segunda-feira, 14 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado! – (Mt 5,38-42)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 14 DE JUNHO de 2021 (segunda-feira) 165 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NO QUE DIZ RESPEITO AO EMPENHO, AO COMPROMISSO, AO ESFORÇO, À DEDICAÇÃO, NÃO EXISTE MEIO TERMO. OU VOCÊ FAZ UMA COISA BEM FEITA OU NÃO FAZ.

(Ayrton Senna)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE 

 DIA UNIVERSAL DE DEUS 

 DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO 

 DIA DO SOLISTA 

 DIA DAS MUSAS 

 DIA DA MANICURE 

 DIA DO ALGODÃO 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): JUNQUEIRÓPOLIS (São PauloPasso de Camaragibe - Santana do Mundaú (AlagoasAragominas (TocantinsNovo Horizonte do Sul (Mato Grosso do SulSão João Batista (Maranhão

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MAYCON GALDINO DE CARVALHO (Garça /SP) RICARDO ANTONIO KRUSICKI (Eq08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça /SP)ANTONIO CARLOS ZANFORLIN VIEIRA (Lions Clube de Pederneiras /SP) ■DENISE ESTER DOS SANTOS (Lions Clube de Bauru Norte /SP) ■RICARDO ALEXANDRE AGUILERA (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)WILSON DOUGLAS GUALBERTO (Lions Clube Petrópolis Centro /RJDJAIR DE OLIVEIRA SILVA (Garça /SP)JORGE VOLLET (Camboriú /SC) GILSON CARDIN (Queretáro/México)HERMES GREGO (Marilia /SP)JOSÉ ANTONIOLOURENÇO (Araraquara/SP) ■ANTONIO MONICO JUNIOR (Bauru /SP) TITO MARCOS MARTINI (Garça /SP) REINALDO BARROS (Garça /SP) DJAIR OLIVEIRA JESUS (Garça /SP) )SONIA REGINA DA SILVA (Vera Cruz /SP) ■

 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2008ó13 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA IOLANDA 

■ SANTA CLOTILDE 

■ BEATA NHÁ-CHICA 

 Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, é a primeira bem-aventurada negra do Brasil. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a Bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como "Mãe dos Pobres". Nhá Chica nasceu em São João Del Rei (MG) mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu no dia 14 de junho de 1895. Desde então, os relatos de cura por intercessão de Nhá Chica são vários. 

■ SANTA FRANCISCA DE PAULA DE JESUS 

■ SANTO ELISEU 

■ SÃO JOSÉ, O HINÓGRAFO 

■ SÃO METÓDIO DE CONSTANTINOPLA 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Olho por olho e dente por dente – Mt 5,38-42

Somente quem é forte é capaz de oferecer a face esquerda quando lhe batem na direita. Somente o forte dá o manto a quem lhe tirou a túnica.

 

- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador!  (Sl 26,7.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“É agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação.” Celebremos vigilantes e sensíveis ao Senhor que nos visita a todo instante, oferecendo o socorro da sua graça.

 

– Oração 

 

PAI, NÃO PERMITAS QUE A VIOLÊNCIA TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO; ANTES, TORNA-ME CAPAZ DE RESPONDER, COM GESTOS DE AMOR, A QUEM ME FAZ O MAL.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 14 de junho de 2021  2ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Como discípulos de Cristo e “ministros de Deus”, cabe-nos percorrer o caminho da paciência nas tribulações e perseverar na prática do bem, o exemplo de Jesus. 

 

1ª Leitura (2Cor 6,1-10)  – Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 1como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

3Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. 4Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em angústias, 5em açoites, em prisões, em tumultos, em fadigas, em insônias, em jejuns, 6em castidade, em compreensão, em longanimidade, em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero, 7em palavras verdadeiras, no poder de Deus, em armas de justiça, ofensivas e defensivas, 8em honra e desonra, em má ou boa fama; considerados sedutores, sendo, porém, verazes; 9como desconhecidos, sendo porém, bem conhecidos; como moribundos, embora vivamos; como castigados, mas não mortos; 10como aflitos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo muitos; como quem nada possui, mas tendo tudo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor fez conhecer a salvação.

 

 

– 14 de junho de 2021  2ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado! (Mt 5,38-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Vossa palavra é uma luz para os meus passos / e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”..   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O amor é a lei mais sublime do Evangelho”

 

“Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!”

(Mateus 5,39).

Jesus está sendo questionado a respeito da vingança, do “olho por olho, dente por dente”. É o primeiro princípio de justiça que está, inclusive, no Antigo Testamento.

 

Os homens com seus sentimentos animalescos queriam, muitas vezes, fazer mal ao outro. “Então, se quero me vingar de quem me fez mal, eu vou lá e acabo com essa pessoa”. Você pensa naqueles que tinham uma vida primata e chegou a lei para dizer: “Se uma pessoa te arrancou um dente, você só pode arrancar um dente dela”. “Se a pessoa te arrancou um olho, você só pode arrancar o olho dela”.

 

Foi a maneira de uma forma primitiva, dando direção e pedagogia ao coração humano, porém, o que deve guiar sempre a conduta humana é o amor, o amor antecede a lei. Ainda que aprendamos primeiro a lei, porque ela permite colocar ordem na vida, organização, mas o princípio da lei, a maior lei é o amor.

 

Por isso, o Senhor Jesus vem nos ensinar que, por maior que seja o nosso desejo de sermos justos, legalistas, justiceiros muitas vezes, se quisermos viver a perfeição evangélica, o amor deve guiar as nossas ações.

 

“Reaja com amor a quem não te deu amor, essa é a lei mais sublime do Evangelho”

 

Se uma pessoa arrancou o nosso olho, não é para arrancarmos o olho dela, porque você imagina o que isso vai virando. Porque mais do que perder o olho, é perder o coração; porque o coração tomado pelo ódio, pela vingança, pelo rancor, é um terror, é um coração sem vida, é uma vida amargurada, sem sentido que, cada vez mais, vai se amargurando e se azedando. À medida em que cultivamos o ódio, o rancor, mas, sobretudo, à medida em que cultivamos a vingança dentro de nós, o coração vai se dilacerando e se estragando.

 

As pessoas podem nos fazer o mal, mas o mal só fica em nós se permitirmos que Ele permaneça. As pessoas podem nos desejar mal, mas o desejo do mal não tem efeito nenhum se eu não compro, não guardo, se não assimilo e não levo para dentro de mim, o mal que o outro me fez.

 

Se quero desmontar alguém – porque, muitas vezes, queremos desmontar as pessoas – é retribuirmos o contrário: ela nos fez o mal? Retribuímos com o bem. Ela fala mal de nós? Falemos bem dela, queiramos bem a ela, desejemos o bem a ela, mostremos que o que está em nós (que é Deus) é maior do que o que está nela (o mal), sem precisar julgar e nem se colocar acima de ninguém.

 

É ter convicção daquilo que nós cremos, acreditamos, daquilo que seguimos. Se nós seguimos a lei do amor, sejamos movidos pelo amor, agora se nós seguimos o mal, a vingança, o “dar o troco”, “dar o olho por olho”, vai guiar as nossas ações e reações.

 

Reaja com amor a quem não te deu amor, essa é a lei mais sublime do Evangelho!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“Olho por olho, dente por dente.” Essa regra, na sua origem, era uma tentativa de pôr freio à onda de violência. Era a lei da vingança que estava presente não só no Antigo Testamento, mas predomina até hoje nas relações pessoais, sociais e políticas, nas quais o Evangelho ainda não penetrou profundamente. Mas o cristão segue uma lógica diferente: é chamado a quebrar a espiral do ódio, respondendo ao mal com o bem. O direito à vingança (lei antiga) cedeu lugar à lei da misericórdia. Para não responder com a mesma moeda, o discípulo de Cristo deve se dispor a fazer gestos radicais de tolerância e compreensão. Uma das bem-aventuranças reforça nosso anseio de criar um mundo novo, em que as relações humanas estejam de fato assentadas sobre o amor: “Felizes os mansos, porque herdarão a terra!”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Príncipe da paz, a tendência a revidar alguma ofensa ou a “pagar com a mesma moeda” tem raízes profundas em nós. No entanto, aos cristãos vens pedir a capacidade de quebrar a espiral da violência, respondendo ao mal com o bem. Foi o que fizeste e assim nos ensinas. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

5,38-42 - Não se vinguem de quem lhes faz mal

Oração Inicial

 

Mais uma vez a Palavra de Jesus nos ilumina na caminhada cristã. Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

 

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia o texto e repita as palavras e as frases que mais chamaram sua atenção durante a leitura. Você recorda outras citações bíblicas que tratam dos mesmos elementos presentes neste texto?

 

“A Lei do Talião – olho por olho, dente por dente – não era um convite para a vingança, mas para a moderação. Visava prevenir excessiva punição; o castigo não poderia ser maior que o crime. O Antigo Testamento mostra preocupação com isso. Jesus se propõe a interromper o curso da violência, superar as retaliações e favorecer novas relações. Além de superar o ciclo da violência, o discípulo deve promover o bem com respostas generosas. Uma lei obrigava todo judeu a carregar a bagagem de um romano por uma milha, aproximadamente a distância de um quilômetro. Esta é a milha da obrigação. Jesus pede uma segunda milha, a da generosidade. Gratuidade é uma das características do Reino. Não querer o mínimo, mas o máximo.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Às vezes estar no caminho do Evangelho exige estar na contramão de outras leis? Como faço meu discernimento quando estou nesta encruzilhada? Que critérios orientam minhas decisões?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Faça a sua oração pedindo a Jesus Cristo para que a Palavra viva em você. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça a Deus a vida e todo o bem que lhe acontece.

Oração pela igreja e pela pátria: “Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as Vossas bençãos sobre o Nosso santo Padre, o Papa, sobre o nosso (Arce)bispo, sobre o nosso pároco e sobre todo o clero; sobre o Chefe da Nação e do Estado para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de Vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem devemos orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém.”

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual é a aplicação da Palavra de Deus em sua vida? O que ela lhe propõe viver? Como você pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (…) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito”

Amém

(Gálatas 6,9; 18).