quinta-feira, 29 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia - (Mt 7,21-29)

 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 29 DE JUNHO DE 2017 (quinta-feira) 180º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A CORTESIA É IRMÃ DA CARIDADE, QUE APAGA O ÓDIO E FOMENTA O AMOR.”
 (Francisco de Assis)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO PAPA
 DIA DO PESCADOR AMADOR
 DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE SISTÊMICA
 DIA MUNDIAL DO DESENHO INDUSTRIAL
 DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA
 DIA DO FUTEBOL
 DIA DA TELEFONISTA
 DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES
 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lucianópolis - Monte Azul Paulista - Morungaba - Nova Canaã Paulista - Nova Luzitânia - Paulicéia - Ubarana (São Paulo) Jaraguá (Goiás) Limeira do Oeste (Minas Gerais) Macaé (Rio de Janeiro) Rolândia (Paraná) Salinópolis - Salinas (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SEBASTIÃO GANDARA VIEIRA (PDG LC8 - Lions Clube de Bauru Estoril/SP) FRANCIELY SANTIAGO DOS SANTOS PAVARINI (RB Alimentos-Garça/SP) ORLANDO  ZANCOPÉ (ORLANDINHO) (Massas Paulista-Garça/SP) FERNANDO PILLI (Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE LENÇOIS PAULISTAó1973ó44 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO PEDRO e SÃO PAULO Apóstolos

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
De toda construção esperam-se alicerces sólidos. Cabe-nos construir sobre a palavra de Deus e suas promessas, fundamento que nos permite enfrentar os obstáculos da vida sem arruiná-la.
 Oração
PAI, EU QUERO CAMINHAR COM SINCERIDADE PARA A COMUNHÃO CONTIGO, NO TEU REINO. QUE TODOS OS MEUS GESTOS E PALAVRAS ESTEJAM SEMPRE ALICERÇADOS NA TUA VONTADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Quinta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 29/06/2017
A ação salvadora de Deus nem sempre segue as propostas humanas. Somos convidados a construir caminhos fundamentados na sua palavra.

1ª Leitura (Gn 16,1-12.15-16) – Agar deu à luz o filho de Abrão, a quem ele pôs o nome de Ismael. Leitura do Livro do Gênesis:

Naqueles dias, 6bSarai maltratou tanto Agar que ela fugiu. 7Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 8“Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9E o anjo do Senhor lhe disse: “Volta para a tua senhora e sê submissa a ela”. 10E acrescentou: “Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar”. 11Disse, ainda, o anjo do Senhor: “Olha, estás grávida, e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”.
15Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 104(105)
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

