terça-feira, 29 de novembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ!■– Jesus exulta no Espírito Santo. – (Lc 10,21-24)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 29 DE NOVEMBRO de 2022 (terça-feira) 333º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AMEM-SE SEMPRE COM TERNURA. NÃO HÁ MAIS NADA NO MUNDO ALÉM DISSO: AMAR UNS AOS OUTROS.”

(Victor Hugo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CAFÉ

DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO PALESTINO

DIA NACIONAL DA HUMANIZAÇÃO

DIA DOS DEFENSORES DOS DIREITOS DA MULHER

DIA DAS MULHERES DEFENSORAS DOS DIREITOS HUMANOS

DIA ATRAÇÕES

DIA DO SQUARE DANCE

DIA DA ONÇA-PINTADA

DIA DO CYBER MONDAY

DIA DA CRIANÇA PREMATURA FLUMINENSE

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA-DF

SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Paranapanema - PROMISSÃO (São Paulo) Malhada - Santa Cruz Cabrália (Bahia) Pinhal da Serra (Rio Grande do Sul) MariluzNova Cantu Presidente Castelo Branco Renascença - Santa Izabel do Oeste - Santa Maria do Oeste - Vitorino (Paraná) Natuba (Paraíba) Mazagão (Amapá) Chapadão do Lageado (Santa Catarina) Extrema (Minas Gerais) Lago Verde (Maranhão) Nossa Senhora dos Remédios (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dr. LEANDRO PATÁRO ZANON (Cirurgião Dentista-IRO Instituto de Reabilitação Orofacial–Garça /SP)LEILA REGINA SANTOS DURANTE (Equipe 07 Nossa Sra. do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) EDUARDO MANSANO ÁLVARES (Equipe 10 Nossa Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) FRANCIELI SANTIAGO DOS SANTOS FONTES (RB Alimentos - Garça /SP) EVALDO MANZANO  (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SPPAULO  LUIS DE  BRITO  (tesoureiro DLC8-Lions Clube de Tupã Curumim /SP) FABRICIO TAMURA (Garça /SP) DENICE ALVES MENINI (Marilia /SP) SILENE BERTASSI (Marilia /SP) KLEBER CARRETEIRO (Marilia /SP) NEUZA DOS SANTOS CARDOZO (Garça /SP) ARTHUR BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas e Ferramentas - Garça /SP) MAURO CESAR CORDEIRO DE AZEVEDO (Garça /SP) SONIA MARIA MARTINS (Garça /SP) MARISA HITOMI S. KIDA (Garça /SP) ELZA PACCE  (Araçatuba /SP) MARIANA ROBERTO RIBEIRO Dias (Garça /SP)SILVIA REGINA GODOY OLIVEIRA (Garça /SP) Aparecido Rosa Sêga (Garça /SP) MARIA REGINA SALES ALVARENGA (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADRIANA RODRIGUES PEREIRA e GLAUCO PEREIRAó2003ó19 ANOS(primos-Pastor Missão Cristã Evangélica-Anápolis /GO) ANA CRISTINA BIDÓIA BERLANGA e TOYON SOFFENER BERLANGA (Marilia / SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO SATURNINO DE TOLOSA

SÃO SATURNINO DE CARTAGO

SÃO FRANCISCO ANTÔNIO FASANI

SÃO BRANDÃO DE BIRR

SÃO FILOMENO

SÃO RATBODO

SÃO TIAGO DE BATNAN

Santa Iluminada

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

Jesus rezou, cheio de alegria, bendizendo a Deus, porque os pequeninos estavam sendo evangelizados, acolhendo a Boa Notícia do amor de Deus. - Tudo me foi entregue por meu Pai - Lc 10,21-24

 

Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e haverá uma grande luz naquele dia (Zc 14,5.7).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor vem para implantar a justiça e defender os pobres. Mais que isso, nele “todos os povos serão abençoados”. Cheios de esperança, juntemos nossas vozes ao louvor que Cristo dirige ao Pai e fortaleçamos nossa disposição de ajudá-lo a renovar o mundo.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO DE POBRE DISPOSTO A ACOLHER A REVELAÇÃO DE TEU FILHO JESUS QUE TU ME FAZES. QUE EU TENHA A FELICIDADE DE RECONHECÊ-LO, COM A AJUDA DE TUA GRAÇA

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Sede propício, ó Deus, às nossas súplicas e auxiliai-nos em nossa tribulação. Consolados pela vinda do vosso Filho, sejamos purificados da antiga culpa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de novembro de 2022  terça-feira da 1ª Semana do Advento

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus exulta no Espírito Santo porque o Pai celeste lhe deu “pequeninos” como seus ouvintes e seguidores. Queremos, também nós, estar com eles, na expectativa do tempo novo de justiça e harmonia sem fim.

 

 

1ª Leitura (Is 11,1-10) – Sobre ele repousará o Espírito do Senhor. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha com o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto às águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 71(72)

 

Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 29 de novembro de 2022  terça-feira da 1ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

Jesus exulta no Espírito Santo.   (Lc 10,21-24)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. / E ele há de iluminar os olhos dos seus servos. 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

29/11/22 – 1ª TERÇA-FEIRA DO ADVENTO – A

 

Lucas 10,21.23-24: “Jesus exultou no Espírito Santo e disse: - Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado... Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: - Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo,

e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

 

Senhor, até hoje é difícil acreditar que o senhor esteve entre nós e tenham sido tão poucos os que souberam aproveitar da sua presença viva e dos seus gestos de compaixão e de cura do corpo e da alma.

O senhor nasceu de um povo, que conhecia bem a Palavra de Deus, e tinha sido preparado há séculos para acolher o Messias prometido.

No entanto, quando chegou o tempo da sua manifestação, parece que houve uma cegueira geral, e a própria religião, que era praticada, tornou-se um véu que impediu o povo de reconhecer no senhor o cumprimento das promessas divinas.

No seu louvor ao Pai pelos pequeninos que o acolheram, o senhor nos ajuda a entender esse mistério.

De fato, foram os pobres, os enfermos, o povo simples e considerado ignorante que se alegraram com a sua vinda.

Os sábios e inteligentes ficaram bloqueados pelo muro da própria arrogância, porque tinham a presunção de conhecerem toda a verdade e de serem os juízes dos outros.

Seus discípulos eram pescadores e pecadores, gente cheia de piedade e de esperança, que ansiava pela vinda de um Messias, que trouxesse a esperança de um nova vida para todos.

Eles e elas se encantavam com as suas palavras e conseguiram acreditar em seus sinais, que o revelavam como o Messias e como o Filho de Deus.

Foram os olhos felizes que viram, creram e nos transmitiram a alegria do seu encontro com o senhor.

Senhor, nós não temos a felicidade de vê-lo, mas cremos na sua Palavra e nos sinais da sua presença no meio de nós até o fim dos séculos.

Livre-nos de ter uma fé arrogante, e dê-nos a graça de permanecermos como ‘pequeninos’, imensamente agradecidos pela revelação do seu Evangelho, pela graça do seu Espírito e pela pertença a sua Igreja.

Que possamos viver e crescer em comunidade, unidos ao senhor, sob os cuidados da sua Mãe santíssima.

 

Virgem Mãe Aparecida, Maria de Deus, Mãe de todos os pequeninos, estenda seu olhar sobre o chão da nossa vida, para que sejamos humildes em nossa fé e ardorosos em nosso amor. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em suas pregações, Jesus fala frequentemente de sua intimidade com o Pai. Ao mesmo tempo, exulta “no Espírito Santo” por ver as multidões que recorrem a ele em busca de alimento espiritual, libertação, vida plena. Não são os estudiosos das Escrituras que vêm pedir a Jesus esclarecimentos sobre passagens bíblicas; não são os Mestres da Lei que o consultam para saber sua opinião sobre as “pesadas cargas” que colocam nos ombros do povo. Seus seguidores são os pobres, os oprimidos, os pecadores. Entre esses marginalizados da sociedade é que Jesus encontra ouvidos atentos e disposição para serem seus discípulos. Por isso, ao proclamar as bem-aventuranças, Jesus exclama: “Felizes vocês, os pobres, porque de vocês é o Reino de Deus” (Lc 6,20).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,21-24 – "Sim, Pai"

 

Oração Inicial

 

Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus.

Oremos: “Pai, dá-me um coração pobre, disposto a acolher a revelação de teu Filho Jesus que Tu me fazes. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo, com a ajuda de tua graça. Amém.”

 

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.

Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.

Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.

Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.

 

1. Leitura (Verdade)

Em sua oração, Jesus louva o Pai, Senhor do céu e da terra, porque o seu projeto está sendo acolhido pelos pequenos e humildes. Que ao longo do nosso dia possamos acolher o Senhor e entoar o nosso louvor pela sua presença em nossa vida.

 

“Como todos somos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus, conhecemos bem essa experiência: o desconforto quando a Palavra é tratada com indiferença ou rejeitada e a alegria quando a Palavra produz frutos de conversão e vida nova. Jesus rezou, cheio de alegria, bendizendo a Deus, porque os pequeninos estavam sendo evangelizados, acolhendo a Boa Notícia do amor de Deus. Em sua oração, Jesus reconheceu que isso era obra do Pai. Os pequeninos, em oposição aos sábios e entendidos, são as pessoas sofridas e marginalizadas descritas nas bem-aventuranças. A elas, o Pai está se revelando por meio de Jesus. Acolhamos, como pequeninos, o serviço da evangelização pelo qual o Pai está nos revelando o Reino. “

 

2. Meditação (Caminho)

O que diz o texto a você hoje, sobretudo neste tempo do Advento? Quais gestos Jesus o/a convida a viver? O tempo do Advento tem sua marca penitencial e a dimensão do sacrifício também. Assim, diante da provocação do Evangelho, precisamos sacrificar nosso orgulho e nossa prepotência para ter um coração de pequenino que seja capaz de deixar Deus agir dentro dele e por meio dele. Por isso, Jesus louva a atitude de quem se faz pequeno e humilde. Essa é a dimensão da penitência deste tempo de conversão e de espera do Senhor que vem ao nosso encontro.

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo sentiu em seu coração? Quais compromissos deseja concretizar em sua vida? Uma proposta, neste Advento, é a de perceber as visitas de Deus em nossa vida.

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos.

Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar.

Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.