sexta-feira, 19 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. - (Jo 15,12-17)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 19 DE MAIO DE 2017 (SEXTA-FEIRA) 139º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A PRIMEIRA LEI DA AMIZADE CONSISTE EM PEDIR AOS AMIGOS COISAS HONESTAS, EM FAZER POR ELES COISAS HONESTAS. O AMIGO CERTO CONHECE-SE NOS MOMENTOS INCERTOS.”
(Cícero)


Datas Comemorativas
DIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO
DIA NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICO
DIA DO FÍSICO
DIA MUNDIAL DA DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO
DIA NACIONAL DA DOR DE CABEÇA
Semana Nacional de Doação de Leite Humano

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alambari - Araçariguama - Arapeí  - Barra do Chapéu - Bertioga - Canitar - Dourado - Engenheiro Coelho - Estiva GerbiHortolândia - Potim - Ribeirão Grande - Saltinho - São Lourenço da Serra - Tuiuti (São Paulo) Pinheiro Preto (Santa Catarina) Rio Claro (Rio de Janeiro) Andaraí - Palmas de Monte Alto (Bahia) Santo Antônio do Descoberto (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA LÚCIA MUCILLO DE SOUZA (Garça/SP) BEATRIZ “Bia” TRAVENSOLO DE ALMEIDA (Leo Clube de Garça /SP) ANALU PEREIRA (prima Mogi das Cruzes/SP) PDG ANTONIO DEVITO (Lions Clube de Vera Cruz /SP) PDG ARTUR ANTONIO CHIEREGATTO (Lions Clube de Amparo/SP) MARCELO FRASCARELI QUEVEDO (Lions Clube de Pederneiras /SP) luzimabile de fátima gonçalves zaparolli (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio/SP) JOÃO BOSCO PEREIRA (Lions Clube de Dracena/SP) LUCINEIDE MARIA ROSSIM (Lions Clube de Murutinga do Sul/SP) MARCIA KIYOMI SHIBUYA SOARES DOS SANTOS (Garça/SP) ANDRÉ LUIZ DE  OLIVEIRA DIAS Garça/SP)

Santo do Dia
SANTO IVO HELÓRY DE KERMARTIN
SÃO PEDRO CELESTINO
SÃO CRISPIM DE VITERBO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Iluminados pelo Espírito de Deus, sabemos conduzir nossas famílias e as comunidades à alegria do Reino, livres de fundamentalismos retrógrados. Nossa missão é amar as pessoas e não rotulá-las.”.
 Oração
PAI SEJA O AMOR DE JESUS MINHA ÚNICA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA O MANDAMENTO DO AMOR MÚTUO. QUE EU ME ESFORCE POR AMAR, COMO TU AMAS!
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Preparai, ó Deus,  nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração, realizada com alegria, nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique as salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Sexta-feira da 5ª Semana da Páscoa - 19/05/2017
Discernindo a vontade de Deus, a comunidade cristã supera os limites humanos e cresce na amizade de Jesus e no amor incondicional a todos.

1ª Leitura(At 15,22-31) Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além das coisas indispensáveis. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 
23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 56 (57)
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

Evangelho do dia
Sexta-feira da 5ª Semana da Páscoa - 19/05/2017
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. - (Jo 15,12-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15, 15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Precisamos nos dispor a amar o próximo
Precisamos, todos os dias, dispor-nos a amar o próximo, porque amor é escolha, decisão, mandamento e graça!
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos” (João 15,12-13).
O amor é um mandamento, e existe o amor princípio de vida, o amor princípio de todas as coisas, que é Deus. O amor vivido e praticado torna-se para nós um mandamento, porque nem sempre conseguimos amar, nem sempre conseguimos colocar em prática o mandamento do amor.
Não dá para deixar só pelas tendências do coração, pois este é seletivo, ou seja, ama esse, mas não ama aquele; o coração só ama quem ama também, quem é amado por alguém e assim por diante. O coração só consegue amar aquelas pessoas que nos fazem bem, que deixam afetos positivos dentro de nós.
Limitamos o nosso próprio amor, a própria dimensão do nosso coração e o deixamos dilatado. Deus quer o nosso amor tão grande como é o amor do Seu coração, quer que sejamos inflamados pelo Seu amor. Por isso, nosso amor não pode ser pequeno, seletivo nem qualquer amor. Por isso, a excelência da Lei de Deus em nossa vida é vivermos o mandamento do amor.
Para não sermos teóricos, poderíamos falar aqui tantas coisas bonitas sobre o amor, mas ele é muito difícil e exigente. O amor exige desdobramento, exige que nossa vontade se empenhe, porque não conseguimos amar como, de fato, o mandamento exige de nós.
“Amai-vos uns aos outros” é, acima de tudo, respeito pela pessoa do outro, querer bem a pessoa do outro, aceitá-lo com seus limites e fraquezas, sobretudo perdoar o outro quando ele representou para nós uma ferida, algo que machucou o nosso coração.
Só com a força do amor podemos perdoar quem nos feriu, quem nos contrariou quem não fez bem a nossa vida ou ao nosso coração!
Sem o mandamento do amor seremos porcos espinhos na vida, seremos cheios de feridas. Podemos perceber que, se quando nos esforçamos para amar já somos tão machucados, sem esse esforço estaríamos todos esfolados. E é isso que nós encontramos muitas vezes.
Se o coração está machucado e ferido demais, se o coração se encontra tão amarrotado, ele precisa de uma dose mais forte e violenta do mandamento do amor! Precisamos nos redescobrir na vivência do amor, precisamos deixar que o mandamento do amor de Jesus esteja direcionando e conduzindo os nossos passos.
Precisamos, todos os dias, dispor-nos a amar o próximo, porque amor é escolha, decisão, mandamento e graça! É por graça de Deus que podemos amar uns aos outros. Se está difícil amar, se dói muito amar , mergulhemos na graça e a busquemos mais; no entanto, não podemos desistir de amar jamais.
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 15, 12-17
Jesus não quer que nós sejamos seus servos, mas seus amigos.
O servo trabalha em função do seu salário e não tem nenhum compromisso com o seu senhor além do vínculo do trabalho.
O amigo é comprometido com o outro, acredita nos seus valores e luta com ele na conquista de um ideal comum.
Assim, quando Jesus nos chama de amigos, ele quer dizer que está compromissado conosco na construção do ideal do Reino de Deus e quer que todos nós também sejamos seus amigos, comprometidos com ele na construção da civilização do amor.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você tem Jesus como um amigo, companheiro de caminhada?
- Você realmente se sacrifica pelo próximo oferecendo sua amizade?
- Você conhece seus verdadeiros amigos?
- Procura ser amigo de verdade?
 - Consegue distinguir facilmente os bons dos falsos amigos?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Amigos!
Preparando-nos para a Leitura Orante, 
com todos os que fazem este caminho,
damos graças a Deus que nos deu o dom da Palavra,
com a qual podemos nos comunicar entre nós e com Ele por meio de seu Filho,
que é sua Palavra (cf. Jo 1,1).
Damos graças a Ele que, por seu grande amor,
fala a nós como a amigos (cf. Jo 15,14-15). (DAp 26).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 15,12-17..
Refletindo
Como discípulo/a devo viver o mandamento de Jesus Cristo: o amor.
Jesus fala do maior amor.
Quem ama muito é capaz de dar a vida. É também, amigo. Não se considera superior aos demais.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje? Quem é amigo?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram as características do amigo de Jesus: “O amigo escuta a Jesus, conhece ao Pai e faz fluir sua Vida (Jesus Cristo) na própria existência (cf. Jo 15,14), marcando o relacionamento com todos (cf. Jo 15,12). O “irmão” de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A consequência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem.”(DAp 132).
Seguimos este processo em nossa comunidade?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, pedindo a graça de ser um bom amigo de Jesus.
Senhor, muito obrigado porque me escolheste para ser teu amigo.
Obrigado porque me escolheste para que eu produza frutos bons.
Agradeço-te por me chamar de “amigo”.
Minha gratidão é também  pelos segredos do Pai que me revelaste.
Peço-te a graça de fazer fluir a tua Vida na minha vida.
Que esta tônica marque todos os meus relacionamentos,
hoje e sempre. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Meu novo olhar, será direcionado para fazer fluir através de todo meu ser a Vida de Jesus Cristo.
Palavras de Jesus que lembrarei para viver coerentemente minha fé: "Chamo você de amigo"..
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.