segunda-feira, 9 de agosto de 2021

■COMECE O DIA FELIZ! ■ Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os filhos estão isentos dos impostos. – (Mt 17,22-27)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 09 DE AGOSTO de 2021 (segunda-feira) 221 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://www.facebook.com/JRMUNEWS  

PAIXÃO É TIJOLO. AMOR É CASA CONSTRUIDA.

(Mariana Kadri)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA EQUOTERÁPIA

 DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA VIDA

 DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO DOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES

 DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

 DIA DOS COWORKING

 DIA DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

 DIA DE NAGASAKI

 DIA DO PORCO

 DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM A LUTA DAS MULHERES NA ÁFRICA DO SUL E NAMÍBIA

 SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (tema: ALEGRIA DO AMOR NA FAMÍLIA de 08 a 14/08)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Elisiário - Socorro (São Paulo) Estância Velha - Tapejara (Rio Grande do Sul) Ipupiara (Bahia) Pedra Branca (Ceará) Pio IX (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NILMA RIBEIRO MOURA (Lions Clube Macaé /SP)ANA PAULA DO PRADO AZEVEDO MARQUIZEPPE (Dm-Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)MILENA TOYOTA BASTOS BENTO (neta da Marcia/Nilson – Garça /SP)MANOEL FELICIO BOTINO GIGUEIRA (empresário Garça /SP)CAROLINA HELENA SARTORI GOTTARDI (Garça /SP)JOÃO CASTRO (Florianópolis / SC)DANIELA PINHEIRO (Garça /SP)PE. MANOEL LEANDRO PEREIRA  (Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 02 NOSSA SENHORA APARECIDAó1969ó52 ANOS (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA – Setor de Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA EDITH STEIN

Edith Stein (Alemanha, 1891-1942), de família judia e doutora em filosofia, entrou na Congregação das Carmelitas Descalças. Tomando o nome de Teresa Benedita da Cruz, procurou imitar santa Teresa de Ávila no amor a Jesus. Morreu no campo de concentração de Auschevitz.

SÃO FABIO DE CESAREIA

SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

SÃO FERMO e SÃO RÚSTICO

SÃO ROMÃO MÁRTIR

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens – Mt 17,22-27

O imposto do Templo devia ser pago, anualmente, por todo judeu do sexo masculino e equivalia a dois dias de trabalho.

 

- Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de que vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus, por puro amor, escolheu-nos como seu povo. Não esqueçamos todas as maravilhas que ele realiza em nossa história e lhe prestemos o culto agradável da santidade de nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, QUE EU SAIBA DESFRUTAR MINHA CONDIÇÃO DE FILHO, QUE ME FAZ LIVRE DIANTE DAS IMPOSIÇÕES INJUSTAS DOS PODERES DESTE MUNDO, POIS SÓ A TI DEVO SUBMETER-ME.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 09 de agosto de 20212ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus caminha consciente da sorte que o aguarda. Seu profundo amor pelo Pai e pela missão o levará a enfrentar com confiança os sofrimentos da paixão. 

 

1ª Leitura (1Rs 19,4-8)  – Abri, pois, o vosso coração. Amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros..   Leitura do Livro do Deuteronômio:

 

Moisés falou ao povo, dizendo: 12“E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz. 14Vê, é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe. 15No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado. 16Abri, pois, o vosso coração e não endureçais mais vossa cerviz, 17porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. 18Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. 19Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito. 20Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome. 21Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos. 22Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso como as estrelas do céu”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 147(147B)

 

Glorifica o Senhor, Jerusalém!

 

 

– 09 de agosto de 20212ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os filhos estão isentos dos impostos.  (Mt 17,22-27)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Pelo Evangelho o Pai nos chamou, / a fim de alcançarmos a glória / de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do templo?” 25Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: “Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem, dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Senhor transforma todas as realidades da nossa vida”

 

“O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. E os discípulos ficaram muito tristes”

(Mateus 17,22-23).

Veja como é o coração dos discípulos de outrora e como é o coração dos discípulos de hoje. Eu sei que de Deus nós queremos ouvir só coisa boa, da vida também; ninguém quer ouvir coisa triste, ninguém quer saber que pode ficar doente, ninguém quer saber que vai morrer. Ninguém quer encarar a vida como ela é.

 

Nós, muitas vezes, até nos iludimos, religiosamente falando. A pessoa pega a Bíblia, ela a abre, lê, e ali vem uma palavra que é dura, que é correção, mas ela não quer ouvir; ela muda a página, ela quer ficar, inclusive, com aquelas caixinhas de promessas, e só vale promessa positiva, só vale promessa de prosperidade. Nós só queremos ouvir notícias: “Vou ter muita saúde”. “Vou ganhar muito dinheiro”. “Vou estar realizado em tudo o que eu fizer”.

 

“A vida tem limites, tem sucessos, dificuldades e fracassos; não estaremos sempre no auge”

 

Não gosto de viver de ilusões nem de fantasias. Eu gosto de encarar a vida como ela é, mas não é com desânimo, é com confiança, com esperança, sabendo em quem eu coloquei a minha confiança. Por isso que, quando Jesus fala d’Ele mesmo, Ele diz: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. É uma realidade! E uma vez que Ele vai ser entregue, os homens O mataram, mas, no terceiro dia, Ele ressuscita.

 

Os discípulos não olharam para a mensagem final, eles olharam somente para aquilo que, primeiramente, os agonizou, o fato de Jesus ser entregue, o fato de que Ele seria morto. Mas Ele vai ressuscitar.

 

Assim como os discípulos de ontem, nós, os discípulos de hoje, não podemos viver iludidos. A vida tem limites, tem sucessos, dificuldades e fracassos; não estaremos sempre no auge, a vida não é feita só de êxitos. Temos muita saúde, mas vamos experimentar as debilidades da vida, e talvez você nem queira escutar o padre Roger, porque “como ele pode dizer isso?”. Mas a vida é assim.

 

Eu nunca acreditei que a minha mãe, que meus irmãos e eu fôssemos viver eternamente aqui nesta Terra, e nem quero. Quero só estar preparado, ter maturidade para enfrentar a realidade de cada dia, para enfrentar a dinâmica da vida, e não quero me entristecer, porque eu sei que o meu Senhor, aquele em quem eu coloquei a minha confiança, a minha esperança, há de me ressuscitar.

 

Eu sei que o fim de tudo não é o fim da vida aqui, o fim de tudo é a vida eterna, ou seja, o fim de tudo aquilo que não tem fim é a eterna glória com Deus. É por isso que, vivendo em meio a minha vida aqui na Terra, não tiro os meus olhos da eternidade. Olho para a Terra e vejo tantas decepções e ilusões; olho para nossa vida cotidiana e vejo que a vida humana está revestida de ilusões e fantasias. Olho para a vida humana e vejo tantas decepções, vejo que o ser humano não é capaz de socorrer o próprio ser humano.

 

Não vou desanimar, porque sei que o meu Senhor há de transformar todas as realidades. Não vou viver de ilusão, vou viver da fé e da confiança no Senhor. Se vem notícias tristes no primeiro momento, que passe o tormento, porque eu sei que o meu Senhor há de transformar todas as realidades.

 

Que a minha alma não se envolva pela tristeza dessa ou daquela realidade, mas que meu coração exulte na certeza de que a Ressurreição é o capítulo final da humanidade.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus é questionado pelos fiscais do templo: vai pagar ou não o imposto anual ao templo? Consta que os sacerdotes e muitos mestres estavam isentos de pagar esse imposto. Os fiscais querem saber se Jesus, que é chamado Mestre, está se beneficiando da mesma mordomia. O fato de Jesus pagar mostra que ele não apoia uma sociedade injusta em que os grandes têm privilégios à custa dos pobres. Quanto ao imposto cobrado pelos reis, ou seja, as taxas cobradas pelos estrangeiros, Jesus denuncia a exploração internacional, que empobrece os povos dominados e os faz viver na miséria. De qualquer forma, Jesus se serve da generosidade da natureza (peixe) e satisfaz a exigência da lei. Quando não há exploração do povo e acumulações de bens, a natureza supre a necessidade de todos.

O R A Ç Ã O

Senhor e Mestre, diante de impostos abusivos e opressores, quem mais padece é a população pobre. Por isso, questionas a validade de pagar taxas que sustentam o poder político, econômico e religioso romano. Com a cena do peixe com moeda, mostras a soberania de Deus sobre a criação inteira. Amém.

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

– LEITURA ORANTE 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 17,22-27 - A Deus o que é de Deus

Oração Inicial

 

Estamos iniciando uma nova semana, e nela celebramos a Semana Nacional da Família. O tema deste ano é: “A alegria do amor na família”, em sintonia com a proposta do Papa Francisco ao convocar o Ano Família Amoris Laetitia. Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração e pedindo ao Senhor a graça de escutar bem sua Palavra.

 

1. Leitura (Verdade)

Nesta primeira parte da leitura orante, você é convidado(a) a fazer a leitura do Evangelho e a responder à pergunta: o que diz o texto bíblico? Leia o texto quantas vezes julgar necessário e identifique seu tema central. Destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e relembre outros textos que possam ajudá-lo(a) a compreender o Evangelho de hoje.

 

“ O imposto do Templo devia ser pago, anualmente, por todo judeu do sexo masculino e equivalia a dois dias de trabalho. Destinava-se a sustentar o Templo de Jerusalém. Sacerdotes e mestres reivindicavam a isenção. O imposto implica domínio sobre os bens da pessoa. Estes bens, em primeiro lugar, são de Deus, e os homens são filhos dele, antes de serem súditos de qualquer poder. A Igreja está no mundo e respeita a caminhada civil, mas lembra que o imposto deve ser usado para o bem comum. Ela não quer privilégios, mas a possibilidade de anunciar a Boa-Nova e defender seus filhos e filhas, especialmente, os atingidos pela pobreza. Tudo isso faz parte da Doutrina Social da Igreja, atualização do mandamento do Amor.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Repasse o Evangelho, mentalmente ou fazendo uma nova leitura, com bastante atenção, deixando-se tocar pela Palavra de Deus.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, por isso, abra o seu coração e expresse ao Senhor o que a Palavra despertou em você.

 

O mês de agosto é o Mês Vocacional na Igreja. Juntamente com a sua oração, apresente ao Senhor todos os vocacionados, rezando: “Senhor, pelo Batismo, vós nos chamastes à santidade e à cooperação generosa na salvação do mundo. Na messe, que é tão grande, auxiliai-nos a corresponder à nossa missão de membros do Povo de Deus. Qualquer que seja o chamado, que cada um de nós seja verdadeiramente outro Cristo no mundo. Ó Senhor, por intercessão de Maria, Mãe da Igreja, concedei-nos o dom misericordioso de muitas e santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias de que a Igreja necessita. Amém”

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.