terça-feira, 7 de agosto de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–'Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água. ' - (Mt 14,22-36)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 07 DE AGOSTO DE 2018 (terça-feira) 219º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TODO MUNDO É CAPAZ DE DOMINAR UMA DOR, EXCETO QUEM A SENTE.”
(William Shakespeare)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO
 DIA NACIONAL DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Tocantins (Tocantins) Feliz Deserto (Alagoas) Laranjeiras (Sergipe) Goianinha (Rio Grande do Norte) Cipotânea (Minas Gerais) Painel (Santa Catarina) Passo Fundo (Rio Grande do Sul) Kaloré (Paraná)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BENEDITA TAVARES (Esposa do Bruno Macrocontábil Conessa-Garça/SP)PDG SELMA ARAGÃO (Lions Clube Rio de Janeiro Copacabana/RJ)PDG PIEDADE SUELY RODRIGUES MALTA SILVA (Lions Clube Rio de Janeiro Lins de Vasconcelos/RJ)CARLA MARIA BARACAT LAPENDA JANZANTI (Garça /SP)JOSÉ AUGUSTO FERNANDES (Garça /SP)VILMA DE FARIA (Garça /SP)NIVALDO SILVA (Nova Andradina/MS)ANDRÉIA KEMP (Lupércio /SP)PRISCILA QUIORATO FARO (Rio de Janeiro /RJ)NEUZA DIAS (Garça /SP)LINEU GUIMARÃES FILHO (Garça /SP)DALTON ALEIXO (Itatiba/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NELY BALAGUEL S. R. DE ALMEIDA e SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDAó1993ó25 ANOS (Garça)

 Santo do Dia 
■ SÃO CAETANO DE THIENE
SANTA AFRA e SUAS COMPANHEIRAS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
Meus Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).
■ Do alto céu, Deus olha e denuncia as maldades sem deixar de estender a nós a sua mão compassiva e protetora, a fim de que não afundemos nas nossas misérias e dificuldades. 
– Oração 
PAI, APROXIMA-ME DE JESUS DE QUEM BROTA A SALVAÇÃO E A VIDA, PARA QUE EU POSSA SER CURADO DO EGOÍSMO QUE ME IMPEDE DE FAZER O BEM AO PRÓXIMO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
– Oração do dia 
 Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

– Leituras 
– 07 de agosto de 2018 – 3ª-feira da 18ª Semana         do Tempo Comum 
■ A Palavra de Deus tem o poder de mudar a sorte do povo, fazendo-o deixar a fixação no pecado e no medo para caminhar com a fortaleza e fé ao encontro de Jesus, que cura e liberta. 

1ª Leitura - (Jr 30,1-2.12-15.18-22) - Eu te tratei com rudeza por causa do teu endurecimento no pecado. Mudarei a sorte das tendas de Jacó. – Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

1Palavra que foi dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Isto diz o Senhor, Deus de Israel: Escreve para ti, num livro, todas as palavras que te falei. 12Isto diz o Senhor: Incurável é tua ferida, maligna tua chaga; 13não há quem conheça teu diagnóstico; uma úlcera tem remédio, mas em ti não se produz cicatrização.
14Todos os teus amigos te esqueceram, não te procuram mais; eu te causei uma ferida, como se fosses inimigo, como um castigo cruel: por causa do grande número de maldades que te fez endurecer no pecado.
15Por que gritas em teu sofrimento? É insanável a tua dor. Eu te tratei com rudeza por causa das tuas inúmeras maldades e por causa do teu endurecimento no pecado. 18Isto diz o Senhor: Eis que eu mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão de suas moradias, a cidade ressurgirá das suas ruínas e a fortaleza terá lugar para suas fundações; 19de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos. Hei de multiplicá-los, eles não diminuirão, hei de glorificá-los, eles não serão humilhados.
20Teus filhos serão felizes como outrora, e sua Comunidade, estável na minha presença; e agirei contra todos os que os molestarem.
21Para chefe será escolhido um dos seus, e o soberano sairá do seu meio; eu o incitarei, e ele se aproximará de mim. Quem dará a vida em penhor da sua aproximação de mim? – diz o Senhor. 22Sereis meu povo e eu serei vosso Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 101 (102)
O Senhor olhou a terra do alto céu.

 – Evangelho do dia 
– 07 de agosto de 2018 – 3ª-feira da 18ª Semana         do Tempo Comum 
'Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água. ' - (Mt 14,22-36)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Mestre, tu és o Filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo São Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”
28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus.30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou.
33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”34Após a travessia desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que tocaram, ficaram curados.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Por cima das águas... (Mt 14,22-36)
Descendemos de Adão, aquele que foi modelado da argila da terra. Homem, humano, venho do húmus. Só nos sentimos seguros em terra firme. A água assusta, o mar profundo é imagem da morte.

No Evangelho de hoje, ao ver que Jesus caminhava sobre as ondas do lago encapelado, Pedro ousa pedir: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas”. É óbvio que o velho pescador sabia muito bem que pedia algo impossível aos homens, mas possível a Deus. Só Deus tinha domínio sobre os elementos: o mesmo que manda a chuva, caminha sobre o mar.

E o Filho de Deus aceita fazer o jogo de Simão Pedro: “Vem!” Ao mesmo tempo, pede-lhe um ato de fé e um salto no escuro. Pedro salta e começa a andar, superando os limites de sua humanidade. Mas o vendaval redobra seu estrépito e o discípulo se deixa intimidar. Afundando, pede: “Salva-me, Senhor!”

Aqui estamos diante de um grande mistério: ainda que o poder de Deus esteja de nosso lado, como um vento a favor, o Senhor conta com uma resposta de fé de nossa parte. Se perdemos a confiança, é como se impedíssemos que a graça divina continuasse a nos sustentar.

De fato, podemos cair em dois extremos: de um lado, apostar apenas em nossos dons e capacidades humanos; de outro, duvidar até mesmo do poder de Deus posto ao nosso alcance. Soberba e desconfiança – duas maneiras de afundar...

O caminho de salvação se resume exatamente em desconfiar de nós mesmos e em apostar todas as fichas no amor que o Senhor derrama sobre nós. Como escreveu o apóstolo Paulo, “quando sou fraco, aí é que sou forte”. (2Cor 12,10.) De fato, Deus se compraz em agir por meio de instrumentos frágeis e deficientes, como declarou o Papa Bento XVI ao subir à cadeira de Pedro. Ao contrário, quando um de nós se gloria de suas próprias realizações, como se elas fossem devidas apenas a nosso esforço, inteligência e heroísmo, não demora a ruir o nosso castelo de areia...

A vida é como o mar. O trabalho, a família, a Igreja nos oferecem constantes tempestades. Confiaremos no Deus forte? Ou insistiremos em nos apoiar sobre nossas falsas seguranças?
Orai sem cessar: “Salva-me, ó Deus: a água me chega até a garganta!”  (Salmo 69,2)

– Reflexão – O “poder de Deus” 
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, Jesus Cristo mostra o genuíno "poder de Deus". Poucas horas antes, havia alimentado uma multidão com a milagrosa multiplicação dos pães, e pretenderam proclamá-lo rei. Jesus, escondendo-se, rejeitou esta interpretação de sua realeza. Mas, agora quer manifestar aos Apóstolos quem é Ele: caminhando sobre as águas, os tranquiliza com o majestoso "Sou eu" (o nome próprio de Deus).

O poder de Deus é diferente ao poder dos grandes do mundo. Seu modo de atuar é diferente. Deus não faz concorrência às formas terrenais do poder: não contrapõe seus exércitos a outros exércitos. Ao poder estridente e pomposo deste mundo, Ele contrapõe o poder inerme do amor que na Cruz sucumbi e, no entanto, constitui a nova realidade divina, que se opõe à injustiça e instaura o Reino de Deus.

—Jesus, ajuda-nos a entender que o poder de Deus é diferente, que o Messias tem que entrar na gloria e chegar à gloria através do sofrimento.

– Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Posso dizer que ando sempre nos caminhos de Deus?
- Amo realmente meu próximo?
- O Amor é meu critério de vida?
- Consigo santificar o dia de domingo?
- Lembro-me de que os pobres são os preferidos de Deus?
- Quem são os preferidos de meu coração?

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Os discípulos, em meio às ondas agitadas pelo mar, não reconhecem o Senhor que vai até eles caminhando sobre as águas e ficam apavorados. Mas, aos poucos, tomam consciência da presença de Jesus, sempre solidário e protetor, e acolhem suas palavras encorajadoras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”
Que a Palavra de Deus renove em nós a fé e nos ajude a enfrentar as adversidades da vida, depositando nossa confiança no Senhor.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Qual é o contexto da narrativa? Qual tema o evangelista aborda? Além de “noite” e “escuridão”, quais outras palavras simbólicas você identifica no texto?
“Jesus está continuamente a caminho, deslocando-se de uma margem a outra do mar, de uma aldeia a outra e de uma região a outra. Passa por todos os lugares, visita todas as situações em que a vida humana acontece. Esse episódio de Jesus caminhando sobre o mar encontra-se também em Marcos e João, com a particularidade própria a cada evangelista (Mc 6,45-52; Jo 6,16-21). No Antigo Testamento, é Deus quem domina o mar (Sl 89,9-10). Para o imaginário do homem bíblico, o mar é símbolo do mal e da morte. Diante dele o ser humano sente uma força indomável. Recolhido em sua oração, Jesus vê a dificuldade da travessia em razão do vento contrário. Ao amanhecer, Jesus vai ao encontro deles, caminhando sobre as águas. O Senhor não é alheio às dificuldades da vida humana, e nenhuma súplica do ser humano cai no vazio. O novo Pastor de Israel, que sustenta o seu povo pela palavra e por sua vida, é aquele que, como Deus, tem o poder sobre o mal e a morte. Diante dele o mal não triunfa e a agitação e o medo são vencidos por uma Palavra e uma presença que transformam: ‘Coragem, sou eu!’ A falta de fé, no entanto, impede de reconhecer no episódio dos pães a força e o sustento para viver com fé o tempo da adversidade e da ameaça do mal. A intervenção de Pedro é própria a Mateus e visa mostrar o seu itinerário de fé. Quando ele fraqueja e afunda, o Senhor o salva” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Leia-o novamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais são as águas agitadas que você precisa enfrentar? Jesus está no barco com você? Você reconhece o Senhor que se aproxima do seu barco e confia em suas palavras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”?
Para reconhecermos a presença do Senhor Ressuscitado nos momentos difíceis da vida, necessitamos de muita fé. Mas nós não precisamos temer, pois o Ressuscitado está no nosso meio, está junto de nós. Que possamos sempre acolher as palavras encorajadoras de Jesus: “Sou eu. Não tenhais medo!”, sobretudo nos momentos de dificuldade e temor.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça a sua prece de agradecimento ou pedido.
“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no Caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém