domingo, 1 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Ele devia ressuscitar dos mortos.” - (Jo 20,1-9)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 01 DE ABRIL DE 2018 (DOMINGO) 91º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ALGUMAS COISAS SÃO EXPLICADAS PELA CIÊNCIA, OUTRAS PELA FÉ. A PÁSCOA OU PESSACH É MAIS DO QUE UMA DATA, É MAIS DO QUE CIÊNCIA, É MAIS QUE FÉ, PÁSCOA É AMOR.”
(Albert Einstein)

 Datas Comemorativas 
Dia da Páscoa do Senhor
DIA DA MENTIRA
DIA DO TROTE
DIA INTERNACIONAL DOS PÁSSAROS
DIA DO TOMATE
DIA DO HUMANISMO
Dia do Festival Internacional dos Livros Comestíveis
Dia do fim da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Altair – Borá - Fartura (São Paulo) Benjamin - Boca do Acre - Fonte Boa (Amazonas) Catas Altas da Noruega (Minas Gerais) Pedra Branca – Remígio (Paraíba) Sidrolândia (Mato Grosso do Sul) Arabutã – Ipuaçu (Santa Catarina) Encantado (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALESSANDRA CRISTINA PALADIN (Macrocontábil Conessa Garça /SP) MARCIA DIAS DA SILVA FELIX (EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça /SP) ALINE ROSA ROBERTO (Garça /SP) ROSANA DINIZ MARTINS (Garça /SP) luiz gonzaga corrêa de almeida moraes(PDG Lions Clube de Dracena /SP) MARCIA Roque (Lions Clube de Valparaíso /SP) FRANCISCO CUZATO (Garça /SP )ALESSANDRO APARECIDO PEREIRA SANTOS (Garça /SP) EDUARDO BERTI (São Paulo /SP)LUIZ CLAUDIO BATISTA (Deusa Alimentos-Garça /SP)


 Santo do Dia 
SÃO HUGO DE GRENOBLE
SÃO VALÉRIO
LUDOVICO PAVONI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia! (Sl 138,18.5s)
Com sublime alegria nos reunimos para celebrar o acontecimento central de nossa fé: a ressurreição de Cristo. Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos, aleluia. Vencendo a morte, Jesus permanece conosco para sempre. A Eucaristia é para nós, que vimos e acreditamos, a força para testemunhar ao mundo a vida nova que dele recebemos.
Oração
PAI, NÃO PERMITAS QUE EU CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER DISTANTE DE MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, POIS O SENHOR RESSUSCITADO NOS QUER TODOS REUNIDOS EM SEU NOME.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, por vosso filho unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concede que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
01 de abril de 2018 Domingo da Páscoa Páscoa, Ressurreição do Senhor
Ouvindo a Palavra de Deus, façamos, com Maria Madalena e os discípulos, a experiência da pedra removida e do túmulo vazio. Por termos ressuscitado com Cristo e sermos suas testemunhas, cabe-nos buscar as coisas celestes.

 1ª Leitura - (At 10,34a.37-43) -Comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos.Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Pistas para a reflexão: Pedro, no seu discurso, apresenta uma catequese que sintetiza a vida de Jesus: ungido para a missão, foio morto pelas autoridades, mas Deus o ressuscitou e ele agora está presente na vida da comunidade.
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 117 (118)
Este é o dia que o Senhor fez para nós:
alegremo-nos e nele exultemos!

2ª Leitura - (Cl 3,1-4) - "Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo.Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Pistas para a reflexão: Se ressuscitamos com Cristo, devemos viver a vida nova da ressurreição, não mais presos às coisas da terra, mas buscando as coisas do alto: os valores que Jesus revelou e que constituem o reino anunciado por ele.
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
01 de abril de 2018 Domingo da Páscoa Páscoa, Ressurreição do Senhor
"Ele devia ressuscitar dos mortos. - (Jo 20,1-9)
Pistas para a reflexão: Maria Madalena madruga e vai visitar o túmulo de Jesus. Ao vê-lo aberto (pera removida, assusta-se e vai contar o ocorrido à comunidade. Dois apóstolos vão constatar o fato: Pedro não consegue ver além do que viu; o discípulo amado tinho diante dos olhos as mesmas coisas, mas, pela iluminação da fé, vê além das aparências e acredita.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa na sinceridade e verdade (1Cor 5,7s)..
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Jesus está vivo e presente entre nós
Deixemo-nos iluminar pela Palavra de Deus, para que, compreendamos que Jesus está vivo e presente no meio de nós!
De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos  (João 20,9).
Os discípulos de Jesus estavam indo ao encontro do túmulo. O túmulo era o lugar de encontrar a esperança em meio a tantas decepções que passaram e viveram, afinal de contas, o Senhor foi entregue à morte, foi crucificado e, uma vez morto, onde Ele estaria? Estavam indo ao túmulo para alimentar a esperança do coração deles, entretanto, tudo parecia obscuro e confuso.
E, se olharmos para a nossa vida veremos que, muitas vezes, ela se encontra no túmulo. No túmulo tudo está enterrado, tudo está escondido; tudo parece tão enigmático, incompreensível, sem solução, sem um caminho aparente.
(…) É  preciso compreender o que dizem as Escrituras, porque lemos a Palavra de Deus e, muitas vezes, não a compreendemos e não é uma compreensão teológica, literal, mas a compreensão do sentido vivo das Escrituras; elas nos ensinam que Jesus deveria ressuscitar dos mortos. Os discípulos escutaram isso muitas vezes, o Senhor predisse a Sua paixão, a Sua morte, e Ele mesmo disse: “No terceiro dia, eu hei de ressuscitar”. Entretanto, como eles não guardaram a Palavra no coração, eles não experimentaram o Senhor vivo na vida deles, não compreenderam o sentido do “túmulo vazio”.
Precisamos guardar a Palavra de Deus! Quando guardamos as Sagradas Escrituras em nós compreendemos que, o Senhor está vivo, e que nada que tira a esperança da nossa vida.
O Senhor traz vida, ressuscita e é esse o Ressuscitado que queremos proclamar, anunciar ao mundo, mas, primeiro ao nosso coração, à nossa mente, à nossa inteligência. A ressurreição de Jesus ilumina todas as obscuridades da nossa vida. A ressurreição de Jesus ilumina as trevas do nosso coração e traz luz onde tudo parece escuro.
Deixemo-nos iluminar pela Palavra de Deus, para que, encontremos e compreendamos que Jesus não está morto, pelo contrário, Ele está vivo e presente no meio de nós.
Uma feliz e santa Páscoa para você!
Deus abençoe você!

ReflexãoA ressurreição de Jesus Cristo
AUTOR: Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM 
(Barcelona, Espanha)
Hoje— nesta manhã de Páscoa, vemos muito movimento: uma mulher que vai da sua casa ao túmulo e do túmulo onde estão os Apóstolos. Pedro e João correm à tumba, verificam, veem. E depois de uns momentos entre a dúvida e a esperança, veem com os olhos do seu espírito, e creem na ressurreição de Jesus.

Entre tanto movimento, o maior, o mais decisivo foi o de Jesus. Depois da sexta-feira da paixão e morte na cruz, e do sábado de “repouso” e silêncio, saiu do túmulo vivo e ressuscitado, deixando mortalhas e sudário bem ordenados no seu lugar, dando-nos com a sua ressurreição a prova mais clara da sua divindade.

