quarta-feira, 24 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis.um só fio de cabelo da vossa cabeça. – (Lc 21,12-19)

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 24 DE novembro de 2021 (quarta-feira) 328 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

PARA VER MUITA COISA É PRECISO DESPREGAR OS OLHOS DE SI MESMO."

(Friedrich Nietzsche) 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO VOVÔ

DIA INTERNACIONAL DE PROTESTO CONTRA OS BRINQUEDOS DE GUERRA

DIA DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DO EXÉRCITO

DIA DA CIÊNCIA

DIA DA CULTURA CIENTÍFICA

DIA DOS RIOS

DIA DO CRIADOR DE CAVALOS

DIA DA CULTURA CIENTÍFICA

DIA DO SEU TALENTO ÚNICO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Almino Afonso - Marcelino Vieira - Serra Caiada (Rio Grande do Norte) Carira (Sergipe) Mirangaba (Bahia) Áurea (Rio Grande do Sul) Sete Lagoas (Minas Gerais) Santa Luzia (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MANUELA ALENCAR DE CARVALHO  (filha Bia/Gilson-neta da Nena-Brasília /DF)PIETRA MARANGÃO DA SILVA (Garça /SP) FÁTIMA RABAH ABIDO (FATEC-Garça /SP) NILSON BRAGUIN (Garça /SP) FERNANDO DE CAMARGO ZACCARELLI (Empresário - Garça/SP) LEANDRA DA SILVA FRASSON (São Paulo/SP) CESAR ALONSO (São Paulo/SP) LAURA LOBO (Leo Clube de Junqueiropolis /SP) MÁRCIA CAVALCANTE (Lions Clube de Palmas /TO) MÁRLI ARAMAKI (Lions Clube de Prudente-Presidente Prudente /SP) MÁRCIA LEAL DE OLIVEIRA (São Paulo /SP) LIDIANE SEMENSSATO (Garça /SP) Pe. JOSÉ ROBERTO SILVA SOUZA, CSS (Vigário Paroquial da Paroquia Santo Antônio de Marília /SP) FREI JOÃO PAULO GABRIEL MENDES DE MORAES, OFM. (SCE, da Equipe 03 N.Sra das Graças/Setor de Garça-Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO ANDRÉ DUNG LAC e COMPANHEIROS

Dos séculos 17 a 19, excetuados breves períodos de paz, os governantes das regiões do atual vietnã incutiram no povo o ódio aos seguidores de Jesus. Nesse período, André e mais de cem companheiros foram martirizados por introduzirem e viverem a religião cristã.  

SÃO CRISÓGONO

Santa Eanfleda

SÃO Colmano

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Sereis odiados por causa de meu nome – Lc 21,12-19

 

 

A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus (Gl 6,14; 1Cor 1,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

André, presbítero, liderava um grupo de 117 cristãos que, entre os anos 1830 e 1870, sofreram o martírio no Vietnã. Foi pároco e missionário em diversas partes do país e morreu decapitado por ordem do governo local. Ele e seus companheiros foram canonizados pelo papa São João Paulo 2º em 1988. Possa o sangue dos mártires gerar, por toda parte, novos e fervorosos seguidores de Cristo.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME UMA FÉ PROFUNDA QUE ME POSSIBILITE PERSEVERAR NOS MOMENTOS DE DIFICULDADE, SEM ABRIR MÃO DA TAREFA QUE RECEBI: LEVAR ADIANTE O PROJETO DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                          24 de novembro de 2021 4ª-feira da 34ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus tem em suas mãos a nossa vida. Se permanecermos fiéis ao Senhor, não perderemos “um só fio de cabelo”da nossa cabeça. 

 

1ª Leitura (Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28) – Apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

Naqueles dias, 1o rei Baltasar ofereceu um grande banquete aos mil dignitários de sua corte, tomando vinho em companhia deles. 2Já embriagado, Baltasar mandou trazer os vasos de ouro e prata que seu pai Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jerusalém, para beberem deles o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas. 3Foram, pois, trazidos os vasos de ouro e prata, retirados do templo de Jerusalém, e deles se serviram o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; 4bebiam vinho e engrandeciam seus deuses de ouro e prata, de bronze e ferro, de madeira e pedra. 5Naquele mesmo instante, apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo, diante do candelabro, sobre a superfície da parede do palácio, e o rei via os dedos da mão que escrevia. 6Alterou-se o semblante do rei, confundiram-se suas ideias e ele sentiu vacilarem os ossos dos quadris e tremerem os joelhos. 13Então Daniel foi introduzido à presença do rei, e este lhe disse: “És tu Daniel, um dos cativos de Judá, trazidos de Judá pelo rei, meu pai? 14Ouvi dizer que possuis o espírito dos deuses e que em ti se acham ciência, entendimento e sabedoria em grau superior. 16Ora, ouvi dizer também que sabes decifrar coisas obscuras e deslindar assuntos complicados; se, portanto, conseguires ler o escrito e dar-me sua interpretação, tu te vestirás de púrpura, e levarás ao pescoço um colar de ouro, e serás o terceiro homem do reino”. 17Em resposta, disse Daniel perante o rei: “Fiquem contigo teus presentes e presenteia um outro com tuas honrarias; contudo, vou ler, ó rei, o escrito e fazer-te a interpretação. 23Tu te levantaste contra o Senhor do céu; os vasos de sua casa foram trazidos à tua presença e deles bebestes vinho, tu e os grandes do reino, tuas mulheres e concubinas; ao mesmo tempo, celebravas os deuses de prata e ouro, de bronze e ferro, de madeira e pedra, deuses que não veem nem ouvem e nada entendem – e ao Deus que tem em suas mãos tua vida e teu destino não soubeste glorificar. 24Por isso, foram mandados por ele os dedos da mão, que fez este escrito. 25Assim se lê o escrito que foi traçado: mâne, técel, pársin. 26E esta é a explicação das palavras: mâne – Deus contou os dias de teu reinado e deu-o por concluído; 27técel – foste pesado na balança e achado com menos peso; 28pársin – teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dn 3,62-67

 

Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

 

 

– 24 de novembro de 2021 4ª-feira da 34ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis.um só fio de cabelo da vossa cabeça.  (Lc 21,12-19)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Permanece fiel até a morte, / e a coroa da vida eu te darei! (Ap 2,10)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa, 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“É necessário fortalecermos a nossa fé em Jesus”

 

É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

(Lucas 21,19).

Aqui, é necessário, mais do que nunca, a firmeza da fé, permanecer firme na fé. Somos fracos, somos cercados de fragilidades, e é por causa disso que temos que nos fortalecer na fé. O Evangelho que nós ouvimos hoje nos apresenta temeridades, perseguições e complicações na vida dos seguidores de Jesus.

 

Se hoje achamos a nossa vida difícil, é porque não conhecemos o que passaram os apóstolos, é porque não adentramos nos primeiros séculos da vida cristã, onde praticamente todos os seguidores de Jesus derramaram seu sangue por amor a Ele, não se acovardaram, não se intimidaram, mas quem tinha paixão pelo Evangelho deu a sua vida por Ele.

 

“Anime-se quem estiver desanimado; olhos fixos em Jesus, autor e consumador da nossa fé”

 

Somos uma geração fraca, somos uma geração muito frágil, porque, por qualquer coisa, nos fragilizamos; por qualquer coisa, fazemo-nos de coitados; por qualquer coisa, desanimamos; e por qualquer situação criamos confusão, e assim criamos uma religião de fracassados e desanimados, de pessoas que não são capazes de enfrentar as coisas mínimas.

 

A pessoa fica chateada com o padre porque ele não fez o que ela queria; ficam chateadas com o líder da igreja ou com aquela outra pessoa. São desculpas tão ridículas! E não se sinta ofendido com isso, porque, com a grandeza da fé, com a grandeza que significa o seguimento de Jesus, se nos intimidarmos, se chorarmos ou nos fizermos de coitados por qualquer coisa, é sinal de que não entendemos o que é seguir Jesus.

 

Os acontecimentos retratados no Evangelho hoje: perseguição, prisão; muitos foram levados à morte, muitos foram chicoteados, maltratados… Deixamos de seguir Jesus porque alguém “fechou” a cara para nós; deixamos de ir à igreja porque ficamos contrariados com isso ou com aquilo; deixamos de seguir Jesus porque o irmão é desse ou daquele jeito… Tudo isso demonstra o tamanho da nossa maturidade.

 

O Reino dos Céus não é para os imaturos; e se somos imaturos, é hora de amadurecermos, é hora de tomarmos a couraça da fé.

 

É desse jeito que nos perdemos na vida e perdemos a vida eterna, porque não temos firmeza na fé. Então, que a afirmação de Jesus – “É permanecendo firmes que iremos ganhar a vida” – coloque firmeza nos seus passos, coloque firmeza nos seus propósitos. Não seja aquela pessoa fraca, não seja aquela pessoa que qualquer vento derruba, porque as tempestades são muitas, os ventos vêm de todos os lados, as enchentes vêm por baixo para nos derrubar, para nos levar, mas é quem está edificado na rocha que é Jesus permanece em pé. Por isso, levante-se quem estiver prostrado, anime-se quem estiver desanimado; olhos fixos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O livro dos Atos dos Apóstolos comprova, mediante inúmeros fatos, a veracidade desse discurso de Jesus. É a reviravolta provocada pela implantação do Reino de Deus. Por que a pregação do Evangelho causa tanta agitação na sociedade? Porque há um grupo de poderosos que se recusam a mudar suas atitudes de prepotência, exploração e opressão do povo. Querem manter seus privilégios. Então, é travada uma luta sem tréguas entre os discípulos de Jesus, que corajosamente pregam a Boa-Nova, e aqueles que preferem conviver com a injustiça. Cristãos e cristãs são reprimidos, aprisionados, levados aos tribunais para prestar conta de suas atitudes e de sua fé. Mas têm a garantia da assistência de Jesus: “Eu darei a vocês palavras e sabedoria, às quais nenhum dos adversários conseguirá resistir ou rebater”.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre, apresentas, com clareza, a realidade que teus discípulos irão vivenciar por causa do teu nome. De um lado, inevitáveis e duras perseguições; de outro, a garantia de total assistência divina. Concede-nos, Senhor, fortaleza para resistir às adversidades e confiança em tua incessante proteção. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 21,12-19 - Jesus nos garante palavras de sabedoria

Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Testemunhar o amor e a unidade foi a missão confiada por Jesus aos seus discípulos. Ser testemunha do Senhor, mesmo diante de perseguições e hostilidades, foi a opção de muitos cristãos ao longo da história e também nos nossos dias. Sermos testemunhas no mundo de hoje é o convite que a Palavra nos dirige.

 

Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, Jesus vai alertar os seus discípulos sobre a perseguição que vão sofrer no seu seguimento. E como podemos recordar, o cristianismo, desde que nasceu, foi perseguido. Desde que Jesus nasceu, aliás, sofreu a perseguição, e Ele deixa isso claro para os seus discípulos.

Faça uma leitura atenta e observe o contexto em que os discípulos são chamados a ser testemunhas do Senhor. O que significa ser testemunha?

 

“Sinal de contradição, Jesus escapou de ser morto por Herodes, com os santos inocentes. Aos seus discípulos ele promete proteção, mas não serão livres de perseguições e muitos derramarão seu sangue na defesa da fé. Eles deram o testemunho perfeito, que dispensa palavras. Nem assim, eles responderão ao ódio com o ódio; não serão lobos em meio a lobos. A sua resposta será o perdão e a prece pelos perseguidores. Do alto da cruz, Jesus nos ensinou a perdoar. Ele pediu por todos diante do Pai: eles não sabem o que fazem. De resto, a história do cristianismo confirma a velha frase de Tertuliano: “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos”. O martírio é uma possibilidade remota; a fidelidade é um dever de cada dia.”

 

2. Meditação (Caminho)

O testemunho de perseverança é uma página linda da vida dos apóstolos. Nada nem ninguém os impediu de levar adiante a Palavra do Senhor. Dá-nos, Senhor, a coragem dos apóstolos!”

Faça a sua meditação, detendo-se naquele versículo ou palavra que mais o(a) toca.

Escute o que Jesus lhe diz e identifique o caminho que Ele lhe aponta.

3.Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre:

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor lhe faz? De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.