segunda-feira, 28 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vende tudo o que tens e segue-me! - (Mc 10,17-27)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 28 DE MAIO DE 2018 (segunda-feira) 149º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
É MAIS FÁCIL LIDAR COM UMA MÁ CONSCIÊNCIA DO QUE COM UMA MÁ REPUTAÇÃO.”
(Friedrich Nietzsche)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL PELA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA
 DIA INTERNACIONAL DA ANISTÍA
 DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR
 DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE DA MULHER
 DIA NACIONAL DA CARONA SOLIDÁRIA
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Irará (Bahia) Caracaraí (Roraima) Correntes - São José do Egito (Pernambuco) Corumbataí do Sul (Paraná) Tubarão (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LETICIA SERRALVO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP) ELIANA CRISTINA BIONDO SILVA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) RIVAIL MARCONDES RESENDE (Garça /SP) ANGELICA MANCUSO TOLDATO (Garça /SP) BRUNO HENRIQUE BARROS (Garça /SP) CLÁUDIO DE ALMEIDA (Garça /SP) FLAVIO RIBEIRO (Garça /SP) LÉONARDO ALCÂNTARA (PPA-Garça /SP) AGUIDA MARIA PEREIRA MELATO PORTELA (Marilia /SP) TAMARA GOMES DE OLIVEIRA NEVES (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LETÍCIA LISBOA e FRANCISCO ANTONIO SERRALVO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra- São Paulo /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MACATUBAó1982ó36 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
BEATO LUDOVICO PAVONI
Ludovico (Itália, 1784-1849), difundiu nova maneira de ensinar: educar com amor em vez de palmatórias. Fundou a Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada (Pavonianos) em 1847, dedicada à missão de fazer dos jovens “bons cristãos e honestos cidadãos”. Foi beatificado por João Paulo 2º em 2002.
SÃO GERMANO DE PARIS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama (Sl 17,19s).
Para nós, fonte de alegria indizível é seguir Jesus, vivendo os mandamentos e nos desfazendo do que impede o seguimento. Não é o acumulo que nos torna felizes, mas a partilha e a solidariedade.
Oração
ESPÍRITO DE CORAGEM PERSEVERANTE, NAS ADVERSIDADES DA VIDA, VEM EM MEU AUXÍLIO, E AJUDA-ME PARA QUE NÃO ARREFEÇA A MINHA ADESÃO A JESUS E AO REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais e vossa Igreja voz possa servir alegre e tranquila. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
28 de maio de 2018 2ª-feira da 8ª Semana do Tempo Comum
Sem termos visto o Senhor, nós o amamos e acreditamos nele. Por isso seguimos suas orientações, que nos convidam denúncia de tudo o que não condiz com seu projeto.

 1ª Leitura - (1Pd 1,3-9) - Pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo, para uma esperança viva, 4para uma herança incorruptível, que não estraga, que não se mancha nem murcha, e que é reservada para vós nos céus.
5Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. 6Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. 7Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira — mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo — e alcançará louvor, honra e glória, no dia da manifestação de Jesus Cristo. 8Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 9pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 110 (111)
O Senhor se lembra sempre da Aliança!

 Evangelho do dia
28 de maio de 2018 2ª-feira da 8ª Semana do Tempo Comum
Vende tudo o que tens e segue-me! - (Mc 10,17-27)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8,9).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Paulinas,
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         A vida eterna é viver na presença de Deus

Precisamos orientar a nossa própria imaginação ou a nossa própria sabedoria humana que a vida eterna não é a vida que vem depois da morte
Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” (Marcos 10,17).
A pergunta que fizeram para Jesus neste Evangelho deve ser, também, a pergunta a trilhar a nossa vida, o nosso coração e a nossa existência. É preciso apenas entender e orientar a nossa própria imaginação ou a nossa própria sabedoria humana que a vida eterna não é a vida que vem depois da morte. A vida eterna quer dizer a vida plena, é a vida em Deus.
Os homens estão buscando, cada vez mais, fórmulas para tentar criar uma vida mais duradoura e se puderem gastarão o que for possível para que a vida aqui na Terra torne-se eterna. É um engano e uma ilusão, pois a vida eterna já está no meio de nós. E como ganhar essa vida? Talvez pelas fórmulas de saúde, de cuidados do corpo, e todos esses cuidados são necessários, mas a vida eterna que Jesus nos trouxe é plenificada na presença de Deus. A vida eterna é, justamente, viver na presença de Deus.
O que devemos fazer para viver na presença de Deus? Guardar os Seus mandamentos, vivê-los, colocar em prática a condição mínima para ter a vida em Deus, amá-Lo sobre todas as coisas, respeitar o Seu nome, amar o nosso próximo, amar a nós mesmos, levar uma vida segundo os mandamentos do Senhor.
Podemos responder como esse homem do Evangelho: “Isso eu faço. Eu busco. Eu dou o melhor de mim”. Que bom que já fazemos, mas se não fazemos ou se relaxamos em relação aos mandamentos do Senhor, retomemos e tomemos consciência de que, sem respeitar os mandamentos do Senhor, não existe vida para nós e nem para o outro. Basta ver que, no mundo no qual vivemos, o que menos se respeita são os mandamentos de Deus.
Os homens estão matando uns aos outros, estão roubando, assassinando, cometendo crimes e atrocidades em grau maior e menor, então, os mandamentos são a primeira necessidade que temos para que a vida seja mais plena, saudável e digna de ser vivida.
Se queremos avançar na vivência da nossa intimidade com Deus, precisamos desgarrar, ter um coração livre e não sermos presos aos bens desse mundo. A radicalidade de Jesus ao dizer: “Vai, vende os seus bens”, é para dizer que vida não consiste em acumular bens, tesouros, sendo que, tudo isso vai passar e nos será tirado. Mas se fizermos o bem ao pobre, ao necessitado e aos irmãos, esse bem ninguém pode nos tirar.
Se perguntarmos para alguém que tem vida feliz, que tem vida plena podemos ter a certeza de que, o que faz bem para a nossa vida é fazer o bem para o outro, é cuidar do outro, nisso consiste a vida em Deus.
Deus abençoe você!

ReflexãoA pobreza cristã: desprendimento dos bens terrenais
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje — nos cruzamos com a figura “anônima” do “jovem rico”. Se tivesse respondido positivamente ao convite de Jesus teria se convertido no seu discípulo e, provavelmente agora, conheceríamos seu nome. Se o homem põe sua segurança nas riquezas deste mundo não alcança o sentido pleno da vida nem a verdadeira alegria.

Jesus pode em verdade garantir uma existência feliz e a vida eterna, mas por um caminho diverso daquele que imaginava o jovem rico, quer dizer, não através de uma boa obra, um serviço legal, senão com a eleição do reino de Deus como “perola preciosa” pela qual vale a pena vender tudo o que se possui. O jovem rico no logra dar esse passo. Apesar de ter sido atingido pelo olhar cheio de amor de Jesus, seu coração não logrou desapegar-se dos numerosos bens que possuía.

—Jesus não diz que as riquezas terrenais sejam más, senão que afastam de Deus se não se "investem" no reino dos céus.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus fala de modo muito forte e parece excluir os ricos!
 - O que deve fazer um rico para não ser excluído?
- Jesus quer dizer que se para uma pessoa comum buscar a Vida Eterna é difícil... para os ricos é um problema a mais! Como agir para que a riqueza seja um bem e não um problema?
 - O que o jovem rico deveria colocar acima de tudo?
- Afinal, que pecado existe em alguém ser rico?
- O que escolher? O Reino de Deus ou as riquezas deste mundo?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 10,17-27 - Pena! Não amou a Deus sobre todas as coisas!
Preparo-me para a Leitura, rezando ao Espírito, com todos os que navegam na internet:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em nós, falas em nós,
rezas em nós, ages em nós.
Te pedimos: ajuda-nos a fazer espaço às tuas palavras,
à tua oração, para que possamos conhecer
           o mistério da vontade de Deus na história.
            Acende em nós aquele mesmo fogo
que ardia no coração de Jesus,
quando ele falava do reino de Deus.
Somente tu, Espírito Santo, podes acendê-lo
e a ti, portanto, apresentamos a nossa fragilidade,
a nossa pobreza, o nosso coração apagado,
para que tu o reacendas com o calor da santidade da vida,
do amor fraterno e da potência do Reino.
Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Mc 10,17-27, que narra a conversa de Jesus com um homem rico..
Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou:
- Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe."
- Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o homem.
Jesus olhou para ele com amor e disse:
- Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse:
- Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou:
- Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantadíssimos e perguntavam uns aos outros:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e disse:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.
Refletindo
Marcos apresenta no seu relato, um homem entusiasta e decidido que veio correndo e ajoelha-se diante dele.  E saúda Jesus com o belo título de Mestre. De início, Jesus o corrige, dizendo-lhe que só Deus é bom. Depois, é carinhoso: “Jesus olhou para ele com amor”.  E  diz que lhe falta, além de cumprir os mandamentos, renunciar à riqueza para seguir Jesus. Se não renunciar à riqueza,  o coração fica dividido. O moço cumpriu todos os mandamentos, menos o primeiro: amar a Deus sobre todas as coisas. Ouvindo a proposta de Jesus, o rapaz “fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste”.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim?
Os que decidem por seguir Jesus Cristo encontram-se diante desta opção.
Quero seguir Jesus Cristo e para isto necessito optar, me comprometer por segui-lo, sabendo que nele está toda minha riqueza.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram:
“No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação.”
(DAp 351) 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto diz para mim?
O que o texto me leva a dizer a Deus?  
Rezo a Oração do Amor:
Senhor,
Fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado,
Pois é dando que recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, vou  olhar as pessoas com olhar de fraternidade e renovar meu compromisso de vida com o Senhor.
Bênção
O Senhor o abençoe e guarde! 
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!’ (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai....