segunda-feira, 25 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado? – (Lc 13,10-17)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 25 DE outubro de 2021 (segunda-feira) 298 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

PARA QUE O AMOR SEJA ETERNO, ELE PRECISA ESTAR VIVO TODOS OS DIAS.

(João Bosco Marinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

DIA DO ENGENHEIRO CIVIL

DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL

DIA DA SAÚDE DENTÁRIA

DIA ESTADUAL (SP) DO CIRURGIÃO-DENTISTA

DIA DO SAPATEIRO

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SINDROME MIELODISPLÁSICAS [MDS]

DIA MUNDIAL DE ESPINHA BÍFIDA E HIDROCEFALIA

DIA MUNDIAL DO KARATÊ

DIA NACIONAL DO MACARRÃO

DIA MUNDIAL DO MACARRÃO

DIA DA MASSA

DIA  DO COMBATE AO PRECONCEITO CONTRA AS PESSOAS COM NANISMO

DIA NACIONAL PARA O REGISTRO DE NASCIMENTO OU DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELO REGISTRO CIVIL

DIA DA TEMPERANÇA

DIA DA ÓPERA

DIA DO PUNK

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Casa Branca - FLÓRIDA PAULISTA - PENÁPOLIS (São Paulo) Estância (Sergipe) Jequié - Jeremoabo - São Félix (Bahia) Caçapava do Sul - São José do Norte (Rio Grande do Sul) Miguel Pereira (Rio de Janeiro) São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais) Mamanguape (Paraíba) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  VALDEMAR PELLIZZARI (primo São Paulo/SP) GABRIELA GALHARDO DEVITO (filha da Ronise/Miguel/Lions Clube de Garça e Eq. 11 ENS Setor de Garça /SP) MARco antonio felIx (Garça/SP) MARIA DE LURdEs LEite garcIa (Garça/SP) MARIANA BONINI ZANCOPÉ (Garça/SP) josé luiz piola (Garça/SP) LILIAM CRISTINA VICENTE (Garça/SP) ROGÉRIO DANTAS PEREIRA (Adamantina/SP) josé roberto amado (Bauru /SP) ELAINE GONÇALVEs Amaro (GARÇA/SP) lourdes leite (Garça/SP) Rosana Maria (Garça/SP)Daniela Gonçales (Garça/SP)  Bruno Gigueira (São José do Rio Preto /SP) josé ADOLFo CoSTA (Campo Largo /PR) jÚLIO César Oliveira Silva (Garça/SP) DALVA F  FILLIPPIN CHAVES (Lions Clube de Penápolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE VERA CRUZ PAULISTAó1968ó53 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO ANTONIO SANT’ANNA GALVÃO

Antônio de Santana (Brasil, 1739-1822) , deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como “homem da paz e da caridade”, foi sacerdote amado e procurado por muitos. Situado na capela do mosteiro por ele fundado, sua sepultura é visitada anualmente por milhares de pessoas. Primeiro santo brasileiro, foi canonizado em 2007.

SÃO CRISPIM e SÃO CRISPINIANO

SÃO GAUDÊNCIO de Bréscia

40 Santos Mártires da Inglaterra e Gales

Santa Daria

Santa Dorcas

SÃO Crisanto

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mulher, estás livre da tua doença – Lc 13,10-17

 

 

- Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria (Jr 3,15).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Antônio de Santana nasceu em 1739 e faleceu em 1822. Já durante o noviciado com os Franciscanos, destacou-se pela piedade e virtudes exemplares. Foi padre e membro da Academia Paulista de Letras. Homem de intensa vida de oração, empenhou-se para aliviar os sofrimentos alheios; tinha o dom da cura. É o primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil. Foi canonizado pelo papa Bento 16 em 2007.

 

– Oração 

 

PAI, QUE EU SAIBA DAR AO AMOR AO PRÓXIMO A DEVIDA PRIMAZIA, NÃO SUBMETENDO ESTE MANDAMENTO A PRECEITOS SECUNDÁRIOS QUE ME IMPEDEM DE DESCOBRIR A TUA VERDADEIRA VONTADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes do santo Antônio de Santana Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, pó sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 25 de outubro de 2021 2ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Conduzidos pelo Espírito, tornamo-nos filhas e filhos prediletos do pai e somos chamados a percorrer um itinerário semelhante ao de Jesus, nosso salvador e libertador. 

 

1ª Leitura (Rm 8,12-17) – Recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai!  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

12Irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá – ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros – herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 67(68)

 

Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!

 

 

– 25 de outubro de 2021 2ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?   (Lc 13,10-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus. 14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. 15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Peçamos a Deus que preencha o nosso coração de misericórdia”

 

Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente”

(Lucas 13,11).

Quero que todos nós possamos fazer o que Jesus fez, pois Ele não só ensinava. Ensinar quer dizer que Ele olhava para a Palavra (porque Ele era a Palavra), mas olhava para Deus, para que Deus chegasse ao coração de todos.

 

Não basta ensinar a Palavra, é preciso que, com a Palavra, penetremos as pessoas que estão ao nosso lado porque muitas estão sofrendo. E Jesus olhou para aquela mulher em que fazia dezoito anos que sofria com o Espírito terrível a tornando uma mulher doente e encurvada… Era desprezada, uma coitada.

 

As pessoas olhavam as pessoas que tinham enfermidade, sobretudo, mais graves, como merecedoras, como castigo, como se elas tivessem feito algo que merecessem aquilo e, por isso, estavam pagando e não olhava com o olhar da graça nem da misericórdia, quanto menos com o olhar do amor e do cuidado.

 

“Suplico a Deus todos os dias que me dê um olhar de misericórdia, de amor, de compaixão, de cuidado para com meu irmão”

 

Muitas pessoas estão sofrendo porque não estão sendo olhadas, e não é para serem olhadas com “olhar de coitadas”, mas com o olhar de amor e de cuidado, porque é esse o olhar que cura e liberta, é esse o olhar que Jesus volta para essa mulher que, há dezoito anos, sofre de um espírito que a atormentava; e os religiosos da sua época não ligaram para ela. E Jesus mesmo proclamou: “Mulher, esteja livre dessa sua enfermidade”.

 

O chefe da sinagoga ficou furioso porque Jesus tinha curado aquela mulher em dia de sábado. O sábado representava o culto, que representa Deus. Como é que uma pessoa que ama Deus fica furiosa porque fazemos o bem ao outro?

 

Às vezes, queremos achar que o sagrado é apenas o culto que presto a Deus, mas, se não presto atenção ao meu irmão, que culto hipócrita presto a Deus! Que culto hipócrita é esse onde meu olhar se volta para o sacrário, para a cruz, para as coisas sagradas — e que bom que se volta —, mas esse mesmo olhar não se volta para Jesus sofredor, esse olhar não se volta para Jesus que está aqui sofrendo, passando fome e necessidade, sofrendo enfermidade e aflição. É que nós preferimos a passividade da oração, onde vou lá orar para Jesus me consolar, cuidar das minhas coisas, do meu egoísmo, me dar o que preciso e fico chateado quando Jesus não dá o que quero.

 

Sou incapaz de olhar para Jesus sofredor, real, em carne viva em tantos que passam debilidades e sofrimentos nos dias de hoje em nosso meio, onde nós estamos. Sou incapaz de pedir alguma coisa para Deus. Suplico a Ele todos os dias que me dê um olhar de misericórdia, de amor, de compaixão, de cuidado para com meu irmão. Não quero que Deus me cumule de bens porque, muitas vezes, o bem não é graça, é desgraça.

 

Fico me enchendo de coisas e começo a olhar, inclusive, as pessoas como coisas. E elas não são coisas, as pessoas são presença divina. Mas elas estão sendo descuidadas, ignorados e maltratadas, e estou vivendo aquela cegueira espiritual de entender que o culto é só eu estar na presença de Deus (e como preciso estar). Se estou na presença de Deus e não saio da presença d’Ele para ver meu irmão sofrendo, muitas vezes, dentro da igreja que estou, passando aflição e necessidade, me pergunto para que serve o nosso culto, para que serve as nossas celebrações, se falta amor e misericórdia em nosso coração?

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O esquema se repete, como se repete a incompreensão dos chefes religiosos. Jesus ensina na sinagoga, em dia de sábado. Está presente uma mulher encurvada, símbolo do povo sobrecarregado de pesados fardos. Sem que ela profira alguma palavra, Jesus, com uma ordem e imposição das mãos, a liberta de sua enfermidade: “No mesmo instante ela se endireitou”. Liberta e agora feliz, ela se põe a glorificar a Deus. Desconforto para o chefe da sinagoga, que, apegado a seu legalismo hipócrita, tenta impedir que os outros glorifiquem a Deus como seres capazes de estar de pé. Jesus argumenta que essa “filha de Abraão” é mais importante do que uma religião que não liberta e só traz peso para as pessoas. Os inimigos de Jesus ficam sem graça, e a multidão “se alegrava por todas as maravilhas que Jesus realizava”.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Libertador, livras da enfermidade a mulher encurvada, símbolo do povo oprimido. O chefe da sinagoga fica indignado porque fazes cura no dia do repouso sabático. Explicas que libertar os oprimidos é ato agradável a Deus. O povo simples o entende e se alegra pelas maravilhas que realizas. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 13,10-17 - Jesus restaura a dignidade e integridade da pessoa

 

Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos mostra que Jesus é o Senhor da vida e deseja que todo ser humano viva com dignidade. Por isso, Ele liberta e cura a mulher encurvada.

Peçamos hoje a graça da cura e da libertação e a abertura para acolhermos a Palavra de Deus, que nos guiará no início de uma nova semana.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual era a situação vivida pela mulher encurvada? Qual é o gesto de Jesus ao ver a mulher? Como reagem os chefes da sinagoga diante da cura? Qual é a reação da mulher?

 

“Esse sábado representa a expressão máxima daquilo que Jesus realiza ao curar a mulher: a comemoração da pessoa libertada. O povo se enche de alegria e percebe que o dia santificado é sinal da vida que Deus dá aos homens, e não um dia de simples rituais obrigatórios e vazios. Na presente cena, há uma grande ironia: a oposição à atividade salvadora de Jesus vem do representante da comunidade religiosa. Jesus responde com argumentos práticos que tanto o chefe da sinagoga como o povo entendiam. Mostra a hipocrisia de quem coloca o boi e o burro acima da vida humana. Jesus é o Senhor da Vida e do sábado. A mulher enferma recupera a alegria e o seu lugar na comunidade; não mais encurvada, mas de pé, louvando a Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Retome o Evangelho, leia-o mais uma vez e deixe-se tocar por ele. Faça a sua meditação com as palavras que mais o(a) tocaram e procure escutar o que o Senhor lhe diz por meio deste relato.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração oferecendo ao Senhor os frutos da sua meditação. Apresente o apelo que brotou em seu coração, agradeça a Deus e eleve a Ele os seus pedidos.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Evitar a marginalização de alguém, por qualquer motivo é uma sugestão de prática para este dia.

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.