sexta-feira, 10 de agosto de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se alguém me serve, meu Pai o honrará. - (Jo 12,24-26)


– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 10 DE AGOSTO DE 2018 (sexta-feira) 222º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
AQUELES QUE NEGAM LIBERDADE AOS OUTROS NÃO A MERECEM PARA SI MESMOS.
(Abraham Lincoln)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DE REFLEXÃO DO CANTANDO AS DIFERENÇAS
 DIA NACIONAL DA MARCA
 DIA INTERNACIONAL DO BIODIESEL
 DIA DOS DIÁCONOS
 DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE CRISTÃ
 DIA INTERAMERICANO DA QUALIDADE DO AR  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Elisiário - Socorro (São Paulo) Estância Velha - Tapejara (Rio Grande do Sul) Ipupiara (Bahia) Pedra Branca (Ceará) Pio IX (Piauí)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA PAULA CASSOLA DE BARROS (Etoile-filha Lucia e Pedro-Garça/SP)CÔN. JOÃO CARLOS BATISTA (Vigário Geral Diocese de Marilia e  Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Marília /SP)BRUNO FERREIRA MATSUMOTO (Garça /SP) MARIA DE LOURDES MORENO (Garça /SP)MARIA LUCIA NEVES OLIVEIRA LIMA (Garça/SP)SILMARA CRISTINA G. PEREIRA (EQ 13 ENS da PAZ do Setor de Garça/SP)MARIA ISABEL PIGOZZI TEIXEIRA (Marilia /SP)LUCIANA BRAGA (Garça /SP)PDG MILTON SILVA DO CARMO (Lions Clube de Santos Oeste / SP)MARISA GOULART  (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Frei WAGNER GLEYSON THEODOROó2012ó06 ANOSó (Ribeirão Preto/SP)PE. FRANCISCO JOSÉ DEL BARRIO TOSANTOS, SMó (Diocese de Marilia /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO LOURENÇO
Lourenço (Espanha, séc. III), diácono da Igreja primitiva, viveu profundamente a fé e dela deu testemunho com ousadia e bom humor. Por distribuir aos pobres as posses da Igreja que o imperador havia exigido para si e apresenta-los como os verdadeiros tesouros, foi levado ao martírio.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.
■ Seguindo os ensinamentos de Cristo sobre o desapego da própria vida, possamos estar sempre prontos para a missão que é servir o próximo com alegria. 
– Oração 
PAI, VEM EM MEU AUXÍLIO E REFORÇA MINHA FÉ A FIM DE QUE EU POSSA PÔR EM PRÁTICA A MISSÃO RECEBIDA, REALIZANDO AS TAREFAS QUE JESUS ME CONFIOU PARA O SERVIÇO DO REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
– Oração do dia 
 Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

– Leituras 
– 10 de agosto de 2018 – 6ª-feira da 18ª Semana         do Tempo Comum São Lourenço, Diácono e Mártir . Festa 
■ É feliz a pessoa que respeita o Senhor e semeia, com largueza, a semente da Palavra de Deus e do serviço ao próximo. 

1ª Leitura - (2Cor 9,6-10) - Deus ama quem dá com alegria.. – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 9 6 convém lembrar: "aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará.
7 Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria".
8 Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras.
9 Como está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça subsiste para sempre.
10 Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 111(112)
Feliz o homem caridoso e prestativo.

 – Evangelho do dia 
– 10 de agosto de 2018 – 6ª-feira da 18ª Semana         do Tempo Comum São Lourenço, Diácono e Mártir . Festa 
Se alguém me serve, meu Pai o honrará. - (Jo 12,24-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12)..
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo São João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 12 24 "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.
25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.
26 Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará".
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Se o grão de trigo morrer, dá muito fruto... (Jo 12,24-26)
Muitas vezes, em seus ensinamentos, Jesus se utiliza de contrastes violentos. Entre eles, repetem-se as antíteses viver X morrer, ganhar X perder. O Mestre de Nazaré diz certas coisas que ficam atravessadas na goela do mundo pagão: “Quem quiser ser o primeiro, seja o último”. “Quem perde, ganha”. “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vem a perder a sua alma?”

Hoje, quando a Liturgia celebra S. Lourenço, um diácono que deu a vida por sua fé, a Igreja nos recorda a imagem do grão de trigo. Nele, pulsa um mistério. Nasceu e cresceu em uma espiga de ouro, sob o calor de muitos sóis, embalado pelo vento musical. Pode ser armazenado, e ficará estéril. Ou pode ser lançado à terra e, morrendo, dar início a um novo ciclo de vida, multiplicando-se em novas espigas.

Morrer para viver. Morrer para gerar novas vidas. Abraçar a cruz, aceitar a dor, assumir compromissos cansativos para que outros venham a nascer para a vida que não passa...

De fato, toda obra humana se realiza à custa de sacrifícios, labores e cansaços. Há industriais que se matam para ganhar dinheiro e fazer fortuna. Muitos políticos se sacrificam para construir um império de poder. Quantos artistas atravessam o planeta em todos os quadrantes para ganhar a fama, recebendo aplausos de um público que os idolatra! Dinheiro, poder e glória humana parecem dar razão a seus esforços. Todos eles são apontados como heróis que chegaram ao sucesso...

Mas o tempo passa, implacável... A traça rói os tesouros acumulados, os impérios caem por terra e novos ídolos destronam os antigos. Ao fim da existência, fica apenas o gosto amargo de uma conquista efêmera. Mãos vazias, corações vazios, a alma vazia. Nada que nos possa acompanhar até a eternidade.

Será que não somos capazes de um sacrifício semelhante por valores que o tempo não nos poderá roubar? Não teremos coragem de trabalhar sério para educar os filhos no amor e na fé? Não teremos ânimo de estender por todo o planeta uma rede de evangelização que seja portadora da esperança para as novas gerações? Não teremos a ousadia de contrapor ao mundo consumista uma vida simples e sóbria, fraterna e solidária, comprometida com os deserdados do sistema?
Que grão de trigo queremos ser?
Orai sem cessar: “Graças a mim é que produzes fruto.” (Os 14,8b)

– Reflexão – São Lourenço, diácono e mártir (+Roma, 258) 
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, são Lourenço, diácono e mártir, emerge como um expoente da ação caritativa vivida pela Igreja desde suas origens. A Ele, como responsável da assistência aos pobres de Roma, depois de serem apressados seus companheiros e o Papa Sixto, foi lhe concedido um tempo para recolher os tesouros da Igreja e entregá-los às autoridades. Lourenço distribuiu o dinheiro disponível aos pobres e depois os apresentou às autoridades como verdadeiros tesouros da Igreja.

A Igreja não é uma ONG. Sua atividade caritativa deve fundar-se, principalmente, sobre a experiência de um encontro pessoal com Cristo, cujo amor tocou o coração do crente, suscitando nele o amor pelo próximo. São Lourenço continuou esta senda até as últimas conseqüências, aceitando livremente o martírio, numa prova suprema de fé e caridade.

—Senhor, por intercessão de são Lourenço te pedimos que inflames nosso coração para ser capazes de amar como tu nos tem amado, levando por todos a cruz de cada dia.

– Leitura Orante 
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
irpatricias@gmail.com
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que abrem seu coração a Deus, pela rede da internet:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.

Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso:
eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Hoje, recordamos São Lourenço. Leio e observo as recomendações de Jesus. Jo 12,24-26:
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. Refletindo
Jesus Mestre fala da "hora". A hora em que o grão de trigo vai morrer para dar a vida. Falava de si mesmo comparando-se ao grão de trigo, à uma semente que, para germinar, precisa ser enterrada e morrer. Assim, Ele será morto, mas ressuscitará. O caminho de Jesus é o caminho do serviço até a entrega da própria vida. Assim quem o segue. "Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira"
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Neste texto está uma profunda explicação para todo cristão sobre o que significa seguir Jesus: servir. Não basta vê-lo ou contemplá-lo como quem assiste a um filme, mas é preciso segui-lo. É preciso assumir o compromisso de carregar com Ele a cruz, morrer com Ele e com Ele ressuscitar. Pergunto-me: é assim meu seguimento do Mestre? Sou uma pessoa comprometida com seu Projeto?
Atualizando
Os bispos, em Aparecida, falaram das características do discípulo de Jesus Cristo: "Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos; que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha o espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e um fervoroso missionário." (DAp 292).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente,  e concluo com

Salmo 111
R. Feliz o homem caridoso e prestativo.

1 Feliz o homem que respeita o Senhor *
e que ama com carinho a sua lei!
2 Sua descendência será forte sobre a terra, *
abençoada a geração dos homens retos!R.

5 Feliz o homem caridoso e prestativo, *
que resolve seus negócios com justiça.
6 Porque jamais vacilará o homem reto, *
sua lembrança permanece eternamente!R.

7 Ele não teme receber notícias más: *
confiando em Deus, seu coração está seguro.
8 Seu coração está tranqüilo e nada teme, *
e confusos há de ver seus inimigos.R.

9 Ele reparte com os pobres os seus bens, +
permanece para sempre o bem que fez, *
e crescerão a sua glória e seu poder. R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?  Como vou vivê-lo na missão? Meu novo olhar é para "ver Jesus", comprometer-me com Ele e levar outras pessoas a fazerem o mesmo.

 BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém