segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ E todos quantos o tocavam ficavam curados. – (Mc 6,53-56) Aleluia, aleluia, aleluia.

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 07 DE FEVEREIRO de 2022 (segunda-feira) 038º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

(Oscar Wilde)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS

DIA NACIONAL DO GRÁFICO

DIA de Selene - Deusa Grega da Lua e da Magia

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL ESTADO DE MINAS EM BELO HORIZONTE

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aratuípe (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JACIRA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)EDMILSON ALVES RIBEIRO (Fortal - Garça /SP)JAMIR APARECIDO DA SILVA (Jonalista – Rotariano-Santos/SP) MARISTELA DO CARMO MARTINS ROMANO (Garça /SP) VALERIA MERINO DA SILVA (Bauru /SP)CLAUDIA HITOMI aSANOME MORIYAMA (Lions Clube de Guaraçaí/SP)ENÉAS ISIDORO (Lions Clube de Junqueiropolis /SP) Demir Pacheco Ferreira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)Zuraide Figueiredo Guedes (PDG LC11-Lions Clube de Porciúncula /RJVanderlei Jacob (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)Elaine Carvalho Castelo branco (DLA-6 Lions Clube de Belém Batista Campos /PA)CORNELIO CESAR K. MARCONDES (Advogado-Garça /SP) MARIANA DA SILVA FONTES (Garça /SP)Patricia Ribeiro (Mogi das Cruzes /SP)MARINA TORCENELLI GUIMARÃES (Agudos /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO e VLADIMIR COELHOó(PDG DLC8-lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ÂNGELO JOSÉ BIFFI ó1998ó24ANOS (Pároco da Paroquia São Francisco de Assis de Dracena/SP) Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES ó2004ó18ANOS (Pároco da Paroquia São José de Osvaldo Cruz/SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS ó2009ó13ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO RICARDO

BEATO PIO IX

Eugênia Smet

SÃO ROMUALDO

SANTO EGÍDIO DE SÃO JOSÉ

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia diária de hoje: Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo=> Todos os que tocavam ficavam curados – Mc 6,53-56.

 

 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus se apresenta ao povo como o “Deus escondido” (a nuvem) e, ao mesmo tempo, como o “Deus revelado” (a luz de sua glória). Peçamos ao Senhor que não afaste de nós sua face, mas venha em nosso socorro.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O TESTEMUNHO DE MARIA CALE FUNDO NO MEU CORAÇÃO, TRANSFORMANDO-ME EM PERFEITO DISCÍPULO DE JESUS. E QUE EU POSSA CONDUZIR MUITAS OUTRAS PESSOAS A CREREM EM TEU FILHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                              07 de fevereiro de 2022 - 2ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Muitos doentes são curados de suas enfermidades por Jesus, reconhecendo em suas ações a face bondosa e paterna de Deus. 

 

1ª Leitura (1Rs 8,1-7.9-13) – Conduziram a arca da aliança ao Santo dos Santos e uma nuvem encheu o templo do Senhor.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

Naqueles dias, 1Salomão convocou, junto de si em Jerusalém, todos os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e príncipes das famílias dos filhos de Israel, a fim de transferir da cidade de Sião, que é Jerusalém, a arca da Aliança do Senhor. 2Todo o Israel reuniu-se em torno de Salomão, no mês de Etanim, ou seja, no sétimo mês, durante a festa. 3Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca 4e carregaram-na junto com a tenda da reunião, como também todos os objetos sagrados que nela estavam; quem os carregava eram os sacerdotes e os levitas. 5O rei Salomão e toda a comunidade de Israel, reunida em torno dele, imolavam diante da arca ovelhas e bois em tal quantidade, que não se podia contar nem calcular. 6E os sacerdotes conduziram a arca da Aliança do Senhor ao seu lugar, no santuário do templo, ao Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins, 7pois os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e seus varais por cima. 9Dentro da arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali tinha deposto no monte Horeb, quando o Senhor concluiu a aliança com os filhos de Israel, logo que saíram da terra do Egito. 10Ora, quando os sacerdotes deixaram o santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo que os sacerdotes não puderam continuar as funções porque a glória do Senhor tinha enchido o templo do Senhor. 12Então Salomão disse: “O Senhor disse que habitaria numa nuvem, 13e eu edifiquei uma casa para tua morada, um templo onde vivas para sempre”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 131(132)

 

Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

 

 

– 07 de fevereiro de 2022 - 2ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

E todos quantos o tocavam ficavam curados.   (Mc 6,53-56)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos aonde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Você tem a possibilidade de tocar nas vestes de Jesus”

 

Naquele tempo, logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados”

(Marcos 6,54-56).

 

As pessoas reconhecem Jesus — diz a Palavra — imediatamente. Enquanto os discípulos, enquanto nós temos o coração endurecido, enquanto os discípulos tinham dificuldade de reconhecerem Jesus, o Messias (basta ver aquele episódio da tempestade acalmada, quando os discípulos pensavam que Jesus, ao caminhar ao encontro deles, era um fantasma), veja, a dificuldade quando o coração endurece. Mas essas pessoas reconhecem Jesus imediatamente, porque, no coração, só existe o desejo de encontrá-Lo, só existe o desejo de serem tocadas por Ele.

 

Essas pessoas querem experimentar Jesus. Reconhecer Jesus tem como reação imediata apresentar diante d’Ele os males. Essas pessoas, quando reconhecem o Senhor imediatamente, apresentam todas as suas realidades, diz a Palavra: “colocavam os doentes nas praças diante de Jesus, pedindo que Ele os tocasse”.

 

Quando nós reconhecemos Jesus, temos a necessidade de falar do nosso coração para Ele, de abrir o nosso coração e dizer tudo aquilo que nos aflige, porque nós sabemos que no Senhor podemos encontrar consolo.

 

“Tocar nas vestes de Jesus é tocar nas graças de Deus”

 

O povo quer tocar as Suas vestes, aquela parte do manto onde, na concepção judaica, era o lugar de onde se emanavam as graças de Deus, de onde se emanavam as bênçãos de Deus. Então, essas pessoas têm consciência de que tocar nas vestes de Jesus é tocar nas graças de Deus.

 

Podemos fazer isso! Que coisa linda! Hoje, temos a possibilidade de tocar nas vestes de Jesus, mas como é isso, padre? Através dos sacramentos; pois eles são os sinais visíveis da graça de Deus para nós! Podemos tocar Jesus quando recebemos a Eucaristia; podemos tocar Jesus quando confessamos os nossos pecados; podemos tocar em Jesus quando recebemos a unção para restituir a nossa saúde física e espiritual, ou seja, está aí diante de nós a possibilidade que aquelas pessoas tanto queriam: tocar Jesus. Podemos experimentar isso!

 

Depois, as vestes de que fala a Palavra de Deus, a veste é a santidade; a santidade em Jesus, o puro por excelência, era aquela força de atração. Recebemos também vestes de santidade no nosso batismo e, a partir do nosso batismo, nós somos comprometidos a conservar essas vestes de santidade, para que as pessoas, ao verem também essa santidade em nós, queiram tocar Jesus, a partir da nossa pessoa, a partir do nosso testemunho. É um comprometimento de todos nós: manter a pureza do nosso coração, as vestes da santidade, para que o povo de Deus reconheça também em nós a presença de Jesus.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O evangelista descreve Jesus percorrendo aldeias e cidades, e curando os enfermos que o procuram. Não consegue passar despercebido, e sua presença atraía muitas pessoas. É grande a fé no poder dele; acreditam que basta tocar a veste para serem curados. O contato com Jesus comunica esperança e vida a esse povo marginalizado. Jesus é como que a última esperança dos sofredores. Isso costuma acontecer na religiosidade dos pobres: com suas promessas, esperam tudo de Deus. Muita gente ainda hoje espera que Jesus resolva todos os seus problemas, com a promessa de muitos pregadores. Toda essa procura por Jesus não o engana, pois tem consciência de sua missão a serviço do Reino e não da autopromoção. Ele se deixa mover por pura misericórdia em favor desse povo sofrido. Ele nos ensina que não podemos ficar indiferentes diante de tanto sofrimento.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Frei Bruno Godofredo Glaab,

Conteúdo publicado em  Todos os que tocavam ficavam curados - Mc 6,53-56 - Liturgia diária (catequizar.com.br)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,53-56 - O povo reconhece Jesus e vai ao seu encontro

 

Oração Inicial


Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente. Qual é o contexto da narrativa? Qual é a mensagem que o evangelista deseja transmitir? Identifique o rosto da multidão que vai ao encontro de Jesus. O que buscam as pessoas que ouvem falar da presença de Jesus na sua região?

 

“Todo o período de Jesus na Galileia, peregrinando pelo interior, pelas vilas e cidades, está marcado pela presença de muitos doentes. As famílias levavam seus doentes e queriam que, pelo menos, eles pudessem tocar em sua veste. O grande número de doentes no povo de Jesus indica um grave quadro de sofrimento e opressão pelo qual estavam passando. A doença é uma demonstração da fragilidade humana e é tida como resultado do desequilíbrio que entrou na criação com o pecado. Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo. Na cura dos doentes, já vemos sua missão se realizando, como comunicação da vida e do perdão de Deus”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia-o novamente e repita as palavras que chamaram sua atenção. Tente imaginar a narrativa e coloque-se dentro da cena, com a multidão de doentes levados até Jesus para ao menos tocarem a franja do seu manto e serem curados. Jesus acolhe e cura os doentes, manifestando o amor e a misericórdia de Deus para com seus filhos, pois deseja que todos tenham vida, e vida em plenitude. O encontro de Jesus com cada doente é um encontro misericordioso. Com esse mesmo amor, Ele acolhe a cada um de nós.

 

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém!

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.