quinta-feira, 18 de abril de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>Eu sou o pão vivo descido do céu. – (Jo 6, 44-51) <<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - 💙 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - 💛 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM -🤎 MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L VERDE - 💚 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L –💚 MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 GARÇA/SP, 18 de ABRIL de 2024 (quinta-feira) 109º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A COVARDIA É O MEDO ACEITO; A CORAGEM É O MEDO DOMINADO.

Lecouve)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO AMIGo Brasileiro

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

DIA Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos

DIA INTERNACIONAL DO RADIOAMADOR

DIA da Convenção Republicana

DIA DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DOS ÍNDIOS

DIA DE ALLAN KARDEC (SP)

DIA DE MONTEIRO LOBATO (SP)

DIA do Espírita

DIA do Espiritismo

DIA do Livro Espírita

DIA dos Donos de Animais de Estimação

DIA dos Ex-Namorados

DIA do Malabarista

DIA do Yom Hashoá Vehagvurá (Holocausto e Heroísmo)

DIA da Independência do Zimbabwe

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bilac (São Paulo) Antônio Cardoso - Pau Brasil (Bahia) Penedo (Alagoas) Espigão Alto do Iguaçu (Paraná) Ponta de Pedras (Pará) Itarana (Espirito Santo) Flores do Piauí (Piauí)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA LUIZA DAHROUG CONESSA (sobrinha neta São Paulo /SP) LEANDRO AUGUSTO ESTORK (primo Deusa Alimentos Garça /SP) CLAUDENZIL ALVES (primo São Paulo /SP) FERNANDO CARBALLAL RODRIGUEZ (Garça /SP) KENIA CASAGRANDE CARBALLAL (Empresária Garça /SP)  VERA MARIA COSTA MOTA (PDG-DLC1-Lions Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador /RJ) JACIRA PEREIRA SVIZZERO (Lions Clube de Bauru Centro /SP) CARMEM H. P. BOCCHI BETTIO (Adamantina /SP)OLIMARA  GONÇALVES  MARINHO (Cassilândia /MS)  MARISA MAGDALONI VOLLET (Garça /SP) JOSÉ ANGELO PEREZ (Advogado Garça /SP) GILMAR ANIDO COSTA GONZALES(empresário Marilia /SP) RODRIGO ZANCOPÉ ROSÁRIO (Farmacêutico Garça /SP) ANA LUCIA BONFIM TRAVENSOLO (Garça/SP) DANIEL MENDONÇA (empresário Garça/SP) JOSÉ EDNALDO CARRERO (Garseg Garça /SP) JAIR GIMENES LOPES (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PIRAJUÍó1970ó54 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 

Beata MARIA DA ENCARNAÇÃO (BÁRBARA AVRILLOT)

SANTA Savina Petrilli

SÃO GALDINO

SÃo João Isauro

SÃO Lariano

SÃO Perfeito

SÃO Pusício

SANTO APOLÔNIO

SANTo Elpídio de Melitene

SANTo Eusébio de Fano

SANTo Hermógenes de Melitene

SANTO Usmaro

SANTA Antusa

SANTA Atanásia

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Pão Vivo que desceu do céu Jo 6,44-51 - O Pão do céu

Cantemos ao Senhor, pois fez brilhar a sua glória. O Senhor é minha força e meu canto, ele foi para mim a salvação, aleluia (Ex 15,1s).

 

Cantemos ao Senhor, pois fez brilhar a sua glória. O Senhor é minha força e meu canto, ele foi para mim a salvação, aleluia (Ex 15,1s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Com as luzes da ressurreição do Senhor e da catequese da Igreja, crescemos no entendimento das Escrituras, que nos apontam para Cristo. Participando do seu banquete, somos saciados por Ele, pão vivo descido do céu, que nos garante a comunhão com o Pai e a plenitude da ressurreição.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO DE DOCILIDADE AO PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO PARA ACOLHER OS ENSINAMENTOS DIVINOS E COLOCAR-ME, RESOLUTAMENTE, NA BUSCA DO RESSUSCITADO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus eterno e todo-poderoso, nestes dias que nos fizestes conheçamos toda riqueza da vossa misericórdia, derramai-a sobre nós com maior generosidade, para tornar mais firmes em vossa verdade aqueles que libertastes das trevas do erro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e rainha, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 18 de abril de 2024 quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Cristo ressuscitado, o Santo, o Justo, autor da vida e nosso eterno defensor junto ao Pai, convida-nos a ouvir e guardar sua Palavra, fonte de paz e de perdão.

 

 

1ª Leitura (At 8,26-40) Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado? Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador-geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?” 31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”. 34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”(37) 38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água, e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 66(65)

 

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

1. Nações, glorificai ao nosso Deus, / anunciai em alta voz o seu louvor! / É ele quem dá vida à nossa vida / e não permite que vacilem nossos pés. – R.

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

2. Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: / vou contar-vos todo bem que ele me fez! / Quando a ele o meu grito se elevou, / já havia gratidão em minha boca! – R.

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

3. Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,  não rejeitou minha oração e meu clamor / nem afastou longe de mim o seu amor! – R.

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

 

 

– 18 de abril de 2024 quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Eu sou o pão vivo descido do céu.  (Jo 6, 44-51)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou o pão vivo descido do céu, / quem deste pão come sempre há de viver (Jo 6,51). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

18/04/24          3ª Quinta-feira da Páscoa – b

 

João 6,44.48-51: Disse Jesus à multidão: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia... Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

 

Jesus, o evangelista São João escreveu essa maravilhosa catequese sobre a Eucaristia, que o senhor instituiu na Última Ceia.

Talvez, já naquele tempo, algumas comunidades celebravam a Missa, sem acreditar que, por detrás daqueles sinais do Pão e do Vinho, se renovavam a sua Encarnação, Morte e Ressurreição. A fé verdadeira enxerga, por detrás dos ritos, os sinais vivos da sua presença de Ressuscitado no meio de nós.

É o senhor o Pão vivo descido do céu, enviado pelo Pai, que renova constantemente a doação da sua vida por nós e se faz nosso alimento para termos força de ser fiéis ao senhor.

 Quando acreditamos que seu Pai tanto nos amou que nos deu o seu Filho, então nos deixamos atrair pelo amor do seu Pai.

 E nossas celebrações se enchem de sentido, porque o sacrifício que celebramos é a entrega do seu corpo e do seu sangue, para que também nós possamos superar o pecado e a morte, e viver como filhos e filhas de Deus Pai.

Assim, mais do que receber, nós entramos em comunhão com o senhor, como se estivéssemos recebendo algo do DNA do seu corpo ressuscitado, que nos dará a graça de ressuscitar para a vida eterna.

Muitos dos seus discípulos, naquele tempo e hoje também, não entendem esse sacramento de união e de amor com o senhor e com o seu Evangelho.

Por isso, muitos o abandonam e passam para seitas supostamente cristãs, que não celebram a Eucaristia.

Outros não valorizam a Eucaristia como sacramento da sua presença ressuscitada, ou ficam apenas na aparência dos seus sinais, sem jamais comungar o que eles significam.

 

Maria santíssima, ajude-nos a crescer em nossa fé e em nosso amor à santa Eucaristia, faça-nos enxergar para além das aparências de quem preside ou da cerimônia litúrgica, para que cada comunhão seja uma experiência de união profunda com seu Filho bendito e ressuscitado, e nos fortaleça para vivermos em amizade social e em fraternidade entre nós. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Pai e Filho trabalham em perfeita sintonia, com o mesmo objetivo: levar as pessoas a crer em Jesus, para que tenham vida plena. Não é possível ao ser humano alcançar diretamente a Deus; o que dele temos é uma vaga noção. Quem tem condições de nos revelar o Pai é seu Filho Jesus Cristo, que dele procede. O Pai apresenta ao mundo o Filho amado; Jesus, por sua vez, nos fala de sua origem: “Só aquele que vem de Deus é que viu o Pai”. Prosseguindo o discurso sobre o pão descido do céu, Jesus dá um passo a mais, dizendo que o pão que ele dará é sua carne. Na cultura bíblica, carne é o mesmo que pessoa humana: “O Verbo se fez carne”. Ele é o Cordeiro de Deus que vai se sacrificar por amor, morrendo na cruz. Há aqui forte alusão à Eucaristia, alimento espiritual do cristão.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 6,44-51 - O Pão do céu

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

O Evangelho desses últimos dias nos traz as repercussões que surgiram após o milagre da multiplicação dos pães. De um lado, Jesus afirma ser o pão verdadeiro, doado para a vida do mundo, e, do outro, a multidão continua procurando Jesus com interesse material, saciar a fome gratuitamente.

 

O Senhor, Palavra viva entre nós, sacia nossa fome, oferecendo-nos o alimento de vida eterna. Vamos abrir os ouvidos de nosso coração para ouvir bem o que Ele nos diz.

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, destacando as palavras que mais o/a tocarem, e recorde outros textos que possam ajudá-lo/a na compreensão deste Evangelho? O que tem por trás destas afirmações de Jesus?

 

Deus não é um pai segundo a experiência da pessoa humana. Deus é Pai segundo a experiência que Jesus nos revela: “Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus”. Quem crê de verdade no Pai, crê também no Filho. A Eucaristia é o dom do pão, quando Deus doa a si mesmo no Filho. O pão é sinal do que é essencial na vida. Jesus é esse pão eucarístico que sustenta os operários do Reino. É a força dos que lutam por justiça e fraternidade. É a ação de graças por sermos convidados ao banquete da vida. É o viático, o consolo dos que fazem a passagem para a eternidade. Jesus “Pão” é o sacramento que nos reúne para celebrar, agradecer a Deus e fortificar nosso amor ao próximo.

 

2. Meditação (Caminho)

A bondade do Senhor nos ilumina e conquista nosso coração, atraindo-nos para Ele. É sempre iniciativa dele, e jamais somos atraídos por causa de nossos méritos.

Como é minha vigilância e abertura para acolher os apelos de Deus?

A Eucaristia é alimento e vida para meu espírito, para minha fé?

Meu compromisso com a Eucaristia é de ser, também, presença do amor de Deus em meio aos meus, no mundo no qual vivo e atuo?

3.Oração (Vida)

Este é o momento de você falar com Deus. Fale do que seu coração sentir necessidade…,

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de amor.

Reze pelas necessidades de seu povo. Fale com Deus das fragilidades humanas (lembre as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

 

 4.Contemplação (Vida e Missão)

Tome uma atitude cristã diante deste Evangelho. Uma sugestão pode ser esta: Quero testemunhar aos meus irmãos a minha fé na força da Eucaristia, Pão da Vida para nossa caminhada.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP