terça-feira, 4 de outubro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte.– (Lc 10,38-42)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 O U T U B R O  M Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 04 DE OUTUBRO de 2022 (terça-feira) 277º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SENHOR FAZEI DE MIM UM INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ.”

(São Francisco de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

DIA MUNDIAL DA NATUREZA

DIA DO CÃO (DO CACHORRO)

DIA NACIONAL DE ADOTAR UM ANIMAL

DIA MUNDIAL DO LOBINHO

DIA UNIVERSAL DA ANISTIA

DIA DO MÉDICO DO TRABALHO

DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE

DIA NACIONAL DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

DIA DO POETA

DIA DO BARMAN

DIA NACIONAL DO PAISAGISTA

DIA DA ARQUITETURA

DIA DA HABITAÇÃO

DIA DO HABITAT

DIA INTERAMERICANO DA RADIODIFUSÃO

DIA DA ERA ESPACIAL

DIA DO PANTANEIRO

DIA DO RODEIO

DIA DE IROKÔ - PROTETOR DA NATUREZA, DOS ANIMAIS E DA ANCESTRALIDADE

DIA DA FUNDAÇÃO DA WIKILEAKS NA SUÉCIA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA BÉLGICA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO LESOTO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO Sideral

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rinópolis (São Paulo) Carmo do Paranaíba - Frutal - Monte Azul - Salinas (Minas Gerais) Bom Jesus do Itabapoana - Engenheiro Paulo de Frontin (Rio de Janeiro) Cerro Largo (Rio Grande do Sul) Nossa Senhora das Dores - Salgado (Sergipe) Tamboril (Ceará) Campina do Simão (Paraná) Catingueira (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RODRIGO ROBERTO MORENO (Maringá /PR) JULIANA TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) PAULO hEnrIque TRAMONTINI (Garça /SP ) FRancIScO augusto FerreiRa Gelamo (Três Lagoas /MS) DDumont  Luchiari (Drê Fantasias -  Garça /SP) Brasiliano Cavalcante (Garça /SP) Sebastiao Joaquim (Goiânia /SP) Kaike Castro (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  ALESSANDRA PLATERO e JOHNNY ALVES DA SILVA PLATEROó2003ó19 ANOS (sobrinhos São Paulo/SP)

SILVANA DE F. REIS ESCAQUETTE e JOSÉ CARLOS ESCAQUETTEó1997ó25 ANOS (EQ 11 ENS de IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP).

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MIRANDOPOLISó1964ó58 ANOS e LIONS CLUBE DE PACAEMBÚ PARAÍSO ó2003ó19 ANOS  (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Francisco (Itália, 1182-1226), Nascido numa família abastada, abandonou os bens materiais para abraçar uma vida de humildade e pobreza. Inspirador da “fraternidade franciscana”, amou pobres e doentes e a natureza inteira, obra de Deus.

Santa Áurea de Paris

SÃO PETRÔNIO de Bolonha

SÃO Quintino

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A liturgia hoje celebra São Francisco de Assis. Um santo querido de todas as gentes. Francisco deixou a casa paterna, cheia de conforto e se fez pobre: Sentou aos pés do Senhor e escutava sua palavra – Lc 10,38-42

 

Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu com amor.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Francisco nasceu na Itália em 1182 e lá faleceu em 1226. Fundador das grandes ordens franciscanas, anunciou o Evangelho vivendo na pobreza, na oração e no serviço generoso aos pobres e doentes. Manifestou também seu amor a Deus pela admiração da natureza, o que o levou a ser proclamado padroeiro dos animais. A celebração da memória do “Pobrezinho de Assis” nos motive a cultivar uma vida simples, o cuidado pela criação e a dedicação aos pobres e vulneráveis do nosso tempo.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE O MEU AGIR NÃO SEJA MOVIDO POR UM ATIVISMO INSENSÍVEL À PALAVRA DE JESUS. ANTES, SEJA TODA A MINHA AÇÃO DECORRÊNCIA DA ESCUTA ATENTA DESTA PALAVRA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes são Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 04 de outubro de 2022 terça-feira da 27ª Semana do Tempo Comum São Francisco de Assis, religioso, Memória 

 

– Liturgia da Palavra 

Em nossa vida, a experiência de fé com Cristo tenha a precedência. Não convém envolver—nos demasiado com as atividades do dia a dia, a ponto de deixar o Senhor em segundo plano.

 

 

1ª Leitura (Gl 1,13-24) – Dignou-se revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos. Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 13certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17nem subi logo a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo estas coisas, afirmo, diante de Deus, que não estou mentindo. 21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22Ainda não era pessoalmente conhecido das Igrejas da Judeia que estão em Cristo. 23Apenas tinham ouvido dizer que “aquele que antes nos perseguia está agora pregando a fé que antes procurava destruir”. 24E glorificavam a Deus por minha causa.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 139(138)

 

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

 

 

 

– 04 de outubro de 2022 terça-feira da 27ª Semana do Tempo Comum São Francisco de Assis, religioso, Memória 

 

 – Evangelho do dia 

 

Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte. (Lc 10,38-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

04/10/22   -   27ª TERÇA-FEIRA TC – C:

São Francisco de Assis (Itália, séc. 13)

2º dia da Novena solene de Nossa Senhora Aparecida

 

Lucas 10,38-42: “Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: - Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar! O Senhor, porém, lhe respondeu: Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 

Jesus, eis uma cena que contempla o senhor em seu mundo afetivo, sentindo-se à vontade na casa de uma família, que o amava e o acolhia com prazer.

As duas irmãs Marta e Maria, com seu irmão Lázaro, eram discípulas queridas, que o tratavam com carinho.

Marta estava preocupada em deixar tudo pronto, enquanto Maria preferia ficar perto do senhor.

Como Marta, em nosso corre-corre, nem sempre distinguimos entre o que é necessário, e o que é secundário e até dispensável.

As ocupações mais ordinárias são capazes de nos envolver totalmente e nos causam tensões desnecessárias, principalmente, quando olhadas a partir da nossa fé.

Eis o alerta que o senhor nos faz nesse Evangelho, para que vivamos a nossa vida e as nossas relações com sabedoria.

Não se trata de cometer ou não pecado, mas de se deixar iluminar pela Palavra de Deus sempre, também nos afazeres de cada dia.

A sua sabedoria de vida nos ensina que as pessoas são sempre mais importantes dos que as coisas.

Enquanto Marta queria prestar um bom serviço, Maria prestava atenção na pessoa do senhor, o mirava com afeto e ouvia a sua conversa.

Assim, o senhor nos pede que aprendamos a priorizar o que realmente importa daquilo que não exige tanta preocupação.

Certamente, o trabalho de Marta era importante, mas naquele momento, diante da sua pessoa, era totalmente secundário.

Podia esperar para ser feito mais tarde, e assim, ela teria também aproveitado melhor os seus ensinamentos.

Senhor, essa lição é muito importante em nossos dias, quando o trabalho, os afazeres e até a rede social nos impedem de prestar atenção nas pessoas, mesmo dentro de nossas casas.

 E é por isso que facilmente não temos tempo também para a sua Palavra. Conceda-nos a graça da sua amizade, para que sejamos como Marta no momento certo, e sejamos principalmente como Maria, para ‘perder tempo’ na sua presença e com a sua Palavra.

 

Maria santíssima, ajude-nos a amar o próximo a partir do nosso olhar, da nossa atenção e do nosso afeto. Que o princípio do seu santuário: “Acolher bem também é evangelizar!” seja o princípio da nossa vida de cada dia. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na comunicação é fundamental a escuta. Quem fala quer ser escutado. Jesus quer ser escutado e Maria o ouve, sentado aos seus pés. É o testemunho do verdadeiro discipulado. Só aprende bem quem escuta. A comunidade que ouve a Palavra de Deus com atenção saberá executar suas tarefas com empenho. O serviço de Marta é importante também. “O problema não está sempre no excesso de atividades, mas sobretudo nas atividades mal vividas, sem as motivações adequadas, sem uma espiritualidade que impregne a ação e a torne desejável” (EG 82).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,38-42 - Marta e Maria recebem o Mestre

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“A liturgia hoje celebra São Francisco de Assis. Um santo querido de todas as gentes. Francisco deixou a casa paterna, cheia de conforto e se fez pobre, mostrando a face de uma Igreja despojada e presente no meio do povo.

 

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta e observe as atitudes de cada personagem; depois, leia o texto novamente. O que o texto lhe diz?

 

“Quanta coisa aprendemos com os discípulos e discípulas de Jesus! Marta e Maria eram irmãs e discípulas do Senhor. Naquela visita a sua casa, ficou claro como as duas estavam vivendo o seguimento de Jesus. Uma, Marta, muito preocupada e ocupada com os afazeres da casa. Preocupação louvável. Outra, Maria, aos pés do Senhor, escutando sua Palavra. Uma se ocupando em fazer coisas para o Senhor, preparando a casa, a refeição. Outra se ocupando do Senhor, atenta a sua presença e a sua Palavra. Jesus chamou a atenção de Marta para essa excessiva preocupação em fazer coisas para recebê-lo bem. Maria estava fazendo o mais importante: estava com ele, conversando com ele, ouvindo sua Palavra”

 

2. Meditação (Caminho)

Marta e Maria, de forma diferente, segundo sua compreensão serviram e acolheram de igual forma o hospede que amavam. Qual é meu jeito de demonstrar meu amor, em atitudes concretas?

Respeito o jeito diferenciado de cada um demonstrar seu amor?

Talvez você esteja tão empenhado(a) em atender algum membro da família necessitado, doente, que não dá para ficar muito tempo em oração contemplativa. Nesse momento sirva ao Senhor na presença do seu próximo. Virá o tempo em que você poderá servi-lo na tranquilidade e então, faça como Maria. São Francisco amou o Senhor na contemplação e no serviço aos pobres. Dá para equilibrar as duas atitudes presente nas duas mulheres do Evangelho como fez Francisco.

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra se fez vida em sua vida. Observe o que você experimenta neste tempo em que está com Deus.

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Ao longo do dia, volte ao encontro com Deus.

 

 

Bênção

 

Benção de São Francisco:

 

O Senhor vos abençoe e vos guarde.

Vos mostre a sua face e se compadeça de vós.

Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz!

O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.