sábado, 22 de dezembro de 2018

ERA UMA VEZ...

Pe. Valdo Bartolomeu de SantanaPároco da Paróquia
Santo Antônio de Junqueirópolis

padre.valdo@uol.com.br
O quarto Rei Mago

“Tudo o que fizestes a um destes pequeninos, foi a mim que o fizestes” Mt 25,40

            Era uma vez o quarto rei mago, que também viu a estrela brilhar sobre Belém. Mas sempre chegava atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque os pobres miseráveis viviam pedindo sua ajuda.
            Depois de trinta anos seguindo os passos de Jesus pelo Egito, Galiléia, Betânia,  o rei mago chega a Jerusalém; é tarde demais, o menino já se transformara em homem e estava sendo crucificado naquele dia.
            O rei havia comprado pérolas para Cristo, mas precisou vender quase todas para ajudar as pessoas que encontrou em seu caminho.
            Sobrou apenas uma pérola, e o Salvador já estava morto.
            Falhei na missão da minha vida , pensa o rei mago.
            Neste momento, escuta uma voz:
            - Ao contrário do que pensas, tu me encontrastes durante toda a tua vida.
            Eu estava nu, e me vestistes.
            Eu tive fome, e me deste de comer.
            Eu estava preso, e me visitastes.
            Eu estava em todos os pobres do teu caminho.
            Muito obrigado por tantos presentes de amor.

Reflexão: Que neste Natal e em todos os dias do Ano Novo consigamos descobrir em nós o quarto rei mago, o verdadeiro espírito da SOLIDARIEDADE. Feliz e abençoado natal para todos.

padrevaldo7@gmail.com

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.- (Lc 1,46-56)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 22 DE DEZEMBRO DE 2018 (sábado) 355º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Perdão é quando o Natal acontece em outra época do ano.
(Dom Paulo Evaristo Arns 1921-2016)

 Datas Comemorativas 
DIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaberá (São Paulo) Careaçu - Entre Rios de Minas (Minas Gerais) Cambará do Sul - São José do Hortêncio - Nova Andradina - Pinheirinho do Vale - Rodeio Bonito - São José do Hortêncio (Rio Grande do Sul) Caarapó- DouradinaDourados (Mato Grosso do Sul) Aurora do Pará - Placas (Pará) Garuva - IçaraMeleiro - São João do Sul (Santa Catarina) Riachuelo - Várzea (Rio Grande do Norte) Foz do Jordão - São João do Ivaí (Paraná) Afrânio - Brejinho - Buenos Aires - Caetés - Calçado - Calumbi - Camutanga - Cedro - Chã de Alegria - Chã Grande - Cumaru - Feira Nova - Ferreiros - Frei Miguelinho - Granito - Iati - Ibimirim - Ibirajuba - Iguaraci Ingazeira - Itacuruba - Itaquitinga - Lagoa do Carro - Machados - Moreilândia - Orocó - Paranatama - Passira - Pombos - Primavera - Sairé - Salgadinho - Saloá - Santa Maria do Cambucá - Santa Terezinha - São Benedito do Sul - Solidão - Tacaimbó - Tacaratu - Terra Nova - Trindade - Triunfo - Tuparetama (Perenambuco) Confresa - Cotriguaçu - Glória D’Oeste - Jaciara - Lambari D'Oeste - Nova Bandeirantes - Nova Monte Verde - Planalto da Serra - Pontal do Araguaia - Porto Estrela - Ribeirãozinho - Santo Afonso - São José do Rio Claro - São José do Xingu - São Pedro da Cipa - Tabaporã (Mato Grosso) Lagoa de Dentro (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: BRUNA ERI ASAOKA BASSETO (Psicologa-Patrulha Juvenil- Lions Clube Universitário de Garça /SP)MARIA EDUARDA CASTILHO CONESSA (filha do Ricardo Alexandre-Jales/SP)GILBERTO GALLO ESTEVES (Dentista-Marilia /SP) RAFAEL JOSÉ FRABETTI (Advogado-Vereador-Lions Clube de Garça /SP) MIRALVA NEIVA TRIGO MOREIRA (Oleoquimica Brasil Ind. e Com Ltda - Garça / SP) WANDELCY TEIXEIRA BONFIM “WAL” (Lions Clube de Mirandópolis / SP)NILCE OLIVEIRA DOS SANTOS MUÑOZ (Lions Clube de Ilha Solteira / SP) MARLISE NASS (Lions Clube de Juara / MT)  EDER ROBERTO NASCIMENTO (Irapuru /SP) ESTELA MANCINI (Garça /SP) Frei AIRTON CARLOS GRIGOLETO (OFMCap- Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP)SOLANGE CRISTIANE PALMA (Garça / SP)ANGELA BELLINTANI (Garça / SP)NINA GARCIA (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

- Ó portas, levantai vossos frontões! Levantai-vos, portas eternas: que ele entre, o rei da glória! (Sl 32,7)
■ Somos convidados a dar graças a Deus pelas maravilhas que ele realiza em favor do seu povo. Oferecer ao Senhor o que se tem de mais precioso é por-se a serviço do projeto divino. 
– Oração 
PAI, A EXEMPLO DE MARIA, NA SUA HUMILDADE, EU SEJA HUMILDE E FIEL AO SEU FILHO JESUS, E POSSA TESTEMUNHAR VIVENDO A SUA VONTADE COM MUITO AMOR PARA COM O MEU PRÓXIMO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus de misericórdia, vendo o ser humano entregue a morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso filho; fazei que, ao proclamar humildemente o mistério da encarnação, entremos em comunhão com o Redentor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
Últimos dias antes do Natal - 22 de dezembro    do Advento
■ Depositando a confiança no Senhor, Ana e Maria tornam-se fontes de vida e, em sinal de gratidão, oram e louvam ao Deus dos humildes.

1ª Leitura (1Sm 1,24-28) – Ana dá graças pelo nascimento de Samuel.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias de sua vida”. E adoraram o Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial (1Sm 2)
Meu coração exultou no meu Senhor salvador.


Evangelho do dia
Últimos dias antes do Natal - 22 de dezembro    do Advento
O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.- (Lc 1,46-56)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó rei e Senhor das nações e pedra angular da Igreja, vinde salvar a mulher e o homem, que um dia, formastes do barro.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Precisamos descobrir a graça de servir a Deus”
A humildade de coração é a virtude mais essencial e necessária para uma alma servir a Deus!
Maria disse: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor’” 
(Lucas 1,46-48).
Maria estava cantando para engrandecer e agradecer ao Senhor Deus Todo-poderoso por aquilo que Ele realizou nela, e não foram poucas coisas, foram muitas coisas que o Senhor realizou na vida e no coração daquela que é a humilde serva do Senhor.

Se pudéssemos responder quem é, de fato, a Virgem Maria, tão amada, tão querida, cultuada no meio de nós, como ela mesmo exclamou: “Todas as gerações hão de chamar-me de bendita”. Quem é ela? Ela é a humilde serva do Senhor.

Três palavras são importantes: humilde, serva e Senhor. A humildade de coração é a virtude mais essencial e necessária para uma alma servir a Deus, uma alma que não se deixa preencher pelo orgulho, pela soberba nem pelas vaidades da vida. A alma se enche da graça de Deus quando ela se esvazia de si mesma e se preenche da presença divina. Humildade é reconhecer a grandeza do Senhor e a nossa pequenez, é depender de Deus, é confiar n’Ele e saber que em todas as coisas Ele cuida de nós.

Ser humilde não é nos colocarmos acima dos outros nem nos sentirmos melhores do que os outros, mas é nos fazermos servidores dos outros, servos de Deus, servindo os outros. Por isso, Maria é a humilde serva e está para servir, ela não veio para ser servida, para ser engrandecida. Exaltemos a Virgem Maria por aquilo que ela foi em toda a sua vida: um serviço pleno a Deus em todo o seu ser.

Como hoje, mais do que em todos os tempos, precisamos descobrir e redescobrir a graça de servir, porque, no mundo que valoriza e exalta acima de tudo o individualismo e cada um pensa em si, nas suas coisas e nos seus interesses, a dificuldade é para Deus encontrar servos humildes, pessoas que tenham almas realmente abertas para o outro, que não estejam simplesmente focados em si, nas suas coisas, nas suas necessidades, mas sabem fazer isso para além de suas próprias ocupações, estão abertas para servir a Deus, para obedecer-Lhe, para ir ao encontro do outro.

Hoje, com Maria, exaltamos o Deus poderoso, grande, que olha para Seus humildes servos e faz, no coração de cada um, a sua obra acontecer. Aquilo que Deus realizou no coração de Maria, Ele quer realizar no coração de cada um de nós.

Sejamos humildes e servos, e a graça de Deus permanecerá em nós.
Deus abençoe você!

– Reflexão - O “Magnifacat” da Virgem Maria
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— ainda em casa de Isabel e Zacarias, ouvimos o “Magnificat”, este grande poema que nos chega dos lábios, ou melhor, do coração de Maria, inspirado pelo Espírito Santo. “A minha alma engrandece —“magnificat”— o Senhor: Aí se expressa todo o programa de sua vida: Não colocar-se Ela no centro, mas deixar esse espaço a Deus. Maria é grande, precisamente porque ela mesma não se engrandeceu. Ela sabe que só se Deus é grande o homem também é grande.

O Magnificat é original, mas, ao mesmo tempo, é um “tecido” bordado com “fios” do Antigo Testamento, feito da Palavra de Deus. Então, entendemos que Maria estava como “em casa”: Vivia da Palavra de Deus e estava impregnada por ela. Era penetrada pela sábia luz divina, e por isso era tão nobre, tão bondosa, tão radiante de amor.

—“Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz”: bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Pense um pouco nas maravilhas que Deus realiza em sua vida.
- São muitas?
- Agradeça a Deus. Maria sabe ser grata a Deus que realiza maravilhas.
- Temos sempre um coração agradecido?
- Agradecemos os benefícios que recebemos de nosso próximo?
- Você se alegra com as conquistas e realizações do próximo?

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,46-56 - O magnífico canto de Maria
Saudação
Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual,
iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz! 

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 
2.   Ó vem, como chega a chuva no chão  
Trazendo fartura de vida e de pão! 
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  
Só tua palavra nos salva Senhor! 
4.   Ó vem, como chega a carta querida  
Bendito carteiro do Reino da Vida!  
5.   Ó vem, como chega o filho esperado  
Caminha conosco Jesus Bem amado! 
6.   Ó vem, como chega o Libertador  
Das mãos do inimigo nos salva Senhor 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - - O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto do Evangelho do Dia, na minha Bíblia: Lc 1,46-56
Então Maria disse: 
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. 
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador. 
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! 
De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações. 
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. 
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. 
Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias. 
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo. 
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre. 
Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa. 

Refletindo
O hino cantado por Maria é um louvor a Deus que fez tudo. Ela é a serva que representa Israel. O cântico é totalmente bíblico, cheio de citações do Antigo Testamento. Do cântico de Ana, no Antigo Testamento (1Sm 2,1-10), Maria retoma: o tema da maternidade, a lembrança dos poderosos e dos humildes, a mudança da situação, a santidade de Deus, a atenção para a humilhação e o cumprimento das promessas. Perpassa todo o cântico o reconhecimento da bondade de Deus.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - - O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: posso também eu cantar este Magnificat de Maria? Posso fazer meu este cântico? Quem pode cantá-lo hoje?
Meditando
Recordo a palavra dos Pastores da Igreja na América Latina e Caribe que disseram em Aparecida: "Maria, que “conservava todas estas recordações e meditava em seu coração” (Lc 2,19; cf. 2,51), ensina-nos o primado da escuta da Palavra na vida do discípulo e missionário. O Magnificat “está inteiramente tecido pelos fios da Sagrada Escritura, os fios tomados da palavra de Deus. Assim, se revela que nela a Palavra de Deus se encontra de verdade em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade. Ela fala e pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus. Além disso, assim se revela que seus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, que seu querer é um querer junto com Deus. Estando intimamente penetrada pela Palavra de Deus, Ela pode chegar a ser mãe da Palavra encarnada”. (DAp 271).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da bondade de Deus, cantando com o Pe. Zezinho, scj:
Minh’alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Olhou para mim com tanto amor
Que me escolheu, me elegeu e me quis.
E de hoje em diante eu já posso prever,
Todos os povos vão me bendizer
O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim
O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz


Maria carrega o Salvador porque Deus faz,
sempre cumpre o que diz
E quando os povos aceitam lei passa de pai para filho seu dom
Das gerações Ele é mais do que rei, ele é Deus pai, ele é bom
Minh’alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Olhou para mim com tanto amor
Que me escolheu, me elegeu e me quis.
O orgulhoso Ele sabe dobrar, o poderoso Ele sabe enfrentar
O pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará


O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz
Maria carrega o Salvador porque Deus faz,
sempre cumpre o que diz
Quem tem demais qualquer dia vai ver o que é ter fome e não ter
pra comer
Quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá


Minh’alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Meu povo já sente o seu amor, Ele promete, Ele cumpre o que diz
Aos nossos pais Ele um dia jurou
Ele é fiel e jamais enganou, estamos perto da era do amor
Bendito seja o Senhor.
 
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Terei no olhar a bondade de Deus que se manifesta para todas as pessoas.
 Farei como Maria, o meu Cântico de louvor a Deus. Lembrarei muitas vezes: "Minh'alma dá glórias ao Senhor".
BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. Em nome do Pai...