quinta-feira, 17 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. - (Lc 7,36-50)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 17 DE SETEMBRO de 2020 (quinta-feira) 261º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

NÃO VIVA PARA QUE A SUA PRESENÇA SEJA NOTADA, MAS PARA QUE SUA AUSÊNCIA SEJA SENTIDA.

(Bob Marley)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL

DIA NACIONAL DO CEGO

DIA DO TRANSPORTADOR RODOVIÁRIO DE CARGA

DIA DA MÚSICA COUNTRY

SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): POMPÉIA (São Paulo) Alvorada - Augusto Pestana - Caibaté- Vicente Dutra (Rio Grande do Sul) Uiramutã (Roraima) Buerarema (Bahia)Major Isidoro  (Alagoas) Rio do Fogo (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIANA FURLANETO SANTOS (Distribuidora de Bebidas São José-Garça /SP) RICARDO A. DA CRUZ “Ribó (Hidrodex-Garça /SP) SOKAN KATO YOUNG (ChinaTur-São Paulo /SP) ANGELINA (Dona ) CORDOBA MACHADO (Gália /SP) JOSÉ ROBERTO FERRES LOPES (Garça /SP) KARINA BONFIM GARCIA (Liberty Seguros Garça /SP) TALITA ALENCAR (Garça /SP) ADRIANO FERNANDES F NOGUEIRA (Lions Clube de JUNQUEIRÓPOLIS Cidade Verde /SP) ORLANDO JOSÉ ARAUJO (Club de Leones de Cagua-Turmero /Venezuela) SANDRA REGINA NASCIMENTO (Marilia /SP) RODRIGO GUTIERRES (Vereador-Empresário Jafa-Garça /SP) ADOLFO GOULART LEME (Curitiba/PR)DORIVAL ANSANELLO NETO (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ São ROBERTO BELARMINO

Roberto (Itália, 1542-1621), bispo e doutor da Igreja, foi grande pensador da reforma que se seguiu ao Concílio de Trento. Dedicando-se à catequese popular, elaborou um catecismo da doutrina cristã que vigorou até o século 19. 

SANTA HILDEGARDA

SANTA Adriana

São Francisco das Chagas

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 7,36-50:  O gesto da mulher que unge os pés de Jesus com perfume e os enxuga com os cabelos revela a acolhida e a misericórdia de Deus que ela encontrou em Jesus..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Eco 36,18).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O Evangelho não é uma teoria; ele tem sua origem em uma pessoa concreta – Jesus Cristo -, que viveu neste mundo, morreu por nós e ressuscitou. Deixemo-nos converter pela Boa-nova da salvação.. 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME NUTRIR UM AMOR TÃO ENTRANHADO A JESUS A PONTO DE NÃO TER VERGONHA DE MANIFESTÁ-LO EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA, MESMO CORRENDO O RISCO DE SER MAL-COMPREENDIDO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de setembro de 2020  5ª feira da 24ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Paulo reafirma com vigor o ponto central da Boa-nova: a ressurreição de Jesus, o qual é fonte de salvaç!ão para os que respondem com amor à sua presença plena de perdão e misericórdia . 

 

1ª Leitura (1Cor 15,1-11) – É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

1Irmãos, quero lembrar-vos do evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual vos foi pregado por mim. De outro modo teríeis abraçado a fé em vão.

 

3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras, 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

 

9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo.

 

11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 117(118)

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

 

 

– 17 de setembro de 2020 5ª feira da 24ª Semana Do Tempo Comum

Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. - (Lc 7,36-50)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Vinde a mim, todos vós que estais cansados e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28)..

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.

 

39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.

 

40Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre”!41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.

 

44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés.

 

46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O lugar dos pecadores é aos pés de Jesus”

Eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor

(Lucas 7,47)

Jesus estava na casa daquele fariseu chamado Simão, que O convidou para uma refeição. Enquanto o fariseu, aquele homem tão religioso, que se achava tão justificado, estava até com arrogância, porque estava recebendo Jesus, uma mulher conhecida como pecadora soube que Jesus estava ali. Ela não quis nem saber se seria recebida ou não, se poderia entrar ou não, ela correu ao encontro do Senhor.

 

Fico impressionado com a intrepidez dessa mulher, com a ousadia que ela teve. Ela não parou nos seus pecados, não parou nos rótulos, nos preconceitos que as pessoas tinham em relação a ela, porque tudo o que ela queria era o amor misericordioso de Jesus. Por isso, ela se jogou aos pés d’Ele, colocou-se aos pés do Mestre para chorar seus pecados, para buscar a contrição na sua vida, e com as lágrimas ela lavou os pés de Jesus, com seus cabelos ela enxugou os pés d’Ele. Todo amor do seu coração ela colocou aos pés do Senhor.

 

Simão, o fariseu, ficou olhando aquela situação com uma indignação irônica. “Se esse homem fosse realmente profeta, saberia que mulher está aos seus pés”. Ele não disse, mas pensou. 

 

“O lugar de lavarmos os nossos pecados e o nosso coração é aos pés de Jesus”

 

Sabe aqueles pensamentos que alimentamos e temos dentro de nós? Aqueles nossos julgamentos que costumamos fazer da vida dos outros, e assim por diante, sem conhecer a profundidade e a verdade, porque achamos que conhecemos e sabemos de tudo.

 

O Mestre Jesus, que lê os pensamentos, os corações, que lê aquilo que está na expressão da nossa humanidade irônica, disse: “Simão, cheguei à sua casa, tu nem me acolheste com o ósculo; cheguei a tua casa e não me ofereceste nada para comer”. Jesus chegou, e o fariseu pouco se incomodou, ele apenas recebeu Jesus, mas não se colocou aos pés d’Ele.

 

O lugar dos pecadores é aos pés de Jesus, o lugar de lavarmos os nossos pecados e o nosso coração é aos pés de Jesus. Os arrogantes ficam de pé, achando-se os melhores e mais importantes do que os outros. Os arrogantes estão aí nas redes sociais, nas conversas, julgando, comentando, criticando, zombando dos outros e colocando-se acima da média.

 

Os arrogantes espirituais são aqueles que julgam conhecer, saber tudo de Deus e da Igreja, saber quem já está a salvo e quem está condenado. Os arrogantes são aqueles que têm muitas pedras para atirar, mas os pecadores, aqueles a quem Jesus foi enviado, colocam-se aos pés do Senhor e não importa qual seja o tamanho do pecado, o que importa é a intensidade do amor, por isso essa mulher foi amada e perdoada, porque demonstrou todo amor e não se deixou parar nos parâmetros da arrogância humana.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Exclusiva de Lucas, esta passagem abre enorme leque para várias considerações. Jesus aceita comer em companhia de um fariseu, que nem suspeita que algo revolucionário vai acontecer. Entra em cena uma mulher, “conhecida na cidade como pecadora”. Um golpe violento para o fariseu que, por se considerar justo diante de Deus, não digeria a presença de pecadores. Jesus serenamente acolhe a mulher e se deixa tocar por ela, que não economiza afagos e lágrimas de amor e gratidão. Jesus sabe da sinceridade do gesto da pecadora, como também “faz leitura” da maldade aninhada no coração do fariseu. Então, põe cada coisa em seu devido lugar: realça a atitude amorosa da mulher e corrige o mau juízo ruminado pelo fariseu. Justifica aquela que fora pecadora e chama à conversão quem se achava impecável.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre e Senhor, livre de preconceitos e de normas opressoras, permites que a pecadora toque no teu corpo. Então, gestos de amor, arrependimento e gratidão misturam-se no mesmo ritual. O perdão se dá: “Seus pecados estão perdoados”. E a mulher, totalmente transfigurada, retira-se em paz. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 7,36-50 – A fé que salva

Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos convida a refletir sobre o perdão e a misericórdia. O gesto da mulher que unge os pés de Jesus com perfume e os enxuga com os cabelos revela a acolhida e a misericórdia de Deus que ela encontrou em Jesus. Que o Espírito Santo abra o nosso coração para acolhermos os ensinamentos de Jesus para o nosso dia.

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

A quem Jesus está se dirigindo? Qual desafio a comunidade é convidada a enfrentar? Qual desejo de Deus o evangelista nos revela por meio da narrativa? Qual é o apelo principal que o texto nos faz?

 

“A cena se desenvolve através de fortes contrastes. De um lado, um fariseu, homem de prestígio social, observante escrupuloso da lei mosaica e tido por puro. De outro, uma mulher definida por pecadora. No meio, Jesus, que o próprio anfitrião chama de Mestre, mas também é conhecido como “amigo dos pecadores”. O fariseu arvore-se em juiz e desqualifica Jesus. Este restabelece a verdade e define quem é quem nesta história. A mulher não é julgada pelo passado, mas reabilitada pelo seu amor e pela sua fé. O perfume da mulher encheu a sala do banquete. E com isto recuperou sua dignidade. Ela saiu envolvida pelo amor e pelo perdão. O anfitrião ficou em seu legalismo. Ele não percebeu a Boa-Nova de Jesus.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que diz o texto para mim? Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que vivo hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Invocações a Jesus Mestre
“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

É preciso obedecer a Deus e não à opinião pública. Com quem você quer se importar hoje? Quem está chorando que você queira ter compaixão.

 

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.