sábado, 7 de maio de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. – (Jo 6,60-69)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A I OLARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 07 DE MAIO de 2022 (sábado) 127º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SILÊNCIO

DIA DO OFTALMOLOGISTA

DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO À CEGUEIRA

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ALERGIAS

DIA da Luta Contra a Endometriose

DIA da Liberdade

DIA do Esclarecimento Sobre a Espondilite Anquilosante

DIA dos Quadrinhos Grátis

DIA da Fundação da Sony no Japão

DIA da Fundação do Parlamento do Mercosul

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boracéia (São Paulo) Guamaré -  Janduís - Lagoa Salgada - Pedra Grande - Pedra Preta (Rio Grande do Norte) Pedralva (Minas Gerais) Rio Bonito (Rio de Janeiro) São Joaquim (Santa Catarina) Massaranduba (Paraíba)Belém do São Francisco (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO ANTONIO ROMERO (EQ 07 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça /SP) LUZIA RAFAEL NOGUEIRA (EQ 07 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça /SP)MARIA LUCIA CASONI QUINELLATO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) MARCO AURÉLIO RAMOS DE ALMEIDA (Lions Clube de Dracena /SP) yoko takahashi (Lions Clube de Araçatuba /SP) JOÃO HERMES DA SILVA (Garen-Garça /SP) JOSÉ FRANCISCO GELAMO (Garça /SP) ELLEN CRISTINA RAMALHO SGANZERLa Gonçalves (Prefeitura Municipal-Garça /SP) ANA LUIZA SITTA (Garça /SP) maria CECILIA LEOPOLDO (Cuiabá /MT)FLAVIO PADUA GODOI (Fortaleza /CE)

.Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA THEREZA DOS SANTOS AZEVEDO e FREDERICO GILBERTO DE AZEVEDO ó2005ó17 ANOS (Eq 10 ENS RAINHA DA PAZ - Setor de Garça)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

 SANTO DO DIA 

Santa FLÁVIA DOMITILA MÁRTIR

SantO AGOSTINHO ROSCELLI

Santa ROSA VENERINI

Santo Antônio Eremita

São Cenerico

São Flávio e 4 Companheiros

São João Bispo de Hexham

BEM-AVENTURADA GISELA DA BAVIERA

BEATO FRANCISCO PALEÁRI

BEATA GISELA DA BAVIERA

BEATO ALBERTO DE BÉRGAMO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A compreensão da Eucaristia ainda encontra discordância entre os cristãos. Nem todos creem que o pão e o vinho, se tornam corpo e sangue de Cristo: A quem iremos, Senhor? – Jo 6,60-69

 

 

Sepultados com o Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2,12)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os sinais que acompanham a obra dos evangelizadores favorecem a expansão da Igreja, a qual “crescia em número com a ajuda do Senhor”. Esta liturgia nos anime a ser instrumentos eficazes da ação vivificante do Espírito Santo.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME INTELIGÊNCIA PARA COMPREENDER AS PALAVRAS DE JESUS E ADERIR A ELAS, POIS SÓ ASSIM ESTAREI SEGURO DE ESTAR ACOLHENDO A SALVAÇÃO QUE ME OFERECES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que renovastes nas águas do batismo os que crêem em vós, protegei os que renasceram no Cristo, para que vençam as ciladas do erro e permaneçam fieis à vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 07 de maio de 2022 - sábado da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Como fiéis seguidores de Jesus, abramos-lhe o coração e digamos, cheios de convicção: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”.

 

 

1ª Leitura (At 9,31-42) – A Igreja consolidava-se e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo..  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Eneias, que estava paralítico e há oito anos jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Eneias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor. 36Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as boas obras que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!” 39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos acreditaram no Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 116B(115)

 

Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

 

 

– 07 de maio de 2022 - sábado da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna.   (Jo 6,60-69)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; / só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isso vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

3º SÁBADO PÁSCOA: C

 

“Muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?...” 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

(João 6,60.66-69).

 

Jesus, o senhor usava comparações para que os discípulos entendessem o seu mistério, mas eles tomavam tudo ao pé da letra.

Assim, quando ouviram o senhor falar em comer a sua carne e beber o seu sangue, muitos ficaram escandalizados e se afastaram do senhor.

Mais do que estranhar as expressões ‘comer a carne e beber o sangue’, eles ainda não acreditavam que o senhor era o Filho de Deus encarnado, que viera do Pai até nós como Pão da vida, e voltaria ao Pai, levando-nos consigo.

Eram como pessoas materialistas, incapazes de perceber a dimensão simbólica da carne e do sangue, como sinais de uma realidade espiritual.

Somente o Espírito Santo pode nos fazer perceber o sentido das suas palavras, principalmente após a sua Ressurreição e Ascensão ao céu, que serão milagres ainda maiores. No entanto, consola-nos a resposta de Pedro, que falava em nome de toda a comunidade dos fiéis. ‘A quem iremos nós?’

De fato, não há outro caminho para chegar ao Pai senão o senhor. ‘Tu tens palavras de vida eterna’.

Somente no senhor encontramos uma resposta profunda e eterna para os anseios da nossa vida.

Por isso, juntos com Pedro, nós também queremos repetir: ‘Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus’.

Para Pedro e para todos nós, a fé é um ato de confiança total nas suas palavras e principalmente no seu amor por nós.

A quem iremos nós?’, senão ao senhor, se de fato ansiamos pela vida eterna?

Ninguém mais poderá nos dar outra palavra tão clara e tão cheia de vida e de verdade.

Por isso, lhe dizemos: nós cremos, senhor, mas aumente a nossa fé, e faça-nos acolher os seus mistérios, não como se fossem incompreensíveis, mas como atos de amor por nós.

 

Mãe querida, ajude-nos a acolher a Palavra de Deus, como a senhora fez desde a anunciação, sem jamais rejeitá-la, porque sentia que tudo era comunicação de amor e de salvação por todos nós. Que repitamos com a senhora: “faça-se em mim segundo a tua Palavra!” Amém! Aleluia!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto que nos é apresentado hoje vem nos mostrar de modo muito claro que seguir Jesus e aderir ao seu projeto é algo extremamente exigente e nem sempre compreensível. Isso nos aponta para algo muito concreto: Jesus não é alguém simplesmente “doce”. Essa imagem de Jesus certamente não corresponde a sua pessoa. Jesus é doce, sim, mas é, sobretudo, alguém coerente e comprometido com um projeto de vida que requer dele e de quem o segue firmeza, determinação e resiliência. Em Jesus, palavra e vida são a mesma coisa, ou seja, ele é ser humano pleno em tudo o que faz. Sempre será uma opção para os seguidores de Jesus voltar atrás e abandonar o caminho; Jesus quer pessoas dispostas, não necessariamente perfeitas, mas pessoas que desejam crescer e dar a própria resposta ao chamado que receberam à medida que a vida se desdobra.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 6,60-69 – "A quem vamos seguir? Por onde vamos?"

 

Oração Inicial


No início desta leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Assim como Simão Pedro, também nós hoje afirmamos:

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”.

Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”.

 

1. Leitura (Verdade)

Numa leitura atenta do Evangelho observe os questionamentos que Jesus dirige aos discípulos. Quais afirmações são feitas a respeito de Jesus? Para Simão Pedro, quem é Jesus?

 

“Em todo seu ministério, Jesus revelou o Pai, seu amor, sua misericórdia e sua firme vontade de salvar suas criaturas, que, pelo pecado, se afastaram dele. Esta era a razão de sua vinda. Ele era o enviado do Pai para realizar esta obra. Em seu caminho, ele encontrou crescente resistência e oposição. O anúncio de sua morte, por exemplo, assustou os discípulos. A revelação da refeição do seu corpo e do seu sangue, à moda do cordeiro pascal, escandalizou muitos. A compreensão da Eucaristia ainda hoje encontra discordância entre os cristãos. Nem todos creem firmemente que o pão e o vinho, no sacrifício eucarístico, se tornam corpo e sangue de Cristo. Com Pedro, cremos como Jesus ensinou.”

 

2. Meditação (Caminho)

A Palavra e o ensinamento de Jesus nos colocam diante e no mais profundo da nossa vida. Sua verdade interroga nosso coração e nos mostra por onde devemos ir.

Entre no santuário de seu coração e pergunte: Quais gestos Jesus me convida a viver? Sou capaz de mudar minha mentalidade diante do sopro do Espirito Santo?

O que significa para mim a afirmação de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”?

 

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém