domingo, 4 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Assim como o Pai me enviou também eu vos envio: Recebei o Espírito Santo! - (Jo 20,19-23)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 04 DE JUNHO DE 2017 (DOMINGO) 153º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
PARA UNIR É PRECISO AMAR, PARA AMAR É PRECISO CONHECER, PARA CONHECER É PRECISO IR AO ENCONTRO DO OUTRO.”
 (Frases Cristãs)

 Datas Comemorativas 
 Dia de Pentecostes
 DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS INOCENTES DE AGRESSÃO
 DIA MUNDIAL DO NATURISMO
 DIA INTERNACIONAL DO CACAU

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campo Novo – Chapada - São Luiz Gonzaga (Rio Grande do Sul) Piranhas (Alagoas) Brejo dos Santos (Paraíba) Cotegipe (Sergipe) Carutapera (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ELIZABETH APARECIDA BELLINI CALDEIRA (Professora Aposentada -Garça/SP) NEUSA SENHORI FERREIRA DOS SANTOS (Garça/SP) FERNANDO BARBOSA (Bauru /SP) LAYR DE ALMEIDA MARANGÃO (Garça/SP) TIAGO DE LUCCA SARTORI (Garça/SP) AUDREY CANTU (Bauru /SP) ADEMIR DOMINGUES (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FÁTIMA e SERGIO MANOEL ZIMMERMANN DIAS (Vera Cruz /SP) DEYSE MARA e CARLOS ALBERTO DE FREITAS DOS SANTOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP) ■-

 Santo do Dia 
Pentecostes
 SÃO FRANCISCO CARACCIOLO
 SÃO CRISPIM

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Celebremos com alegria a solenidade de Pentecostes. O Espírito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família. O universo todo se renova com a presença do Espírito criador e unificador, pelo qual formamos um único corpo em Cristo.
 Oração
SENHOR JESUS, QUE EU SEJA CADA DIA REVESTIDO PELA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, QUE ME CAPACITA PARA EXERCER, SEM DESCANSO, MINHA TAREFA DE EVANGELIZADOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinquenta dias, até a vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Domingo de Pentecostes - Missa do Dia da Páscoa- 04/06/2017
O Espírito Santo, no qual fomos batizados, motiva-nos a falar a linguagem do amor, compreensível a todos, e nos tornar um único corpo unido. A Palavra renova nosso compromisso com o Senhor Jesus e nos envia como portadores da paz e do perdão.

1ª Leitura (At 2,1-11) – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar. Livro dos Atos dos Apóstolos:
Pistas para a reflexão: As três permanentes tentações da humanidade acabam em desastre: a pretensão da subida acaba em queda; a concentração, em dispersão; a fama, em infâmia.

1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.
3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.
5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.
7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 103 (104)
Enviai o vosso Espírito, Senhor,
e da terra toda a face renovai.

2ª Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13) – Fomos batizados num único Espírito para formarmos um único corpo. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Pistas para a reflexão: Possuímos os primeiros frutos do Espirito, que vem em socorro de nossa fraqueza.

Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.
7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo de Pentecostes - Missa do Dia da Páscoa- 04/06/2017
Assim como o Pai me enviou também eu vos envio: Recebei o Espírito Santo! - (Jo 20,19-23)
Pistas para a reflexão: Jesus é a fonte de água viva que sacia a sede da humanidade.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde, Esp;irito divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
   19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
“Santificais a vossa Igreja”
Uma festa para hoje
Pentecostes é um acontecimento atual, como rezamos: “Ó Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja em todos os povos e nações” (Oração). Não estamos lembrando um fato histórico maravilhoso, mas uma maravilha que se torna presente, sempre de modos diferentes, seja no silêncio do orvalho, seja no rumor da tempestade. Vem para todos, pois o mesmo Espírito que “pairava sobre as águas” é derramado sobre a multidão dos povos. Para tanto são apresentados os povos peregrinos presentes em Jerusalém e formam um leque mostrando as muitas direções que convergem para o momento (Atos 2,1-11). A santificação nos lembra que o Espírito foi derramado sobre todos: “Derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo”. O que pedimos é que Deus “realize agora, no coração dos fiéis, as maravilhas que foram operadas no início da pregação do Evangelho”. Esta maravilha é o anúncio do Evangelho. A Igreja deve acolher continuamente o dom do Espírito Santo no momento atual e torná-lo sempre presente por meio de sua atitude evangelizadora. Todos entendiam em sua própria língua as maravilhas de Deus. A grande riqueza da Igreja é a abertura a todos os povos e culturas. O Evangelho é para todos os tempos e não se fixa a uma época como sendo a melhor. E pode ser entendido por todos. A Bíblia já foi traduzida para mais de 3.000 línguas. Mudam-se as línguas e não perde nem o sabor nem a fecundidade do Espírito que a coloca no coração das pessoas.
Vinde, Pai dos pobres!
A oração da Sequência (Hino) chama o Espírito de Pai dos Pobres, pois quer mostrar sua missão como a bondade de um Pai generoso que se preocupa com os necessitados. Vemos exaltado, deste modo, o amor do Espírito que dá a vida, é consolo, é presença querida no coração, é descanso, é alívio. Ele lava, purifica, rega, cura, guia e aquece nossas esperanças. O Mistério da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, um Espírito inefável, um vento que ninguém controla, tem do Pai o coração, do Filho a solicitude. Ele não é privilégio de escolhidos, mas presente em todos como vida. “O Pai vos dará outro Consolador que estará sempre convosco” (Jo 14,16). Jesus encarnou-se em nossa natureza humana com todos os traços humanos. O Espírito é uma presença paterna com solicitude materna. Como o Espírito deu ao Filho de Deus os traços humanos, agora dá aos filhos de Deus os traços da natureza divina que faz cada imagem viva do Filho.
Recebei o Espírito Santo
Naquela tarde de domingo, Jesus se põe no meio dos discípulos. Soprando sobre eles os envia para a reconciliação (Jo 20,19). Paulo pede que o pecado não domine mais sobre nós (Rm 6,14). Nosso relacionamento com Deus se faz pelo Espírito, pois a Palavra de Deus nos ensina: “Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3). A ação do Espírito nos põe em relacionamento com Deus e com os irmãos. Ele distribui dons para o bem comum. Esses dons se atualizam no corpo de Cristo do qual somos membros. É todo o Corpo que age como um todo. Não há cristianismo vivido individualmente, mas sim, do individual para o comunitário e do comunitário para o pessoal em vista de todo o Corpo. A salvação eterna se dá dentro da comunidade. O dom do perdão que é dado naquela noite não se refere só a uma confissão, mas é um projeto de fraternidade que gera o amor que salva.
O mesmo endereço
Naquele dia de Pentecostes estava em Jerusalém gente devota vinda de todas as partes do mundo conhecido então. Se olharmos o mapa poderemos ver que suas origens fazem um círculo à Cidade Santa, como lemos em Atos dos Apóstolos (At 2,5) , vindos de todas as direções. Ao ouvirem o barulho, a manifestação do Espírito Santo, todos correram para um único endereço: o cenáculo onde estavam reunidos os discípulos. Era o endereço da casa do Espírito. Como Jesus Se manifestou a nós em Belém, o Espírito inicia sua missão em Jerusalém.
Foi o momento do primeiro anúncio. Os apóstolos anunciam as maravilhas de Deus acontecidas na Ressurreição. A grande surpresa de todos era que cada um entendia em sua própria língua. A língua do Espírito é inteligível a todos. Esta linguagem é nova e anuncia Jesus vivo que dá o Espírito para a paz e para o anúncio da reconciliação universal.
Cada um é convocado a assumir o próprio dom para que esse anúncio possa chegar a todos. Todos os que acolheram a Palavra formaram o único Corpo de Cristo, bebendo o mesmo Espírito.
A celebração suplica que se renovem nos corações dos fiéis as maravilhas operadas no início da pregação do Evangelho.
1 - A vinda do Espírito Santo se dá num momento da história, mas é aberta a todos os povos e todas as línguas. Todos podem receber e entender o Evangelho.
2 - Louvando o Espírito Santo, a Igreja descreve seus muitos modos de entrar em relacionamento conosco. Põe em nós os traços do Filho Eterno do Pai.
3 - O Espírito é dado para a reconciliação de todo universo, todos num único amor..
Leituras: Atos 2,1-11; Salmo 103; 1Coríntios 12,3b-7.12 -13; João 20,19-23
Reflexão – “Deus Espírito Santo
 AUTOR: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
 
Hoje, celebramos a festa de um "Personagem" que nos resulta misterioso: o Espírito Santo. Ele é um "Alguém divino": a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Cristo ―na Última Ceia― deu seu Corpo e seu Sangue aos Apóstolos. Agora, já ressuscitado, lhes da o Espírito Santo. Esta doação se completou cinquenta dias depois, o dia de "Pentecostes".
Podemos imaginar a Jesus, porque é Deus Filho que se fez homem. Graças a seu sacrifício na Cruz, o Espírito Santo é enviado a nós. Não podemos imaginar como é, porque não é material: é espírito puro, é Alguém real, é uma Pessoa. Permanece entre e dentro de nós como a "sombra de Cristo".
―Espírito Santo, Amor Divino: vejo aos Apóstolos transformados após receber-te: perderam o medo e começaram a predicar com convicção e sabedoria. Transforma-me a mim também: entra no meu coração, no meu entendimento e conduz minha existência para que a viva divinamente.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você transmite paz?
 - Como se pode cumprir esta missão?
- É fácil ser mensageiro de paz?
- Você busca o perdão de Deus?
- Em que circunstâncias é possível buscar o perdão?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, invocando o Espírito Santo:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 20,19-23, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Refletindo
Jesus atravessa as barreiras internas e externas das pessoas. Com a vinda do Espírito Santo, o medo é vencido pela paz, a dúvida e o desânimo com a identificação de Jesus Ressuscitado.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Meditando
Jesus oferece a paz aos discípulos. Meditando; com a paz, oferece-lhes o Espírito Santo.
Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19)." (DAp 152).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, com o papa Paulo VI:
Oração ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande,
Aberto à vossa silenciosa
E forte palavra inspiradora,
Fechado a todas as ambições mesquinhas,
Alheio a qualquer desprezível competição humana,
Compenetrado do sentido da santa Igreja!
Um coração grande,
Desejoso de tornar-se semelhante
Ao Coração do Senhor Jesus!
Um coração grande e forte
Para amar todos,
Para servir a todos,
Para sofrer por todos!
Um coração grande e forte
Para superar todas as provações,
Todo tédio, todo cansaço,
Toda desilusão, toda ofensa!
Um coração grande e forte,
Constante até o sacrifício,
Quando for necessário!
Um coração cuja felicidade
É palpitar com o Coração de Cristo
E cumprir humilde, fiel e virilmente
A vontade do Pai.
Amém
Papa Paulo VI.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Meu novo olhar, iluminado pela luz do Espírito Santo,
Leva-me a pensar e desejar com os bispos da América Latina:
“ O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele”.” (DAp 137).
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo