sexta-feira, 3 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? - (Jo 14,6-14)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 03 DE MAIO DE 2019 (Sexta-feira) 123º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A FELICIDADE NÃO SE RESUME NA AUSÊNCIA DE PROBLEMAS, MAS SIM NA SUA CAPACIDADE DE LIDAR COM ELES.”
 (Albert Einstein)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DO PARLAMENTO
DIA DO LEGISLADOR
Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
Dia Mundial do Solo
Dia mundial do Sol
DIA DO PAU BRASIL
DIA DO SERTANEJO
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Dia Internacional do Veterinário Latino-Hispano-Americano
Dia consagrado à celebração da descoberta do Brazil

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Areiópolis - Bebedouro - Brotas - Catiguá - Macaubal - Pinhalzinho - Poloni - Redenção da Serra - Santa Cruz da Conceição - Santa Cruz das Palmeiras - São Francisco (São Paulo) Barra do Corda (Maranhão) Boa Esperança (Espírito Santo) Cabrobó (Pernambuco) Ribeirão Cascalheira (Mato Grosso) Miracema (Rio de Janeiro) Pracuúba (Minas Gerais) Braganey - Imbituva - Santa Terezinha de Itaipu (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: DANILO LOPES DA COSTA (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) ANTONIO CARLOS DEBIASI (primo-Dois Córregos/SP) CARLOS EDUARDO DANTAS DE MATTOS (Empresário Agrícola Fazenda Umuarama Garça-de Campinas /SP) fabio pinha alonso (Lions Clube de Marilia Amigos Sem Fronteiras /SPROSENETE T. FENILLI KARNOPP (LD2-Lions Clube de Santa Cruz do Sul – Centro /RS) FERNANDO TANGERINO  (Ilha solteira /SP) Pe. ADEFLOR XAVIER PEREIRA JUNIOR (Vigário Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Marília e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas/SP) VALÉRIA APARECIDA GONÇALVES DE OLIVEIRA SOUZA (RCG Garça/SP) VALDIR PIASSA DE FREITAS (V.P. de Freitas-Garça/SP) VALDEMIR PIASSA DE FREITAS (de Garça /SP) LEILA MARIA MAGOTI LIMA (Garça/SP) MARIA EMILIA MOREIRA MENDES RIBEIRO (Garça/SP) ROBERTO JOSÉ PAVAN (Ibitinga/SP) CLAUDIO PÁDUA GODOI  (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: KATIA ACCORINTE e ANTONIO MONTEIRO MORAES JUNIORó1980ó39ANOS (Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ SANTOS FILIPE E TIAGO – APÓSTOLOS E MÁRTIRES
FILIPE e TIAGO (século 1º), foram apóstolos de Jesus. Filipe, a princípio discípulo de João Batista, foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado de Menor, é conhecido como “o irmão do Senhor”. Ambos selaram  com o martírio seu amor e adesão ao evangelho de Cristo.
SÃO ANACLETO
SÃO PASCÁSIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Estes são os santos que Deus escolheu no seu amor. Deu-lhes uma glória eterna, aleluia!
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Atanásio viveu no Egito, no século 4º. Bispo de Alexandria e corajoso defensor da doutrina cristã, transformava os exílios que sofria em inspiração para novos tratados teológicos. Ao celebrarmos a memória deste que é um dos quatro grandes doutores da Igreja oriental, pedimos a graça de, imitando seus passos, crescer na adesão aos ensinamentos do Senhor.
– Oração 
PAI, INTRODUZ-NOS NESTA INFINITA RELAÇÃO QUE, EM QUANTO TERMINAL, ÉS TU, E, EM QUANTO ORIGINADOR, ÉS TU PAI! E FAZ QUE, BALANÇADOS POR ELA, NO ESPÍRITO SANTO, TODOS OS HOMENS SEJAMOS GENUINAMENTE “NÓS”, SENDO PRECISAMENTE OS UNS PARA OS OUTROS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Felipe e são Thiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição de vosso Filho, que vejamos eternamente a vossa face . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa – 03 de maio de 2019 São Felipe e São Tiago, Apóstolos . Festa
O anuncio central da Igreja é a morte e a ressurreição de Jesus, o qual se apresenta como o caminho para o Pai, a verdade para o mundo e a vida que se oferece a toda humanidade. 

1ª Leitura (1Cor 15,1-8) – O Senhor apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 33(34)
Seu som ressoa e se espalha em toda terra.


Evangelho do dia
– 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa – 03 de maio de 2019 São Felipe e São Tiago, Apóstolos . Festa
Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? - (Jo 14,6-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Felipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai!  (Jo 14,6.9) 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“É Jesus o único caminho que nos leva para o Céu”
 Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim
(João 14,6).
Que a bênção de Deus esteja em nossos corações! Temos a graça de celebrar, no dia de hoje, a Festa de São Filipe e São Tiago Menor, dois apóstolos do Cordeiro. É Filipe quem interroga Jesus e pede que Ele mostre o Pai para eles.
A resposta de Jesus para Filipe é: “Há tanto tempo estou convosco e você ainda me pede: ‘Mostra-nos o Pai’”. Em outras palavras, é como se estivesse dizendo: “Estou há tanto tempo apontando quem é o Pai, mostrando que estou no Pai e que temos uma comunhão de vida, de entrega, de unidade e natureza, e você ainda não conseguiu ver?”.
Hoje, queremos nos aproximar de Jesus, o caminho que nos leva para o Céu. Não há outro caminho que nos salva, não há outro meio para atingirmos a salvação. A salvação que queremos é a salvação eterna. Quando ainda nos encontramos perdidos na vida, precisamos nos encontrar com Jesus. Ele já nos encontrou e vem se encontrar conosco. O que precisamos agora é trilhar o Seu caminho, seguir a Sua vida e ter a vida d’Ele em nós. Quando Jesus diz “Eu sou o caminho e a verdade”, é porque há tantas mentiras no mundo.
Vivemos num mundo de falsidades, de fakes, de confusões, de verdades que se passam por falsidades, mentiras que se tornam verdades, que deixam até crentes, cristãos e seguidores de Deus confusos. A verdade é Ele.
A única convicção que nos salva se chama Jesus, caminho, verdade e vida, que nos leva para o Céu.
Eu sei que precisamos de soluções para as situações mais complexas de nossa vida. E há coisas específicas que são tratadas na ciência, na psicologia, na psiquiatria, na medicina, e todas essas ciências são maravilhosas e abençoadas por Deus, mas entenda que nenhuma verdade da ciência está acima da verdade de Deus.
E a verdade divina não é para combater a verdade das ciências. De forma nenhuma! É porque a verdade suprema é d’Aquele que criou todas as coisas, a verdade única e absoluta é Deus, todas as outras passam pela via especulativa e vão se acertando ao longo do caminho. Há, no entanto, uma verdade definitiva sobre cada um de nós, sobre a pessoa humana, sobre o ser humano. Existe uma verdade definitiva sobre a vida, e essa verdade se chama Jesus.
Não podemos nos perder nos caminhos da vida. Estamos nos deixando confundir por coisas que parecem boas, têm bela aparência, estamos nos confundindo com belas conversas, belas falas, bons discursos e boas promessas.
É óbvio que uma alma angustiada, um coração triste e uma pessoa que passa por problemas e dificuldades, quando alguém diz: “Eu vou resolver todos os seus problemas”, o que ela quer é resolver seus problemas? Porém, o tempo passa e vamos assimilando outros problemas, o tempo vem e aquela ilusão primeira também passa.
Precisamos de uma luz que ilumine, definitivamente, a nossa vida. Se quisermos trilhar o caminho da simplicidade, da humildade e da verdade, a salvação de Deus caminhará conosco e caminharemos na trilha da salvação. É preciso ter disposição de segui-Lo na verdade e na totalidade, porque alguns querem seguir Jesus, mas apenas no que lhes é conveniente, alguns querem ser discípulos de Jesus, desde que Ele não contrarie suas convicções. Não é a minha nem a sua convicção que é verdade, a única convicção que nos salva se chama Jesus, caminho, verdade e vida, que nos leva para o Céu.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Quem vê ao Filho vê ao Pai
Direitos reservados: + Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret
(Vic, Barcelona, Espanha)
Hoje, diante da petição de Filipe de mostrar-nos ao Pai, Jesus Cristo responde desde uma dupla perspectiva: Quem viu a Jesus, viu ao Pai (aspecto interpessoal); e acrescenta que o Pai realiza as obras que faz o Filho (aspecto inter operativo). Resumidamente: O ser e o obrar do Pai é o ser e o obrar de Jesus e, vice-versa.

Esta mensagem continua em sentido descendente, se ampliando até abarcar o âmbito humano, em uma dupla direção: Ativa e orante. Ativa: Quem acredite em Jesus, fará também suas obras. Orante: Tudo o que peçamos em seu nome, Ele o fará. A primeira direção destaca a fé (“quem crê em mim”); a segunda destaca o obrar divino (“As obras que eu faço”).

—Senhor Jesus, introduz-nos nesta infinita relação que, em quanto terminal, és Tu, e, em quanto originador, és tu Pai! E faz que, balançados por ela, no Espírito Santo, todos os homens sejamos genuinamente “nós”, sendo precisamente os uns para os outros.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Filipe, de Betsaida, foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus (cf. Jo 1,43s). Ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado várias vezes no Evangelho de João. A tradição indica a Turquia como seu campo apostólico e lugar de seu martírio.
Tiago, o Menor, filho de Alfeu, só é mencionado nos catálogos dos apóstolos. Por falta de biografias confiáveis, não há concordância sobre a sua trajetória, já que ele pode ser confundido com Tiago, filho de Zebedeu.
São Filipe e São Tiago são celebrados juntos desde o século VI, na Igreja dos Doze Apóstolos, em Roma.
A seus escolhidos Jesus garante assistência divina e abre-lhes vasto horizonte de esperança e bom êxito na missão: “Quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará obras maiores do que estas” (v. 12).
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas

Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,6-14 - "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida"
Preparamo-nos para a Leitura Orante com todas as pessoas que se reúnem em torno da Palavra de Deus, rezando:

 Espírito de amor, dai-nos o dom do
vosso santo temor,
para que, conscientes de
nossas fragilidades, reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo, E dai-nos um novo coração. Amém
1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que nos diz o texto do dia? 
Lemos atentamente o texto: Jo 14,6-14.
Jesus disse a Tomé: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se  me conhecesses, conhecerias também o meu Pai. E desde agora o conheces e o viste”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei” 

Reflitamos
Tomé queria conhecer melhor Jesus e lhe pede que lhe ensine o caminho. Jesus lhe faz a magnifica revelação: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o Pai"

Filipe, por sua vez,  queria ver o Pai. Para ele Jesus é mais claro ainda: "Quem me vê. vê o Pai". Era difícil  para os apóstolos ver, enxergar . Mesmo Jesus lhes dizendo que as obras que realiza é o Pai que as realiza.   E Jesus, finaliza este texto, garantindo que toda coisa boa que pedirmos, em nome dele, ele vai atender.
2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para nós, hoje? É Deus, o Pai que age em nós? Deixo que ele nos conduza? 
Meditando
Neste momento é bom recordar o que disseram os bispos, em Aparecida: “A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57).(DAp 136).
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
Rezemos com o Salmo 18:

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
1. Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; / o dia ao dia transmite esta mensagem, / a noite à noite publica esta notícia. – R.
2. Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; / seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz. – R.
4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida? 
Qual  nosso novo olhar a partir da Palavra? 
Nosso novo olhar é de filho/a que, como vivia e dizia um santo: “vive em Deus e comunica Deus”.
Frase do dia: "Quem crê em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores"

BÊNÇÃO

Finalizemos com a bênção bíblica
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.