—Senhor Jesus, cremos que a tua ressurreição é a garantia da nossa, por que tu disseste que eras a Ressurreição e a Vida e quem crê em Ti, ainda que morra viverá e tu o ressuscitarás no último dia.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- As piedosas mulheres queriam perfumar o corpo de Jesus! Reconhecem-se devedoras de tanta atenção e amor para com o Mestre.
- Em meio a pesar, tristeza, comoção, preocupam-se com o corpo do Senhor.
- Em minha vida ainda surgem pedras que me impedem de chegar até Jesus?
- Quanto mais próximos de Jesus, mais sinto a ação da Graça de Deus. Peço hoje, de modo especial, sua ajuda.
- Em meu dia a dia, qual a imagem de Jesus que mais tenho diante dos olhos?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 24,13-35 - Fica conosco, Senhor!
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus,
que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto do Evangelho do Dia, na Bíblia: Lc 24,13-35.
Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus perguntou:
- O que é que vocês estão conversando pelo caminho?
Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse:
- Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?
- O que foi? - perguntou ele.
Eles responderam:
- O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus. Então Jesus lhes disse:
- Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.
E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas.
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe.Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo:
- Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.
Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro: - Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?
Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam:
- De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.
Refletindo
Estamos na celebração da Páscoa. O Evangelho de hoje apresenta uma cena magistral: Jesus ressuscitado com os discípulos no caminho de Emaús. Eram dois: Cleopas e provavelmente sua esposa, Maria, aquela que estava ao pé da cruz com Maria, a Mãe de Jesus, e com Maria Madalena. É uma caminhada dura, triste, dolorosa, recordando o caminho feito até o Calvário, onde o Mestre foi crucificado e morto. Uma palavra que poderia definir o estado de ânimo de ambos é: decepção! Até que alguém, acerta o passo com eles e caminha junto, ouvindo suas dores e seu desalento. O caminhante os ouve e os ajuda a refletir, recordando as Escrituras e o que haviam profetizado sobre o Messias. Os fatos vão tomando novo significado, à luz da Palavra. Os olhos dos discípulos de Emaús passam a ver com clareza quando Jesus senta-se à mesa com eles e parte o pão.
A Palavra e a Eucaristia são dois momentos privilegiados em que Jesus Ressuscitado se manifesta e é percebido pelos que crêem.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  - O que a Palavra diz para mim? 
Quando meu coração sofre, quando está frio busco o calor da Palavra e sento-me à mesa com Jesus? Convido-o para estar comigo? Percebo na pessoa que caminha a meu lado o ritmo do andar de Jesus Ressuscitado? 
Refletindo
Os bispos, em Aparecida, fizeram uma bela oração a partir de Emaús"Guiados por Maria, fixamos os olhos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé e dizemos a Ele com o Sucessor de Pedro:
"Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina" (Lc 24,29).
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição. 
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti.(...)
" (DAp 554)
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com a canção do Padre João Carlos:
Andavam pensando tão tristes
De Jerusalém a Emaús
Os dois seguidores de Cristo
Logo após o episódio da cruz
Enquanto assim vão conversando
Jesus se chegou devagar
De que vocês estão palestrando?
E ao Senhor não puderam enxergar

Fica conosco, Senhor!
É tarde e a noite já vem!
Fica conosco Senhor
Somos teus seguidores também


Não sabes então forasteiro

Aquilo que aconteceu?
Foi preso Jesus Nazareno
Redentor que esperou Israel
Os chefes a morte tramaram
Do santo profeta de Deus
O justo foi crucificado
A esperança do povo morreu

Três dias enfim se passaram

Foi tudo uma doce ilusão
Um susto as mulheres pregaram
Não encontraram seu corpo mais não
Disseram que Ele está vivo
Que disso souberam em visão
Estava o sepulcro vazio
Mas do Mestre ninguém sabe não

Jesus foi então relembrando

Pro Cristo na glória entrar
Profetas já tinham falado
Sofrimentos devia enfrentar
E pelo caminho afora
Ardia-lhes o coração
Falava-lhes das Escrituras
Explicando a sua missão

Chegando afinal ao destino

Jesus fez que ia passar
Mas eles demais insistiram
Vem, Senhor, vem conosco ficar
Sentado com eles à mesa
Deu graças e o pão repartiu
Dos dois foi tão grande a surpreso
Jesus Cristo, o Senhor, ressurgiu!
CD Verde Conquista, Paulinas COMEP)
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou estar atento/a para ouvir os passos do Ressuscitado ao meu lado, para ouvi-lo na sua Palavra e encontrá-lo na Eucaristia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.