segunda-feira, 30 de agosto de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■–Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. – (Lc 4,16-30)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 30 DE AGOSTO de 2021 (segunda-feira) 242 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A EFICIÊNCIA CONSISTE EM FAZER CERTAS AS COISAS E A EFICÁCIA EM FAZER AS COISAS CERTAS.

(Peter Drucker)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA 

 DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

 DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AS VÍTIMAS DE DESAPARECIMENTOS FORÇADOS 

 DIA DO VENDEDOR LOJISTA 

■ DIA ESTADUAL DO PERDÃO (SP) 

 DIA DO TUBARÃO-BALEIA 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaí (São PauloJardim (CearáBom Despacho Botelhos - Cachoeira de Pajeú – Campestre – Cláudio Conceição do Rio Verde – Conquista – Contagem Elói Mendes João Pinheiro Nepomuceno - Paraguaçu - Paraopeba - Passa Tempo Silvianópolis - Virgínia (Minas GeraisSerrinha (BahiaOrleans (Santa Catarina

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSIANE CRISTINA PEREIRA LEME (Comadre-Credicitrus-Garça /SP)  LUIZ ANTONIO PLACIDO (Garça /SPEVERTON

MAGALHÃES  (Babbos Pizzaria-Garça /SP) ■VERA LUCIA ROSA (Junqueirópolis /SP) ■TADAO MIYAGUI (Marilia /SP) ■MOACIR CHIQUITO (Lions Clube de Guararapes /SP) ■LUIZ HENRIQUE PENGA (Leo Clube de Osvaldo Cruz/SP) ROSÁRIA  AVELINO  LARES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) CAROLINE MIRANDA (Garça / SP Pe. JOAQUIM CARLOS LOPES BOGALHOS (CP- Vigário Paroquial das Paróquias São José de Osvaldo Cruz e de São João Batista de Salmourão /SP) 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO FELIX SACERDOTE 

■ SANTO ADAUTO 

 SÃO CESÁRIO DE ARLES

 BEATO EUSTÁQUIO VAN LIESHOUT

SANTA NARCISA

 SÃO PAMÁQUIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Anunciar a Boa-Nova aos pobres – Lc 4,16-30

 

 

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em sua vida e missão, Jesus realiza as profecias do Antigo Testamento e nelas encontra o programa do seu ministério. Façamos de nossa vida uma continuação da missão de Cristo, levada a todos os recantos do mundo.

 

– Oração 

 

PAI, QUE AS CONTRARIEDADES DA VIDA JAMAIS ME IMPEÇAM DE SEGUIR O CAMINHO QUE TRAÇASTE PARA MIM. COM JESUS, QUERO SEGUIR SEMPRE ADIANTE!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 30 de agosto de 20212ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus veio trazer vida em plenitude para todos, com atenção especial aos mais vulneráveis. A esperança cristã faz-nos compreender que essa vida vai além da finitude deste mundo. 

 

1ª Leitura (1Ts 4,13-18) – Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

 

13Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé —, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que fomos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós que fomos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 96(95)

 

O Senhor vem julgar nossa terra.

 

 

– 30 de agosto de 20212ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.  (Lc 4,16-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim; / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”

 23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.

27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o Sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Acolhamos a correção que Deus faz ao nosso coração”

 

Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”

(Lucas 4,24).

Começamos a meditar, durante a semana, o Evangelho de Lucas, a partir do início da sua vida pública. Jesus volta, agora, a Nazaré, à cidade onde Ele tinha sido criado. Lá na sinagoga, Ele toma posse da palavra que o profeta Isaías havia profetizado a respeito d’Ele: “O Espírito do Senhor está sobre mim, o Senhor me consagrou com a unção para levar a Boa Nova aos pobres”.

 

Jesus toma posse dessa unção, Ele já havia tomado no Seu batismo, mas agora Ele toma posse da Palavra, porque a Sua Palavra ungida cura, liberta e restaura.

 

Os seus conterrâneos de Nazaré já viram ou ouviram falar de tudo que Jesus realizara onde Ele morava, não está mais em Nazaré, Ele mora em Cafarnaum, na região da Galileia. E é por lá, em Cafarnaum, que o Reino de Deus está acontecendo, Ele está proclamando na sinagoga, está proclamando para o povo de Deus o Reino e as graças d’Ele acontecendo.

 

Mas essas graças não estão acontecendo em Nazaré, a Sua terra, onde Ele fora criado, porque eles estão vivendo a falta de acolhimento ao profeta da casa. Jesus mesmo dá os exemplos: no tempo do profeta Elias, com tudo o que houve, foi uma viúva de Sarepta, na região da Sidônia, que Elias se dirigiu. Não foi a nenhuma viúva de Israel, como também no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel, mas não foi nenhum leproso que foi curado se não Naamã, o Sírio. Os judeus, seus conterrâneos em Nazaré, ficaram irritados, furiosos e bravos com o ensinamento de Jesus, aquela verdade os incomodou. Jesus não estava acusando, Ele estava demonstrando: “Vocês não estão acolhendo a Palavra”.

 

“Somos esse povo, não gostamos de ser corrigidos e exortados quando nos é mostrado que não estamos no caminho”

 

Você sabe que assim como os Seus que não acolheram a correção, nós também somos esse povo, não gostamos de ser corrigidos e exortados quando nos é mostrado que não estamos no caminho. É o filho que não aceita a correção do pai, o marido que não aceita a correção da mulher, é a mulher que não aceita a correção do marido, é um irmão que não aceita a correção do seu irmão, são os fiéis que não aceitam a correção do seu padre, é o padre que não aceita ser ouvido pelos seus fiéis, é o padre que não aceita ser corrigido pelo bispo. Enfim, somos nós que não acolhemos o profeta da nossa casa.

 

Estamos, muitas vezes, sendo como este povo de Nazaré, e ali Jesus não pode fazer milagre algum e, mais, dali foi expulso, quase jogaram Jesus morro abaixo. Ele saiu-se deles e foi seguir o seu caminho, seguir a sua missão.

 

Muitas vezes, perdemos a direção de Deus porque não O deixamos nos direcionar. Deus nos fala não pela boca dos de fora — pode até nos falar —, mas Ele fala primeiro com aqueles que estão conosco, aqueles que convivem conosco, e com eles precisamos aprender a ser corrigidos, com eles precisamos aprender a melhorar a nossa própria vida.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus apresenta-se na sinagoga de Nazaré, onde fora criado. Diante da assembleia, lê um trecho de Isaías referente ao Messias e, fechando o livro, arremata: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que vocês acabam de ouvir”. Este é o projeto de vida de Jesus, sua missão: dedicar-se inteiramente aos mais pobres e sofredores. Pelo poder do Espírito Santo, Jesus vem libertar da opressão o povo e criar condições para que tenha vida abundante. Os nazarenos reagem primeiramente com admiração e passam em seguida à desconfiança. Finalmente, presos a categorias humanas (“fi lho de José”) e incapazes de dar o salto da fé, ficam furiosos, expulsam-no da cidade e tentam jogá-lo no precipício. Jesus, porém, “passando pelo meio deles, seguia seu caminho”. Sua missão estava apenas começando.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus de Nazaré, ingressas na vida pública como o Messias enviado pelo Pai, para libertar os pobres e marginalizados. Infelizmente, teus concidadãos não foram capazes de te acolher como o libertador anunciado por Isaías. Faze-nos participantes da tua obra de misericórdia em favor dos oprimidos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 4,16-30 – “Escolhido para levar boas notícias”

 

Oração Inicial
Se estivermos abertos a Deus Ele rege nosso coração e nossos pensamentos. Deixemos que as Palavras de Jesus nos encham de admiração e encantamento

 

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

 

1. Leitura (Verdade)

“O Espírito do Senhor está sobre mim.” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário. Durante a leitura, destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção. O que acontece no Evangelho? O que Jesus faz? Qual é a mensagem que Ele transmite?

 

“Colocada no início da vida pública de Jesus, esta passagem constitui, segundo Lucas, a Carta de Princípios, o programa de toda a atividade de Jesus. O local escolhido: a sinagoga de sua cidade. Ele busca em Isaías – a tradição do passado – o horizonte para anunciar os novos tempos, que estão começando. O Ano da Graça era um tempo de reconciliação e partilha, que tornava possível a igualdade, a fraternidade e a comunhão. É uma nova história que começa a ser escrita. Ele é o Libertador que anuncia vitória sobre o pecado e suas consequências. A partir desse momento, Jesus passa a evitar a sinagoga e assume a liberdade dos caminhos. Lucas utiliza a palavra “hoje”, enfatizando que chegou o tempo de Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento, leia novamente o Evangelho, mas desta vez para escutar o que o Senhor tem a lhe dizer. O que o Evangelho lhe diz? Leia o texto com bastante calma e deixe-se conduzir pela Palavra. Escute o que Jesus quer lhe dizer por meio daquela palavra ou versículo que lhe chamou mais atenção.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você. Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o(a) acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa. Reze ao Senhor, agradeça-lhe sua vida.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Ver os pontos positivos em todas as situações é uma sugestão de proposta para este dia.

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.