos na sua palavra, porque ela é a verdade e a verdade nos libertará.

Não se trata da verdade feita apenas de ideias, mas da verdade que é a sua própria pessoa.

O senhor traz em si mesmo a verdade total e final de quem é Deus.

Acolher o senhor é acolher a divindade tal como ela é realmente.

Nesse acolhimento, não basta a inteligência, é preciso muito amor da parte de quem aceita ser amado por Deus e quer dar-lhe uma resposta de amor.

Por isso, permanecer na sua palavra é perseverar no seguimento do senhor.

Somente assim, poderemos superar a maldade e a mentira do mundo, que sempre nos atraem e nos escravizam.

Eis a liberdade que o senhor, Palavra eterna do Pai, pode nos trazer, convertendo até mesmo nossas ideias religiosas falsas para assumir a revelação do seu Evangelho.

 

Senhor, que o seu Espírito nos leve a sentir que o pecado sempre é escravizador, porque nos condiciona em nossas fragilidades e nos empurra para a dependência dos vícios.

Somente com a sua palavra e a sua graça, que perdoam e nos fortalecem interiormente, readquirimos a paz interior, a alegria da viver e a liberdade de amar.

Seja o nosso libertador e o nosso único senhor!

 

Maria santíssima, nossa Mãe e intercessora, ajude-nos a valorizar o sacramento da Penitência como sinal eficaz que nos devolve o perdão do seu Filho e a graça da sua amizade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A presença de Jesus é libertadora simplesmente porque ele é a verdade. Grande parte dos judeus não reconheceu em Jesus a verdade que liberta. De antemão, não podemos repreendê-los por isso. Se fôssemos nós no lugar dos judeus, que postura tomaríamos? Provavelmente, não acreditaríamos em Jesus e buscaríamos os argumentos necessários para justificar nosso posicionamento. Entretanto, estamos distantes no tempo, e nosso olhar nos permite, pela fé, acreditar que verdadeiramente Jesus era (e é) o Filho de Deus. A verdade que liberta o ser humano é o próprio Jesus, que dá novo sentido a todas as coisas e nos coloca em sintonia com o projeto do Pai. Como filhos de Deus, somos capazes de reconhecer nossas faltas e buscar, no próprio Deus, a reconciliação que nos faz seguir adiante em nosso caminho de conversão contínua.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 8,31-42 - "A verdade os libertará"

 

Oração Inicial


Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos convida a nos mantermos firmes em sua Palavra. Abra seu coração e, junte-se à humanidade, neste momento em que a Palavra de Deus pode nos libertar com sua luz, sua verdade e sua graça.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será recriado. Que sejamos sensíveis à ação do vosso Espírito Santo. Amém!”

1. Leitura (Verdade)

Façamos um momento de silêncio para que a Palavra do Senhor encontre profundidade em nós.

Medite este Evangelho e resgate as palavras mais vigorosas, as mais significativas para você.

 

“Em nossa cultura, estamos perdendo a noção de pecado. Achamos desculpas de todo tipo para nossos erros e desacertos. Tudo explicável, tudo relativizado, em nada precisando de conversão. Estamos bem, não precisamos ser libertados de nada. Assim, não entendemos porque precisamos de um salvador. No Evangelho de hoje, Jesus lembra que, quem comete pecado, é escravo do pecado. E chama a atenção dos seus opositores, pois, negando-se a acolher o enviado do Pai, estão se movendo pela violência homicida do próprio diabo. Estamos no pecado quando nos separamos de Deus ou agimos em desacordo com sua vontade. E Jesus veio para nos reconciliar com ele. “Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.”

 

 

2. Meditação (Caminho)

Sempre temos em nós algum fechamento, alguma escravidão que vem do pecado. Sem medo, mas aberto (a) à luz do Senhor reveja sua história, seu caminho e responda para você mesmo (a): estou no caminho de Jesus?

Procuro a verdade de Deus na Bíblia (sua Palavra), e procuro assimilá-la e gravá-la em minha inteligência e em meu coração?

Que tipo de escravidão Jesus está falando?

Que significado estas palavras de Jesus têm para você: “a verdade vos libertará”?

 

 

3.Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.

Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.

Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.

Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.

Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.

Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.

Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.

Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.

Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.

Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo.

Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.

Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).

Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.