Evangelho do dia
Quinta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 29/06/2017
A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia - (Mt 7,21-29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Solidifiquemos a nossa vida em Deus
Devemos solidificar a nossa vida na relação pessoal com Deus!
Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha”  (Mateus 7,34)
Que maravilha um homem construir uma casa e ela ficar bem edificada, suportar as tempestades, as tribulações, os ventos e tudo o que vier contra ela! Essa casa foi bem construída, bem feita e edificada.
Às vezes, olhamos uma casa bem bonita, até parece esplendorosa; em seguida, olhamos para uma casa pequenina, mas damos valor àquela casa bonitona. No entanto, quando vemos um vento muito forte, uma situação calamitosa fazer a casa ruir, muitas vezes, a casa pequenina sobrevive, está ali, inteira.
Não nos deixemos enganar pela aparência! As pessoas são assim também: elas parecem belas, vistosas, parece que tudo anda bem para elas, mas, quando vemos, parece que é superficial. Quando vêm os ventos, as tempestades, dificuldades e tribulações, tudo cai. Isso não acontece só com os outros, acontece conosco também, e depende de onde está o fundamento da nossa vida.
Não é porque participamos da Missa, todas as semanas, que sempre vamos à Igreja, rezamos o terço e cumprimos com as nossas obrigações, que nossa vida está fundamentada. Precisamos edificar nossa vida de forma sólida e real. Não edificamos nossa vida em pessoas, não colocamos nossa vida em cima de pessoas ou de nomes. Só há um nome sobre o qual devemos colocar e solidificar a nossa vida: na relação pessoal com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Somente Ele nos salva, somente Ele mantém a solidez da nossa fé e daquilo que a nossa vida precisa.
Não deixemos que a nossa casa caia em ruínas, não deixemos que os ventos, as tempestades e tribulações, dificuldades e situações difíceis da vida nos levem e derrubem a casa que nós formamos. O mais difícil para um homem e para uma mulher não é fazer uma bela casa para morar, é fazer, de fato, um verdadeiro lar, edificado em Deus. O mais difícil não é tornar-se um bom profissional, diplomado naquilo que faz, o difícil é ter uma vida solidificada nas virtudes e nos valores, solidificada na vida em Deus.
Esforcemo-nos, dediquemo-nos, demos toda atenção que a Palavra de Deus merece, mas ela só será edificada na nossa vida quando produzir frutos que demonstrem que é em Deus que colocamos o nosso coração. Não adianta dizer: “Senhor, Senhor”, mas não colocar a Sua Palavra em prática.
Eu digo: “Senhor, Senhor me ajuda”, e me esforço para viver a Sua Palavra na minha vida. É assim que se edifica a casa sobre a rocha!
Deus abençoe você!
 Reflexão - São Pedro e São Paulo, apóstolos da fé
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)  
Hoje, a Igreja celebra estes dois santos em conjunto. Foram mestres da fé, cada um deles com uma missão apostólica muito importante. São Pedro (“Petrus”) é a “rocha” sobre a qual Jesus Cristo edifica a sua Igreja; São Paulo foi eleito para levar o nome de Jesus ao mundo dos gentios (os não judeus).
Ambos receberam de Deus um tratamento “especial”. A Simão, filho de Jonas, Jesus mudou-lhe o nome (não o fez com os outros), rezou expressamente para que a sua fé não desfalecesse, reiterou-o na sua missão de confirmar os seus irmãos na doutrina. Saulo de Tarso foi eleito quando perseguia os cristãos: apareceu-lhe o Senhor ressuscitado (uns 5 anos depois da Ascensão), apresentando-se lhe como “Jesus, a quem tu persegues”. Viajou incansavelmente para pregar o cristianismo. Deram ambos a vida pela fé, morrendo mártires em Roma.
—Jesus, concede-me fortaleza na fé e audácia para a explicar hoje em dia.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Construo a casa de meu coração sobre a rocha da Fé?
- O que faço para que seus alicerces sejam preservados?
 - Surgem muitos ventos fortes querendo derrubar minha casa?
- Meu testemunho de vida ajuda meu próximo a edificar sua casa sobre a rocha?
 - Com que frequência leio a Bíblia para buscar forças para a caminhada?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,21-29 - Quem entra no Reino de Deus?
“O homem sábio construiu a sua casa na rocha.”
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que se encontram neste espaço de oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.

Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo - presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? eio atentamente, na Bíblia, o texto Mt 7,21-29 Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.
Refletindo
Construir a casa significa ouvir a Palavra de Deus.
 Nos dois casos, as pessoas "ouviram a Palavra".
A diferença está em que um "vive de acordo com os ensinamentos" e outro, não.
Os símbolos rocha e areia correspondem à prática ou não da Palavra.
A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida, que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus.
Já a casa construída sobre a rocha, vence todos os obstáculos, ouve a Palavra e a vive, e vence todos os obstáculos que o afasta dela.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Verifico se ouço a Palavra e a pratico, ou se, simplesmente, a ouço. Construo sobre a rocha ou sobre a areia?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: "Ser discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Dessa forma, ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca do sentido da vida. É necessário assumir a dinâmica catequética da iniciação cristã. Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e agentes de pastoral.
Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e fervoroso missionário
."(DAp 291, 292).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo a
Oração:
Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se  para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar  a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo, iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém.
São Paulo apóstolo, rogai por nós!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?  Meu novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo