sábado, 18 de novembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus fará justiça aos seus escolhidos que gritam por ele. (Lc 18,1-8)


  ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO 
 GARÇA/SP, 18 DE NOVEMBRO DE 2017 (sábado) 322º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"TRATE AS PESSOAS DA FORMA COMO ELAS DEVEM SER E AJUDE-AS A SE TORNAREM O QUE ELAS SÃO CAPAZES DE SER."
                                                                                                                                                                            (Goethe)

 Datas Comemorativas  
DIA DA OAB
DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO TUTELAR
DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO
DIA NACIONAL DO EXERCÍCIO FÍSICO
DIA NACIONAL DO NOTÁRIO E DO REGISTRADOR OU TABELIÃO
DIA DA CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
DIA MUNDIAL DA DPOC (DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA)
DIA DO ANIVERSÁRIO DE MICKEY MOUSE
Semana da Conciência Negra
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Agudos do Sul - Floresta - Ivatuba - Janiópolis (Paraná) São Benedito (Ceará) Baía da Traição - Conde - Princesa Isabel (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GIULIA CRISTINA PALADIN BERTO (sobrinha da Alessandra-Garça/SP) ARY ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos-Garça/SP) DOUGLAS LUIZ FRASSON (Garça/SP) CARLOS AUGUSTO MURARI MARQUE (Garça/SP) JULIO CESAR DEGRANDE (Lions Clube de Lucélia/SP) MARLENE APARECIDA MADEIRA (Garça/SP) RODRIGO ALEXANDRE MARTINS (Porto Seguro/BA)  Ali Dahrouj (Madeireira Pirâmede-Garça /SP) Vera Belido (Garça /SP) Edilaine Loureiro (Cambé /PR) Claudinet Gimenez (Campinas /SP) ANa CaROLINA Scaramucci Rivaben (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  GISLEINE (Gisa) VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS E WAGNER LUIZ DOS SANTOSó2006ó11 ANOSó(RCG Tecnologia Ltda.–Taêsa-Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO FREDIANO
BEATOS DOMINGOS, JORGE, ISABEL FERNANDES E INÁCIO

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).
Lembremos sempre as maravilhas do Senhor em favor da humanidade: a criação do universo, as incontáveis obras da libertação, a vinda de Jesus, mestre da justiça e do amor.
Oração
PAI, FAZE-ME POBRE E SIMPLES DIANTE DE TI, DE MODO QUE MINHAS SÚPLICAS SEJAM ATENDIDAS, POIS JAMAIS DEIXAS DE ATENDER A QUEM SE VOLTA PARA TI NA HUMILDADE DE CORAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Sábado da 32ª Semana do Tempo Comum - 18/11/2017
■ A palavra de Deus produz maravilhas no mundo, suscita em nós o louvor ao Senhor e nos motiva à oração perseverante, capaz de instaurar a justiça.  

1ª Leitura (Sb 18,14-16; 19,6-9) – O mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido por onde passaram como cordeiros saltando de alegria. Leitura do livro da Sabedoria:


18,14
Quando um tranqüilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, 15a tua palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio; como espada afiada, levava teu decreto irrevogável; 16defendendo-se, encheu tudo de morte e, mesmo estando sobre a terra, ela atingia o céu. 19,6Então, a criação inteira, obediente às tuas ordens, foi de novo remodelada em cada espécie de seres, para que teus filhos fossem preservados de todo perigo. 7Apareceu a nuvem para dar sombra ao acampamento, e a terra enxuta surgiu onde antes era água: o mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido, e as ondas violentas se transformaram em campo verdejante, 8por onde passaram, como um só povo, os que eram protegidos por tua mão, contemplando coisas assombrosas. 9Como cavalos soltos na pastagem e como cordeiros, correndo aos saltos, glorificaram-te a ti, Senhor, seu libertador.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 104 (105)
Lembrai-vos sempre as maravilhas do Senhor!

Evangelho do dia
Sábado da 32ª Semana do Tempo Comum - 18/11/2017
Deus fará justiça aos seus escolhidos que gritam por ele. (Lc 18,1-8)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Rezemos a Deus com perseverança
A oração precisa de perseverança, precisa ser também uma oração de confiança
E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?” (Lucas 18,7).
A parábola maravilhosa que Jesus nos conta, hoje, dessa viúva insistente, persistente, que chega a ser chata e aborrecer o juiz com as suas súplicas constantes, para que ele faça justiça, é para nos ensinar como deve ser a nossa oração, como devemos rezar com perseverança e insistência sem jamais nos deixarmos tomar pelo desânimo, pela falta de alento e de vida em nossas orações.
O exemplo que Jesus nos dá é o modo que devemos fazer e operar em nossa vida. Primeiro, precisamos decidir, a oração precisa fazer parte da nossa vida; e ela tem um elemento fundamental que se chama perseverança.
A primeira graça que, com certeza, precisamos buscar, na nossa vida de oração, é a perseverança, pois rezar não é o mais difícil. O mais difícil é perseverar na súplica, na busca, na insistência. Algumas pessoas, no entanto, rezam uma vez, duas, três vezes, mas não conseguem a graça; então, desanimam e perdem todas elas. Caímos em desgraça quando desistimos da vida de oração, quando desistimos de nos colocar na presença de Deus, de suplicar, insistir com Ele naquilo que precisamos.
Permita-me falar ao seu coração: não desanime com as circunstâncias difíceis que você possa estar enfrentando na vida, não desanime diante das situações contrárias ou com as contradições que precisamos enfrentar a cada momento.
Não desanimemos com as doenças, enfermidades nem com todas as tribulações adversas que vêm ao nosso caminho. A nossa atitude e resposta não são a amargura, a murmuração nem o desalento. A nossa resposta é a oração.
A oração precisa de perseverança, mas  precisa ser também uma oração de confiança. A oração é o modo de nos colocarmos nos braços do Senhor e dizer: “É no Senhor que eu confio, é n’Ele que coloco minha esperança e toda minha confiança. Jamais desanimaremos, porque sabemos onde colocamos a nossa esperança. Eu sei em quem confio. Eu sei quem é o Deus que sirvo”.
Deus não está nos ouvindo? Ele está ouvindo. Talvez o nosso coração não esteja ouvindo o Senhor, talvez a nossa sensibilidade interior não esteja captando Sua graça em nós, mas Ele é um Pai que cuida de nós noite e dia, e a nossa luta é para sermos filhos que, noite e dia, estão também na presença d’Ele.
Deus abençoe você!
ReflexãoA “natureza da natureza” (fundamentos do Direito)
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje , não podemos negar que, neste mundo auto-construído, recorremos igualmente aos "recursos" de Deus, em segredo. Exatamente como o juiz irracional da parábola, que finalmente faz justiça para ter paz (algo que, em verdade, vem de Deus).
Como pode a razão reencontrar sua grandeza sem cair no irracional? A aparição do movimento ecologista é sintomática: reconhecemos que a matéria não é um elemento para nosso uso, senão que a terra tem em si mesma sua dignidade e nos devemos seguir suas indicações; devemos escutar a "linguagem da natureza" e responder coerentemente. Também existe uma "ecologia do homem", pois ele possui uma natureza que não pode manipular ao seu capricho.
—Eu não sou somente uma liberdade que se criou por si mesma. Sou espírito e vontade, mas também natureza. Minha vontade é justa quando respeito minha natureza, a escuto, e quando me aceito como sou, e admito que não me criei a mim mesmo.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você acha que Deus exige muito de você?
- Você consegue se isolar de vez em quando para rezar?
- Há muitas tempestades em sua vida?
- Você tem muito medo? Dê algum exemplo.
- Você se fortalece na oração?

Leitura Orante
Autor: Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 18,1-8 - Deus é justo!
"Deus julgará a favor de seu povo e fará isso bem depressa"
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Começamos rezando  o Salmo 94:
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar
- Ao Deus do universo, venham festejar
- Seu amor por nós, firme para sempre
- Sua fidelidade dura eternamente
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor
- Sirva com alegria, venha com fervor
- Nossas mãos orantes para o céu subindo
- Cheguem como oferenda ao som deste hino
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Lc 18,1-8:
Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar:
- Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. Nessa cidade morava uma viúva que sempre o procurava para pedir justiça, dizendo: "Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário!"
- Durante muito tempo o juiz não quis julgar o caso da viúva, mas afinal pensou assim: "É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito ninguém. Porém, como esta viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de vir me amolar até acabar comigo."
E o Senhor continuou:
- Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?
Refletindo
A viúva de que Jesus fala no Evangelho, fazia parte de um grupo bastante exposto a abusos legais, judiciais e jurídicos porque não podiam subornar nem pagar. A viúva procurava o juiz pedindo justiça contra seu adversário. Mas, o juiz era iníquo. Não temia a Deus e nem respeita as pessoas. Por isso não atendia o caso do julgamento daquela mulher. Mas, sentindo-se incomodado por tantos apelos da viúva, ele resolveu atendê-la. E Jesus comenta: se aquele juiz iníquo, para não ser incomodado, atendeu àquela mulher, muito mais e sem demora, Deus que é bom e justo, vai ajudar o seu povo. A fé e a confiança neste Deus justo e bom deve animar os que creem.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que diz o texto para mim, para nós?
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "Na história do amor trinitário, Jesus de Nazaré, homem como nós e Deus conosco, morto e ressuscitado, nos é dado como Caminho, Verdade e Vida. No encontro de fé com o inaudito realismo de sua Encarnação, podemos ouvir, ver com nossos olhos, contemplar e tocar com nossas mãos a Palavra de vida (cf. 1 Jo 1,1), experimentamos que "o próprio Deus vai atrás da ovelha perdida, a humanidade doente e extraviada. Quando em suas parábolas Jesus fala do pastor que vai atrás da ovelha desgarrada, da mulher que procura a dracma, do pai que sai ao encontro de seu filho pródigo e o abraça, não se trata só de meras palavras, mas da explicação de seu próprio ser e agir"(DAp 242).
E eu me interrogo: Deus para mim é este Juiz bondoso que vai ao encalço de quem se perdeu? A justiça de Deus é amor para todos. Sinto-me uma pessoa amada, acolhida, ouvida por Deus?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a
Oração ao Senhor  (papa Francisco)
Senhor Deus, olhai para nós!
Olhai para as nossas famílias.
Senhor, a Vós não faltou trabalho;
Vós fostes carpinteiro e éreis feliz.
Senhor, falta-nos um trabalho.
Os ídolos querem roubar-nos a dignidade.
Os sistemas injustos desejam roubar-nos a esperança.
Senhor, não nos deixeis sozinhos.
Ajudai-nos a auxiliar-nos uns aos outros;
fazei-nos esquecer um pouco o egoísmo e sentir no nosso coração o “nós”,
nós povo, que deseja ir em frente.
Senhor Jesus, a Vós não faltou trabalho;
concedei-nos um trabalho,
ensinai-nos a lutar pelo trabalho e
abençoai-nos a todos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver)  – Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, justo Juiz que me ama e prepara o melhor para mim.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo